2.27.2012

TECNOLOGIA DE INFORMATICA


O que é memoria RAM e qual sua função

 

O que é memoria RAM e qual sua função

Julio Monteiro Para o TechTudo
A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Ou seja, de forma não-sequencial, por isso, a nomeclatura em inglês de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório).
Memória RAM (Foto: Divulgação)
Para simplificar a lógica por trás da função da memória RAM, é possível fazer uma analogia com uma mesa de estudos, onde se reúne todo o material necessário para realizar os deveres de casa: como canetas, lápis, caderno e livros. Os materiais seriam os arquivos e a memória RAM, a mesa, onde tudo se reúne e o trabalho é feito.
Sendo assim, a memória RAM pode ser entendida como um espaço temporário de trabalho, pois, após a tarefa ser realizada, os arquivos (material de estudos) são retirados da memória (mesa) e mantidos no HD (armário).
Como funciona
Assim como a mesa, quanto maior a memória RAM, maior sua capacidade de trabalho. Mas a capacidade da mesa é medida em área. Quanto maior a área da mesa, mais livros cabem e mais rapidamente se faz o trabalho. Já a capacidade da memória RAM, mede-se pelo fluxo de bits suportados nas operações.
Ou seja, para se acessar uma grande quantidade de memória  no HD de uma só vez, como muitos programas atuais exigem, é necessário uma grande quantidade de memória RAM. São estes, portanto, os megabites ou gigabites que aparecem nas configurações.
A memória RAM é um chip semelhante a um micro-processador, composto por milhões de transistores e capacitores. O capacitor é uma peça capaz de armazenar elétrons. Quando ele está carregado, o sistema faz uma leitura com base no famoso código binário de “zeros e uns”. Cada leitura dessa em zero ou um significa um bit de informação. Essa leitura é feita de forma muito rápida, são muitas em poucos milésimos de segundos. É assim que a memória RAM processa todas as ações executadas pelo usuário.
Largura e Velocidade do Barramento
Outras características que influenciam na capacidade de processamento da memória RAM são a largura e a velocidade do barramento, que é um conjunto de “fios” responsáveis pela conexão da memória com os outros componentes.
A largura nos diz o número de bits que podem ser enviados ao CPU simultaneamente. A velocidade é o número de vezes que esse grupo de bits pode ser enviado a cada segundo.
A memória comunica-se com o CPU, trocando dados, e completa o que se conhece como ciclo de barramento. É esse período que apresenta o desempenho da memória que, pode ser de 100MHz e 32bits, por exemplo. Isto singnifica que tal memória é capaz de enviar 32bits de dados ao processador 100 milhões de vezes por segundo. No entanto, existe um efeito chamado latência, que atrasa a taxa de transferência de dados de forma significativa quando se envia o primeiro bit.
Ao se comprar uma memória deve-se ficar atento para essa questão da taxa de transferência. Não adianta a memória  ter uma frequência alta e a frequência do sistema ser menor, pois a taxa do sistema vai limitar a da memória RAM. Portanto, para um sistema que rode a 100MHz e 32bits, compre uma memória com os mesmos aspectos.
ilustraçãoIlustração (Foto: Divulgação)
Isso acontece porque o CPU não dá conta de processar os dados na mesma valocidade que estes são enviados. Fato que explica a presença de memória nos processadores mais modernos, a memória Cache, a qual armazena os dados mais acessados, encurtando o processo e acelerando a leitura dos dados.
Desempenho
Muitos sistemas não têm a memória necessária para executar certos aplicativos, jogos e programas. É possível dizer que um dos motivos para isso é a baixa quantidade de memória RAM. O número de informações que o programa exige que sejam acessadas ao mesmo tempo do HD não é suportada pela configuração e o sistema fica lento.
Vale ressaltar, no entanto, que há muitos outros fatores que podem implicar nessa velocidade, dentre eles a velocidade do processador e da placa de vídeo, os quais possuem suas próprias memórias também. Caso da memória Cache, explicada acima.
DRAM
Existem dois tipos básicos de memórias RAM. O mais barato e comum deles é a DRAM ou memória dinâmica de acesso aleatório. Nesse tipo, um transistor e um capacitor unem-se para formar uma célula de memória, que é responsável por um bit de dados. Enquanto o capacitor conserva o bit de informação, o transistor age como um controle, que permite ao chip ler o capacitor ou mudar seu estado.
A DRAM costuma ser uma memória mais lenta, pois passa por um processo de refrescamento dos dados, o que leva tempo e deixa a memória lenta.
SRAM
O segundo tipo é o SRAM ou, memória estática de acesso aleatório. Essa possui um circuito em uma forma conhecida como Flip-flop, que contém quartro ou seis transistores e fios. A vantagem desse tipo é que não há necessidade de ser refrescada. Sendo assim, é mais rápida que o primeiro tipo. No entanto, ocupa também bem mais espaço em um chip que uma célula de memória dinâmica. O que resulta na menor quantidade de memória que se pode ter por chip, fazendo da SRAM um componente bem mais caro.
Dual Channel
Dual_channel_slotsDual Channel (Foto: Divulgação)
As memórias têm evoluído muito e agregado cada vez mais funcionalidades para aplicarem suas capacidades e o Dual Channel é uma delas.
A característica dá a possibilidade do chipset ou o processador de comunicarem-se com duas vias de memória ao mesmo tempo. O resultado é o fornecimento do dobro de largura de dados do barramento.


DDR

A DDR ou, Double Data Rate (taxa dupla de transferência) é mais um para a lista dos aperfeiçoamentos na engenharia das memórias RAM. Essa funcionalidade possibilita a transferência de dois dados simultaneamente.
Módulos de Memória
136C92EB-8F57-109F-B54B6ADC4B845DEBMódulos de memória (Foto: Divulgação)
Mais um aspecto importante nas memórias RAM, ao qual deve-se ficar atento, principalmente se for adquirir novas, é o seu módulo. Isto é, o formato dos conectores da placa de memóra. Isso acontece porque as placas-mães devem ter compatibilidade com o conector na memória.
O modelos para desktops que ficaram mais conhecidos são: o SIMM, single in-line memory module; o DIMM, dual in-line memory module e o RIMM, Rambus in-line memory module.

Já o modelo SODIMM serve para notebooks. Essas são memórias que se diferenciam essencialmente nos modos como organizam os pinos nos conectores e transmitem os dados.
A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Ou seja, de forma não-sequencial, por isso, a nomeclatura em inglês de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório).

Nokia Transporte: o caminho mais rápido entre você e o seu destino, usando o transporte público

Além de anunciar uma leva de novos aparelhos hoje, a Nokia mostrou também que tem bons engenheiros de software anunciando aplicativos específicos para os seus modelos com Windows Phone. Um dos aplicativos é o Nokia Transport, que já estava disponível...
leia mais

E só se fala na Nokia em Barcelona. Por que será?

Ela precisava de um superanúncio, vocês não acham? Afinal, o que se espera da Nokia? Todo mundo vive comentando a falta de atitude da finlandesa, os erros que ela cometeu nos últimos anos, é tanto disse-me-disse que só uma novidade, digamos...
leia mais

Como são fabricados os processadores?

O TechTudo preparou este artigo para esclarecer aos seus leitores como são fabricados os processadores. Esses microchips estão por toda a parte e são frutos de uma das indústrias mais avançadas do mundo.
leia mais

Para que serve a placa de vídeo

Uma placa de vídeo é o componente do hardware do computador responsável por administrar e controlar as funções de exibição de vídeo na tela. Todo computador contemporâneo usa uma interface gráfica. A placa gráfica faz com que essa interface salte aos olhos através do LCD.
leia mais

O que é Twitter e para que serve

O Twitter é uma rede social conhecida como microblog. Você pode publicar textos com até 140 caracteres – além de fotos, vídeos e links sobre o que você está fazendo, onde está, informações sobre o trânsito ou a sua opinião sobre um assunto.
leia mais

Diferença entre GPS e A-GPS

Existem diferenças entre GPS e A-GPS. O primeiro é mais demorado, uma vez que a conexão entre o GPS e o satélite nem sempre é rápida. Enquanto, no GPS assistido (A-GPS) a primeira conexão não é feita com satélite, mas com uma antena de telefonia celular que possui a localização dos outros satélites armazenada. Assim, informações são transmitidas com uma velocidade maior.
leia mais

O que é A-GPS e como funciona

O GPS assistido (A-GPS) é uma versão melhorada do GPS que foi desenvolvida para localizar satélites com mais rapidez e confiabilidade. O sistema combina o tradicional GPS, que calcula a posição por meio de sinais de rádio e satélites, com informações de localização obtidas por meio das estações e sinais das operadoras de telefonia celular.
leia mais

O que é processador?

Um processador é uma espécie de microchip especializado. A sua função é acelerar, endereçar, resolver ou preparar dados, dependendo da aplicação.
leia mais

LG Optimus Net Dual P698: Android 2.3 e dual chip SIM

O LG Optimus Net Dual P698 é um dos modelos com sistema operacional Android que oferece o slot duplo para dois chips GSM. O aparelho tem um preço competitivo e apresenta recursos interessantes, como a conectividade (3G, Wi-Fi, DLNA e A-GPS).
leia mais

Zamzar converte arquivos por e-mail

É possível usar o Zamzar, serviço de conversão de arquivos online, para transformar arquivos por e-mail. Funciona assim: você manda o documento pelo e-mail no formato original para o endereço formato@zamzar.com. O “formato” é a extensão para a qual você quer converter o documento
leia mais

Steve Jobs completaria 57 anos nesta sexta

Costuma-se dizer que os bons morrem jovens. Steve Jobs não era mais aquele menino que criou a Apple, porém, de certa forma, partiu prematuramente...
leia mais
Artigos | 23 Fev 2012 | POR Bruno do Amaral

Google prestes a concluir aquisição da Motorola Mobility: entenda o que muda

Seis meses após o anúncio da proposta de compra da Motorola Mobility, o Google deu dois importantes passos rumo à finalização da transação. Praticamente ao mesmo tempo, apenas com horas de diferença, a Comissão Europeia e o Departamento de...
leia mais

Melhores aplicativos para Android por categoria

A loja virtual do sistema operacional para smartphones e tablets Android oferece aos usuários muitos aplicativos bons e úteis com diversas finalidades...

Papeis de parede 3d em movimento

Golfinhos, borboletas e cascatas que saltam aos olhos, em movimento. Tudo isso no plano de fundo do seu desktop. Por meio dos softwares dedicados à animação - como o Screen2Dream -, os wallpapers em três dimensões estão ganhando movimento.
 
leia mais:   https://conselhostech.com.br/o-que-e-memoria-ram/

Nenhum comentário: