7.11.2013

Comissão do Senado aprova indicação para novos diretores da Anvisa

11 de julho de 2013
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (11/7), a indicação de Renato Alencar Porto para ocupar uma das diretorias da Anvisa.

A indicação seguirá para o plenário do Senado, onde será apreciada pelos 81 senadores.

Na comissão, o nome de Renato Porto foi aprovado com 18 votos favoráveis e um contrário. A sabatina e a votação na Comissão de Assuntos Sociais faz parte do procedimento de submissão dos nomes dos diretores das agências reguladoras à aprovação do Senado.

Renato Alencar Porto é servidor da Anvisa desde 2005. Neste período, ele foi assessor jurídico da Gerência Geral de Medicamentos, assessor da Diretoria Colegiada da Anvisa e coordenador de compras da Agência. Atualmente, ocupa o cargo de coordenador da Comissão de Instrução e Análise de Recursos da Gerência Geral de Medicamentos.

 

Comissão do Senado aprova indicação de novo diretor da Anvisa

12 de junho de 2013

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou por 14 votos a um a indicação de Ivo Bucarescky para a direção da Anvisa. Bucaresky vai ocupar uma das diretorias da Agência que está vaga desde março de 2010. O nome do diretor ainda será votado no plenário do Senado, possivelmente na tarde desta quarta-feira (12/6).

Ivo Bucaresky é graduado em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre os cargos que já ocupou estão o de chefe de gabinete do Ministério do Meio Ambiente e de diretor administrativo e financeiro da Fundação Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

Para ser nomeado como diretor da Anvisa, Ivo Bucaresky deverá deixar o cargo atual que ocupa de secretário executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Desde 2011, ele coordena o órgão, que tem como principal missão definir os preços dos medicamentos no Brasil.

Durante a sabatina realizada na comissão, Ivo enfatizou a consolidação da Anvisa como agência reguladora. Segundo ele, em apenas 14 anos a Agência se tornou uma referência internacional com o reconhecimento das principais agências do mundo e da própria Organização Mundial da Saúde (OMS). Os temas abordados com os senadores da CAS foram a realização do concurso público da Anvisa, a agilidade no registro de medicamentos, a implantação do sistema de rastreabilidade e as compras públicas de medicamentos com preços reduzidos.

Saiba mais sobre o currículo de Ivo Bucaresky.

Nenhum comentário: