4.14.2012

Estilo dos cabelos sugere personalidade das mulheres;


Famosas são analisadas de acordo com seu corte de cabelo. Foto: EFE Famosas são analisadas de acordo com seu corte de cabelo
Fotos: EFE



 
 
Se o "rosto é o espelho da alma", o cabelo pode ajudar para que o espelho ofereça uma imagem mais agradável e positiva, não apenas perante aqueles que nos observam e nos conhecem, mas também perante nós mesmos.
"O rosto é uma das primeiras coisas que observamos nos outros e nos permite ter alguma pista sobre sua forma de ser. Atualmente há novos dados que indicam que as pessoas não apenas olham o rosto em si, mas além disso o cabelo, que cede um contorno e uma forma ao rosto e pode transformá-lo substancialmente", explica a psicóloga clínica Marichu Hidalgo.
"Se o rosto sugere que podemos ser de uma determinada forma, o estilo de nosso cabelo reforça poderosamente as impressões iniciais baseadas na face", acrescenta a especialista.
Para Hidalgo, "em poucos segundos as pessoas começam a formar uma opinião sobre o tipo de pessoa que somos e isso depende, em grande medida, de nosso cabelo. Isso pode ser comparado a julgar o conteúdo de um livro com base no aspecto de sua capa ainda sem ter aberto ou lido".
"Todos sabemos o quão importante pode ser uma primeira impressão, principalmente se estamos buscando um novo trabalho, participando de uma primeira reunião ou encontrando com nossos possíveis sogros. Por isso, convém que nosso estilo de penteado projete uma imagem de inteligência e segurança em nós mesmos", aconselha a psicóloga.
"Não há penteados bons ou maus para todo mundo, mas estilos mais ou menos adequados para cada rosto. O estilo de corte e penteado é sempre individualizado. Por isso, é importante contar com a assessoria de um estilista ou cabeleireiro de confiança. Nossa autoestima, vida social e o trabalho nos agradecerão", diz Hidalgo.
A médica Marianne LaFrance, professora de Psicologia e Estudos de Gênero da Universidade de Yale (EUA) e diretora do estudo "Primeiras impressões e como nos impressiona o cabelo", afirma que "os diferentes estilos de penteado conduzem rapidamente os demais a nos perceber como diferentes tipos de pessoas".
Penteado pode definir as impressões pessoais e dos outros. O estudo de LaFrance descobriu que no caso das mulheres, aquelas que usam o cabelo curto e enrolado, ao estilo das atrizes Halle Berry ou Charlize Theron são vistas como mais extrovertidas e confidentes, o que é uma vantagem na hora de conhecer gente nova.
As mulheres com cabelos longos e lisos, escuros ou loiros, como Katherine Zeta Jones ou Renée Zellweger, são percebidas como mais voluptuosas e atraentes, enquanto as que usam penteados mais informais de comprimento médio, como Liv Tyler ou Sandra Bullock, são vistas como mais inteligentes e bondosas.
Por sua vez, nos homens o cabelo longo sugere que eles têm menos dinheiro que seus colegas, embora com uma mente mais aberta, enquanto os que usam o cabelo curto e um pouco levantado na parte dianteira (como Ben Affleck ou Matthew LeBlanc) são percebidos como mais confiantes e atraentes, embora também mais egocêntricos.
"Os homens com o cabelo longo médio, separado para o lado são vistos como mais inteligentes e com mais possibilidades em entrevistas de trabalho, embora também com uma mentalidade mais estreita", segundo o trabalho de LaFrance.
"Cuidar do cabelo, mantê-lo limpo e saudável, e procurar que brilhe com a melhor forma e aspecto possíveis, também nos ajuda a querer mais a nós mesmos", afirma Marichu Hidalgo.
Segundo esta psicóloga clínica "ter uma boa aparência física aumenta a autoestima e proporciona mais segurança para o relacionamento com os demais. Ao contrário, uma percepção negativa sobre nosso cabelo pode ter um impacto negativo no ânimo e na segurança psicológica".
Outra pesquisa da médica Marianne LaFrance demonstrou que os dias difíceis para o cabelo influenciam a autoestima, pois fazem com que aumente o grau de incerteza e de autocrítica de um indivíduo.
"Tanto homens quanto mulheres são afetados por este fenômeno, e inclusive percebem que suas capacidades são reduzidas consideravelmente com relação aos demais quando atravessam este tipo de dias", explica LaFrance.
Segundo a pesquisa, a experiência de viver um dia complicado para o cabelo gerou nos participantes deste estudo a sensação de que eram menos inteligentes e menos capazes de desenvolver as tarefas que normalmente desempenham bem. Este efeito é maior entre os homens.
Perante um cabelo opaco, as mulheres experimentaram mais sentimentos de vergonha e timidez, enquanto os homens tiveram menos confiança em si mesmos e maior nervosismo, segundo a pesquisa.
  Terra - Beleza

Nenhum comentário: