7.10.2013

Promoções dos shoppings ainda vão começar, mas em todos eles há vitrines estão oferecendo descontos de até 70%

Demora maior para chegada dos dias frios deixou lojistas com medo de que estoques encalhassem, explica executivo de shopping center

Nice de Paula

Vitrine de loja do Botafogo Praia Shopping
Foto: Agência O Globo / Daniela Dacorso
Vitrine de loja do Botafogo Praia Shopping Agência O Globo / Daniela Dacorso
RIO – Os principais shoppings do Rio ainda estão preparando suas liquidações de inverno, mas um número cada vez maior de lojas se antecipou ao movimento e já está oferecendo descontos de até 70% nos preços dos produtos. É o resultado de uma receita que combina juros em alta, venda em baixa, falta de espaço na fatura dos cartões de crédito das famílias e um outono que demorou bastante para exibir dias mais frios, este ano, pelo menos no Sudeste.
— Esses descontos estão dentro do calendário normal. Muitas lojas, sobretudo de grandes redes começam a queimar estoques antes da liquidações. Mas este ano, como o outono veio muito mais brando do que ano passado, um número maior de lojistas antecipou os descontos, temendo que os dias frios não acontecessem — explicou Odirlei Fernandes, superintendente do Bulevardismo Rio Shopping, antigo Iguatemi.
Mas agora as temperaturas no Rio caíram e Fernandes está otimista com as vendas do Super Saldo, liquidação oficial do shopping, que começa na quinta-feira e vai até o próximo domingo, prometendo descontos de até 70% nos preços.
— O que move uma queima de saldo é mudança de temperatura e a nossa vai cair num período de dias frios. Esperamos vender de 8% a 10% a mais do que na liquidação do ano passado – diz o executivo.
Situação do comércio ainda não é grave, diz CNC.
. Este ano, as vendas de todas as datas comemorativas foram muito boas, melhor que o ano passado . Houve perda também por causa das manifestações de ruas.O lojista faz liquidação por que ainda tem muita gordura para queimar
 A situação do comércio ainda não é grave, porque mesmo não estando tão bem quanto antes, o mercado de trabalho ainda exibe baixas taxas de desemprego e a renda é muito boa. A CNC espera fechar este ano com um aumento real de vendas de 4%.
— Não é uma taxa ruim, é o dobro do previsto para o PIB (Produto Interno Bruto).
Uso do crédito exige cautela, diz especialista
Além dos descontos que já estão em vitrines de lojas por todas as partes da cidade, liquidações conjuntas de shopping também não vão faltar nos próximos dias, todas prometendo descontos de até 70%. O BarraShopping e New York City Center fazem de 18 a 21 a “Liquidação do Lápis Vermelho”. No Rio Sul, o Barato Carioca está marcado para o período de 19 a 21 de julho. Mas lojas como Checklist, Espaço Fashion e Cantão já estão liquidando. O mesmo acontece no Botafogo Praia Shopping, onde não faltam vitrines oferecendo descontos.
O NorteShopping vai anunciar nos próximos dias a sua queima de inverno, mas já tem mais de 20 lojas em liquidação, entre elas a Tok & Stok, Zelo, Limit, Mercatto. No Shopping Tijuca, lojas como Via Mia, Lacoste e Dress To anunciam reduções de até 60% nos preços.
Com tantas promoções, o consumidor precisa ter parcimônia na hora de usar o cartão de crédito.
— Tem que procurar comprar à vista. É mais barato, e a maioria das pessoas já se comprometeu com dívidas de longo prazo, não tem muito espaço para novos parcelamentos .

Nenhum comentário: