4.08.2012

DIA 08 DE ABRIL ? DIA MUNDIAL DO COMBATE AO CÂNCER

Dia 08 de abril ? Dia Mundial do Combate ao Câncer

O câncer ainda é a segunda doença que mais mata no mundo. Saiba mais!

A luta contra o câncer é diária. Mas, neste dia 08 de abril, esta doença será debatida ainda mais, já que este é o Dia Mundial de Combate ao Câncer, evento criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nos últimos anos, o câncer é a segunda doença que mais mata no mundo todo. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), serão registrados cerca de 520 mil novos casos da doença no Brasil em 2012.
Um dos tipos mais comuns de câncer é o de mama, com estimativa de 52.680 casos para 2012 no Brasil, segundo o INCA. Segundo especialistas, o fato das mulheres estarem adiando a maternidae é o fator que tem desencadeado essa realidade.
Outra razão fica por conta do meio ambiente. A situação da camada de ozônio e a exposição por mais tempo ao sol são os fatores mais agravantes dos tumores de pele. A radiação é acumulativa e quanto mais idade tiver, mais chances de desenvolver tumores o indivíduo tem.
Além desses tipos da doença, são esperados 60.180 novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2012, segundo o Instituto. A taxa de incidência cresceu cerca de 25 vezes desde 2008 e, até 2015, a expectativa é que a taxa aumente cerca de 60%. Em média, 62% dos casos ocorrem em homens com 65 anos ou mais. A ingestão de frutas vermelhas, uva e outros alimentos com licopeno é uma forma de evitar a doença.
Câncer de pulmão
Segundo Gustavo Faibischew Prado, pneumologista do Incor e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, membro da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, 80% a 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao tabagismo. “O tratamento pode ser feito por meio de cirurgia, radioterapia e quimioterapia, dependendo do estágio em que ele se encontra”, disse.

VACINA PODE COMBATER O CÂNCER DE MAMA

Vacina pode combater o câncer de mama
Em todo o mundo o tipo de câncer que mais atinge as mulheres é o de mama. Cientistas estão desenvolvendo uma vacina para agir no combate aos tumores cancerígenos. Saiba mais!

O câncer de mama é o tipo de câncer que se manifesta com mais frequência entre as mulheres de todo o mundo. Mas, uma vacina capaz de reduzir os tumores de câncer de mama e pâncreas pode mudar esse quadro alarmante. Pesquisadores da Universidade da Geórgia e da Clínica Mayo, do Arizona, nos Estados Unidos, testaram essa vacina em ratos geneticamente modificados.
Os responsáveis pela pesquisa informaram que a vacina provoca uma resposta imunológica muito forte e ativa três componentes do sistema imunológico para reduzir o tamanho do tumor, em média, em 80%. Os cientistas explicaram que a vacina leva o sistema a combater os tumores que contém a proteína MUC1. Quando as células se tornam cancerosas, o açúcar das proteínas de sua superfície se submete a diferentes mudanças que as diferenciam das células saudáveis.
Ainda segundo os cientistas, outros estudos sobre o câncer já revelaram que os elevados níveis da proteína MUC1 fazem parte da habilidade das células cancerígenas de resistir à ação das drogas anticâncer utilizadas na quimioterapia.
Os pesquisadores destacaram que esta é a primeira vez que uma vacina leva o sistema imunológico a distinguir e eliminar as células cancerosas em função de certas proteínas. A esperança dos cientistas é que os testes clínicos em humanos comecem em 2013.
Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é que, a cada ano, novos 1.050.000 casos da doença sejam registrados em todo o mundo. No Brasil, o cenário não é diferente.

MAMOGRAFIA É UM GRANDE ALIADO NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Mamografia é um grande aliado na luta contra o câncer de mama
A mamografia é um exame que pode diagnosticar o câncer de mama e evitar a morte de muitas outras mulheres. Saiba mais.

O movimento Outubro Rosa, voltado para a luta contra o câncer de mama, lançou, no dia 4 de outubro, uma campanha que pretende conscientizar a população para a importância de as mulheres fazerem a mamografia com regularidade. Segundo especialistas, a mamografia pode diagnosticar o surgimento de um tumor na mama, além de ser uma grande aliada para aumentar as chances de cura e, consequentemente, reduzir as mortes causadas por este tipo de câncer.
Segundo especialistas, no Brasil, o câncer de mama é responsável por grande parte das mortes de mulheres de 15 a 49 anos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, somente neste ano devem ser registrados cerca de 50 mil novos casos da doença no Brasil. Ainda segundo o Inca, por ano, mais de 10 mil brasileiras morrem por causa do câncer da mama.
Dados do Ministério da Saúde revelam que existem no Brasil quase 1,3 mil mamógrafos em funcionamento, disponíveis para exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados mostram também que este número é quase duas vezes maior do que o necessário para atender toda a população brasileira.
De acordo com o radioterapeuta Henrique Balloni, a maior parte dos tumores de mama quando diagnosticados no início apresentam taxas de cura elevadas, acima de 90%. Ainda segundo Balloni, exames como a mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética das mamas podem indicar maior probabilidade do nódulo ser maligno ou benigno.
O Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa foi lançado no final dos anos 90 e é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes à doença. Com a aprovação do Congresso norte-americano, o mês de Outubro virou o mês de prevenção do câncer de mama.


CÂNCER DE MAMA: NOVAS RECOMENDAÇÕES PARA REDUZIR MORTALIDADE

Câncer de mama: novas recomendações para reduzir mortalidade
O Inca lançou sete novas recomendações para o tratamento de mulheres com câncer de mama. Conheça os sete!

O câncer de mama mata 12 mil mulheres por ano no país. Baseado neste número alarmante, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou, no dia 31 de outubro, sete novas recomendações para o controle do câncer de mama. As recomendações complementam as lançadas em 2010, quando os objetivos das ações foram prevenção e detecção precoce de tumores. As recomendações estão voltadas para as mulheres que já desenvolveram a doença e têm como finalidade melhorar a sobrevida delas.
Entre as recomendações, o paciente terá que iniciar o tratamento em três meses. Os tratamentos como quimioterapia e hormonioterapia deverão começar em 60 dias, enquanto a radioterapia deverá começar em, no máximo, 120 dias. O documento cita, ainda, equipes multidisciplinares para o tratamento das pacientes.
Segundo o Inca, as recomendações não têm força de lei, mas se aplicadas nos sistemas de saúde, têm potencial para reduzir a mortalidade por câncer de mama, o tumor que mais mata mulheres em todo o Brasil.
As sete recomendações:
1 – Ao ter o câncer de mama diagnosticado, a mulher deve começar o seu tratamento o mais breve possível, não ultrapassando o prazo máximo de 3 meses;
2 - O tratamento complementar de quimioterapia ou homonioterapia deve ser iniciado, no máximo, em 60 dias e o de radioterapia, no máximo, em 120 dias;
3 – A mulher com câncer de mama deve ter seu diagnóstico complementado com a avaliação do receptor hormonal. Ele é feito através de uma biópsia que irá medir um percentual dos receptores nas células tumorais;
4 – A paciente deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar especializada com cirurgião, oncologista, clínico e um radioterapeuta, além de enfermeiro, psicólogo, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta;
5 – A paciente deve receber cuidados em um ambiente que acolha suas expectativas e respeite sua autonomia, dignidade e confidencialidade;
6 - Todo hospital que trata câncer de mama deve ter Registro de Câncer em atividade;
7 – A mulher com câncer de mama tem direito aos cuidados paliativos para o adequado controle dos sintomas e suporte social, espiritual e psicológico.

CÂNCER DE BOCA ATINGE MAIS DE 14 MIL BRASILEIROS POR ANO

Câncer de boca atinge mais de 14 mil brasileiros por ano
O câncer de boca tem tratamento, mas a prevenção ainda é a melhor alternativa. Saiba mais.


No ano de 2010 o câncer de boca atingiu 14.120 pessoas no Brasil, segundo números do Instituto Nacional do Câncer (Inca). De acordo com este dado alarmante, deste total, 10.330 são homens e 3.790 mulheres. No dia 14 de outubro, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional contra o Câncer de Boca, com a finalidade de conscientizar a população sobre este tipo de câncer que possui tratamento. A doença atinge homens e mulheres com mais de 40 anos.
Ainda de acordo com o Inca, o câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais comum em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca atinge principalmente as pessoas que fumam e que bebem com frequência. Atividades sexuais também estão entre os fatores de risco.
A doença acomete os pacientes em várias partes do rosto e isso inclui os olhos, bochechas e orelhas. O tratamento é a retirada das áreas atingidas e o implante de próteses e tecidos. Entre os sintomas deste câncer estão: o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana, ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não), manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal, dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de caroço no pescoço.
Com a chegada do verão, é preciso ter muita atenção com os lábios. Para prevenir o câncer de lábio deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção. O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.
Segundo especialistas, a melhor maneira de evitar o câncer de boca é manter uma vida saudável e o autoexame da boca, que pode e deve ser feito diante de um espelho. É fundamental procurar por alguns dos sinais citados acima. Ainda de acordo com especialistas, a taxa de mortalidade do câncer de boca gira em torno de 13%, considerada alta para os padrões da doença. A visita ao dentista deve ser periódica.
Tratamento
Segundo o Inca, a cirurgia e/ou a radioterapia são os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca. Para lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia tem bons resultados e sua indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento (cura em 80% dos casos).

CÂNCER DE LARINGE TEM COMO PRINCIPAL CAUSA O FUMO

Câncer de laringe tem como principal causa o fumo
A notícia de que o presidente Lula está com câncer de laringe abriu os olhos de muitas pessoas. Mas, você conhece este tipo de câncer? Saiba mais!
No mês de outubro, os brasileiros viraram as suas atenções para o câncer de laringe. Neste período, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnostico com este tipo de câncer. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), este câncer é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando 25% dos tumores malignos que atingem esta área e 2% de todas as doenças cancerígenas. Cerca de 2/3 desses tumores surgem na corda vocal verdadeira e 1/3 na laringe supraglótica (acima das cordas vocais). No Brasil, surgem de 8 a 10 mil casos ao ano.
Segundo o oncologista e médico responsável pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, Alessandro Cury Ogata, o fumo é responsável por 95% dos casos de câncer de laringe. O fator de risco aumenta quando o cigarro está associado a bebidas destiladas. “Parar de fumar e de consumir álcool são medidas saudáveis e fundamentais para manter a saúde. Infecções virais da laringe (papilomas) podem ser consideradas outro fator de risco, além da herança genética, o que explicaria o surgimento dessa doença em pacientes não fumantes e jovens”, enfatiza o médico.
Ainda de acordo com o médico, os sintomas são: rouquidão, dificuldade para engolir ou ingerir, dor na garganta, massa cervical, sangramento e até mesmo dores irradiadas para ouvidos nos casos mais avançados. “É importante que o paciente que esteja rouco por mais de 15 dias procure o otorrinolaringologista, cirurgião de cabeça e pescoço ou seu médico de confiança para ser avaliado e, possivelmente, fazer um exame das cordas vocais”, explica.
O tratamento do câncer de laringe é feito com cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Há casos em que existe a necessidade de uma a associação desses tratamentos. A duração do tratamento geralmente dura de três a quatro meses. Segundo o especialista, a retirada parcial ou total da laringe causa a perda da voz ou, no mínimo, a perda da qualidade vocal e a necessidade de desviar a respiração por traqueostomia (abertura cervical temporária ou definitiva para a manutenção da respiração).
“Apesar da perda vocal, os pacientes têm grandes chances de sobrevida, podendo atingir até 90% em cinco anos nos casos descobertos na fase inicial da doença. Mas, o grande desafio da Medicina sempre será a eterna possibilidade de reincidência da doença. Felizmente, sempre haverá a possibilidade de novo tratamento, mesmo nestes casos”, destaca Ogata.

TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER PODE TER A AJUDA DA CÚRCUMA

Tratamento contra o câncer pode ter a ajuda da cúrcuma
Saiba mais sobre o poder medicinal da cúrcuma, presente no curry!

A cúrcuma, ou açafrão- da- terra, especiaria pouco conhecida que é um dos componentes do curry, o tempero indiano que é feito misturando vários ingredientes, pode ser um forte aliado no combate ao câncer. Um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostra que a cúrcuma é responsável por iniciar um processo que inibe a atividade de células cancerosas presentes na saliva. Essas células fazem com que o câncer de pescoço e de cabeça se desenvolva.
De acordo com uma das responsáveis pelo estudo, Marilene Wang, a substância também reduz a atividade de células relacionadas a uma queda de moléculas inflamatórias na saliva. A pesquisa foi realizada com 21 pessoas com câncer na cabeça e no pescoço que passaram por um teste, no qual todos tiveram a saliva analisada antes e depois de consumir dois tabletes de cúrcuma.
Após o teste, médicos acreditam que a cúrcuma pode ser combinada em tratamentos como a quimioterapia ou a radioterapia. O estud

CÂNCER DE PULMÃO É MAIS RECORRENTE ENTRE MULHERES

Câncer de pulmão é mais recorrente entre mulheres
Câncer de pulmão é mais recorrente entre mulheres

O câncer de pulmão, entre 1990 e 2002, saltou de quarto para segundo lugar no ranking dos tumores que mais matam pacientes do sexo feminino no Brasil, perdendo apenas para o câncer de mama.

 Houve um tempo em que se acreditava que as conseqüências do tabagismo eram mais fortes nos homens. Atualmente já se sabe que a verdade é bem diferente.

Mulheres que fumam e usam pílula anticoncepcional correm até 10 vezes mais riscos de infarto do que aquelas que usam apenas o contraceptivo.

 Os dados são alarmantes: cerca de 40% dos óbitos em mulheres com menos de 65 anos estão ligados ao cigarro. Fumar eleva ainda os riscos de infertilidade, câncer de colo de útero e menopausa precoce.
fontes:
Por Redação - Folha de São Paulo

Nenhum comentário: