Rio -  Esqueça a imagem de um ogro, com cabelos desgrenhados, pelos saindo pelo nariz e que acha que usar desodorante é frescura. Nos tempos modernos, homem que é homem quer mais é se cuidar. Prova disso é uma pesquisa da Dove Men realizada com 9 mil entrevistados na América Latina, que constatou que 81% deles se preocupam, sim, com a aparência.
Rafael Vitorino não descuida nunca da aparência | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Rafael Vitorino não descuida nunca da aparência | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Dentes, sobrepeso e pele são as maiores ‘encanações’. Mas eles também se incomodam com caspa, queda dos cabelos e fios brancos. A pesquisa — que ouviu homens de 16 grandes cidades em países como Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela — também chama atenção para o sedentarismo: apenas 31% praticam esporte pelo menos uma vez por semana. No Brasil, o percentual é menor: 26%.
“O sedentarismo é a maior causa da obesidade, que é fator de risco para doenças cardiovasculares e diabetes. O ganho de peso com a idade é maior entre os homens. Portanto, deve-se manter bons hábitos alimentares e exercitar-se regularmente”, avisa a médica ortomolecular Luciana Granja.

COMBUSTÍVEL PARA MÚSCULOS
Uma boa dieta garante combustível para músculos e células. “As regras de alimentação saudável são as mesmas que para as mulheres. Mas os homens cultivam alguns mitos”, constata Luciana.
“Eles valorizam o consumo de proteínas e a menor ingestão calórica, principalmente se buscam definição muscular. E creem que todas as gorduras dão ganho de massa gorda. As ‘gorduras do bem’ estão nos óleos vegetais e nas oleaginosas, que estão relacionadas à saúde do coração”, explica.

A calvície, que tanto os apavora, geralmente é herança genética. Outros fatores são estresse, uso de alguns medicamentos, entre outros. Já a caspa não tem cura, mas há controle. “Existem medicações de uso local, como xampus e loções antifúngicas ou com corticosteroides”, diz a dermatologista Aline Santiago, da Dermodente Clínica.
Vaidoso assumido, o estudante de Direito Rafael Vitorino, 29 anos, adora comprar roupas, perfumes, não dispensa um bom xampu, nem filtro solar. “Curto me sentir bonito e receber um elogio por conta disso”, conta.
As mulheres agradecem.
DE BEM COM O ESPELHO
ALIMENTAÇÃO
Para beneficiar o coração, consuma ‘gorduras do bem’, presentes nos óleos vegetais (azeite, óleo de gergelim, de girassol, canola) e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas). Para construção dos músculos, invista nos carboidratos e grãos integrais. Também inclua fontes de proteína: duas a três porções diárias de alimentos como carne, frango, peixe, feijão e ovos.

ROSTO
A pele é mais espessa e oleosa que a feminina. Passe hidratantes oil-free (sem óleo), use duas vezes ao dia sabonete específico para lavar o rosto e desengordurá-lo e também aplique filtro solar.
BARBA
Use produto de barbear adequado ao tipo de pele (creme, espuma, gel), passe a lâmina de cima para baixo e use água morna. Colocar antes uma toalha molhada em água morna ajuda a abrir os poros.
CABELOS
Evite lavar com água quente, que pode ressecar os fios e descamar o o couro cabeludo. Não lave com sabão de coco. Use xampu específico para o tipo de cabelo e condicionador nas pontas. Evite longo tempo com chapéu ou boné, pois ‘abafam’ o couro cabeludo, podendo acentuar problemas como caspa e calvície. Se costuma usar gel, prefira em creme e sem álcool.