4.10.2012

Elas (vovós) também podem ser feras no computador





Vovó sabe tudo

VOVÓ  SABE  TUDO.....





















Elas já passaram dos cinquenta, uma delas, dos setenta. E, nesse caso, a idade avançada não foi, de forma alguma, empecilho para dominarem o cyberespaço. A aposentada Norma da Matta, aos 54, criou um blog para compartilhar suas experiências no mundo das redes sociais. Como ela, a secretária Sonia Silva, de 52, avó de Guilherme, de oito, adora ficar online na sua página pessoal no Facebook e navegar em sites femininos e de culinária. E o neto de Marinalva Dias, aposentada de 76 anos, Gabriel Lima, analista de sistemas de 25 anos, adora ver a sua avó colocando em prática tudo que ensinou para ela sobre computadores.

A especialista em redes sociais Norma da Matta conta que, durante a maior parte de sua carreira, trabalhou em frente ao computador. E mesmo assim o primeiro contato com a a internet não foi fácil. “Quando comecei, passei dois meses estressada tentando entender como funcionava. A minha sorte foi trabalhar com pessoas dispostas a ensinar”, lembra. No blog “Aposentei, e agora?”, ela divide suas descobertas no mundo da web. “Na internet tem muita coisa legal, muitas informações. É um espaço democrático, onde cada um fala o que quiser. E o blog é uma oportunidade para um monte de gente da minha geração ter acesso a isso, ainda que tenham um pouco de receio de navegar”, conta ela.

Para Marinalva, que usa a web para trocar e-mails com o irmão que mora em outra cidade, ouvir música e entrar em sites religiosos, a ajuda do neto foi fundamental para aprender tudo isso. “Fui ensinando cada detalhe, de ligar o computador a navegar pela internet. Ela tem todo o passo a passo anotado num caderninho, caso esqueça alguma coisa”, conta Gabriel, sem esconder o orgulho. “Acho sensacional ter uma avó moderninha. Mas ela deveria praticar um pouco mais”, brinca.

Já as filhas de Sônia acham que a mãe navega até demais. “Fico tanto tempo online e elas se acostumaram, isso quando não pedem para eu desligar o computador. Tenho Orkut, MSN, Facebook e várias contas de e-mail. E ainda faço compras online: já comprei sapato e perfume e, apesar de meio cabreira, todas deram certo”, diverte-se. Foi a profissão de Sonia que exigiu a infomatização: “No início, achei instigante. Por adorar desafios, acabei achando fácil no fim das contas. Eu me sinto uma avó supermoderna e antenada”, comemora.

Nenhum comentário: