7.11.2013

Protestos no Rio

Grupos fazem manifestações no Rio de Janeiro.

acompanhe…
14:25 Cerca de 200 representantes do Movimento Sem Terra (MST)  devem participar da manifestação desta quinta-feira (11) no Centro do Rio, prevista para começar às 15h na Candelária. A categoria vai protestar a favor da reforma agrária e também por uma nova forma de pensar a produção de alimentos no país. Segundo o movimento, sete centrais sindicais também devem participar da manifestação.
14:23 A pouco menos de uma hora para o início da passeata marcada para sair da Candelária em direção à Cinelândia, a movimentação na praça em frente à igreja reúne grupos de filiados a centrais sindicais. Balões da União Geral dos Trabalhadores, em maioria, dividem espaço com.os da Força Sindical. No momento, não há policiais à vista, informa a repórter Lilian Quaino.
14:15 No Rio, a ECT informa que devido ao bloqueio do Centro de Operações da ECT em Benfica (RJ), pelo sindicato, poderão ocorrer atrasos na distribuição de parte da carga, especialmente o SEDEX 10 e malotes, para a capital e região metropolitana do Estado.
14:15 Qualquer tipo de problema com prazos e encomendas podem ser obtidos no canal Fale com os Correios, por meio do telefone gratuito 0800-725-0100 ou pelo site www.correios.com.br .
14:15 Os Correios inforamaram que estão adotando todas as providências para que seja garantida a entrega e o recebimento de correspondências de seus clientes onde esteja ocorrendo qualquer tipo de paralisação nesta quinta-feira (11). A empresa registrou na manhã de hoje a ausência de 4% do seu efetivo de 120 mil trabalhadores. As agências funcionam normalmente.
13:57 Veja aqui fotos do dia de protestos no Rio.
13:37 Balões da UGT começam a ganhar o Centro do Rio.
13:00 Veja como foi a manhã de protestos no Rio em reportagem do RJTV.
12:51 A Secretaria municipal de Educação esclarece que das 1.429 unidades escolares, apenas 1,3% não tiveram atendimento no turno da manhã. A Secretaria informa, ainda, que apenas 8,1% dos professores e 2,1% dos profissionais de apoio não trabalharam no turno da manhã desta quinta-feira (11).
12:45 União Geral dos Trabalhadores prepara bandeiras que serão levadas na manifestação.
12:40 O trânsito já está liberado no trecho onde ocorreu uma manifestação na manhã  desta quinta na RJ-106 entre os municípios de Macaé, interior do Rio de Janeiro, e Rio das Ostras, Região dos Lagos. Os manifestantes colocaram fogo em madeiras e fecharam totalmente a ponte que liga as duas cidades.
12:38 Sindicalistas ligadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT) afixam cartazes e fecham uma agência da Caixa Econômica Federal, no Centro.
12:34 Manifestantes interrompem o trânsito na Avenida dos Trabalhadores, em Barra Mansa (RJ) no fim da manhã desta quinta-feira (11). Segundo a Guarda Municipal, aproximadamente 50 pessoas estão concentrados em frente a praça da Matriz de São Sebastião, no Centro.
12:26 Pessoas ligadas a CUT começam a preparar material para a passeata até a Cinelândia à tarde, mostra a repórter Alba Valéria Mendonça.
12:19 Em Niterói, após uma manifestação ordeira e pacífica, em frente ao Hospital Antônio Pedro, professores deixaram faixas contra a privatização da unidade. Osdocentes pedem melhores salários e condições de trabalho, como informa a repórter LIlian Quaino.
12:12 Um grupo de 11 pessoas, a maioria estudantes, passou a noite acampado no jardim em frente à Prefeitura do Rio. Segundo o estudante e gerente de contas Renan Faria, o grupo tem uma extensa pauta de reivindicações e pretende se juntar à tarde ao grupo Ocupa Cabral, que deve acampar à frente do Palácio Guanabara, segundo a repórter Alba Valéria Mendonça.
12:08 Professores da rede de Niterói, após uma manifestação em frente ao Hospital Antônio Pedro, armaram uma tenda em frente à estação das Barcas para darem uma aula pública abordando as reclamações da categoria, como melhores salários e condições de trabalho, e temas de interesse geral, como o fator previdênciário, informa a repórter Lilian Quaino.
12:01 No Rio, o clima foi de tranquilidade hoje cedo. Esses foram os principais atos até agora:
- Cerca de 50 manifestantes impediram circulação de caminhões no Centro de Operações Postais, em Benfica.
- O Sindicato dos Bancários informou que cerca de 60 agências no Centro não estão funcionando.
- O acesso ao Porto de Itaguaí foi bloqueado na madrugada.
11:45 Já a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN), informou que com o fechamento de algumas agências bancárias, os pagamentos podem ser feitos pela internet, caixas eletrônicos, lotéricas e estabelecimentos credenciados.
11:42 De acordo com a Federação dos Trabalhadores e Empregos do Ramo Financeiro do Rio de Janeiro e Espírito Santo, ainda não há um balanço de quantas agências bancárias aderiram à greve.
11:38 Ruas do Centro estão com fluxo de pessoas abaixo do normal, como relata Alba Valéria Mendonça.
11:35 Desde a primeira grande manifestação no Centro, estações do metrô estão protegidas por tapumes. O registro é da estação Cinelândia.
11:26 No estado do Rio, o professor recebe, por 30 horas semanais, R$ 2.028, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação.
11:25 De acordo com a Secretaria, apenas 124 docentes (0,1%) faltaram ao trabalho, mesmo assim, segundo a Secretaria, por causa de paralisações de ônibus nas cidades de Barra Mansa, Volta Redonda, no Sul Fluminense, Angra, na Costa Verde, Macaé, no Norte Fluminense, e Rio das Ostras, na Região dos Lagos.
11:25 A Secretaria de Estado de Educação informou que todas as escolas da rede estão funcionando nesta quinta-feira (11). No entanto, sindicatos dos professores do Rio e de cidades da Região Metropolitana aderiram à paralisação.
11:22 De acordo com Gianetto, o bloqueio do acesso ao porto de Itaguaí, na Região Metropolitana, não impede o funcionamento do porto.
11:16 O acesso ao Porto de Itaguaí está bloqueado desde a madrugada desta quinta-feira (11). Manifestantes ocupam os acessos e dificultam a entrada de funcionários. As informações são de Sérgio Gianetto, presidente do Sindicato dos Portuários.
11:12 Os professores das redes estaduais e municipais do Rio vão fazer uma assemblera às 11h, no Cine Odeon, na Cinelândia. Eles reivindicam melhores condições de trabalho, autonomia pedagógica nas escolas, disse o diretor Marcelo Sant'Anna.
11:08 Agência no Centro do Rio continua fechada desde que foi alvo de vândalos, que depredaram o estabelecimento durante as manifestações ocorridas no fim de junho. Na noite de quarta-feira (10), muitos comerciantes protegeram suas lojas com tapumes com receio de depredações. O registro é de Alba Valéria Mendonça.
11:08 Os trens operam normalmente no Rio às 11h. O único problema registrado nesta manhã não tinha relação com o protesto, mas com a queda da rede aérea perto de Triagem. O reparo foi feito e os ramais de Santa Cruz e Saracuruna já circulam dentro do horário previsto, segundo a SuperVia.
11:04 Desde as 7h, os portuários do Rio se concentram em frente à sede do escritório de Docas, na Rua Acre, no Centro. Eles prometem sair às 14h30, em direção a Candelária e vão aderir à paralisação geral, junto com outras categorias. As informações foram divulgadas por Sérgio Gianetto, presidente do Sindicato dos Portuários.
10:58 Em entrevista à repórter Alba Valéria Mendonça, André Pires,do  Sindicato dos Bancários do Rio, explica que o movimento é contra o Projeto de Lei 4330, de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO). A PL  permite a terceirização de funcionários nas agências e em empresas relacionadas, chamadas de correspondentes bancários.
10:54 Os funcionários que aderiram à paralisação afixaram cartazes nas portas dos bancos. Eles orientam os clientes a procurarem outras agências para realizar pagamentos e saques.
10:48 O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro informou que cerca de 60 agências, localizadas nas avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, no Centro não estão funcionando. A informação é da repórter Alba Valéria Mendonça.
10:45 Centrais sindicais marcaram uma manifestação às 15h, na Candelária, no Centro. A passeata deve percorrer a Avenida Rio Branco até a Cinelândia. Agentes da Cet-Rio vão acompanhar os manifestantes para bloquear as principais vias e desviar o trânsito. A orientação da Prefeitura para quem trabalha no Centro é não ir de carro e, quem puder, deve tentar ir para casa mais cedo.
10:24 Funcionários que aderiram à paralisação impedem a circulação de caminhões dos Correios no Rio. Saiba mais sobre a manifestação.
10:22 Bom dia! O G1 inicia agora a cobertura em tempo real do Dia Nacional de Lutas. Estão previstas para esta quinta-feira (11) algumas manifestações no Rio e Região Metropolitana.
19:32 Boa noite. O G1 encerra agora o tempo real do protesto desta terça (2).
19:18 O protesto começou pacificamente e terminou em clima de tranquilidade.
19:18 Trânsito lento na Avenida Brasil a partir do Caju até Manguinhos, sentido Zona Oeste.
18:42 Segundo a LAMSA, o tráfego na Linha Amarela é lento no sentido Centro desde Jacarepaguá até o acesso para a Avenida Brasil.
18:41 A Avenida Brasil foi totalmente liberada após a manifestação organizada pelos moradores da Maré, na altura de Bonsucesso, no sentido Zona Oeste. As informações são do Centro de Operações da Prefeitura do Rio.
18:26 O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que a pista lateral da Avenida Brasil está parcialmente liberada no sentido Zona Oeste após uma manifestação na via, altura de Bonsucesso. Equipes da CET-Rio, Guarda Municipal e Polícia Militar estão na região.
18:21 Ato continua na pista lateral da Avenida Brasil, na altura de Bonsucesso.
18:05 Manifestantes protestaram com cartazes e faixas. O ato foi pacífico, como relata Priscilla Souza.
18:00 Os líderes do ato rezaram o Pai-Nosso e fizeram um pedido de paz.
17:58 Jovens vestiram camisetas pretas com a frase "Estado que mata, nunca mais".
17:42 Manifestante se veste com roupa preta e exibe cartaz: "Chega de morte". O registro é de Priscilla Souza.
17:30 Segundo Átila Roque, da Anistia Internacional, uma ação como essa mostra que as instituições não assimilaram uma concepção de segurança pública voltada para paz.
17:29 De acordo com a ONG Observatório de Favelas, a manifestação exige ainda um pedido de desculpas do governador Sérgio Cabral e do Secretário de Segurança José Mariano Beltrame. Outra das reivindicações é a suspensão imediata de qualquer operação policial que coloque em risco a vida dos moradores e dos agentes do estado.

17:28 Pista lateral da Avenida Brasil tomada por manifestantes. Pessoas da Maré e de toda a cidade vão às ruas para dizer "Estado que mata, nunca mais!". O ato ecumênico relembra os 10 mortos na operação do Bope, na semana passada.
17:25 Dez manifestantes deitam na pista lateral da Avenida Brasil, na altura de Bonsucesso. O grupo reproduz as dez mortes ocorridas na operação do Bope. A PM informou que duas pessoas eram inocentes.
17:11 A CET-Rio explicou que a interdição aconteceu para garantir a segurança dos veículos e pedestres na via. De acordo com a companhia, foi necessário o fechamento antecipado para que veículos não ficassem retidos entre o local de desvio, sem opção de saída.
17:09 A CET-Rio informou que a Avenida Brasil foi fechada por aproximadamente seis minutos devido à manifestação na Avenida Brasil, na altura do Parque União. A interdição ocorreu mais cedo, por volta das 15h30.
17:06 “Essa polícia que entra para reprimir e matar os nossos filhos só faz isso porque se acha impune de seus crimes. Eu sou uma mãe que perdeu o seu filho pelas mãos desse Estado. Chega de chacina”, disse Lady.
17:06 A manifestante Lady Carvalho, da Rede de Movimento Contra a Violência, disse que perdeu um filho durante uma operação policial. Em entrevista à repórter Priscilla Souza, ela pediu uma investigação mais rigorosa da conduta dos PMs nas operações.
17:01 Tráfego é lento na Avenida Brasil, no sentido Zona Oeste, a partir do Caju. Opção é a Linha Vermelha.
17:00 O Batalhão de Policiamento de Vias Especiais (BPVE) informou que cerca de 100 pessoas participam da manifestação na Avenida Brasil, na altura da Maré. No entanto, imagens do local mostram que o público é maior do que o informado pela PM.
16:30 O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que a pista lateral da Av. Brasil, sentido Zona Oeste, está interditada na altura de Bonsucesso, devido a uma manifestação na via. Operadores da CET-Rio orientam o desvio de tráfego no trecho. Equipes da Guarda Municipal e Polícia Militar também atuam no local. O trânsito é lento na região, neste momento. As informações são do Centro de Operações da Prefeitura do Rio.
16:29 Bussinger relatou ainda à repórter Priscilla Souza, que a investigação terá a participação de diversos órgãos, inclusive federais e organizações internacionais de Direitos Humanos.
16:27 Segundo Bussinger, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, Wadih Damous, fará ainda hoje um pedido à ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica, e ao Ministério da Justiça para que haja uma investigação independente da ação do Bope ocorrida na Maré. Dez pessoas morreram na operação policial.
publicidade
todos os vídeos 106
Ver todos
  • visualizando
    Manifestação impede entrada e saída na Central dos Correios
  • 02:06
    Manifestantes impedem a entrada de caminhões dos C…
  • 01:02
    Moradores do Complexo da Maré fazem homenagem a mo…
  • 00:59
    Manifestantes fecham trânsito por alguns minutos n…
  • 02:45
    Situação controlada ao redor do Maracanã
  • 00:42
    PM e manifestantes entram em confronto na Tijuca
  • 01:42
    Policiais continuam em alerta contra manifestantes…
  • 04:50
    Grupo de manifestantes se dispersa após ação da PM…
  • 01:13
    Blindados da polícia são usados durante confronto…
  • 01:29
    Manifestantes e policiais entram em confronto nos…
  • 01:15
    Manifestantes chegam ao bloqueio feito por policia…
  • 01:23
    Milhares de manifestantes vão em direção ao Maraca…
  • 01:23
    Milhares de manifestantes vão em direção ao Maraca…
  • 01:03
    Cerca de mil pessoas protestam na Tijuca
  • 02:39
    Policiamento é reforçado para a final da Copa das…
  • 01:05
    Torcedores já começam a chegar ao Maracanã para a…
  • 00:40
    Manifestantes protestam próximo ao Maracanã
  • 01:49
    Centenas de pessoas fazem passeata pelo Dia Mundia…
  • 00:53
    Manifestantes fazem coreografia em protesto no Cen…
  • 03:27
    Manifestantes seguem para a sede da Fetranspor no…
  • 01:02
    Manifestantes ocupam o centro do Rio nesta quinta-…
  • 03:13
    Manifestantes voltam às ruas do Rio e policiamento…
  • 01:32
    Policiais cercam Assembleia Legislativa do Rio de…
  • 00:06
    Mulher é detida após manifestação em Santa Cruz
  • 00:19
    Caveirão tenta controlar tumulto após manifestação…
  • 02:04
    Trânsito volta ao normal após princípio de confusã…
  • 00:52
    Cerca de mil pessoas participam de protesto em Nit…
  • 00:24
    Ao som de funk, protesto vai da Rocinha até o Lebl…
  • 00:46
    Manifestantes da Rocinha (RJ) seguem em direção à…
  • 00:42
    Moradores do Complexo da Maré tentam fechar a Aven…
  • 04:38
    Confronto entre policiais e bandidos no Complexo d…
  • 03:07
    Operação no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, d…
  • 00:52
    Manifestantes cantam o Hino Nacional em protesto n…
  • 02:03
    Manifestantes se reúnem mais uma vez no Centro do…
  • 00:42
    PMs revistam jovens com máscaras de Guy Fawkes em…
  • 00:54
    Grupo de manifestantes se concentra na Avenida Rio…
  • 02:22
    Manifestantes seguem acampados perto do prédio do…
  • 01:18
    Manifestantes protestam em frente à casa do govern…
  • 01:25
    Manifestantes voltam às ruas na capital do Rio e B…
  • 01:13
    Manifestantes vão às ruas em Duque de Caxias e São…
  • 01:13
    Manifestantes vão às ruas em Duque de Caxias e São…
  • 03:58
    Marginais causam tumulto na Barra da Tijuca
  • 01:52
    Protesto toma a Avenida Vieira Souto, em Ipanema
  • 01:04
    PM pede que a população evite a Barra da Tijuca
  • 01:02
    Grupo de vândalos segue causando transtornos na Ba…
  • 03:50
    Vândalos invadem concessionária na Barra da Tijuca
  • 01:04
    Manifestação na Zona Oeste do Rio fecha a Linha Am…
  • 01:29
    Carros dão ré para fugir de protesto na Barra da T…
  • 01:17
    Grupo de manifestantes protestam na Barra da Tijuc…
  • 05:15
    Manifestantes protestam na Avenida Ayrton Senna
  • 00:10
    Grupo faz manifestação no Terminal Alvorada, no Ri…
  • 00:57
    Pequenos protestos param o trânsito na Barra da Ti…
  • 20:18
    Sérgio Cabral diz que atos de vandalismo não devem…
  • 03:47
    Secretário de Segurança do Rio convoca coletiva
  • 20:12
    Confira a coletiva com o prefeito do Rio
  • GloboNews - Ao Vivo
  • Transmissão ao vivo
  • 06:01
    Manifestantes relatam momentos de terror durante p…
  • 10:13
    Veja imagens do confronto entre policiais e manife…
  • 00:38
    Manifestantes picham paredes de prédios no Centro…
  • 01:15
    Manifestantes usam ônibus como mural para cartazes…
  • 03:27
    Atriz Letícia Sabatella participa de protesto no C…
  • 02:05
    Polícia reforça patrulhamento nas ruas do Rio de J…
  • 01:59
    Pequenos grupos provocam badernas pelo Centro do R…
  • 00:33
    Estudantes estão presos na UFRJ
  • 00:53
    Manifestantes radicais ateiam fogo em cabine da Po…
  • 01:57
    Polícia reprime manifestação no Rio
  • 00:58
    Repórter da GloboNews é ferido em protesto no Rio
  • 04:06
    Manifestantes fazem fogueira na frente da Prefeitu…
  • 02:25
    Manifestação tem pequeno tumulto perto da Prefeitu…
  • 01:34
    Manifestação no Rio de Janeiro tem princípio de tu…
  • 03:53
    Manifestantes se concentram na Candelária, no Rio
  • 02:24
    Manifestantes começam a se concentrar na Candelári…
  • 00:58
    Ruas e avenidas já estão interditadas no RJ
  • 02:06
    Prefeito de Niterói fala sobre vandalismo durante…
  • 00:42
    Trânsito é liberado na Ponte Rio-Niterói
  • 05:12
    Manifestantes tentam tombar ônibus no protesto de…
  • 08:05
    Policiais entram em confronto com manifestantes em…
  • 01:32
    Polícia Rodoviária Federal fecha todos os acessos…
  • 01:53
    Prefeito do Rio anuncia suspensão do aumento das p…
  • 04:28
    Protesto complica o trânsito na Ponte Rio-Niterói
  • 02:32
    Oficiais do Batalhão de Choque controlam protesto…
  • 02:29
    Policiais do Batalhão de Choque são chamados para…
  • 02:13
    Imagens mostram invasão da Alerj
  • 00:48
    Tiros e correria marcam final de protesto no centr…
  • 03:20
    Manifestantes ateiam fogo em agência bancária dura…
  • 02:35
    Manifestantes ainda chegam para protesto pacífico…
  • 01:54
    Manifestantes ocupam parte do gramado na porta do…
  • 00:12
    Manifestantes dançam em torno de fogueira no Centr…
  • 02:35
    Manifestantes ainda chegam para protesto pacífico…
  • 02:28
    Manifestações contra aumento da tarifa de ônibus s…
  • 02:28
    Manifestações contra aumento da tarifa de ônibus s…
  • 01:31
    Manifestantes viram e ateiam fogo em carro no Rio
  • 02:56
    Manifestantes causam depredação na Alerj
  • 05:17
    Presidente da Alerj classifica invasão como ‘ato d…
  • 09:26
    Confusão ocorre entre policiais e manifestantes em…
  • 03:17
    Milhares de manifestantes cobrem de branco o centr…
  • 01:18
    Manifestantes do Rio lotam a Cinelândia
  • 00:46
    Protesto pacífico reúne milhares de pessoas nas ru…
  • 02:26
    'É melhor que a polícia esteja recuada, entenda e…
  • 03:20
    Manifestação avança na Avenida Rio Branco, no Rio…
  • 00:56
    Milhares de manifestantes ocupam a Avenida Rio Bra…
  • 03:00
    Manifestantes se concentram na Candelária, no cent…
  • 00:39
    Milhares de pessoas seguem em passeata no Centro d…
  • 00:39
    Manifestantes levam faixas e cartazes para a Cande…
  • 03:00
    Manifestantes se concentram na Candelária, no cent…
galerias de fotos 1
Ver todas

Nenhum comentário: