7.13.2013

Deco diz que meta é voltar a jogar e que agora 'dia a dia é mais difícil'

Meia de 35 anos acha que Flu tem condição de ser campeão e afirma que, quando se está mais velho, a principal satisfação é participar dos jogos

Por Fred Huber e Kiko Menezes Rio de Janeiro
29 comentários
Aos 35 anos e com um currículo recheado de conquistas, Deco vive uma situação incomum em sua trajetória. Depois de um primeiro semestre em que pouco atuou, o meia busca recuperar seu espaço na equipe do Fluminense e novamente se tornar uma peça importante. A meta é terminar bem o ano, se possível com mais um título pelo Tricolor, e pensar em seu futuro.
A temporada de 2014 é uma incógnita para o camisa 20 do Flu. Ele tanto pode anunciar a aposentadoria, tentar a renovação de contrato ou ir para outro clube - quem sabe na liga dos Estados Unidos, onde clubes já demonstraram interesse em contratá-lo.
- Minha meta é voltar a jogar, jogar bem, ser feliz e ajudar o Fluminense. Quando se está mais velho, o dia a dia é mais difícil. O prazer é quando você vai para o jogo, está em competição. Tenho contrato até o fim do ano, quero jogar e acho que temos condições de sermos campeões. Depois nós vamos ver. Não descarto nada. É difícil, os meus filhos, família, não é uma decisão simples. Não é só uma questão do futebol - disse, em entrevista ao "Globo Esporte".
Tenho contrato até o fim do ano, quero jogar e acho que temos condições de sermos campeões. Depois nós vamos ver. Não descarto nada"
Deco
Deco considera que as perguntas sobre a chance de pendurar as chuteiras no fim do ano são naturais, mas não quer deixar se influenciar. Com uma vida dentro do futebol, ele não pretende deixar o esporte de lado.
- Acho natural, a carreira de jogador tem isso. Quanto mais sábio, menos consegue espaço. Chega uma hora que tem que decidir quando parar. É uma coisa muito pessoal, as pessoas têm mania de opinar sobre isso. É difícil para todo mundo, independentemente de estar estruturado ou não para deixar o futebol. São 20 anos da minha vida fazendo isso. Tudo são etapas que você precisa passar. Mas não penso nisso agora. Penso em jogar. No fim do ano eu decido.
Ser treinador é uma das hipóteses? Deco ainda não sabe, mas tem certeza de não quer desperdiçar tudo o que aprendeu dentro de campo em todos estes anos com a bola nos pés.
- Não sei se tenho jeito (para técnico). Tenho minha vida estruturada, mas não tem como você não usar o que aprendeu neste tempo todo no futebol. Qualquer outra coisa que eu faça, nunca vou conseguir saber tão bem como o conhecimento sobre o futebol. É desperdício não usar.
Além de um problema físico, Deco viveu outra situação complicada. O craque foi pego no exame antidoping e foi suspenso preventivamente por 30 dias, que interromperam sua luta para recuperar o espaço no time. No julgamento, a punição de 30 dias foi confirmada. O jogador ficou muito chateado com a situação e deseja deixar isso para trás.
Deco treino Fluminense (Foto: Moyses Fernam / Photocamera)Deco aposta que o Flu tem condições de lutar pelo
título (Foto: Moyses Fernam / Photocamera)
- O que me importa é ter minha cabeça tranquila. Infelizmente tomei vitaminas em lugares que não deveria. Já foi provado o que aconteceu, mas é sempre ruim. Com a palavra doping as pessoas logo pensam em uso para melhorar o desempenho, o que não foi o meu caso. O fato de ter ficado provado deu uma aliviada.
Agora, a preocupação de Deco é ajudar o Flu a buscar o bicampeonato brasileiro. Para ele, é preciso deixar a conquista do ano passado para trás e confiar no potencial do atual time.
- O título de 2012 já passou. O quanto antes colocarmos isso na cabeça será melhor. Temos que começar do zero. O ano não tem sido muito bom, mas temos competições pela frente e podemos conquistar. Temos que retomar o ritmo do ano passado, acho que temos condições.
Depois de retornar ao time no clássico com o Botafogo - entrou no segundo tempo no lugar de Sobis -, Deco deve continuar como opção no banco de reservas na partida deste sábado, às 18h30m (de Brasília), contra o Internacional, em Macaé.

Nenhum comentário: