4.11.2012

TERREMOTO NA INDONÉSIA

Terremotos geram tsunami na Indonésia e alerta no Oceano Índico

Dois fortes abalos de magnitude maior que 8 atingiram costa de Sumatra.
Tsunami foi formado e se dirige para ilha indonésia, dizem EUA.

Do G1, com agências internacionais

Dois fortes terremotos, de magnitudes 8,6 e 8,2, atingiram a costa de Sumatra, na Indonésia, nesta quarta-feira (11), no intervalo de cerca de duas horas, gerando um tsunami que se dirige para a costa da província indonésia de Sumatra.O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, dos EUA, gerou um alerta de tsunami valendo para a região do Oceano Índico, que engloba 28 países, despertando temor de um tsunami tão mortal como o que atingiu a região em 2004. Autoridades da Indonésia relataram um aumento do nível do mar de 0,8 metro na região costeira de Aceh, onde moradores, em pânico, já deixam as áreas mais baixas. Eles também registraram ondas de cerca de um metro de altura. Moradores também deixam áreas costeiras da Índia.
O segundo terremoto, de magnitude 8,2, ocorreu cerca de duas horas depois de um primeiro tremor de 8,6 ter atingido a mesma região. O tremor secundário foi localizado a 16 quilômetros de profundidade, considerado raso, segundo o Serviço Geológico dos EUA, que monitora tremores, e às 16h43 locais (7h43 de Brasília).
Após o segundo tremor, as autoridades indonésias emitiram um alerta de tsunami (possibilidade de formação de ondas gigantes com potencial destrutivo quando chegam ao litoral) que vale por pelo menos duas horas.
O primeiro tremor gerou um tsunami de 17 centímetros no Oceano Índico, segundo as autoridades dos EUA. Victor Sardina, geofísico da agência americana baseada no Havaí, disse que não há previsão para a chegada da onda na costa. "Não parece um tsunami grande", disse. "Mas nós ainda não estamos monitorando, pois os tsunamis vêm em ondas."
As autoridades informaram que uma onda de 10 centímetros atingiu uma ilha da costa ocidental da Tailândia e que outra de 80 cm chegou à Indonésia.
Mulheres se abraçam em Banda Aceh logo após a notícia do terremoto e do alerta de tsunami nesta quarta-feira (11) (Foto: AFP) 
Mulheres se abraçam em Banda Aceh logo após a notícia do terremoto e do alerta de tsunami nesta quarta-feira (11) (Foto: AFP)
Pouco antes, o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, havia afirmado que não houve notícias sobre vítimas ou danos.
"Não há ameaça de tsunami apesar de estarmos em alerta", disse ele em entrevista ao lado do primeiro-ministro britânico, David Cameron, que visita a Indonésia. "A situação em Aceh está sob controle, há um pouco de pânico, mas as pessoas podem ir para lugares altos."
Primeiro terremoto
O primeiro tremor já havia levado o Centro Americano de Vigilância de Tsunamis no Pacífico a decretar estado de alerta para todo o Oceano Índico. O alerta foi depois reduzido, mas continuava em vigor.
Retirada de moradores
O primeiro tremor foi sentido por cerca de 5 minutos, explicou um jornalista da France Presse em Banda Aceh.
O primeiro abalo levou a agência de prevenção de desastres da Tailândia a dar alerta de tsunami e mandou que moradores de seis províncias costeiras fossem para locais mais altos.
A agência de desastres da Indonésia afirmou que a eletricidade foi cortada em Aceh e que as pessoas estavam se reunindo em terrenos elevados em meio a sirenes de alerta de perigo.
"A eletricidade foi cortada, há engarrafamentos para acesso a terrenos elevados. Sirenes estão tocando em todos os lugares", disse um porta-voz da agência.
arte terremoto inonesia versao 2 (Foto: arte g1)
Outros países
O terremoto inicial foi sentido até em Bangcoc, capital da Tailândia, e no sul da Índia, segundo moradores.
A Tailândia mantinha o alerta.
Pessoas perto da costa em seis províncias tailandesas receberam ordens de procurar terrenos mais elevados, e as autoridades fecharam o aeroporto internacional na localidade balneária de Phuket.
Em Bangalore, na Índia, centenas de trabalhadores saíram correndo de seus escritórios, e o porto de Chennai, também na Índia, foi fechado devido ao risco de tsunami.
Autoridades das ilhas Andaman e Nicobar, na Índia, ao norte do local onde aconteceu o terremoto, disseram que ondas de até 3,9 metros podem atingir a área.
Em Bangladesh, onde dois tremores foram sentidos, as autoridades disseram não haver risco aparente de tsunami. A Austrália também descartou essa ameaça.
O governo da Tanzânia, na África Oriental, também lançou um alerta de tsunami para sua região costeira.
'Falha horizontal'
Um especialista disse à BBC que o terremoto foi numa "falha horizontal", o que significa que o deslocamento de terreno sob o mar aconteceu no sentido horizontal, em vez de provocar um brusco movimento vertical, que teria mais chances de causar um grande deslocamento de água e, consequentemente, um tsunami.
2004
A ilha de Sumatra, situada ao nordeste do arquipélago indonésio, já havia registrado um tremor de magnitude 9,3, que provocou um tsunami e deixou mais de 22 mil mortos em uma dezena de países do sudeste da Ásia em 2004.


Nenhum comentário: