2.26.2012

Excesso de ácido úrico pode causar gota, pedra no rim e hipertensão

Alimentação rica em proteínas aumenta chances de acúmulo de substância.
Ao se cristalizar, composto também dá artrite e problemas cardiovasculares.

Do G1, em São Paulo



O ácido úrico é um composto produzido normalmente pelo corpo, resultante do metabolismo de uma proteína chamada purina, presente em muitos alimentos.
Essa substância é excretada pelos rins, pela bile e pelo intestino, e sua concentração pode ser medida no sangue e na urina.
Segundo a reumatologista Evelin Goldenberg e o nefrologista Emanuel Burdmann, o ácido úrico em excesso pode se cristalizar no organismo e causar gota, pedra no rim, doenças renais, hipertensão, artrite e problemas cardiovasculares.
 

Alimentos a evitar
- Vitela, bacon e embutidos
- Miúdos como fígado, coração, língua, rins e miolo
- Peixes como sardinha, salmão e bacalhau, além de ovas de peixe e camarão
- Tomate e extrato de tomate
- Bebidas alcoólicas de todos os tipos
Gota
A gota ocorre quando o corpo não consegue eliminar o ácido úrico produzido em excesso, ou quando fabrica muito mais do que deveria. Esse ácido, então, acumula-se nas articulações, cristaliza-se e causa uma inflamação.
O cristal mais comum é o monourato de sódio. E, juntos, eles têm o formato de pequenas agulhas, que provocam forte dor. O organismo tenta se defender e manda uma resposta imunológica. Como resultado, as juntas incham – geralmente, de um lado só.
A gota é mais comum entre homens de 30 a 60 anos. Nas mulheres, a incidência aumenta depois da menopausa. E há também um fator genético envolvido.
Pedra no rim
Em uma situação normal, o rim deve filtrar o ácido úrico, para mantê-lo equilibrado no sangue. Em seguida, esse composto sai pelo xixi.
Quando há muito ácido úrico no sangue, ele se cristaliza no rim e forma pedras que podem sair pela uretra, causando dor.
Exame
Existe um teste bastante importante pra identificar os cristais que se acumulam nas articulações. É o exame do líquido sinovial – retirado de articulações grandes, como o joelho –, que deve ser pedido por um médico e feito em um laboratório.
O líquido sinovial normal é incolor. Já em um processo inflamatório, ele varia do amarelo palha ao amarelo ouro.


A análise do líquido sinovial é coberta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo Brasil e é indicada para pessoas que têm suspeita de doenças como gota. Em 2011, o SUS fez 317 mil punções articulares e exames do líquido sinovial.
O diagnóstico e o tratamento de outros problemas decorrentes do acúmulo de cristais variam de acordo com o diagnóstico, que precisa ser feito por meio de exames.
 

Tratamento
Para todos aqueles que sofrem de doenças por depósito de cristais, vale a regra: alimentação saudável, controle de peso, redução de bebida alcoólica, prevenção e tratamento da diabetes e redução dos níveis de colesterol e pressão arterial.
O "alopurinol" é um dos medicamentos mais eficazes para tratar a gota. Ele não pode ser usado por pacientes com insuficiência renal, pois age diretamente na eliminação do ácido úrico pelos rins.
Esse remédio, portanto, só deve ser tomado com indicação médica e, uma vez prescrito, não pode ser abandonado, senão as crises voltam. O alopurinol é distribuído gratuitamente pelo SUS.
Veja abaixo o resultado da nossa enquete:
 saiba mais

Enquete acido urico (Foto: Reprodução)


 

Nenhum comentário: