4.10.2012

Rio: Lindo e sem retoque

 
Galeria de imagens (clique no link)

O Rio de Janeiro continua lindo nas 70 fotos que dão vida ao livro “Ventura”, de Ticiana Porto. Sem retoques, sem photoshop, nem lentes milagrosas, a pernambucana que adotou a cidade para morar passou um ano fotografando ângulos famosos e nem tão badalados assim com seu Iphone.

“Fazia fotos do Rio por onde eu passava; eram lugares comuns, acessíveis a todos e muitas vezes pontos turísticos. Via pessoas passando desapercebidas, sem olhar ao redor, simplesmente dispersas, apressadas e distantes de um olhar contemplativo. Comecei a fotografar assim, querendo trazer à tona esse olhar. Queria registrar o que estava à vista para todos, mas nem todos viam.”, conta.

E experimentando e usando cerca de 30 aplicativos de fotografia, apenas - como Qbro; Photoforge; Darkroom - , Ticiana já tem quase 500 fotos postadas, sem qualquer retoque.

E as fotos incríveis do Rio em tempos de redes sociais não demoraram muito a cair no gosto do povo.

“Comecei a postar essas fotos no Instagram, essa mídia imagética, que nos convida descobrir o universo da fotografia, e fui duplamente surpreendida por ter fotos diárias entre as mais populares e pelos novos seguidores.”

Com essa forcinha virtual, Ticiana e animou e passou a voltar nos mesmos lugares, a procura de novos ângulos de lugares simples, mas que sempre merecem um segundo olhar. E seus seguidores pediram mais: uma exposição, cartões postais, um livro…


Nenhum comentário: