5.11.2012

FAÇA AS COMPRAS CERTAS

faixa_alimentacao.png
Faça as compras certas
Na lista de compras deve constar arroz integral e iogurte 0% de gordura. Confira mais dicas.

Quer emagrecer, mas não sabe como escolher os produtos certos no mercado? Confira as dicas que preparamos para você sobre os alimentos que devem fazer parte da rotina de quem quer perder peso!
Arroz: compre a versão integral que é rica em fibras, aumenta a saciedade e ajuda no funcionamento do intestino. O branco, por exemplo, por ser refinado, perde diversos nutrientes do grão.
Iogurte: Escolha aqueles que oferecem 0% de gordura. Além de ter menos calorias, é ótimo no controle do colesterol.
Sal: A versão orgânica é excelente para manter a saúde em dia e emagrecer, já que tem a quantidade certa de iodo e outros nutrientes. Mas, se for muito pesado para o seu bolso, pode ficar com a versão light.
Açúcar: Tem muita gente que não consegue se adaptar ao adoçante. Neste caso, a saída pode ser optar por versões mais saudáveis do açúcar, como o mascavo. Ele contém mais nutrientes que fazem bem à saúde.
Barra de cereal: Aquelas que têm mais frutas e castanhas devem ser prioridade, já que saciam por mais tempo. Porém, fique de olho na tabela nutricional, principalmente na quantidade de gordura saturada. A melhor combinação é aquela que oferece menos calorias e menos gordura.
Biscoito salgado: Nada de comprar a versão água e sal. Os melhores mesmo são os integrais, que saciam por mais tempo e ajudam o funcionamento do intestino.
Molho de tomate: Melhor do que comprar é fazer em casa! Além de mais light, ele ficará mais saboroso e saudável. Contudo, se não tiver jeito, escolha aquele que contém menos sódio e menos gordura. 

COMA ARROZ SEM CULPA

Coma arroz sem culpa
Aproveite as vantagens deste cereal.

O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo.  No Brasil então, é item essencial na cesta básica e está presente na maioria das refeições diárias. Apesar de ser conhecido como o vilão das dietas por ser fonte de carboidratos, pouca gente conhece o lado bom do cereal, que contém amido e muitos outros nutrientes benéficos para o funcionamento do organismo.
Devido à grande quantidade de magnésio, o consumo regular deste acompanhamento pode ajudar a aliviar o estresse e as irritações causadas pela TPM. O selênio, mineral presente em sua composição, tem propriedades antioxidantes e fortalece os sistemas imunológico e nervoso central.
O grão mais conhecido é o branco ou polido. Ele representa 70% da quantidade de arroz consumida. Mas outros tipos diferentes também existem, cada um com nutrientes diferentes. O arroz preto, por exemplo, é ótima fonte de ferro. O arbóreo, grão arredondado e grosso, tem grande quantidade de amido. Quando cozido, se torna mais cremoso que os outros, ideal para fazer risotos.
A mais nutritiva das versões do arroz é a integral. Ela contém mais fibras e proteínas e também maior concentração de vitaminas e minerais. Sua coloração é amarronzada e os grãos garantem sensação de saciedade mais rapidamente. Por isso, é a versão mais aconselhada para pessoas que querem perder peso ou que têm restrições a carboidratos, como os diabéticos.
Nem tão completo quanto o integral, mas, com certeza, mais nutritivo que o branco, o arroz parboilizado concentra muitas vitaminas. Tudo por conta de um tratamento feito à base de água, que repassa os nutrientes da casca para o grão. Ele costuma ser preferido porque fica soltinho com facilidade.
Apesar de fazer parte de quase todos os cardápios como acompanhamento do feijão, um pouco de criatividade pode fazer este alimento saudável entrar de diferentes maneiras na rotina alimentícia. Dá para fazer saladas, bolinho, torta e até omelete... Aproveite!
faixa_alimentacao.png

5 DICAS PARA REDUZIR O SAL

5 dicas para reduzir o sal
Elimine de vez este vilão do seu cardápio!

Além de ser o principal causador da hipertensão, o sal é um dos maiores responsáveis pelo surgimento de celulite. Ou seja, não existe nenhuma razão, seja em relação a sua saúde ou a sua beleza, para você continuar exagerando no consumo deste alimento. Portanto, declare guerra a este vilão! Confira 5 dicas para reduzir o consumo de sal!
1 – Opte por temperos que não contenham sódio, como ervas frescas, alho fresco ou em pó, cebola desidratada, mostarda desidratada, coentro, limão, menta, cominho, tomilho, manjericão, folhas de louro secas, gengibre, pimenta cebolinha e salsa.
2 – Prepare seus molhos em casa em vez de gastar dinheiro com a versão pronta, que só traz danos à saúde. Misture azeite e ervas, por exemplo. Ou vinagre com outros ingredientes.
3 – Opte pelas frutas e verduras frescas, esqueça as opções de vegetais enlatados. A quantidade de sal presente nestes produtos é extremamente alta e prejudicial à saúde.
4 – O mesmo vale para os peixes. Sardinha e atum, por exemplo, costumam ser comprados em lata, ou seja, costumam ser consumidos com alta quantidade de sal. O mesmo vale para as carnes processadas. Delete-as de seu cardápio!
5 – Reeducação alimentar é fundamental. Muitas pessoas têm mania de colocar sal em saladas e outros pratos antes mesmo de provar. Se para você o sabor deste alimento é tão essencial, comece diminuindo as porções aos poucos.

OS 10 INIMIGOS DA DIETA

Os 10 inimigos da dieta
Carne processada, salgadinhos e refrigerantes. Este trio é inimigo da dieta. Saiba mais!

Alguns alimentos são conhecidos por conter “calorias vazias”, ou seja, ao consumi-los, você ganha muitas calorias e quase nenhum nutriente benéfico ao seu organismo. Por isso, eles acabam se transformando nos maiores inimigos da sua dieta. Para te ajudar a ficar bem longe deles, confira uma lista preparada pela nutricionista Mariana Froes, consultora do Suadieta.
1 - Carne processada
Salaminho, presunto, salsicha... Esses alimentos, além de serem ricos em gordura que podem elevar o colesterol, também contêm grande quantidade de toxinas que dificultam o emagrecimento. Sem falar nas substâncias cancerígenas que eles possuem, como o nitrito e nitrato, que são usados como conservantes. Não podemos esquecer também do excesso de sal presente nas carnes processadas. O sal prejudica a saúde e a dieta, causando as temidas celulites.
2 - Salgadinhos
Tanto os salgadinhos de festa quanto os industrializados fazem muito mal à saúde. Por serem ricos em gordura saturada e gordura trans, são responsáveis pelo aumento de peso e podem prejudicar a saúde do coração com o entupimento das veias. Essa gordura também favorece o acúmulo de gordura abdominal.
3 - Bebidas alcoólicas
Além de serem super calóricas, elas causam muito mal à saúde, prejudicando vários órgãos como o fígado, por exemplo.
4 - Refrigerante
Seja na versão zero ou comum, o refrigerante é um péssimo alimento para a saúde. As versões normais, além da química, contêm grande quantidade de açúcar. Por sua vez, a versão zero tem muito mais sódio, o que desequilibra o organismo e desidrata. Esse excesso de químicas gera um desequilíbrio fisiológico no organismo prejudicando a perda de peso.
 5 - Sorvete
Geralmente, são ricos em gordura trans e outras químicas que podem fazer muito mal ao organismo. Além de aumentarem o colesterol, colaboram com o aumento do peso, já que são bastante calóricos e cheios de gorduras e açucares.
6 - Batata Frita
Ela pode ter até três vezes mais calorias do que a batata assada. É rica em gordura trans e substâncias cancerígenas, além de possuir substância pró-oxidantes que desencadeiam processos inflamatórios. Engorda, aumenta a possibilidade de celulites e contribui para o envelhecimento.
7 - Fast Food
Sanduíches, pizzas, comida chinesa, ou seja, tudo que costumamos pedir em casa! Estes alimentos, além de possuírem muitas calorias, poucos nutrientes, muito sódio e muita gordura trans, acabam matando a fome por um curto espaço de tempo e são cheios de conservantes químicos que fazem muito mal a saúde e a qualquer dieta.
8 - Pão branco
O pão branco é pobre em nutrientes e não “mata” a fome por muito tempo, o que dificulta a perda de peaso. Sem contar que pode piorar a saúde intestinal por causa da grande quantidade de fermento e açúcar, ingrediente presente na farinha branca.
 9 - Chocolate ao leite ou branco
Eles são cheios de gorduras e açucares que prejudicam qualquer dieta. O chocolate branco é ainda mais gorduroso, já que é feito a partir da manteiga de cacau. Prefira o chocolate amargo!
10 - Suco de caixinha
Os sucos de caixinha podem destruir qualquer dieta. Geralmente, estes produtos são cheios de açúcar e, por isso, muito calóricos. Possuem muitos conservantes e corantes que fazem extremamente mal à saúde e também dificultam a perda de peso.

7 DICAS PARA FAZER AS PAZES COM A DIETA

7 dicas para fazer as pazes com a  dieta
Dicas para você acelerar os resultados e emagrecer de uma vez por todas!

1 – Acelerar o metabolismo faz com que a sua dieta dê resultados mais rapidamente. Por isso, o primeiro passo é diminuir as calorias dos alimentos consumidos e aumentar a intensidade dos exercícios praticados. Só assim você queimará mais caloria do que consumiu.
2 – Coma frutas com casca, sempre! As cascas, em sua maioria, são ricas em fibra, o que faz com que o seu intestino funcione melhor. Aquele acúmulo de gordura, concentrado na parte inferior da barriga, pode dar uma diminuída considerável.
3 – Adoce tudo com adoçante: suco, salada de frutas, sobremesas. Trocar o açúcar por adoçante é essencial na hora de cortar as calorias!
4 – Consuma alimentos “proibidos” apenas uma vez por semana e, mesmo assim, com moderação! Frituras, doces, bebidas alcoólicas e alimentos industrializados fazem com que o nosso organismo acumule mais gordura e retenha maior quantidade de água, colaborando para o aparecimento de celulites!
5 – Em cada refeição você deve beber apenas 200ml de líquido. É claro que a quantidade inclui os diversos sabores de suco natural. Quando se trata da água de coco, por mais que ela seja uma boa opção para a saúde, é bastante calórica. O melhor é consumi-la de duas a três vezes por semana.
6 – Fazer dietas malucas só traz prejuízo à saúde e ao corpo. Quando eliminamos um ou mais nutrientes do nosso cardápio, o nosso organismo passa a trabalhar de forma diferente. Assim que você retoma a alimentação normal, tudo aquilo que você tinha cortado, como a gordura, passa a ser armazenado em maior quantidade, ou seja, você engorda tudo de novo!
7 – Não se desespere! Uma dieta saudável promove a perda de 1 a 1,5kg por semana. Quando a dieta traz uma perda maior do que esta, é porque pode estar colocando a sua saúde em risco.
faixa_alimentacao.png

COMBINAÇÕES ALIMENTARES PODEM SER PERIGOSAS

Combinações alimentares podem ser perigosas
Fique atento na hora de escolher o que irá comer!

Cuidar da alimentação virou uma obsessão entre homens e mulheres, principalmente entre os mais jovens. Mas é preciso saber que ter uma boa alimentação não é somente saber quantas calorias cada alimento tem ou comer nas horas certas. Ter uma alimentação saudável é, também, conhecer quais as combinações você pode fazer durante as refeições e o que está terminantemente proibido. Seja no almoço, no jantar, no lanche ou na mesa de um bar, é necessário ter atenção aos seus pedidos. As combinações podem ser perigosas e nada favoráveis a sua “dieta balanceada”.
Para tirar qualquer dúvida, o nutricionista Daniel Chreen fala sobre seis combinações que podem ser explosivas. Vamos saber mais?
1 – Carnes com derivados do leite: Esta combinação é prejudicial em virtude de diversos fatores. Desde o déficit no tempo de digestão (por reduzir a velocidade no qual o alimento sai do estômago para o intestino) até a inibição de absorção de alguns nutrientes justificada pela interação antinutricional entre o ferro (proveniente das carnes) e o cálcio (dos derivados do leite).
2 – Bebidas como refrigerante, café, chocolate ou mate consumidas no almoço ou no jantar: Essas bebidas possuem cafeína, um estimulante que atua diretamente no funcionamento do sistema digestivo. Além disso, refrigerantes são ricos em açúcares simples o que torna a indigestão ainda mais provável. Para serem aliados da digestão estes alimentos devem ser consumidos após 40 ou 60 minutos após a refeição.

3 – Diferentes tipos de carnes no mesmo prato: As carnes, em geral, fazem com que o sistema gastrointestinal libere substâncias amoniosas (ricas em amônia, que em excesso pode ser uma substância tóxica ao organismo) para excreção. O excesso na escolha desses alimentos tende a causar flatulências. Ainda mais quando no prato ainda são colocadas leguminosas como feijão preto.
4 – Chope com aperitivos gordurosos: Quando consumir sua bebida alcoólica moderadamente, procure intercalar com copos de água para evitar a desidratação e outros efeitos maléficos do álcool. Quando estas bebidas são combinadas com petiscos mais calóricos, a tendência é um acumulo adiposo mais acentuado em virtude de um metabolismo mais lento pela absorção do etanol, ainda presente no estômago.
5 – Caldos de carne e temperos industrializados nas refeições: Eles são ricos em sódio, sendo altamente contra indicados para pessoas com intercorrências cardiovasculares, hepatopatas (doenças do fígado) e gestantes, em decorrência da retenção de líquidos que o excesso deste nutriente pode causar.
6 – Docinhos ou sucos em pó no almoço e no jantar: Alimentos com excesso de açúcares simples devem ser evitados juntamente com consumo de fontes de amido como batata, milho, arroz e mandioca. Como os açúcares mais simples provenientes destes doces serão somente absorvidos no intestino, eles dificultam a digestão do amido desde a sua interação com a saliva até o intestino. Retardando o processo digestivo de maneira prejudicial.

5 TRUQUES PARA MANTER A DIETA NO FINAL DE SEMANA

5 truques para manter a dieta no final de semana
Fim de semana chegando e as tentações aumentam. Saiba como manter uma dieta saudável neste período!

Se seguir uma dieta durante a semana já é complicado, imagine então resistir às tentações durante o final de semana? Entre muitas saídas e encontros com os amigos, nos deparamos com uma oferta imensa de doces, salgadinhos e bebidas. O que fazer nestas horas? Usar alguns truques básicos e eficazes. Confira!
1 – No café da manhã
A gente já acorda pensando que sábado e domingo não merecem um pão ou uma torradinha integral. Já que é assim, escolha um dos dois dias e se delicie com um belo pão francês. Porém, nada de margarina, manteiga ou requeijão. Desta vez, opte pelo queijo cottage. O lema é compensar!
2 – Ao preparar o almoço
Final de semana pede um almoço especial e um almoço especial pede pratos saborosos e dificilmente lights, não é verdade? Porém, você deve manter o foco! O primeiro passo é não abrir mão da salada antes da refeição principal. Depois, é só balancear. Escolha apenas um prato calórico, ou seja: se a carne for gordurosa, o acompanhamento deverá ser extremamente saudável e vice-versa.
3 – Entre as refeições
Em casa, nada melhor do que assistir televisão e comer alguns petiscos, não é? Mas, é fundamental que você controle este impulso. Um truque eficaz é fazer uma salada de fruta com gelatina logo cedo e não comprar nenhuma guloseima. Deu vontade de comer algum doce? Corra para a geladeira.
4 – Na hora da balada
Se tem uma coisa que brasileiro gosta e sabe fazer muito bem é se divertir. Porém, grande parte desta diversão inclui bebidas alcoólicas. E nada pior para a dieta do que elas! O segredo é você enganar o seu paladar. Comece a noite bebendo água e, quando não aguentar mais, escolha um drinque sem leite condensado ou um copo de cerveja. Achou pouco? Pense que cada copo de bebida alcoólica vai te custar longas horas na academia!
5 – Truque fundamental
A cada deslize, aumente o consumo de fibras. Ingira frutas, como mamão, morango e laranja, inclua cereais no café da manhã do dia seguinte e aumente consideravelmente o consumo de água. A eliminação das calorias indesejadas será mais rápida, pode acreditar!

Nenhum comentário: