5.10.2012

QUEM SE ALIMENTA MAL PASSA MAIS TEMPO EM FRENTE À TELEVISÃO

Quem se alimenta mal passa mais tempo em frente à televisão

Jovens não têm o hábito de consumior frutas e vegetais. Saiba mais!


De acordo com uma pesquisa publicada na edição de maio da revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, dos Estados Unidos, o hábito de ver televisão está diretamente associado a uma alimentação pobre em nutrientes e rica em gordura, sódio e açúcares. O estudo contou com a participação de jovens norte-americanos e destacou que a prevenção é o único remédio para que o problema não persista na fase adulta.
Alguns alimentos como frutas e vegetais são quase escassos no cardápio destes jovens, enquanto o consumo de doces e refrigerantes faz parte de suas rotinas. O estudo ainda destacou que quem assiste mais TV costuma pular o café da manhã pelo menos uma vez por semana e comer em restaurantes de fast food uma vez a cada sete dias.
A pesquisa de hábitos foi associada também ao tempo que os alunos usam computador, fazem atividades físicas, idade, gênero, etnia e ascendência familiar. De acordo com os resultados, o nível de consumo de frutas e vegetais é maior nos alunos mais jovens, nas garotas em comparação com os meninos e nos alunos brancos na comparação com negros e hispânicos. O consumo de doces foi maior nos mais velhos, nas meninas e nos negros.
Quando se trata do refrigerante... Os resultados indicam que o consumo da bebida pelo menos uma vez por dia é maior nos estudantes mais velhos, nos garotos e nos negros e hispânicos. Além disso, pular o café da manhã foi mais comum nos alunos com mais idade, nas garotas e nos negros e hispânicos.

SEDENTARISMO E TELEVISÃO EM EXCESSO CAUSAM ANGÚSTIA EM CRIANÇAS

Sedentarismo e televisão em excesso causam angústia em crianças
Quem nunca escutou uma mãe dizer “Ele está tão quietinho assistindo à televisão”! Mas, até que ponto, esse tempo gasto em frente à tv é benéfico à saúde da criança?


Inatividade física e excesso de  televisão são fatores causadores de angústia psicológica em crianças.

Um estudo realizado na Escócia, com quase 2 mil crianças com idades entre os 4 aos 12 anos, mostrou que 4% das crianças foram classificadas como tendo níveis anormalmente elevados de estresse psicológico.

Crianças que assistiam televisão por mais tempo, quando comparadas com aquelas que assistiam por menos que 90 minutos por dia, apresentaram maiores níveis de estresse psicológico.

Já as crianças com um elevado nível de atividade física, quando comparadas com as crianças com um baixo nível, tiveram escores significativamente menores de estresse psicológico.

Os resultados da pesquisa mostram que o excesso de televisão e inatividade física aumentam o risco relativo de angústia psicológica em crianças, na ordem de  45% e 64%, respectivamente.

A análise demonstrou que estes dois hábitos inadequados de vida exercem também efeitos aditivos.

Nenhum comentário: