4.08.2012

TOMATE PODE PREVENIR OSTEOPOROSE

Tomate pode prevenir osteoporose

A oesteoporose atinge grande parte das mulhers e o tomate entrou na lista dos alimentos para combater este mal.

Uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com idade acima de 50 anos sofrem com a osteoporose e suas consequências. Para especialistas, medidas preventivas são essenciais para que este mal que atinge os ossos seja evitado. Entre as medidas está a dieta equilibrada e rica em cálcio, verduras como brócolis e repolho, camarão, salmão, ostras e o tomate. Recentemente, um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, incluiu a fruta nesta lista.
Segundo o estudo, dois copos de suco de tomate por dia fortalecem os ossos e podem prevenir a doença. Ainda segundo o estudo, o possível responsável pelo benefício é o licopeno, que dá a cor vermelha ao alimento.
A equipe de cientistas pediu a 60 mulheres na pós-menopausa, com idades entre 50 a 60, que cortassem todos os derivados de tomate da dieta por um mês. A medida levou a um aumento dos níveis de N-telopeptídeo, substância química liberada na corrente sanguínea quando o osso está em processo de danificação.  Quatro meses depois, as mulheres receberam ou uma dose diária de suco de tomate contendo 15mg de licopeno, ou uma versão enriquecida com 35mg de licopeno, ou cápsulas de licopeno ou cápsulas de placebo. As taxas de N-telopeptídeo não caíram nas que consumiram placebo.
De acordo com o médico Carmo de Freitas, membro titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença é mais comum nas mulheres porque está ligada aos níveis de estrógeno do organismo, que caem bruscamente na menopausa. “A densidade mineral de cálcio é reduzida de 50,1% em pessoa normal para 1,3% quando portadora de osteoporose. Os ossos ficam ocos, finos e de extrema sensibilidade. É uma doença que progride lentamente e raramente apresenta sintomas”, afirmou.

Alimentos que são fontes de cálcio

Pilates ajuda a combater a fibromialgia e a osteoporose

Dia Mundial da Oesteoporose: exercícios são fundamentais no combate à doenças

Nenhum comentário: