Rio -  Andar de carro velho ou em condições precárias na Linha Amarela vai custar caro. A via expressa terá tropa de 100 PMs para multar e rebocar esses veículos. Também estão na mira motoristas que circulam com faróis apagados ou com problemas que coloquem em risco a segurança no trânsito e os que tentam escapar do pedágio. A previsão é que esse grupo — que também reforçará a segurança no local — comece a atuar no mês que vem.
Pela Linha Amarela circulam 220 mil veículos por dia | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Pela Linha Amarela circulam 220 mil veículos por dia | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Os policiais serão contratados pela Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, através do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que ‘aluga’ o serviço dos PMs nas horas de folga para órgãos e concessionárias de serviços públicos. Até agosto, 1.090 PMs nesse regime de ‘bico’ legalizado reforçarão a segurança em 13 cidades da Baixada e do interior. Mais de 3.800 já foram integrados à patrulha de escolas.
A multa para quem circula em carros caindo aos pedaços ou com farol apagado é de R$ 127,69 e adiciona cinco pontos na carteira. Defeito no farol ou na lanterna custa quatro pontos e R$ 85,13.
Só no MetrôRio e na SuperVia, já há, somados, 356 policiais armados e fardados. No metrô, eles começaram a trabalhar quarta-feira, nos arredores das estações Saens Peña, Central, Presidente Vargas, Uruguaiana, Carioca e Cinelândia. É onde há concentração de ataques de ladrões.
Foto: Arte: O Dia
Arte: O Dia
Nos trens, a atuação vai além. “Em um mês, PMs evitaram furtos, trava de portas, presença de homens no vagão feminino, camelôs e usuários de droga. Eles ficam nas estações, entram em trens e fazem revistas”, conta João Gouveia, diretor de Operações da SuperVia. A tropa já flagrou pessoa armada em vagão.
Lei Seca vai se multiplicar
Haverá mais blitzes da Lei Seca e mais frequentes graças a convênio assinado com o Proeis, que deve entrar em vigor mês que vem.
“Os PMs que atuam hoje na operação estão cedidos à Secretaria de Governo. Eles queriam ampliar, aumentar o número e frequência das blitzes. A solução é o Proeis”, explica o coronel Odair Lopes Júnior, coordenador do Proeis. Serão 150 PMs, 32 por dia.
Prefeituras do Rio, Niterói, Macaé, Itaperuna e Queimados já assinaram com o Proeis. Em Belford Roxo e S. João de Meriti, haverá PMs extras a partir de junho e agosto, respectivamente, para reforçar a segurança e atuar no trânsito.