7.13.2013

Casal pede doações para gêmeos siameses no Recife: ‘É um sofrimento’, lamenta o pai


Davi e Saulo Davi e Saulo 

Desempregados, a dona de casa Karine Medeiros e o marido Hilton Souza pedem ajuda para criar os filhos siameses. Davi e Saulo, de dois meses, nasceram unidos pelo fígado e agora precisam passar por uma cirurgia de separação. O nascimento raro aconteceu no bairro de Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife.
O casal, pais de outros dois filhos, ficou surpreso com a terceira gestação de Karen. “A barriga foi crescendo, crescendo e eu achando estranho. Quando fui fazer um ultrassom, eu descobri a gravidez”, contou mãe à TV Jornal. Ela revelou ainda que apenas no sétimo mês soube que os gêmeos eram siameses. “Para mim, foi uma surpresa muito grande porque eu não sabia nem o que eram siameses. Só me disseram que eles eram ‘coladinhos’”, ela explicou.
A gestação foi acompanhada por médicos do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip), onde os bebês nasceram. Casos como o de Davi e Saulo são raros. Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde do Recife, não existem dados oficiais sobre partos de siameses em Pernambuco. Geralmente, os gêmeos siameses nascem grudados por causa da má divisão de um embrião.
“É um sofrimento eu ver uma criança desse jeito. Eu já vi muito falar sobre isso (siameses) na televisão, mas acontecer comigo é um sofrimento”, diz o pai Hilton.
Davi e Saulo são idênticos, mas têm personalidades diferentes. O primeiro costuma ser mais calmo. Os pais dedicam todo o tempo que têm para cuidar dos filhos, especialmente dos siameses. Mas com a situação financeira familiar precária, contam com a ajuda de amigos e vizinhos para sustentar as crianças.
“Peço que todo mundo veja a minha situação. Me ajudem. Quem quiser doar fralda descartável, remédio e leite, que me ajude”, pede a mãe. A família também precisa de apoio para os cuidados com as crianças depois da cirurgia de separação, que será feita no Imip. O procedimento ainda não tem data prevista.
Quem quiser ajudá-los com doações pode entrar em contato através do telefone: (81) 8530-1202.

Nenhum comentário: