5.09.2012

Distonia



Distonia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Distonia é uma doença que causa o congelamento dos movimentos durante uma ação, devido a contrações musculares involuntárias, lentas e repetitivas. É uma paragem brusca de movimento que pode conduzir a posições anormais e movimentos de torção de todo o corpo ou de algumas partes.
Distonia é classificada como uma doença do sistema nervoso.
Recentemente houve um caso que se suspeita-se de que a Distonia seja uma reação raríssima à vacina da gripe. mas foi descartada a hipótese por especialistas em distonia.
A distonia caracteriza-se pela paragem brusca do movimento («congelação») no meio de uma acção, devido a contracções musculares involuntárias, lentas, repetitivas e sustentadas; também podem aparecer posições anormais, rotações e movimentos de torção do tronco, de todo o corpo ou somente de uma parte do mesmo.
Distonia
Atitude característica da pessoa afectada

Causas
A distonia parece ser consequência de uma hiperactividade em várias áreas do cérebro (os gânglios basais, o tálamo e o córtex cerebral). (Ver secção 6, capítulo 59) A origem da distonia crónica é genética; a distonia que não tem a sua origem numa anomalia genética pode ser produto de uma falta grave de oxigénio no cérebro, ocorrida no nascimento ou depois do mesmo. A distonia pode também ser causada pela doença de Wilson (uma perturbação hereditária), por certos metais tóxicos ou por um icto. Às vezes, a distonia pode dever-se a uma reacção inabitual a medicamentos antipsicóticos. Nesses casos, a administração de difenidramina injectável ou em cápsulas costuma controlar rapidamente o episódio.
Sintomas
A cãibra daquele que escreve pode ser uma forma de distonia. O sintoma pode consistir numa cãibra involuntária e real da mão enquanto se escreve, mas pode também manifestar-se como uma deterioração da escrita ou uma incapacidade para agarrar a esferográfica, na zona da cãibra. Às vezes, a cãibra daquele que escreve é o único sintoma da distonia. No entanto, 50 % das pessoas que sofrem dela desenvolvem tremor num ou em ambos os braços e algumas vezes manifestam distonia generalizada com compromisso de todo o corpo. Algumas distonias são progressivas (os movimentos tornam-se mais evidentes com o tempo). As contracturas musculares intensas podem forçar o pescoço e os braços a adoptarem posturas estranhas e incómodas.
Os jogadores de golfe que sofrem espasmos musculares podem, na realidade, ter distonia. Igualmente os músicos afectados de espasmos estranhos nas mãos e nos braços, o que os impede de interpretar, podem ter distonia.
Tipos de distonia
Na distonia de torção idiopática (de causa desconhecida) os episódios iniciam-se entre os 6 e os 12 anos de idade. No início, os sintomas podem ser tão ligeiros como a cãibra daquele que escreve, e a distonia ocorre geralmente num pé ou numa perna. Pode limitar-se ao tronco ou a um membro, mas às vezes afecta todo o corpo e inclusive pode obrigar a criança a estar confinada a uma cadeira de rodas. Quando esta distonia de torção idiopática se inicia na idade adulta, geralmente começa nos músculos da cara ou dos braços e não costuma progredir para outras partes do corpo.
O blefarospasmo é um tipo de distonia que consiste num pestanejar involuntário e repetitivo que obriga a pálpebra a fechar-se. Às vezes afecta, primeiro, um olho e, finalmente, o outro. Habitualmente, inicia-se como um pestanejar excessivo, uma irritação dos olhos ou uma grande sensibilidade à luz brilhante. Muitas pessoas com blefarospasmo encontram forma de manter os olhos abertos através de bocejos, cantando ou abrindo a boca amplamente, mas, à medida que a perturbação evolui, estes métodos tornam-se menos eficazes. A consequência mais grave do blefarospasmo é a deterioração da visão.
O torcicolo é uma distonia que afecta os músculos do pescoço. Os espasmos recorrentes costumam levar à torção e desvio do pescoço, lateralmente, para dentro ou para trás. A disfonia espasmódica afecta a musculatura que controla a articulação da linguagem; as pessoas com esta perturbação apresentam também tremores noutras partes do corpo. Os espasmos dos músculos laríngeos podem impedir totalmente a articulação da linguagem ou dar lugar a uma voz forçada, balbuciante, rouca e chiante ou confusa e ininteligível.
Tratamento
O tratamento para esta perturbação é limitado. Os fármacos utilizados frequentemente são os anticolinérgicos, como o tri-hexifenidilo, que costumam ser úteis, mas também produzem efeitos secundários, como sonolência, boca seca, visão esfumada, enjoo, obstipação, dificuldades em urinar ou tremores, especialmente nas pessoas de idade. Um dos tratamentos preferidos de maior êxito é a injecção local de botulina (uma toxina bacteriana que paralisa os músculos) no interior dos grupos musculares afectados.



Distonia do jogador de golfe (yips)
No mundo do golfe, um caso grave de distonia é conhecido por yips. Os músculos das mãos e dos pulsos sofrem uma contracção espontânea, o que torna quase impossível executar o putt. O que inicialmente era um putt de 1 m pode terminar com um putt de 5 m quando o golfista perde o controlo devido ao yips. O famoso golfista Ben Hogan sofria de yips; estes espasmos musculares contribuíram, em parte, para que terminasse a sua carreira desportiva.



Distonia muscular


Distonia é o termo usado para descrever um grupo de doenças caracterizado por espasmos musculares involuntários que produzem movimentos e posturas anormais. Esses espasmos podem afetar uma pequena parte do corpo como os olhos, pescoço ou mão (distonias focais), duas partes vizinhas como o pescoço e um braço (distonias segmentares), um lado inteiro do corpo (hemidistonia) ou todo o corpo (distonia generalizada).
Na maioria das vezes, a causa não é conhecida. Acredita-se que os movimentos anormais sejam o resultado de uma disfunção de uma parte do cérebro conhecida como núcleos da base. Em algumas situações, quando os núcleos da base deixam de funcionar de modo adequado, alguns músculos contraem de forma excessiva e involuntária produzindo movimentos e posturas distônicas.
As formas focais de distonias são as que acometem uma região limitada do corpo. Na maioria das vezes, o início dos sintomas ocorre na idade adulta, geralmente após os 30 anos de idade. As primeiras manifestações são quase imperceptíveis, aparecem apenas em alguns momentos do dia e podem ser desencadeados por algum ato motor específico, como por exemplo falar, ler, escrever ou andar.

Os tipos mais comuns de distonias focais recebem denominação específica de acordo com a parte do corpo afetada e os principais são:

*Blefarospasmo
*Distonia oromandibular
*Torcicolo espasmódico
*Disfonia espasmódica
*Câimbra do escrivão

Blefarospasmo - É uma forma de distonia que acomete os músculos situados em volta dos olhos e que são reponsáveis pelo fechamento das pálpebras. Os primeiros sintomas aparecem na forma de um aumento na freqüência dos piscamentos, sensação de irritação nos olhos ou sensibilidade aumentada à luz. Com o passar do tempo, os piscamentos tornam-se mais freqüentes e intensos e dão lugar a espasmos musculares que dificultam a abertura dos olhos. Em alguns casos, pode haver grande dificuldade de visão e alguns pacientes necessitam de ajuda para a realização de suas atividades habituais. Os espasmos são agravados pelo estresse e pela exposição à luz intensa e por esses motivo muitos pacientes referem algum alívio com o uso de óculos escuros.

Distonia oromandibular - É caracterizada por espasmos no território inferior da face, tais como os lábios, boca, língua e mandíbulas. Dificuldade para abrir e/ou fechar a boca, mastigar, deglutir alimentos e articular as palavras são os sintomas mais freqüentes e contribuem para o embaraçamento social que muitos pacientes apresentam.

Disfonia espasmódica - É uma forma de distonia focal com envolvimento dos músculos das cordas vocais. A alteração da voz é causada por espasmos involuntários das pregas vocais, laringe e faringe. Freqüentemente encontra-se associada à distonia de outros músculos faciais. Dependendo do tipo de contração, a voz pode apresentar uma qualidade entrecortada, com falhas e quebras ou então apresentar uma sonoridade que lembra um sussurro.

O Torcicolo espasmódico - É a forma mais comum de distonia e acomete os músculos que sustentam o pescoço. Os espasmos podem ocorrer em um ou vários músculos de um ou ambos os lados. Dessa forma, a cabeça e o pescoço podem apresentar alterações variáveis da postura (rotação, desvio lateral, para frente, para trás ou uma combinação desses movimentos) Em alguns casos, o torcicolo pode produzir dor. Além disso, é comum a ocorrência de variações na intensidade dos sintomas que costumam piorar durante períodos de estresse e de cansaço e melhorar com o repouso ou quando em posição horizontal

A Câimbra do escrivão é quando um membro superior é acometido por movimentos distônicos, no início, os espasmos musculares ocorrem apenas durante um tipo específico de movimento como, por exemplo, escrever, digitar ou tocar um instrumento musical. Nessa fase, as distonias são conhecidas como câimbras ocupacionais. A mais comum é a câimbra do escrivão que ocorre apenas durante o ato de escrever e permanece restrita ao membro que está sendo utilizado. Entretanto, com o tempo, os espasmos podem ocorrer durante a realização de outros movimentos ou mesmo durante o repouso. Não se conhece a relação entre a utilização continuada de um grupo muscular e o aparecimento de distonia porém alguma disfunção nos núcleos da base parece ser decisiva para o desenvolvimento dos sintomas.

As Distonias Segmentares

Nas distonias segmentares, vários grupos musculares situados em regiões vizinhas são acometidos. O exemplo mais comum é a distonia cranial que é uma combinação do blefarospasmo e distonia oromandibular. Pode haver comprometimento da língua, faringe laringe, cordas vocais e músculos do pescoço.

Outros tipos de distonias segmentares incluem a distonia braquial (um ou ambos os braços), crural (membros inferiores) e axial (tronco e/ou pescoço).

As Hemidistonias
Podem ter início em qualquer idade e acometem os músculos de um mesmo lado do corpo. As partes mais acometidas são os membros de um mesmo lado. São mais raras do que as formas focais ou segmentares e costumam estar associadas a lesões estruturais nos núcleos da base do lado oposto ao do lado afetado do corpo.

As Distonias Generalizadas

São formas mais raras de distonias. Os primeiros sintomas ocorrem na infância ou na adolescência, geralmente na forma de contrações distônicas em um ou ambos os pés, inicialmente durante o andar e, com o passar do tempo, também durante o repouso. A evolução é lentamente progressiva e, com o passar do tempo, várias outras partes do corpo vão sendo envolvidas causando intensa dificuldade motora. Nos casos mais avançados, há dificuldade para andar e os pacientes necessitam ajuda para a maioria das atividades diárias. As distonias generalizadas podem ser esporádicas (quando não há outros membros afetados na família) ou hereditárias (quando ocorrem outros casos na mesma família).

TRATAMENTO
O tratamento ideal seria aquele que pudesse eliminar sua causa. Entretanto, apesar dos recentes avanços obtidos e do nível de sofisticação obtido pelos novos métodos diagnósticos, na maioria das vezes não se encontra uma causa para a doença. Dessa forma, os esforços tendem a concentrar-se em encontrar modos de reduzir a intensidade dos sintomas.
Tratamento farmacológico -
É aquele que utiliza medicamentos que podem interferir nos mecanismos de controle motor para reduzir a intensidade das contrações anormais. Esses grupo de drogas compreende os relaxantes musculares e algumas substâncias que atuam diretamente nos neurotransmissores dos núcleos da base. Costuma ser eficaz em algumas formas de distonias generalizadas da infância mas sua eficácia é bastante limitada nas distonias focais e segmentares do adulto.
Toxina botulínica -
A toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum que possui a propriedade de interferir no processo de contração muscular. Isso pode ser feito de modo controlado injetando-se pequenas doses dessa substância diretamente nos músculos afetados. O tratamento é local e a ação ocorre exclusivamente em nível muscular. É o método mais eficaz para as distonias focais e segmentares do adulto e seus efeitos colaterais são discretos e transitórios. A ação terapêutica da toxina botulínica tem início poucos dias após a administração e seu efeito dura em média 2 a 4 meses. Existe, portanto, necessidade de injeções periódicas de toxina botulínica.
Tratamento cirúrgico -
Deve ser reservado para casos específicos, principalmente aqueles que apresentam pouco ou nenhum benefício com os vários tipos de tratamento medicamentoso.
Tratamento Fisioterapeutico -
Segundo Marsden e Quinn (1996) a fisioterapia é de grande beneficio para evitar contraturas musculares, e essencial após a aplicação da toxina Botulínica, pois desempenha um importante papel no controle postural, atuando no encurtamento muscular, na fibrose em alguns pacientes. Massoterapia, exercícios passivos e ativos, trabalho de consciência corporal, propicia alivio da dor e melhora condições da vida diária. A fisioterapia é um tratamento que tem beneficio quando empregado junto ao tratamento farmacológico prescrito pelo médico neurologista.

28 comentários:

  1. Meu braço esquerdo ´, no músculo acima do ante-braço esta se mexendo ja faz tres anos. Mexe durante alguns dias e depois pára por quatro ,cinco e até sdex dias e depois retorna a mexer. Estou preocupado e gostaria de saber se seria bom ir à um Neurologista, tenho 48 anos.
    Responder
  2. Desde que tive depressão, comecei a sentir espasmos só do lado esquerdo do corpo e isso está acontecendo frequentemente. Não tenho controle derrepente o lado esquerdo começa a tremer todo e isso me causa muito mal. Tenho 53 anos.
    Responder
  3. Acredito que com diagnostico de um médico neurologista e com uso de medicamentos, até mesmo o BOTOX, e também com Tratamento Fisioterapeutico venha ter bons resultados. Obrigada Rafael Fontenelle pelas informações.
    Nadja Valadares
    Salvador-BA
    Responder
  4. Eu tenho distonia desdde dos 5 anos . tenho 18 anos agora . ta piorando que faço ? dr. rafael.
    eu ando bem , falo e estudo . minha mão esquerda que repuxa agora ta de mais .
    Responder
  5. Este comentário foi removido pelo autor.
    Responder
  6. Tenho distonia no pé direito já faz mais de três anos, movimentos envolutarios no dedo e que causa muita dor já fiz a aplicação da Toxina botulínica mais é tão ruim de consegui, parei de usar e agora a dor é insuportável não consigo anda nem mais 1 quilometro que chego a para porque não alguento de tanta dor será que o Sr RAFAEL FONTENELLE pode me ajuda outra coisa como fica a relaçaõ no trabalho porque não alguento nem fica em pé de tanta dor e a empresa já que me coloca pra fora devido a isso tem como se aponsenta por conta disso Doutor ......
    Responder
  7. Tenho distonia generalizada. Desde os 6 anos de idade tinha muitas dores, especialmente nas costas, e fui tratada como tendo problemas de coluna. Com o passar do tempo, apesar de todas as fisioterapias, as dores se espalharam pelo corpo. Em 2002, tinha dificuldade para caminhar, pois meu braço esquerdo a cada passo levantava involuntariamente. Esse fato ocorreu quando já tinha completado 52 anos. E, desde então, não consigo andar pois tenho violentos espasmos no corpo todo. O diagnóstico foi fechado pela chefe da Neurologia do Hospital da Lagoa, RJ. Até hoje não encontrei uma fisioterapia adequada e as dores são cada vez mais intensas pela contratura muscular. Preciso de ajuda para aliviar meus músculos.
    Responder
  8. DR:RAFAEL.ACHEI MUITO BOM SEU BLOG POIS É BEM INFORMATIVO DE MANEIRA CLARA E OBJETIVA. SOU RAFAEL DANTAS, ESTOU CURSANDO O 8º SEMESTRE DE FISIOTERAPIA E SOU MONITOR DA DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA. ESTOU ATUALMENTE COM UMA PACIENTE COM O DIAGNÍSTICO DE DISTONIA E QUERIA SABER SE UTILIZAÇÃO DO FES CHEGARIA A COMPROMETER PELO OS DIVERSOS GRAUS DE ESPASTICIDADE.
    Responder
  9. qual a reações da botulinica no torcicolo espasmodico
    Responder
  10. sinto, a minha boca fica torta tremendo, e a mão direita enrigesida e desconfortavel o medico aplica injeççao de diazepam e fernegam...mais esse tramento paliativo!!!
    Responder
  11. Olá, é possivel q uma sindrome do tunel do carpo grave possa causar distonia?
    Responder
    Respostas
    1. Sim, é possível. E doença de wilson também. Essas doenças devem ser investigadas porque podem sim ser a causa de distonia. Estou me tratando com o Dr. Eduardo Mutarelli, em SP.
  12. Dr Rafael tenho uma coisa parecida com caimbra. Começa com repuchoes no braço, deois desse até a perna sinto uma sençasão de que vou me quebrar toda, no final parece que o meu lado esquerdo vai se enrrolando e quebrando, e desmanchando é horrivel. Me dá quando acordo de madrugada e não consigo dormir.As vezes acordo já começando. Já fui em um neurologista tomei tegretol uns 5 anos e não valeu de nada...O neuri disse que pode ser uma disrritimia. mas...!!! tenho isso a uns 15 anos. Não sei mas o que posso fazer. Moro numa pequena cidade que não tem medico especialista, não tenho muitos recursos. Hoje já tenho 50 anos, não sou sedentária, caminho e faço exercios fisicos diários... por favor me d~e uma dica em segredo. Lendo esta pagina achei umas coisas por ex o tal de hemidistonia. até parece um pouco... me dê uma luz por favor. Não deixe meu nome aparecer.
    Já lhe agradecendo. Muito obrigado.
    Responder
  13. Tenho distonia diagnosticada na forma focal, tipo torcicolo espasmódico. Os sintomas começaram aos trinta anos, exatamente na faixa etária que se refere o seu blog. O neuro pediu uma RM antes do diagnóstico e após várias consultas fechou a suspeita. Faço tratamento com o anti depressivo Sertralina, porque é muito comum os pacientes se deprimirem e se isolarem por conta de serem notados nas festas sociais e reunioes de família. E não é raro entre os que não conhecem do problema fazerem piadas e "chacrinhas" com o fato. Minha postura é anormal nos albuns de fotos que nem quero mais sair nelas. Quando não sabia do que estava acontecendo me joguei no alcoolismo desenfreado. Sabe aquela fase que voce não aceita que está doente e nem quer saber do diagnóstico. Eu pensava que era o stres do trabalho, pois sou Agente Penitenciário. Hoje estou há ano e meio sem bebida alcoolica e alem da Sertralina o Neuro me passou antioxidantes,Ciclobenzaprina, Piracetan, DMAE, Vit. B6, Vit. E,Famotidina, e propanolol para diminuir o ritmo cardiaco porque nós distonicos somos muito ansiosos me parece, alem da fisioterapia,pompage é claro. Hoje tratanto os sintomas posso afirmar que não sou feliz por ser distônicos, mas sou um distonico feliz, e guardo as minhas esperanças e peço a Deus que ilumine os nossos cientistas, médicos e fisioterapeutas como o Sr.Rafael,que encontrem tratamentos alternativos ou descubrm a causa deste disturbio do movimento.Espero ter ajudado, assim como o relato de muitos me ajudou também. Grato! Edson
    Responder
  14. Sou Fisioterapeuta e tenho uma paciente infantil com o diagnóstico de distonia focal na mão esquerda. Está em tratamento fisioterapeutico há 2 anos com poucos resultados, gostaria de uma sugestão para esse caso. Sem mais, aguardo!
    Responder
  15. Meu marido começou a ter movimentos involuntários na boca e face direita e esquerda.O neuro disse que é neuropatia periférica, mas ele tem depressão e toma medicamentos a muitos anos ,isso pode afetar mais ?
    Responder
  16. Olá
    Gostaria que comentasse sobre os tratamentos para tique nervoso, pois meu filho apresentar movimentos involuntários na cabeça, boca e em uma das pernas, faço tratamento com antidepressivos a 5 anos , mas sem sucesso. hoje ele tem 15 anos e está sofrendo muito e tendo sua vida social comprometida por causa desse sintomas. Poderia me indicar um médico ou hospital de referência para esse tratamento? obrigada
    Responder
  17. Dr. boa noite, tendo em vista que a distonia parece não ter uma cura especifica ainda, mas que se busca manter uma qualidade de vida tentando amenizar suas consequencias. Pergunto se a massoterapia pode ajudar nesse sentido e de que forma ela pode melhorar a vida da pessoa portadora dessa doença? Se puder me responder no email guinga_san@hotmail.com fico agradecido, se alguem mais souber se a massoterapia auxilia ou não agradeço.
    Responder
  18. tenho distonia generalisada começei a faser o uso de levodopa sera que com passar do tempo eu desencadear outro problema por ta com essa madicaçao pois pra minha distonia o levodopa faz um exelente efeito fico muinto bem
    Responder
  19. boa noite, queria saber a diferenca de distonia e distrofia muscular ?
    Responder
  20. Dr, meu filho tem 6 anos, sempre fez tratamento neurologico, a medica dizia ele ser hiperativo. De um ano pra cá ele apresentou muitos movimentos involuntarios, nos braços, ombros e agora face(boca e olhos) toma o medicamento riss 1 mg, meio comp de manha e meio a noite. o que devo fazer? Ele melhorou 10%. mas foi p face?
    Responder
  21. Bom eu tenho 16 anos aos 15 começei a sofrer com movimentos involuntarios, fiz varios ensames onde todos deram normais. Por fim descobrir que eu tenho uma hemidistonia, porém nem a fisoterapia e nem os medicamentos serviram.
    Estou com dificuldade de andar pois o meu pé direito e minha mae sobre com esses movimentos.

    Eu queria saber quais as chances de que eu possa voltar ao normal completamente ou se não tem cura?
    Bom DR. Se vc poder me responder eu ficaria muito feli pq já faz mais de 1 ano com esse problema e no meu caso só vem piorando?

    Bom egnorem a foto do perfil

    Qualquer noticia por favor entre em contato.
    conceicaorebelde@hotmail.com
    Responder
  22. FIQUEI FELIZ EM CONHECER SEU BLOG !!! PRINCIPALMENTE EM DESCOBRIR QUE NÃO SOU PORTADORA DA DISTONIA,PROCUREI PQ ESTOU COM ALGIA LOMBAR PERSISTENTE,E COMO JÁ SOU BIPOLAR,SÍNDROME DE PÂNICO,E UM POUCO DE SINTOMAS DE ESQUIZOFRENIA,E APRESENTO,ASTENIA,ACATISIA,SONOLÊNCIA,ETCESTAVA ASSOCIANDO A LOMBALGIA A DISTONIA E PELAS SUAS EXPLICAÇÕES MUITO CLARAS E OBJETIVAS E PELOS DEPOIMENTOS ,DOU GRAÇAS Á DEUS DE NÃO TER MAIS UMA PARA MEU CURRICULO,OBRIGADA,ABRAÇOS!!!
    Responder
  23. Olá, gente. Sou um fisioterapeuta também. Quando li sobre o caso do Rafael um caso de torcicolo lembrei-me de que um dia tratei um cliente em Rib Preto com diag de "Distonia de esterno cleido mastoideo" meu pcte já estava acometido havia dois anos; não podia mais dirigir, e fugiu das aparições em público. Iniciei tto com gelo na região deste músculo por 20', depois solicitava que o mesmo ficasse lendo algo na posição "acima e do lado contrário" ao vicio muscular.Em seguida fazia alongamento passivo com objetivo de alongar o músculo acometido também por mais 20'. Após 20 dias, começaram a aparecer os resultados. Então iniciei outra conduta; a de colocar meu cliente a andar de bicicleta. Passados mais 20dias, meu cliente já sustentava a cabeça centrada! com raros e rápidos espasmos. Eis que senão quando, meu cliente virou para mim e pediu a suspensão do tto, alegando que seu guia o orientou a abandonar o meu tratamento!?? sei lá por qual motivo. Ou Freud ou Alan Kardeck deve ter alguma explicação. Cordiais saudações. Alcebiades (Brasília DF)
    Responder
  24. Drº Gostaria de saber o que faço,pois tenho um Primo de 46 anos que tem um ano q começou a sentir muitas dores em cima dos olhos,ele pensou de ser sinusite,mais até que depois de ir a tandos medicos,descobriu q ele tem,Distonia Ocular,e agora é muita dor e as vezes sai uma lagrima dos olhos e q ardem de mais.Eu percebo que ele ficou muito triste,pois o medico neuro falou pra ele q tem um tratamento c/Butox,mas ér muito caro.Ele é pai de duas filhas e ñ sabe o que fazer para fazer este tratamento,por saber que é nuito caro,e que aqui onde moramos não faz.O que o Srº Dr.nós aconselha?Tem alguns meios par conseguirmos fazer pelo SUs?Moro em um interior da Bahia Itaberaba 400km de Salvador=Ba.Familia pobre que pedi Socorro nos ajuda ai Dr.Jesus te abençoa e te proteija.Boa noite
    Responder
  25. tenho distonia caimbra do iscrivao a mais de oito anos nao estou conceguindo mais escrever gostaria de saber se tem algum medicamento novo e qual o esame que da esse diaguinostico obrigado maria de fpolis.
    Responder
  26. Lillyan - lillyan.servino@gmail.com8 de janeiro de 2012 14:22
    Olá Dr. Rafael!

