4.14.2012

Porque as pessoas gostam de assistir a filmes dramáticos

Chorar um pouquinho faz bem

Algumas pessoas se sentem mais felizes ao ver tragédias. Foto: Getty Images
Algumas pessoas se sentem mais felizes ao ver tragédias
Patricia Zwipp
Se você faz parte do grupo que adora assistir a filmes dramáticos e seu parceiro e familiares não entendem qual é a graça de ver só tristeza, já tem uma explicação para dar a eles. De acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, algumas pessoas se sentem mais felizes ao ver tragédias porque, assim, ela prestam mais atenção em pontos positivos de suas próprias vidas.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores recrutaram centenas de alunos para conferir o longa Desejo e Reparação, em que dois amantes se separam e, em seguida, são mortos na guerra. Fizeram perguntas antes, depois e três vezes durante a trama para avaliar os níveis de emoção.
Quanto mais os participantes pensavam sobre seus relacionamentos e entes queridos por conta do filme, maior era a felicidade que sentiam. "Muitas vezes, histórias trágicas se concentram em temas de amor eterno e isso leva os espectadores a pensar sobre seus entes queridos e a contar suas conquistas", disse a professora de comunicação Silvia Knobloch-Westerwick, que conduziu o estudo. Os dados foram divulgados pelo jornal Daily Mail.

Nenhum comentário: