4.10.2012

Metade da população brasileira está acima do peso

De acordo com pesquisa do governo, homens são os que mais sofrem com a balança e o consumo excessivo de álcool

Do Portal Terra

20357431.jpg

 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, divulgaram nesta terça-feira (10) os dados mais recentes da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que coletou informações nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.
Um dos dados destacados foi o fato de 49% da população brasileira sofre excesso de peso. Segundo Barbosa, o excesso de peso é maior entre homens. Além disso, "homens com mais anos de estudo apresentam maior grau de obesidade e excesso de peso", afirmou. O consumo abusivo de álcool é também é maior na população masculina, "o que é uma tendência quase mundial", disse.
Um dado positivo foi a diminuição do tabagismo. "Pela 1ª vez estamos abaixo da média em relação ao tabagismo. Isso é retrato das políticas que vêm sendo exercidas", disse o ministro Padilha. Segundo ele, a decisão da Anvisa de proibir os aditivos em cigarros irá ajudar a redução entre mulheres e jovens. "O reforço da fiscalização contra a pirataria no cigarro também contribui para que os números do tabagismo diminuam mais", acrescentou.
Sedentarismo
Outra boa notícia foi a redução de sedentarismo da população nos últimos três anos (2009 a 2011), segundo Barbosa. Florianópolis (SC) é a capital brasileira que se destaca na atividade física no tempo livre, com 41% de sua população.

Nenhum comentário: