7.13.2013

ACABE COM A AZIA!

Acabe com a azia!

Dicas para você se livrar de vez deste mal estar!

Azia, má digestão, aquela sensação de que algo não te fez muito bem. Nada pior do que isso, não é verdade? Quem sofre com esse tipo de problema, acaba perdendo o prazer de comer. Mas, você sabia que se isso acontece com freqüência na sua vida, é porque alguma coisa não está funcionando como deveria no seu organismo?

Para evitar este problema e ajudar o seu organismo na digestão dos alimentos, confira algumas dicas da Federação Brasileira de Gastroenterologia:

- Nunca tome medicamento sem orientação médica:

O mercado farmacêutico oferece uma série de remédios que combatem os sintomas de uma má digestão. Isso pode "mascarar" os problemas e retardar o diagnóstico de doenças mais graves, até mesmo o câncer.

Cuidado com os remédios para dor, os antigripais e outros à base de ácido acetilsalicílico, além dos antiinflamatórios, principalmente aqueles conhecidos como não-específicos. Eles são uma das principais causas de problemas digestivos.

- Na hora de comer, bom senso é fundamental:

Ninguém melhor que você para saber os alimentos que lhe fazem mal. A principal regra é evitar aquilo que você sabe que não lhe "cai" bem e dar preferência aos alimentos que não costumam produzir sintomas.

Você não precisa passar fome para fazer uma dieta, mas também não deve comer até estufar. O segredo é comer certo e numa quantidade razoável. A cultura popular já prega: "Tudo demais é veneno".

- Refeições nos horários e ambientes corretos:

Apesar do corre-corre, reserve um pouco de tempo na agenda para comer com calma. Faça suas refeições (café, almoço e jantar) nos horários corretos, em ambiente calmo e mastigando bem os alimentos.

- Não fique muito tempo em jejum:

Se você sabe que vai ficar mais de quatro horas sem comer, faça um lanchinho leve. Uma frutinha ou uma barra de cereais (rica em fibras) à tarde sempre vai bem.

- Nada de cochilar depois do almoço:

Deitar depois das refeições é a pior coisa que você pode fazer. O melhor é aguardar um intervalo de, no mínimo, 90 minutos entre a última refeição e o sono.

Isso vale para a dormidinha depois do almoço e para quem vai dormir logo após o jantar.

- Frutas e verduras sempre fazem bem:

Dê preferência a esses alimentos em vez daqueles gordurosos ou muito condimentados (principalmente com excesso de alho, cebola, pimentão e afins). Se você é relutante em aderir a esses gêneros, experimente prepará-los de forma criativa. A arte da culinária está aí para isso.

- O lado bom e o ruim do leite:

O leite alivia a sensação de queimação em algumas pessoas, mas, por conter muito cálcio e proteínas que estimulam a secreção ácida do estômago, a quantidade recomendada é apenas um copo, de uma a duas vezes ao dia, de preferência à noite. Procure evitar aquele "leitinho antes de dormir".

- Cigarro nem pensar:

O fumo está relacionado a problemas que podem acontecer no seu estômago, como, por exemplo, retardar a cicatrização da úlcera, além de provocar azia.

- Atenção para as bebidas alcoólicas:

Bebidas alcoólicas devem ser tomadas com moderação e nunca em jejum. Dê uma "forrada" no estômago antes de consumir qualquer bebida. Refrigerantes e gasosos em geral também devem ser tomados com moderação, pois o gás distende a parede do estômago, provocando aquela sensação de estufamento e estimulando também a secreção ácida.

- O cafezinho depois do almoço:

O hábito do cafezinho depois do almoço e do jantar está liberado. O que não pode é "tomar um dedinho de café" o tempo todo. Atenção: o que vale para o café (mesmo o descafeinado), vale também para a maioria dos chás. Os melhores são os de erva-doce e camomila.

Nenhum comentário: