7.10.2011

Manter os quilos perdidos é mais difícil que perder peso

Rio - Nínguem duvida que perder peso é realmente difícil e requer uma persistência enorme. Mas manter os quilos perdidos é ainda mais duro. Agora, um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual da Pennsylvania, nos Estados Unidos, sugere que as técnicas que trabalham para que você perca peso não são necessariamente as mesmos que ajudam a mantê-la magra

No primeiro momento, os pesquisadores entrevistaram mais de 1.100 pessoas que tinham alcançado a perda de peso significativa e conseguiram manter. Eles identificaram 36 práticas de exercício que colaboraram para a perda de peso e manutenção de pelo menos 10% do grupo entrevistado.Depois, os pesquisadores realizaram uma análise em todo o território dos Estados Unidos em pessoas que estavam com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25 e que tentavam perder peso.  

O estudo revelou que, de todos os entrevistados, cerca de 11% relataram perda de peso com sucesso, definida como a perda de pelo menos 10% do peso corporal e desse número,  21% foram capazes de manter o que perderam por pelo menos um ano 

A pesquisa descobriu que pessoas que perderam peso com sucesso conseguiram através da participação em programas de perda de peso, cortando o açúcar e carboidratos, comendo lanches saudáveis, ingerindo pequenas quantidades de alimentos várias vezes ao dia e participando de diferentes tipos de exercício físico.


Segundo o estudo, quatro estratégias foram associadas com a manutenção do peso, são elas:

1 - Comer uma dieta rica em proteínas com pouca gordura;
2 - Seguir um programa de exercício físico consistente;
3 - Se sentir recompensada em fazer dieta e exercícios;
4 - Lembrar o porquê você precisa manter o peso.

O autor do estudo, dr. Christopher Sciamanna, professor de medicina e ciências da saúde pública na Universidade Estadual da Pennsylvania, diz que essa relação em manter o peso “parece semelhante ao amor e casamento”.

"O que leva você para o altar, é provável que seja bem diferente do que a mantém no matrimônio. Não reconhecendo essa transição e adaptação, com diferentes práticas de exercício físico, o sucesso será menor”, analisa.


Mas, segundo o estudo, a mentalidade de uma pessoa é o que realmente importa para a perda de peso duradoura. Ao invés de focar em perder peso a curto prazo, as pessoas têm que começar a se concentrar às mudanças de estilo de vida. A chave do sucesso, segundo os especialistar, é a motivação.


O estudo, divulgado na revista Time,  foi publicado no American Journal of Preventive Medicine

 POR GARDÊNIA CAVALCANTI
O Dia

Nenhum comentário: