5.08.2012

FARMANGUINHOS EM MOÇAMBIQUE


Lícia de Oliveira recebe homenagem em Brasília

E-mail Imprimir PDF
A chefe de Gabinete de Farmanguinhos, Lícia de Oliveira, receberá a medalha Ordem de Rio Branco, a mais alta condecoração da diplomacia brasileira. A homenagem será na próxima sexta-feira (4/5), às 16h, em Brasília. A medalha é concedida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil a pessoas ou instituições por seus serviços e méritos.

Segundo Lícia, o mérito é muito mais da equipe de Farmanguinhos, que contribui com a diplomacia brasileira, trabalhando intensamente para colocar a fábrica de medicamentos em Maputo a serviço do povo moçambicano. “Portanto, representa o reconhecimento pelo Itamaraty, da relevância de Farmanguinhos/Fiocruz aproximando povos, capacitando pessoas e transferindo tecnologia de produção de medicamentos em padrão de qualidade classe mundial. Essa homenagem só existe por conta do esforço de uma equipe comprometida e de uma direção que apóia as ações para a internacionalização de Farmanguinhos”, disse.

Está prevista para o mês de julho a inauguração da Fábrica de Antirretrovirais e Outros Medicamentos em Moçambique, formalmente denominada Sociedade Moçambicana de Medicamentos. “A fábrica representa um instrumento da diplomacia brasileira no âmbito da cooperação estruturante do eixo sul-sul, aproximando dois países: um que pode ceder a tecnologia e os recursos necessários, e o outro que recebe os benefícios resultantes da produção local de medicamentos para tratar a Aids, a tuberculose, e outros agravos à saúde, no continente mais fragilizado em todo o mundo. Os dois juntos crescem e transformam-se em algo novo mais maduro e mais forte. Viver esta história fortalece o orgulho de ser brasileira e de pertencer a esta instituição secular e inovadora ”, enfatizou.

Lícia de Oliveira é analista de gestão da Fiocruz, farmacêutica industrial, especialista em administração pública e doutoranda em Saúde Internacional. Atualmente é Chefe de Gabinete de Farmanguinhos, Diretora Adjunta do Escritório Regional da Fiocruz na África e coordena o projeto da Instalação da Fábrica de Medicamentos em Moçambique.
Para Lícia, viver esta história, escrita por Brasil e Moçambique, fortalece o orgulho de ser brasileira e de pertencer a esta instituição secular e inovadora. 
Para Lícia, viver esta história, escrita por Brasil e Moçambique, fortalece o orgulho de ser brasileira e de pertencer a esta instituição secular e inovadora.
 

A expressão em latim significa “Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrançaA expressão em latim significa “Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança

Nota boaspraticasfarmaceuticas : Gostariamos de destacar neste premio recebido pela Lícia, uma  pessoa da equipe que é o DR. ROBERTO CAMILO (Diretor da Fábrica de Antirretrovirais e Outros Medicamentos em Moçambique), que com extrema competência está dirigindo a montagem destá  fábrica em Maputo. Antonio Brandão
 
FOTO: Paulo Rangel, Juan, Roberto Camilo e Antonio Brandão 

Nenhum comentário: