4.12.2012

LESÕES NO JOELHO

QUANDO A INFILTRAÇÃO É A SOLUÇÃO PARA O JOELHO

Quando a infiltração é a solução para o joelho
Infiltração é indicada para joelhos inflamados e para a atrose. Especialista explica mais sobre o tratamento.

Muito comum entre jogadores de futebol, o tratamento conhecido como infiltração é, muitas vezes, a solução encontrada para resolver problemas no joelho, uma das articulações mais requisitadas do corpo humano. Após a ida ao ortopedista, não há quem fique animado com a possibilidade de ter que passar pelo tratamento, já que este ficou famoso por ser doloroso. Mas, como é feita a infiltração? Será que tão dolorosa quanto dizem?
O cirurgião ortopedista especializado em trauma ortopédico e cirurgia de joelho, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Paulo Henrique Araujo, tira algumas dúvidas sobre este tratamento.
Quando as infiltrações no joelho são indicadas? A infiltração é indicada quando o joelho apresenta um processo inflamatório que não pode ser tratado através de medicações orais, gelo e fisioterapia. Outra indicação para as infiltrações é no tratamento da artrose. Porém, a medicação injetada é completamente diferente dos corticoides utilizados nos casos inflamatórios.
Como é feita a infiltração? É um procedimento doloroso? É feita através de uma injeção que atinge diretamente o espaço articular. A infiltração é precedida por uma anestesia na pele e na cápsula articular e, por isso, é sentida a dor da picada na pele e uma ardência momentânea causada pela aplicação do anestésico. A infiltração em si não causa dor alguma, já que foi precedida por uma anestesia local.
Quais substâncias são utilizadas? Normalmente, são utilizados os corticoides que são substâncias anti-inflamatórias potentes. Os anestésicos também são usados algumas vezes quando a pessoa sofre com dores agudas intensas. No caso da artrose, a medicação mais indicada para ser injetada é o ácido hialurônico. Ele funciona como um lubrificante e aumenta a nutrição da cartilagem das articulações, em especial a do joelho e, com isso, ameniza a dor.
Quais os riscos do excesso de infiltrações? Em excesso, os corticoides podem enfraquecer os tecidos e predispor a lesões. Dessa forma, seu uso deve ser restrito nos casos em que os tratamentos convencionais não surtiram efeito e, mesmo assim, com ressalvas. Além dos efeitos locais dos corticoides, existe, ainda, o aumento de pressão arterial e o aumento da glicemia. Portanto, pacientes hipertensos e diabéticos devem tomar cuidado especial com o uso dessas substâncias.
Nas infiltrações com ácido hialurônico, o recomendado é uma série de três infiltrações, sendo uma por semana. Os efeitos colaterais possíveis são mais localizados, como a sinovite (inflamação da membrana sinovial).
Alguns jogadores de futebol passam pelo tratamento com infiltrações para poder jogar uma partida. Essa é uma prática recomendável? As infiltrações não devem ser utilizadas para se mascarar um quadro doloroso a fim de possibilitar a prática de alguma atividade. A ausência de dor proporcionada pela infiltração, nestes casos, pode levar à piora do quadro articular com a sobrecarga da articulação já lesionada.
Quantas infiltrações podem ser feitas durante o tratamento no joelho? Não existe um número definido, mas o uso frequente de medicações corticoides pode enfraquecer os tecidos articulares e predispor a lesões mais complexas no futuro. Portanto, as infiltrações à base de corticoides devem ser limitadas ao mínimo possível.
Qualquer paciente pode ser submetido à infiltração? O que fazer quando esse tratamento deixar de surtir efeito? Hipertensos e diabéticos devem evitar as infiltrações com corticoides. Infiltrações com medicações à base de ácido hialurônico para os casos de artrose no joelho não devem ser feitas em pacientes com estase venosa ou linfática na perna afetada, tampouco em pacientes com infecção na articulação ou com reação inflamatória mais severa no joelho acometido. Quando as infiltrações não surtirem mais efeito, é possível considerar uma nova modalidade terapêutica.

Se gosta de praticar desporto, é conveniente que conheça bem os sintomas de uma possível lesão para adequar o treino às suas limitações.
O joelho, articulação intermédia do membro inferior, tem provavelmente o papel mais importante da locomoção humana e as suas lesões são muito frequentes, nomeadamente na prática desportiva. “O joelho é uma articulação complexa e crucial, sendo um alvo fácil para as lesões, uma vez que é a articulação mais vulnerável no corpo de um atleta. Embora nem sempre sejam evidentes as causas dos sintomas agudos ou crónicos das patologias do joelho, a obtenção de uma boa história clínica, a realização de um exame clínico adequado e os métodos de investigação poderão permitir a diferenciação entre sinovite, ruptura de ligamentos ou de menisco, lesão osteocondral ou outras”.
Por isso, atente às manifestações como “dor, perda da amplitude normal dos movimentos, edema e mobilidade anormal (instabilidade) ”.
Para o ajudar, vamos tentar expor-lhe as principais lesões comuns nos desportistas para o caso de algum dia se ver confrontado com essa dor. De acordo com os especialistas, todas as lesões podem ser combatidas com o tempo suficiente e um diagnóstico correcto.

Lesões traumáticas do joelho
  • Fracturas
  • Luxação da rótula
Lesões ligamentares
  • Lesões ligamentares de predomínio interno – ligamento colateral interno
  • Lesões ligamentares de predomínio central – ligamento cruzado anterior
  • Lesões ligamentares de predomínio central – ligamento cruzado posterior
Lesões meniscais
  • Referência a uma torção do joelho semiflectido, com dor súbita e impotência funcional
  • Dor localizada na interlinha, interna ou externa
  • Derrame intra-articular (seroso)
  • Impedimento doloroso para a carga completa e para a marcha sem claudicação
  • A palpação revela dor máxima exactamente na interlinha interna ou externa do joelho (não acima ou abaixo)
  • Menisco interno: dor à varização forçada da articulação (pressão forte no joelho, exercida de dentro para fora), sem dor à valgização (pressão forte no joelho, exercida de fora para dentro)
  • Menisco externo: dor à valgização forçada da articulação, sem dor à varização
Ligamentos no Joelho

MANOBRAS QUE AJUDAM O DIAGNÓSTICO

Rotação lateral do joelho
  • Dor no lado interno do joelho com a realização desta manobra pode indicar lesão do ligamento colateral medial ou do ligamento coronário medial
  • Dor no lado lateral do joelho com a mesma manobra sugere lesão do tendão poplíteo (tendinopatia – “tendinite”)
  • Limitação do movimento (rotação lateral) é típica das aderências ligamentares do ligamento colateral medial
  • Amplitude do movimento aumentada resulta de frouxidão das estruturas ligamentares do compartimento medial e do ligamento cruzado anterior
Rotação medial do joelho
  • Dor na região lateral geralmente indica lesão do ligamento coronário lateral
  • Uma amplitude aumentada do movimento significa frouxidão dos ligamentos cruzados anterior e posterior e da porção dorsolateral da cápsula articular
Flexão do joelho
  • Diversas condições conduzem à limitação da flexão do joelho: lesões capsulares, aderências ligamentares, desarranjo interno, condições extra-articulares.
Extensão do joelho
  • Limitação da extensão, com sensação final espástica, em combinação com limitação da flexão indica artrite aguda
  • Limitação discreta, não dolorosa, com crepitação é típica da artrose
  • Uma limitação de 10 a 30 graus, com bloqueio elástico, é evidência de deslocamento meniscal
  • Dor no final da amplitude do movimento é com frequência sinal de pequeno problema ligamentar
Stress em valgo (pressão forte no joelho, exercida de fora para dentro, com a perna elevada e em extensão)
  • Dor medial durante a manobra é típica do estiramento do ligamento colateral medial
  • Amplitude aumentada em 30 graus de flexão é típica da ruptura ligamentar no compartimento medial
  • Amplitude aumentada em extensão significa provável lesão do ligamento cruzado posterior.
Stress em varo (pressão forte no joelho, exercida de dentro para fora, com a perna elevada e em extensão)
  • Dor lateral significa lesão do ligamento colateral lateral
  • Dor medial pode indicar corpo livre ou menisco medial impactado
  • Amplitude aumentada em 30 graus em flexão é típica de ruptura do ligamento colateral lateral
  • Amplitude aumentada na extensão completa significa provável ruptura do ligamento cruzado posterior
Teste de gaveta anterior ( traccionar a tíbia para diante, na posição deitada, com o joelho flectido e a outra mão sobre o joelho para estabilizar a coxa)
  • A dor é indicativa de pequena lesão do ligamento cruzado anterior
  • O aumento da amplitude é observado nas rupturas do ligamento cruzado anterior e/ou da cápsula posterior
Teste de gaveta posterior (empurrar a tíbia para trás, na posição deitada, com o joelho flectido)

O joelho como articulação intermédia do membro inferior tem assim um papel importante principalmente a nível motor e deve ser tido em atenção quando é afectado fisicamente.
É importante saber lidar com as lesões causadas no joelho, sobretudo se for desportista, pois uma lesão no joelho sem o devido tratamento pode ser fatal para a vida do lesado.
Caso aconteça alguma vez a ser vítima de uma lesão no joelho deve procurar saber o seu diagnóstico e procurar um especialista, de forma a tratar o mais rapidamente possível da lesão.

TIPOS DE LESÕES NO JOELHO

Tipos de lesões no joelho
As lesões ocorrem tanto na prática de esportes quanto no sexo. Confira os principais tipos de lesões.


Quem pratica esporte e faz exercícios diariamente, sabe que o joelho é uma das partes do corpo que mais precisa de atenção. Por ser uma articulação complexa e responsável por suportar e carregar boa parte do peso do corpo, ele se torna mais vulnerável a lesões.
Para acabar com todas as dúvidas e te ajudar a proteger os seus joelhos, confira uma entrevista com Dr. Paulo Henrique Araujo, ortopedista e cirurgião:
1.   Quais as lesões mais comuns no joelho e por que elas ocorrem?
As mais frequentes são lesões ligamentares, meniscais e condrais (cartilagem). Elas ocorrem, normalmente, em decorrência de traumas relacionados à prática desportiva. A lesão ligamentar mais comum é a do ligamento colateral medial, que se localiza superficialmente na face interna do joelho, e que frequentemente se associa a outras lesões, porém seu tratamento normalmente não requer cirurgia e o paciente se recupera completamente.
A lesão que mais requer tratamento cirúrgico é a do ligamento cruzado anterior, muito frequente em jogadores de futebol profissionais e recreacionais. A artrose do joelho também é muito comum e é ocasionada pelo desgaste da cartilagem articular ao longo dos anos.
2.   Quais atividades profissionais e/ou esportivas estão mais suscetíveis a traumas nesta região?
No Brasil, o futebol é o campeão absoluto como fonte de lesões no joelho. Porém, qualquer atividade esportiva pode desencadear problemas sobre eles. Atividades profissionais também podem levar a lesões específicas nos joelhos, de acordo com a postura adotada no desempenho das funções.
Por exemplo, profissionais de escritório, que ficam sentados por longo período com os joelhos fletidos tem maior chance de desenvolver dores patelares em consequência de encurtamento muscular. Trabalhadores que desenvolvem suas funções em terrenos acidentados têm maior chance de sofrerem entorses.
3.   E quanto ao sexo, homens ou mulheres sofrem mais com lesões no joelho?
Em números absolutos, os homens superam as mulheres em lesões no joelho, em decorrência de traumas esportivos por uma razão simples: o público masculino pratica mais esportes de risco para os joelhos do que as mulheres. Porém, elas apresentam risco de lesão no ligamento cruzado anterior maior do que os homens e isso se deve a fatores biomecânicos e anatômicos. Por exemplo, se ambos jogarem futebol, basquete, vôlei, handball ou qualquer outro esporte de risco, a mulher tem mais chance do que o homem de sofrer lesão especificamente no ligamento cruzado anterior.
4. Para as mulheres, o uso constante de saltos pode causar problemas na movimentação do joelho?
O uso de salto leva a um encurtamento muscular e ao deslocamento do centro de gravidade do corpo, o que pode ocasionar alterações articulares nos membros inferiores em geral, incluindo os joelhos.
5. Quais os tratamentos indicados para as lesões no joelho?
Obviamente que o tratamento específico dependerá do tipo da lesão, podendo variar de medidas simples, como imobilização e as descritas acima, até tratamentos cirúrgicos para reconstrução ou reparo das estruturas lesionadas. Entretanto, medidas gerais e imediatas cabem a qualquer trauma no joelho. O tratamento imediato é sintomático, ou seja, combater a dor e o inchaço com medidas simples, como manter a perna elevada, gelo e anti-inflamatórios

GELATINA PREVINE LESÕES NAS ARTICULAÇÕES

Gelatina previne lesões nas articulações
Além de ser uma das melhores opções de sobremesa para quem quer emagrecer, a gelatina traz diversos benefícios à saúde, deixa a sua unha mais forte e o seu cabelo mais vistoso!



Com o passar dos anos não é de se estranhar que o corpo humano apresente lesões degenerativas e inflamatórias que atingem músculos, ossos, articulações, tendões e ligamentos que impedem o bom funcionamento e desempenho da nossa estrutura corporal. Em geral, essas transformações tornam-se crônicas e requerem tratamentos prolongados que nem sempre são eficazes.

Na tentativa de minimizar essas perdas, pesquisas com a gelatina tem sido desenvolvidas e já apresentam valiosos resultados. De acordo com o farmacêutico bioquímico Carlos Henrique, as pesquisas comprovaram que o consumo regular de gelatina melhora, consideravelmente, os processos inflamatórios e degenerativos do corpo, em particular os das articulações. 

Utilizada, principalmente, na produção de produtos substitutivos do sangue e também na produção de cápsulas para medicamentos, a gelatina é considerada uma substância valiosa tecnologicamente. “Por ser composta basicamente de aminoácidos, ser de fácil absorção e podendo ser usada de inúmeras maneiras, como em forma de doce, a gelatina se tornou um produto visado e de fácil aceitação no mercado”, declara o especialista.

Nela é encontrada uma grande concentração de prolina e hidroxilina, aminoácidos imprescindíveis na síntese, na manutenção e na restauração das estruturas do tecido conjuntivo como ossos, tendões, ligamentos e cartilagem das articulações.

Bastante utilizada para fins estéticos, a gelatina também ajuda a melhorar a aparência de cabelos, unhas e pele. Quando ela ou seus derivados são consumidos com regularidade, o crescimento e o estado das unhas e dos cabelos, por exemplo, também são influenciados positivamente. Para os especialistas a dose necessária para repor as perdas naturais de colágeno é de 10g de gelatina hidrolisada por dia.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, tenho condromalácia patelar e o médico pediu uma ressonância para avaliar o tratamento. Tem dois meses que tomo 1g de colágeno hidrolisado por dia. Nesse caso a dose de colágeno correta seria de 10g também? Obrigada