4.11.2012

COSMÉTICOS, ALERGIAS e TOXIDEZ

Tintas e produtos para cabelos, esmaltes, sabonetes, cremes de tratamento ... cosméticos em geral podem produzir alergia em aproximadamente 10% da população.
Crianças são particularmente sensíveis e ocasionalmente desenvolvem dermatites de contato usando estes produtos.
Algumas vezes é difícil identificar o foco através de sintomas. Exemplo disto é a alergia na pele e olhos provocada pelo esmalte!
Mais dificuldade há em determinar a substância específica que causa alergia nos cosméticos. Fragrância é uma das causas mais problemáticas nesta avaliação com  mais ou menos 500 componentes considerados possíveis alérgenos.
Frequentes focos de alergias nas fragrâncias ( perfumes, cosméticos e produtos de higiene) são as seguintes substâncias: aldeído cinâmico, álcool cinâmico, álcool alfa-amil cinâmico, geraniol, eugenol, isoeugenol, absoluto de musgo de carvalho, hidroxicitronelal.
Se você tem histórico de alergia ou apresenta sintomas sem saber o motivo dê uma olhadinha na composição dos seus cosméticos para pele cabelos e unhas, observando se eles contém algumas das substâncias abaixo.
Foram listadas pela revista O Globo como campeãs desencadeadoras de reações alérgicas através dos produtos de beleza.


- Bálsamo do Peru: Presente em cosméticos, sabonetes, fragrâncias, tintas e adesivos
- Butifeno: Nas fórmulas desodorizantes.
- Colofônio: Resina usada em esmaltes para unhas,ceras depilatórias, vernizes, colas, ceras em geral.
- Cloreto de Cobalto: Presente em esmalte para unhas e tintas para cabelos.
- Formaldeído: Aparece em cosméticos, fungicidas, sabonetes antissépticos, esmaltes, colas e fórmulas de tanino para couros.
- Germal 115: Formulações de cosméticos em geral.
- Kathon CG: Nas fórmulas de xampus, tintas de impressão e radiografias.
- Lanolina: Cosméticos para pele e cabelos, produtos de higiene e limpeza, artigos de couro.
- Nitrocelulose: Resina presente em tinturas capilares, esmaltes, cosméticos em geral, óleos e plásticos.
- Paraben: Nas formulações de cosméticos em geral, óleos e plásticos.
- Parafenilenodiamina: Tinturas para cabelo e cosméticos para a pele.
- Parafenilenodiamina Mix: Máscaras faciais, rímeis, esmaltes, tinturas e tônicos para cabelo e pele.
- Prometazina: Nas fórmulas de loções e cremes para pele, para queimaduras de sol, loções capilares, colírios e gotas auriculares.
- Propilenoglicol: Hidratante, lubrificante, emulsionante, solvente e umectante é usado em medicamentos, cosméticos, alimentos, pastas de dente, enxaguatórios bucais, tabaco, lubrificantes íntimos, óleos essenciais. Também usado como anticongelante não tóxico. Conservante fixador de perfumes.
- Quaternium 15: Em cosméticos, sabonetes, medicamentos, tintas de base latex.
- Resorcina: Comum em batons, loções, protetores para sol, tinturas de cabelos, tônicos capilares, tônicos anti-acne.
- Thiuran Mix: Em esponjas para aplicar maquiagem, sabonetes e xampus.


Além das substâncias alérgenas, cosméticos podem conter algumas consideradas fator de risco para o surgimento de tumores, ou ambas situações. Paraben ainda suscita dúvidas sobre a possibilidade como fator cancerígeno.
Recentemente uma entidade chamada Pró-Teste divulgou que esmaltes brasileiros contém níveis perigosos de substâncias cancerígenas como Dibutilftalato (plastificante), Furfural (solvente) e Tolueno e Nitrotolueno (solventes conservantes).
Para medir os níveis utilizaram o padrão europeu, mais acurado que o nosso, considerando que a ANVISA não determina limites nas concentrações destas substâncias com potencial tóxico e cancerígeno.
Apenas esmaltes claros de três marcas foram analisadas: IMPALA, RISQUÉ e COLORAMA.
Concluiram que:


Esmaltes Risquè: Baixa concentração de Furfural. Concentração de Tolueno acima do padrão  europeu no esmalte Renda.Concentração alta  de nitrotolueno no Paris e Renda.


Esmaltes Colorama: Concentrações de substâncias atendem as exigências do padrão europeu.


Esmaltes Impala: Concentração de Tolueno acima do padrão europeu no esmalte Cigana. Baixa concentração de furfural. Concentração alta de nitrotolueno no esmalte Top Blanc. Dois esmaltes analisados ( Branco e Cigana) contém dibutilftalato.
 Estética
Dermatite de contato a cosméticos
Cosmético é todo produto aplicado sobre a superfície do corpo com a finalidade de limpar, embelezar ou modificar a sua aparência. O aumento da busca pela beleza, especialmente pelas mulheres, mas também pelos homens, levou ao incremento de produtos cosméticos segmentados, com produtos também para a pele infantil e negra.
Com isso, a quantidade de produtos aumenta, aumentando também o "contato" com diferentes ativos (substâncias) nas formulações.
Maioria das reações adversas são leves
Apesar da ampla utilização de cosméticos, os eventos adversos sérios não são frequentes. Reações leves, como coceira, ardor ou ressecamento, podem ocorrer em mais de 10% da população adulta. No entanto, o vasto uso de cosméticos e a falta de uma regulamentação precisa fazem com que seja difícil descobrir detalhadamente todos os componentes das formulações.
A dermatite de contato por irritação é a reação adversa mais comum a cosméticos. Produtos para a limpeza da pele, tais como sabonetes, xampus e desodorantes são os irritantes mais importantes. As reações mais frequentes são em consequência do uso continuado e cumulativo.
Pacientes que apresentam alteração da camada mais superficial da epiderme (camada córnea), como os atópicos e os idosos, são mais predispostos a ter reações irritantes devidas aos cosméticos.
Síndrome da intolerância a cosméticos
Além dos sinais e sintomas típicos de inflamação, como vermelhidão, inchaço e formação de pequenas bolhas (vesículas), uma irritação subjetiva pode ocorrer. Trata-se de uma resposta não inflamatória aos produtos aplicados na pele.
Esta resposta é caracterizada por uma reação sensorial, com ardor, queimação, coceira, mas sem alterações cutâneas visíveis. Isto é o que pode-se chamar de "pele sensível". Esta reação é conhecida por dermatite de contato sensorial ou subjetiva ou, ainda, síndrome da intolerância a cosméticos.
A queixa sensorial se restringe à face. O paciente reclama de reações no rosto, mas consegue utilizar o mesmo produto no resto do corpo. Algumas substâncias que podem desencadear a pele sensível seguem ao lado: ácido benzóico, ácido cinâmico, emulsificantes não-iônicos, laurilssulfato de sódio, bronopol, ácido lático, propilenoglicol, uréia e ácido sórbico.
Fragrâncias e esmalte de unhas são os principais responsáveis
Vários componentes de cosméticos podem ser alergênicos, mas as fragrâncias são a principal causa de alergia a cosméticos. Formam um grupo de mais de 3.000 substâncias que são usadas numa ampla variedade de produtos, incluindo os chamados "sem perfume", com o intuito de disfarçar odores indesejados de alguns componentes da formulação.
Entre as substâncias utilizadas nos testes de contato para identificar o agente causador das dermatites, a mais frequentemente positiva é a resina tonsilamina/formaldeído, presente nos esmaltes de unhas e causa de eczemas principalmente nas pálpebras e região do pescoço, mas raramente afetando a região ao redor das unhas. Em estudo realizado, a positividade à tonsilamina chegou a 70,7%.

Fonte: blog Make Up Bighouse .

2 comentários:

Elisabeth Casagrande disse...

A fonte para esta postagem é o blog Make Up Bighouse que anteriormente se chamava Make Moda Bighouse. Incluindo o nome da postagem COSMÈTICOS, ALERGIAS E TOXIDEZ, que agora foi trocado, sequência e imagens. Atenciosamente. A autoura Elisabeth Casagrande.

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Beth já está com a nova fonte.
Antonio Brandão