4.12.2012

PORQUE AS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (BPF) É TÃO IMPORTANTE NUMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Antonio Celso Brandão
As Boas Práticas de Fabricação é a parte da Garantia da Qualidade que assegura que os produtos são consistentemente produzidos e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido pelo registro.
O cumprimento das BPF está dirigido primeiramente à diminuição dos riscos inerentes a qualquer produção farmacêutica, os quais não podem ser detectados através da realização de ensaios nos produtos terminados.
Todos saem ganhando ao garantir a padronização de nossos processos e serviços. Com isso a empresa cresce e fica muito mais competitiva.
Os funcionários ficam mais satisfeitos, sentindo a melhoria na qualidade de vida no trabalho e no seu desenvolvimento pessoal.
Com as metas de qualidade sendo atingidas, todos nos cresceremos, pois o sistema da qualidade nos possibilita melhorias contínuas.
 
As Boas Praticas de Fabricação garante a qualidade nos aspectos de segurança, identificação, concentração, potência e pureza do produto e garante também a rastreabilidade que e a capacidade de investigar a origem, o histórico ou a localização de um item ou de uma atividade num processo produtivo por meio de informações devidamente registradas.
Faz parte das Boas Práticas de Produção o treinamento de pessoas para a aplicabilidade das regras e procedimentos  da BPF, com o objetivo de obter processos claros, livres de defeitos, desvios e contaminações de todo e qualquer tipo que resultem, no final, em produtos seguros e eficazes.
As BPF possuem alguns elementos básicos que são importantes serem mencionados e que atuam diretamente nos seguintes tópicos: sanitização e higiene, validação, reclamações, recolhimento de produtos, contratação de fabricação,análise, auto-inspeção,auditoria da qualidade, pessoal, instalações, equipamentos, materiais e documentação.
Estas ferramentas são constituídas de regras cuidadosamente criadas e implantadas através de procedimentos padrões, treinamentos e verificação exaustiva das atividades, documentação, postura de funcionários de fábrica e de suporte à fabricação dos produtos farmacêuticos, que são normalmente incorporadas na rotina diária.   


Um comentário:

Anônimo disse...

Leia artigo do autor: "Consciência da Qualidade"