    Fiquei muito feliz em encontrar no seu blog os detalhes e sugestões para o tratamento da distonia muscular. Tenho 37 anos e comecei a ter os sintomas por volta dos 5 anos, ao desenvolver a coordenação motora fina e apresentar os tremores.

    Na minha opinião os portadores de distonia precisam se apoiar numa equipe de profissionais, afim de melhorar os sintomas, neurologista, fisioterapeuta, psicólogos, yoga, enfim procurem atividades q lhe deem prazer, até mesmo uma simples caminhada.

    Atualmente a minha distonia esta estabilizada, tomo medicamentos para ansiedade, inevitável nos dias de hoje.

    Parabéns pelo blog!

    Abraços.
    Lillyan
    Responder
  27. A neuromodulação é uma cirurgia que pode salvar todos que tem distonia muscular aliviando todo os sintomas :D

  Doença de Huntington  

Política de Privacidade Termos de Utilizaçao Direitos Reservados © 2006 MERCK SHARP & DOHME PORTUGAL Merck & CO., (USA)

Um comentário:

Unknown disse...

Caros,

Gostaria de dividir com vocês a comunidade Distonia Brasil Centro Norte.

https://www.facebook.com/DistoniaBrasilCentroNorte?fref=ts

Os portadores de espasticidade e distonias, doenças que levam a posturas involuntárias, muitas vezes dolorosas e estigmatizantes, tem dificuldades em conseguir ajuda. A maioria deles conseguem suporte em centros médicos das grandes cidades do Brasil. Nas regiões centro-oeste e norte do pais, os centros e os especialistas formados para o tratamento dessa condição são mais escassos. É por tal motivo que criamos essa página. Procuramos fornecer ajuda por meio de tratamento e informações aos portadores de espasticidade e distonia residentes em locais afastados dos grandes centros médicos do sul e sudeste brasileiros.

Desenvolvemos a Unidade de Tratamento de Distúrbios do Movimento e Toxina Botulínica, no Hospital Anchieta - Clínica Unineuro - Taguatinga/DF, com a finalidade de aproximar neurologistas especialistas em distúrbios do movimento para a nossa região e assim oferecer tratamento especializado nessa doença.

http://www.unineuro.com/portal/

Peço a sua ajuda para difusão.

Coloco-me à disposição.

Miguel Cesar Merino Ruiz Neurologia Clínica/Distúrbios do Movimento