5.08.2012

Frequentar áreas verdes diminui asma e alergias

Pesquisadores da Finlândia sustentam que bactérias boas para o homem aparecem em maior quantidade em florestas e parques naturais




Trilha no Pão de Açúcar: contato com a natureza diminui incidência de asma e alergia
Foto: Custodio Coimbra


Trilha no Pão de Açúcar: contato com a natureza diminui incidência de asma e alergia Custodio Coimbra
RIO - As pessoas que vivem em contato com áreas verdes têm menos propensão a desenvolver asma e alergias, dizem pesquisadores finlandeses. Eles descobriram que bactérias boas para a saúde do homem aparecem em maior abundância em locais não urbanizados. A microbiologia fortalece o sistema imunológico, descreve o trabalho recém-publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS).

- Existem micróbios em todos os lugares, inclusive no ambiente construído, mas a composição deles é diferente entre os ambientes naturais e construídos pelo homem – disse Ilkka Hanski, da Universidade de Helsinque, um dos autores do trabalho, em entrevista à BBC.
A pesquisa se baseou em amostras de 118 adolescentes do leste da Finlândia. Os que vivem em fazendas ou em florestas tinham mais diversidade de bactérias na pele e menos alergias.
Entre as bactérias, um tipo de Gammaproteobacteria, chamada Acinetobacter, estaria fortemente ligada ao desenvolvimento de moléculas anti-inflamatórias. Por isso, Hanski defende a criação de áreas naturais e espaços verdes dentro das cidades, além de reservas naturais fora das áreas urbanas.

 

 Veja também

O Globo.

 

Nenhum comentário: