4.14.2012

BOTOX E PREENCHIMENTO: SAIBA DIFERENCIAR OS TRATAMENTOS

Botox e preenchimento: saiba diferenciar os tratamentos

Botox paralisa o músculo, enquanto o preenchimento injeta substâncias em locais afetados pelo envelhecimento. Saiba mais!


Em 2010, a atriz Guilhermina Guinle foi criticada por fazer uso excessivo do botox durante a filmagem da novela “Ti Ti Ti”. Algumas reportagens já citaram que celebridades “exageram no Botox e ficam com as bocas inchadas”. Mas, há um engano nestas notícias. Há quem confunda a técnica do preenchimento com o botox. De acordo com a dermatologista Christiana Blattner, da Dermatolaser, em Campinas, estes são dois procedimentos bem diferentes.
O botox, na verdade, é o nome de uma das marcas da toxina botulínica tipo A. Segundo Christiana, como foi a primeira marca a chegar ao mercado estético, seu nome acabou ficando muito conhecido, mas hoje em dia existem outras marcas de toxina botulínica de excelente qualidade.
A médica dermatologista explica, ainda, que a toxina botulínica não dá volume nem preenche lábios. O que ela faz é paralisar o músculo, reduzindo assim as rugas de movimento e linhas de expressão. Os resultados aparecem por completo em 15 dias. Outro erro é achar que os efeitos da toxina botulínica são irreversíveis. Ao contrário, eles duram de 10 a 18 semanas.
O preenchimento, por sua vez, consiste na injeção de substâncias específicas nos sulcos, lábios e outras áreas do rosto, em rugas e marcas profundas, repondo volume em locais alterados pelo envelhecimento. Neste caso, o resultado é imediato. “O uso da toxina botulínica e o preenchimento em muitos casos são complementares, por isso há tanta confusão", explica a médica.
Segundo ela, não é preciso temer os resultados. “Ao contrário do que vemos com algumas celebridades, os efeitos da toxina botulínica e do preenchimento podem ser bastante naturais, deixando o rosto da pessoa mais harmonioso e jovem. É preciso buscar um médico de confiança, pois ele saberá dosar corretamente a quantidade de substância injetada e definir os melhores pontos de aplicação para se obter exatamente o resultado desejado pelo paciente”, esclarece a médica, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

BOTOX EVITA CRISES DE ENXAQUECA

Botox evita crises de enxaqueca
Toxina botulínica já é usada em tratamento contra a enxaqueca crônica. Saiba mais!

Além de prejudicar o sono, proporcionar uma terrível sensação de que a sua cabeça vai explodir e afetar a qualidade de vida, a enxaqueca é um mal que vem crescendo diariamente. Para combater ou amenizar este problema, a ciência vem evoluindo para encontrar novos tratamentos. O uso da toxina botulínica é um deles. Desde 2010, o botox tem sido aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) para ser usado no tratamento de enxaqueca crônica.
A enxaqueca é uma das doenças mais limitantes, que pode acompanhar uma pessoa por dias e causar, ainda, aversão ao barulho e à luz, náuseas, irritabilidade, falta de concentração, tontura e visão embaçada. “Mais do que suavizar rugas de expressão, a toxina botulínica pode realmente atenuar a dor de cabeça crônica e proporcionar melhor qualidade de vida para quem sofre a agonia frequente das crises”, diz Leandro Calia, neurologista associado ao Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo.
O especialista cita dois estudos clínicos publicados na revista médica Cephalalgia, em que 1.384 adultos com enxaqueca crônica foram randomizados para a toxina botulínica ou placebo. Todos foram submetidos a três ciclos de tratamento, durante mais de um ano, e registravam em um diário os sintomas de cefaleia e os medicamentos utilizados para diminuir a dor. Ao final, aqueles que receberam doses fixas de toxina botulínica nas sete áreas musculares específicas da cabeça e do pescoço demonstraram importante diferença em relação aos demais. O tratamento com a toxina botulínica melhorou significativamente a qualidade de vida daquelas pessoas.
Para o neurologista, apesar de a aplicação de toxina botulínica não ser a primeira opção em termos de tratamento de enxaqueca crônica, esta tem se mostrado uma terapia bastante eficiente para determinados pacientes que já fracassaram com outros tratamentos e continuam sofrendo e tendo suas vidas limitadas pela dor.
“Cerca de 1,5% da população mundial sofre de enxaqueca crônica e as mulheres são três vezes mais acometidas pela doença do que os homens. O tratamento é realizado em intervalos de doze semanas, com resultados que costumam durar cerca de três meses. Os benefícios, embora variem de paciente para paciente, costumam ser grandes, mas vale a pena consultar um profissional realmente habilitado para não correr riscos desnecessários”, disse.

PREENCHIMENTO FACIAL: SAIBA MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO

Preenchimento facial: saiba mais sobre este assunto
Especialista explica o que é importante avaliar antes de fazer o procedimento.


Ficar linda, com o rosto sem rugas e chegar perto da beleza que a gente só está acostumado a ver nas telas. Parece um sonho, mas não é. O preenchimento facial é uma das técnicas mais usadas pelas famosas e vem ganhando um espaço considerável no ranking dos procedimentos estéticos mais realizados no país.
De acordo com a médica, Dra. Débora Cristiam Galvão, Especialista em Cirurgia Plástica, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da International Society Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) – EUA, antes de optar pela técnica, o mais importante é avaliar as expectativas do paciente, as substâncias disponíveis, a quantidade e locais de aplicação, entre outros fatores. 
“É preciso ter em mente que o principal objetivo do preenchimento facial é amenizar e suavizar marcas, depressões e linhas de expressão acentuadas, como sulco nasogeniano (bigode chinês), olheiras, rugas labiais e perda de volume nos lábios. O uso inadequado dessa técnica tende a levar a um resultado extremamente artificial. O rosto do paciente pode ficar deformado ou artificial demais”, afirma a médica.
E se você tem dúvidas quanto à eficácia destes preenchedores, a especialista esclarece: “Só indico e acredito em preenchimentos temporários, pois os permanentes causam problemas com o tempo, já que sempre ocorrem mudanças em nosso organismo. A substância natural que é utilizada é a gordura do próprio paciente, procedimento chamado de lipoenxertia. O ácido hialurônico sintético, similar ao que existe no nosso organismo, é bastante seguro”.
Quanto ao efeito do procedimento, a cirurgiã é clara: “A duração varia de pessoa a pessoa. Na média, o preenchimento com ácido hialurônico costuma durar aproximadamente quatro meses. Não há uma idade certa para começar a fazê-lo. Como todo ato cirúrgico, ele não depende necessariamente da idade, mas da necessidade e da indicação correta”.
Contudo, não é indicado mudar o contorno facial ou aumentar o volume do rosto com o uso de preenchedores. “Nessas situações, recomendo a colocação de implantes (porex ou silicone), materiais destinados ao contorno esquelético facial. O uso de preenchimentos para o contorno da face fica artificial, muda a fisionomia e ainda tem o risco de se movimentar. A correção da volumetria de partes moles, se for necessária pela idade da paciente, deve ser feita com cirurgia plástica, para reposicionar a musculatura e a gordura facial. O lifting facial é uma opção viável nestes casos, pois proporciona o rejuvenescimento, combate à flacidez e restaura o contorno do rosto”, finaliza.

MENTOPLASTIA BENEFICIA A HARMONIA FACIAL

Mentoplastia beneficia a harmonia facial
Procedimento que corrige o queixo torna-se importante para quem busca um rosto mais harmonioso.


Apesar de ter o nome pouco conhecido, seus benefícios são certeiros e já apreciados há algum tempo. Dizem, inclusive, que parte da beleza de Marilyn Monroe era graças a esta técnica, muitas vezes realizada sem que se perceba o procedimento. E então, já sabe do que se trata? É a mentoplastia! Recurso que pode ajudar quem busca um rosto mais harmônico.

De acordo com o cirurgião plástico Cristiano Fleury, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), esta técnica, também conhecida como plástica de queixo, é a solução de muitos problemas. “Em um plano de perfil, o queixo apresenta normalmente um leve recuo em relação ao lábio inferior. No entanto, algumas pessoas têm esse recuo maior que o ideal, o que compromete a estética e, em alguns casos, a auto-estima”, explica Cristiano.

Para amenizar esses problemas e proporcionar maior harmonia na face do paciente, em casos de recuos leves ou moderados do queixo, a correção é feita a partir da introdução e fixação de uma prótese de silicone na região do queixo. O procedimento cirúrgico pode ser feito por dentro da boca (intra-oral) ou disfarçado no sulco existente abaixo do queixo. Local por onde também pode ser feita a incisão. 

Segundo Fleury, a técnica de correção do queixo ainda pode trazer benefícios para o pescoço, já que promove um tensionamento na pele da região. “Como a mentoplastia também pode ser aplicada para definição do contorno da mandíbula, a cirurgia pode proporcionar uma melhora na tão temida papada. Além disso, também é utilizada de forma complementar às cirurgias ortognáticas, realizadas por cirurgiões bucomaxilofaciais para corrigir deformidades que envolvem o esqueleto facial e os dentes”, comenta ele.

O procedimento só é contra-indicado em casos de o paciente já possuir outros problemas clínicos mais graves, o que poderá ser avaliado durante os exames pré-operatórios.  Porém, deve-se dar uma atenção especial ao local depois da cirurgia realizada. “A recomendação é para evitar atritos na região operada, principalmente nas primeiras três semanas. Caso contrário, a prótese pode se movimentar e sair do lugar.”, finaliza o cirurgião.


Um comentário:

Mariana disse...

Independente do procedimento estético, todo cuidado é pouco sem contar que O resultado satisfatório é sempre muito importante, por isso é necessário saber o máximo sobre o procedimento e também o local onde fará uma cirurgia, indico o Dr Herbert Gauss que tem 34 anos de experiência. http://drherbert.com.br/portal/