12.26.2011

BRASIL SEXTA ECONOMIA DO MUNDO

BRASIL ULTRAPASSA REINO UNIDO E SE TORNA SEXTA ECONOMIA DO MUNDO

LONDRES, 26 DEZ (ANSA) - O Brasil ultrapassou o Reino Unido e se tornou a sexta maior economia do mundo, segundo o Centre for Economics and Business Research (Cebr), um instituto britânico independente do governo.
  
O país tem o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) e está agora atrás apenas de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França. O Reino Unido foi a quarta maior economia do mundo durante a maior parte do governo do trabalhista Tony Blair, mas em 2006, foi ultrapassada pela China.
  
A Itália manteve sua posição de 2010 e continua como a oitava maior economia do mundo, à frente de Rússia e Índia.
  
Segundo o diretor do centro de estudos britânico, Douglas McWilliams, o Brasil bateu por anos os países europeus no futebol, mas ultrapassá-los no campo da economia é um "fenômeno novo".
  
Ele acredita que a nova classificação mostra como está mudando o mapa econômico do mundo, com países asiáticos e produtores de matérias-prima ficando à frente da Europa.
  
De acordo com os prognósticos do Cebr, em 2020 a quarta maior economia do mundo deverá ser a Rússia, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Em seguida virão Índia e Brasil, com a Alemanha em sétima posição e o Reino Unido em oitava. França e Itália deverão ficar no fim da lista das dez maiores economias do mundo. (ANSA)

26/12/2011 10:07

Nenhum comentário: