5.12.2012

ALIMENTE-SE CONTRA A DOR

Alimente-se contra a dor

Alimentos como salmão e chá verde evitam inflamações. Saiba mais!

Você já deve conhecer os alimentos que fazem bem ao coração, que ajudam a emagrecer, que previnem o câncer, enfim, alimentos que têm diversas funções. Mas, você sabia que a escolha do seu cardápio pode prevenir dores? Confira!
Evite inflamações
Alimentos como salmão, atum, chá verde, azeite, alho, cebola e aveia agem diretamente na prevenção de inflamações. Com o nosso organismo funcionando a todo vapor, sem sinais de inflamações, conseguimos espantar grande parte das dores.
Consuma magnésio
Quem pratica exercícios está sujeito a lesões ou tensões. Por isso, alimentos que contenham relaxantes musculares naturais são ótimas opções. O nutriente responsável por isso é o magnésio, presente no abacate, banana, granola, espinafre e castanha entre outros.
Aposte também no zinco
Você sente muita dor nas costas? Sente suas pernas cansadas o tempo todo? O seu organismo pode estar com falta de zinco. Por isso, invista em peixes, frutos do mar, ovo, feijão, cereal e alimentos integrais.
Encha o seu corpo de vitaminas
Elas são essenciais no tratamento de tensões, problema comum de quem pratica exercícios. Para conseguir ômega 3 inclua o salmão no seu cardápio, por exemplo. já a vitamina D, também excelente no combate às dores, pode ser encontrada no leite.

ALIMENTOS BRANCOS PREVINEM DOENÇAS CARDÍACAS

Alimentos brancos previnem doenças cardíacas
Maçã, pera e endívia são bons exemplos de alimentos brancos. Confira outros!

Está comprovado! Os alimentos brancos têm o seu valor! Um estudo da Universidade Wageningen, na Holanda, avaliou os nutrientes encontrados nos alimentos mais “pálidos” e concluiu que eles trazem muitos benefícios à saúde do coração.
De acordo com a pesquisa, os alimentos brancos têm propriedades capazes de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e até de evitar um acidente vascular cerebral, o temido AVC. Tudo devido à presença de substâncias como a flavina, que favorece a renovação celular e ajuda a controlar os níveis de glicose e triglicérides na corrente sanguínea.
Vale lembrar que estes alimentos também são ricos em cálcio, nutriente capaz de baixar a pressão arterial. Estudos mostram que a pressão alta alavanca a incidência de derrames e doenças cardíacas.
Confira uma lista de alimentos brancos que previnem problemas no coração:
Maçã: Diminui os níveis de colesterol ruim e levanta a barreira contra infecções.
Couve-flor: Ajuda a baixar a pressão arterial e conta com bons índices de fibra.
Pera: Possui um efeito diurético. Seu alto teor de fibras também auxilia na digestão.
Endívia: Essa folha derruba as taxas de colesterol e elimina o excesso de radicais livres.
Fruta-do-conde: Além de ser rica em antioxidantes, oferece energia de sobra ao organismo.
Cebola: Consumida crua, reduz a pressão e, de quebra, tem ação anti-inflamatória.
faixa_saude.png

COMER MAÇÃ FAZ BEM À SAÚDE

Comer maçã faz bem à saúde
Para quem está de dieta, essa é uma das frutas mais indicadas. A maçã é pouco calórica e traz diversos benefícios a nossa saúde.

A cada dia nos surpreendemos mais com o avanço da ciência. Porém, muito mais do que criar substâncias que parecem fazer verdadeiros milagres a nossa saúde, ela é responsável por descobrir os benefícios que a natureza nos oferece. A bola da vez é a velha e conhecida maçã.

Essa fruta, que já faz parte da nossa rotina e está presente nas compras da maioria dos brasileiros, é rica em quercetina. Essa substância, dentre outras funções, ajuda no combate aos radicais livres, moléculas que prejudicam o funcionamento do organismo e aceleram o envelhecimento das células.

Esse é o resultado de um estudo realizado pela INBRAVISA - Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária. A recomendação é que se consuma, pelo menos, uma maçã ao dia para que o organismo tenha os benefícios desta substância. É claro que existem outros alimentos que possuem a quercetina, mas a maçã, por ser uma fruta relativamente barata a acessível à maioria das pessoas acaba se transformando na melhor fonte da substância.
  • 10 DICAS INFALÍVEIS PARA VOCÊ ENTRAR NO JEANS O ANO INTEIRO

    10 dicas infalíveis para você entrar no jeans o ano inteiro
    Por que esperar o verão para começar a se preocupar com o corpo? Para estar com tudo em cima no verão, é preciso cuidar do corpo durante o ano todo. Veja as dicas para cuidar melhor da sua saúde e manter o corpo em forma.

    Chega dessa história de só se preocupar com o seu visual durante o verão. Tudo bem que essa é a estação em que seu corpo mais fica à mostra. Porém, é essencial que você mantenha a boa forma durante todo o ano. Afinal, mais do que curvas perfeitas, isso pode significar mais saúde e vitalidade. Por isso, preparamos uma lista com 10 dicas básicas para acabar de vez com o terrível efeito sanfona!

    1 – Troque os refrigerantes pelos sucos naturais. Lembre-se de que algumas frutas são tão docinhas que você nem precisará adoçar o seu suco!

    2 – Além de comer moderadamente, você deverá fazer a sua refeição com muita calma e tranqüilidade. A pressa pode fazer com que você coma mais do que o necessário.

    3 – Tudo bem que fruta faz bem à saúde. Mas, até mesmo na hora de escolher a que você vai comer é preciso cautela. Tente optar por aquelas que tenham menos calorias, como abacaxi, mamão, maça, entre outras. Uvas e abacates, por exemplo, podem colocar as suas curvas em risco!

    4 – Café doce, pode esquecer! Açúcar branco é sinônimo de muitas calorias que, para serem metabolizadas pelo organismo, roubam proteínas, vitaminas e sais minerais.

    5 – O mesmo vale para o sal, que retém líquido, causa inchaços, causa celulite...

    6 – Engane o seu estômago de vez em quando. Uma ótima opção é bater três colheres de sopa de gelatina diet com uma fatia pequena de melancia e um copo (250 ml) de água. Isso te deixará saciada por algumas horas. Mas, não vá substituir uma refeição por essa receita. Ela serve para você tapear aquela fome que tanto incomoda fora de hora.

    7 – Por mais que o seu regime tenha desandado no final de semana, nada de desistir! O mais importante é você levantar a cabeça e seguir em frente na segunda-feira.

    8 – Saladas não combinam com molhos! Esse prato é muito saudável e pouco calórico, desde que servido de forma correta. A dica é que você coma bastante salada antes de partir para o prato principal. Porém, ela deve ser temperada com vinagre, um pouco de azeite e apenas uma pitadinha de sal.

    9 – Jejum é a mais absoluta besteira! O seu corpo tem que estar muito bem alimentado. Por isso, nada de loucuras. O que você tem que fazer é comer bem e optar por alimentos saudáveis.

    10 – Pratique exercícios! Essa dica, além de te ajudar a ficar com um corpo mais bonito, irá melhorar a sua qualidade de vida. Lembre-se de que saúde e beleza têm que caminhar juntas!

DIETA ANTI-INFLAMATÓRIA AMENIZA CRISES DE ARTRITE

Dieta anti-inflamatória ameniza crises de artrite
Alimentos de origem animal contêm muita gordura saturada e isso é bastante prejudicial para quem sofre de artrite. Esses e outros alimentos devem ser trocados por uma dieta anti-inflamatória. Você conhece essa dieta? Saiba mais!

Artrite reumatóide (AR) é uma doença crônica de causa desconhecida, que tem como característica principal a inflamação articular persistente. Em alguns casos, outros órgãos também podem ficar comprometidos. Quando o paciente é diagnosticado com a doença, além de medicamentos adequados, exercícios físicos obrigatórios e acompanhamento médico apropriado, ele precisa se preocupar também com sua dieta. Uma alimentação saudável no combate às dores crônicas é uma excelente alternativa.
“É possível diminuir o número de crises e o retorno da atividade da doença e seus sintomas seguindo uma dieta apropriada, a dieta anti-inflamatória. Para isto, é preciso fazer uma escolha inteligente de alimentos ricos em antioxidantes, em fibras e em gorduras saudáveis, visando ajudar na redução das dores da artrite reumatóide”, diz o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo).
Como as restrições provocadas pela doença já são muitas, o especialista alerta que é preciso orientar muito bem o paciente para que ele não pense que todos os prazeres da mesa estarão proibidos. Com informação apropriada e opções alimentares, fica mais fácil seguir uma dieta correta.
Como fazer uma dieta anti-inflamatória?
Carne vermelha, carne de porco, aves, ovos e manteiga. Estes alimentos de origem animal contêm muita gordura saturada, o que é prejudicial para o paciente artrítico, pois aumentam a inflamação das juntas.
O que comer ao invés destes alimentos? “A gordura saturada está na gema do ovo, assim, faça um omelete só de claras. Se o paciente é fã de leite, opte pelo desnatado. Se não abre mão de carne, prefira os cortes mais magros, tais como bifes do lombo, peito de frango e costeletas de lombo de porco. A proteína ideal para consumo diário é a que vem do salmão e da cavala, alimentos ricos em ácidos graxos, ômega-3”, orienta o diretor do Iredo.
É preciso dar prioridade a alimentos que tenham fontes de gordura vegetal, ao invés de animal. A gordura não deve ser abolida da dieta, mas o consumo apropriado abrange mais gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas, tais como as que encontramos no azeite de oliva, nas nozes e no abacate.
Nada de salgadinhos industrializados e margarina. A maioria desses produtos contém ácidos graxos trans ou gordura trans. “É preciso ler com cuidado o rótulo dos alimentos, antes de comprá-los, para evitar o consumo excessivo de gordura trans. Muitos pacientes podem, facilmente, exceder a quantidade máxima diária recomendada de gorduras trans, ingerindo apenas três torradas bem crocantes”, alerta Sérgio Lanzotti.
Bolos, biscoitos, pães brancos, batatas e arroz branco são alimentos que possuem alto índice glicêmico, ou seja, eles rapidamente se transformam em açúcar, fazendo subir os níveis de insulina, que podem causar inflamação nas juntas. "O açúcar agrava o processo inflamatório. Se você deseja comer algo açucarado, junte uma proteína, para retardar a transformação dos alimentos em glicose", conclui ele.
faixa_saude.png

DOENÇAS REUMÁTICAS ATINGEM MULHERES ENTRE 30 E 40 ANOS

Doenças reumáticas atingem mulheres entre 30 e 40 anos
As doenças reumáticas atingem com frequência mulheres de 30 a 40 anos. Saiba mais!

Se você faz parte do grupo que acredita que as doenças reumáticas como a artrite só atingem pessoas de idade avançada, está na hora de abrir os olhos. Dados do Ministério da Saúde revelam que 12 milhões de brasileiros, incluindo mulheres entre 30 e 40 anos, são vítimas de doenças reumáticas.
Segundo o Ministério da Saúde, entre 2010 e setembro de 2011, 33.852 pacientes foram internados devido à artrite reumatoide. Contribuem para o desenvolvimento da doença fatores como a obesidade, o tabagismo, o alto consumo de bebidas alcóolicas e o excesso do uso de medicamentos.
Para especialistas, a prevenção e o diagnóstico rápido são fundamentais para o tratamento das doenças reumáticas.  Entre os sintomas mais importantes de identificação da doença estão: dores ao esticar os braços, dores nas articulações por mais de seis semanas, vermelhidão no local, rigidez pela manhã e inchaço.
Entre as doenças reumáticas mais conhecidas estão a osteoartrose, artrite reumatóide, osteoporose, gota, lúpus, febre reumática, fibromialgia, tendinite, bursite e diversas patologias que acometem a coluna vertebral.
Tratamento
A fisioterapia proporciona ao paciente o alívio da dor e da rigidez articular. Já quando o paciente apresenta sequelas, as sessões podem adaptar a pessoa às novas condições de vida. Nas sessões, os profissionais utilizam nos pacientes o gelo, ultra-som, correntes elétricas, laser, massagens, trações, alongamentos, além de técnicas para relaxamento e reforço muscular.

EXERCÍCIOS FÍSICOS NO COMBATE AO REUMATISMO

Exercícios físicos no combate ao reumatismo
Veja como a opção pelos exercícios ajudam no controle e no combate da doença.

Esqueça as velhas receitas para tratar dores nas costas, nas juntas, nos joelhos... Nada de anti-inflamatórios e repouso absoluto. Quanto menos você se mexe, mais aumentam a dor e a rigidez nas articulações. Os exercícios físicos são tão importantes quanto a medicação apropriada e devem, obrigatoriamente, fazer parte do tratamento dos pacientes reumáticos.

De acordo com o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo), dor, rigidez, fadiga e o medo de piorar podem fazer com que o paciente reaja contra o exercício. No entanto, hoje, a maioria dos estudos revela que a atividade física moderada e com acompanhamento apropriado pode reduzir as dores musculares e melhorar os movimentos dos pacientes que sofrem de doenças reumáticas.

“O exercício físico é uma peça chave no tratamento dos pacientes reumáticos, pois o sedentarismo agrava muito o quadro dessas doenças. A prática de atividades físicas - além de proporcionar prazer e relaxamento - contribui para o emagrecimento, reduz a dor e a rigidez nas articulações e aumenta a flexibilidade, a força muscular, a saúde do coração e a resistência”, diz Sérgio Lanzotti.

Um dos grandes benefícios da atividade física é o estímulo à produção de endorfinas, que aumenta a sensação de bem-estar. “As endorfinas também funcionam como analgésico, proporcionando alívio da dor no organismo. A produção de endorfinas é fator muito importante para os pacientes reumáticos que apresentam propensão a desenvolver quadros de depressão e ansiedade”, explica o diretor do Iredo.

Quem tem fibromialgia, por exemplo, nem sempre consegue manter uma rotina de atividades devido ao cansaço, às dores e à dificuldade de se deslocar até uma academia ou um parque. Mas, o que muitos não sabem é que podem aliviar os sintomas da doença com exercícios físicos. Segundo uma pesquisa das Universidades de Johns Hopkins e de Michigan, nos Estados Unidos, 30 minutos de atividades cotidianas, como subir escadas ou limpar a casa também podem contribuir para a diminuição das dores.

Os exercícios mais recomendados para os pacientes reumáticos são do tipo aeróbico ou dinâmico, como caminhar, correr, nadar e andar de bicicleta. No entanto, essa prática deve ser supervisionada por um profissional e não deve ser iniciada antes da avaliação do médico.

Sérgio Bontempi esclarece que aqueles pacientes que participam de programas de exercício regulares, melhoram sua condição aeróbica, aumentam a força muscular, a resistência e a flexibilidade, facilitando tarefas do dia a dia, como se abaixar e cuidar dos afazeres domésticos. Há três tipos principais de exercícios indicados: alongamento, condicionamento muscular e condicionamento aeróbico, cada qual com um papel na melhora da saúde, reduzindo a incapacidade e a dor relacionada à patologia.

Seguir uma dieta balanceada também se faz necessário para que os pacientes consigam manter a energia ao realizar a atividade física. Os que têm sobrepeso também precisam de acompanhamento dietético e fisioterápico. “Muitas vezes, perder alguns quilos, significa aliviar a carga exercida sobre uma articulação, o que diminui a chance de piorar a lesão já existente e melhora a qualidade de vida como um todo”, diz o médico.

Segundo estudo da Universidade de Grenoble, na França, a prática regular de exercícios representa uma melhoria na função física, menos dor nas juntas e melhor qualidade de vida. Então, o que você está esperando? Deixe o medo de lado e exercite-se!

ALIMENTAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: NUTRICIONISTA DÁ AS DICAS

Alimentação na terceira idade: nutricionista dá as dicas
Especialista fala tudo sobre a escolha certa dos alimentos!

As pessoas estão vivendo cada vez mais e, com isso, valorizar os cuidados com a saúde e com o corpo se transformou em peça chave para chegar à terceira idade com qualidade de vida. O que muitos não sabem, é que, com o passar do tempo, o nosso organismo começa a gastar menos calorias do que o normal, a nossa gordura corporal sofre um considerável aumento e, na mesma proporção, perdemos massa muscular. Ou seja, todo o esforço que antes trazia um ótimo resultado, pode começar a não fazer tanto efeito.

Mas, se o envelhecimento do nosso organismo não pode ser evitado por razões fisiológicas, o que devemos fazer? A resposta é muito simples. Se não podemos evitar as consequencias, podemos amenizá-las. E o primeiro passo deve ser a mudança na nossa alimentação.

Com uma dieta balanceada e fracionada em cinco ou seis refeições, aliada a uma rotina de exercícios de força (musculação, pilates...) e aeróbicos (esteira, bicicleta, caminhada...) é possível envelhecer de maneira saudável e com um visual bem mais jovem.

As necessidades alimentares deste grupo de pessoas são bem similares as dos adultos. A diferença está na capacidade de absorção de certos micronutrientes, que fica bem menos eficaz.  Por isso, mais do que nunca é importante aumentar o consumo de verduras, legumes e frutas para, no mínimo, cinco porções diárias.

O paladar e o olfato também já não têm a mesma eficiência e isto leva muitos idosos a monotonia alimentar (preferência por chás, leite, pão e biscoitos). A falta de dentes ou próteses mal adequadas são outros problemas que podem fazer com que os idosos sempre optem pelos alimentos mais fáceis de serem ingeridos, como as sopas e os purês e passem a evitar completamente a carne. Só que este é um grave erro.

As proteínas são ótimas no combate à perda de massa muscular. As melhores fontes são as carnes, leites e derivados, as leguminosas, como o feijão, o grão de bico e a lentilha e, principalmente, a soja, que deve ser incluída no cardápio o quanto antes. Esta é uma fonte rica no nutriente e que contém baixo teor de gordura. Sem contar que a soja traz outros benefícios, como o controle da pressão, o combate ao colesterol ruim (LDL) e a prevenção de doenças cardiovasculares, muito comuns nesta idade.

Apostar no ômega 3 também é uma ótima saída. Ele pode ser encontrada nos peixes gordurosos, como salmão, sardinha, cavalinha, e na linhaça. Esta gordura ajuda na manutenção da memória e da atenção e também reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Lílian Assis


ALIMENTOS QUE FAZEM VERDADEIROS MILAGRES NO SEU VISUAL

Alimentos que fazem verdadeiros milagres no seu visual
Pimentão amarelo faz bem ao cabelo e caju à pele. Confira alimentos que ajudam a ficar mais bonita.

Todo mundo já esta cansado de saber que o ditado “você é o que você come” retrata a mais pura realidade. Para ter uma pele linda, um cabelo brilhoso e um bumbum sem celulites, é primordial que você selecione muito bem os itens que vão compor o seu cardápio. Confira uma lista de alimentos que fazem verdadeiros milagres no seu visual.
Pimentão amarelo para o cabelo
Rico em vitamina C, o pimentão amarelo é fonte de queratina e colágeno, ingredientes que vão fortalecer e dar brilho aos fios. O silício, também presente no alimento, reduz as pontas duplas e dá maciez.
Caju para a pele
Por ser antioxidante, o caju ajuda na formação do colágeno e age diretamente contra as rugas. Sem contar que também é fonte de vitamina C e, por isso, dá brilho à pele.
Semente de abóbora para as espinhas
Pesquisas comprovaram que a acne é resultado de um organismo que sofre da falta de zinco, nutriente que tem ação anti-inflamatória. Por isso, incluir semente de abóbora no cardápio é uma ótima saída para quem não quer correr este risco.
Alcachofra para a barriga
Ter uma barriga lisinha é o sonho de todo mundo. Então, trate de comer alcachofra! Por ser rica em vitaminas e minerais ela acelera o metabolismo e ajuda na queima da gordurinha localizada.
Uvas para a celulite
As uvas têm efeito antioxidante e atuam diretamente sobre as células de gordura, acelerando o o metabolismo.

Nenhum comentário: