5.11.2012

Qual o seu padrão de beleza?

O padrão de beleza na verdade surge a princípio por questões naturais. Diante da observação os humanos criam idéias que geram outras idéias que se adotam como idéias de beleza. Não repeti o nome idéia por acaso… tudo se trata de idéias. Essas idéias surgem normalmente da natureza biológica humana. Mas não somos seres irracionais é a nossa racionalidade que nos torna humanos. Compreender o que tem valor de verdade e o que não tem, é apenas superficial, é uma capacidade humana. Nenhum outro animal tem a capacidade de ir além de seus instintos e impulsos, mas nos temos (para o bem e para o mal).
Aceitar todos os instintos e impulsos é o mesmo que aceitar nossa irracionalidade.
Os padrões de beleza existem pela superlativação da forma, por vestes, adornos, cores, etc. Por exemplo: em certa época, na Europa, a boca da mulher para ser bonita devia ser pequenina e de lábios finos. Ainda na Europa no período Vitoriano o espartilho espremia as mulheres em busca de cinturas finas. Na China antiga as mulheres comprimiam seus pezinhos até ficarem totalmente deformados, isso ainda acontece. Na Tailândia as mulheres usam argolas para deformarem seus pescoços de forma que fiquem longos. Algumas tribos brasileiras indígenas fazem furos gigantescos nas orelhas, nariz, lábios, língua, e qualquer outra parte do corpo para colocarem seus brincos e outros adornos. Em algumas tribos da África as mulheres usam esterco como algo semelhante ao gel que usamos para modelar o cabelo, e também na África em algumas tribos as mulheres valem pelo quanto pesam e assim buscam a obesidade. E a lista não termina. Eu poderia passar dias falando disso.
Mas como se viu em nome da beleza se fez e se faz grandes absurdos. A questão é de onde surgem esses absurdos? Como disse acima a beleza exterior surge a partir da observação. Os animais (exceto o homem) nascem pré-programados para valorizarem determinadas cores, formas e expressões de forma totalmente ignorante. Alguns animais emitem sons, outros dançam, outros brigam, outros cantem, etc. Os cientistas acreditam que esses aspectos são relevantes para a perpetuação da espécie. Mas nós seres humanos não sabemos quais são esses aspectos em nós mesmos. Apenas conhecemos os aspectos que são incutidos em nossas mentes. Por exemplo: Para os ocidentais as mulheres magras são mais sensuais que as mulheres obesas. Contudo, em alguns lugares remotos, as mulheres magras são vistas como pessoas doentes (e consequentemente feias).
A beleza biológica é na verdade um aspecto de saúde. E sobre isso falarei em Feiúra e beleza, questões de saúde. Até lá precisamos entender que o que achamos erótico é na verdade interpretações que fazemos no nosso inconsciente animalesco (mas que sofrem grande influencia dos fetiches culturais). Por exemplo: seios grandes designam fertilidade e a barriga malhada designa saúde física. Os outros aspectos eróticos são apenas fetiches culturais, por exemplo: no nosso país a bunda tem um valor erótico que não encontramos em certas nações árabes. Uma enfermeira ou um policial tidos por sensuais podem gerar uma excitação na mente ocidental que jamais fariam para tribos isoladas.
Tudo isso só mostra que o que entendemos por beleza é nossa animalidade latente e os fetiches pervertidos criados na mente de outros pervertidos. Na nossa cultura hedonista a busca pelo prazer se revela a cada minuto. Uma mulher tida como sensual não é valorizada pela sua sensualidade, mas sim pela idéia de prazer que essa sensualidade gera. Nunca uma mulher tida como sensual é realmente valorizada pela sua aparência, mas sempre é querida como uma máquina de gerar prazer. Em certos casos o caminho que o padrão de beleza faz é o da deformação – de uma forma aparentemente não doentia. O caso mais clássico disso são as “mulheres-frutas”, normalmente dançarinas de funk nacional. Sobre tudo isso falarei mais profundamente em A inversões do que é belo pelo que é pornô. Por enquanto vamos ficar com algumas idéias.
mulhermelo_thumb
A mulher acima, a qual nem ao menos sei o nome, e é conhecida apenas por “Mulher Melão”, ficou destacada na mídia durante alguns meses. Hoje não ouço mais falar dela. É o melhor exemplo da desvalorização causada pelo nosso padrão de beleza. Essa mulher foi valorizada como objeto de prazer. Ela nunca foi valorizada pela sua facilidade de comunicação, sabedoria, cargo empresarial, personalidade ou pelo que conhecia. Apenas seu corpo e rebolado tido como sensual é que enlouquecia as pessoas. E assim foi tida como objeto de desejo por homens (e até mulheres) do Brasil inteiro. Mas um dia a imagem dela ficou saturada porque qualquer fetiche sexual satura, pela sua inconsistência (falarei mais sobre isso em breve).
Uma mulher tida como sensual não é valorizada pela sua sensualidade, mas sim pela idéia de prazer que essa sensualidade gera.
De uma forma bem resumida e bastante generalizada é o padrão de beleza feminina atual no nosso país:
  • Ter traços caucasianos (nariz, queixo, mandibula, testa, etc);
  • Pele clara, homogenia e bronzeada,
  • Cabelos lisos, loiros e longos;
  • Lábios carnudos e vibrantes (brilhantes);
  • Olhos claros;
  • Sem pêlos pelo corpo (a região pubiana entra no bolo), exceto na cabeça;
  • Seios fartos, contudo “duros”;
  • Bunda avantajada e dura;
  • Coxas largas, mas “duras”;
  • Cintura fina;
  • Quadris largos;
  • Barriguinha durinha e nenhum “pneuzinho”;
  • 1,70 de altura;
  • Mãos e pés pequenos e delicados; etc
A foto a seguir é a que encontrei que melhor condiz com o padrão de beleza citado acima.
O padrão de beleza nunca é natural. Você nunca vai encontrar um padrão de beleza que seja o que o ser humano é, sempre é algo doentio e desumano. Em muitas vezes mutilador e/ou torturador. Não é diferente com o nosso padrão citado acima. De tão natural se tornou comum, ou até normal, ter que se enquadrar nessa padrão. Alguns exemplos:
  1. A grande maioria das mulheres desenvolve pêlos pelo corpos (pernas, braços, axilas, etc);
  2. Algumas mulheres tendem a ser magrinhas;
  3. Outras mulheres tentem a ser cheias, não obesas;
  4. Algumas mulheres são muito brancas e não suportam bronzeamento natural;
  5. A grande maioria das mulheres possuem cabelos escuros, em escala global poucas possuem cabelos loiros/claros;
  6. Nenhum seio tente a ter a forma arredonda, arrebitada, ser “duro” e ainda serem próximos (e menos ainda com o tempo);
  7. As nádegas são semelhantes aos seios.
  8. Nem todas as sobrancelhas serão fininhas;
  9. Nem todos os cabelos são lisos;
Eu citei apenas alguns exemplos, mas poderíamos ficar horas falando sobre eles. Quem é mulher sabe o quanto é chato ter que se depilar quase todos os dias e o quanto dói se depilar com cera. Mas pouquíssimas mulheres não admitem isso, e se acaso não admitissem e parassem com essa obsessão de depilação teriam que suportar a estranheza e humilhação de praticamente todas as pessoas. Já imaginou uma mulher com pêlos nas axilas? Parece nojento pra você? Por que? Por que os homens podem ter e as mulheres não? Quem determinou que as mulheres não deveriam ter pêlos nas axilas? E quem tem o direito de determinar que essa parte do corpo deveria ser depilada?
Quem determinou que uma magrinha é feia? Quem disse que a gordinha é um monstrinho? Quem disse que ser branca “demais” é feio? Quem foi que definiu que o cabelo loiro é mais bonito que o preto? Quem falou como deveriam ser a forma, tamanho, firmeza e proximidade dos seis? Quem foi que especificou o tamanho, largura e densidade das sobrancelhas? Quem ousou dizer que o cabelo liso é melhor que o crespo, que critério adotou para definir isso?
Por que uma mulher é feia se tem cabelos crespos? Por que ele tem que alisar o cabelo? O que o cabelo crespo tem que o liso não tem? Por que uma mulher é nojenta se não depila as pernas, buço e axilas? Por que tem que ficar se machucando e cortando quase todos os dias? Por que uma mulher para ter um rosto bonito precisa ter as sobrancelhas “desenhadas”? Por que ela precisa passar por uma tortura para “ajeitar” a sobrancelha? Por que as mulheres precisam viver malhando infinitamente? Por que um corpo malhado é mais bonito que um corpo natural? O que torna os seios maiores mais bonitos que os menores? Por que o bumbum é tão importante? Porque as mulheres precisam colocar silicone para aumentar seios, bundas, quadris, etc? Por que precisam passar por cirurgias de risco? Por que precisam gastar tanto com clínicas de depilação, cabeleireiros, maquiagem, cosméticos, etc?
Eu não vou responder essas perguntas. Espero que você mesmo responda para si próprio e consiga ver o quão ridículo são esses padrões que em nada ajudam alguém.
Valores aparentes (preferências):
  • Ter traços caucasianos;
  • Pele clara, homogenia e bronzeada,
  • Cabelos lisos e loiros;
  • Olhos claros;
  • Pêlos ralos, curtos e finos;
  • Coxas largas, mas “duras”;
  • Barriguinha de “tanquinho” e nenhum “pneuzinho”;
  • 1,80 de altura;
  • Corpo malhado
Valores sociais (obrigatórios):
  • Dinheiro
  • Acessórios “descolados” e se possível de grife;
  • Roupas de grife;
  • Status social;
  • Fama;
  • Sucesso profissional;
Os valores de aparência masculinos são preferenciais, apenas. Eles ainda não são fundamentais para o padrão de perfeição masculino. Já os valores sociais são tão relevantes que se um homem perder todo dinheiro que tem, ele não vale mais nada. O mesmo acontece para qualquer outro valor social. Então além de tentar mostrar uma beleza “singular” o homem também tem que ter dinheiro, se vestir de acordo com a moda, ter um bom status social, ser famoso (ao menos na região que mora) e ainda ter uma boa profissão.
Também para os homens vale tudo que falei acima sobre as mulheres. É muito mais fácil identificar os problemas nos homens porque eles são bem mais indiscretos que as mulheres. Mas para não ser repetitivo vou deixar que você analise por conta própria como os homens sofrem com o padrão de perfeição. Mas saibe que todo o efeito colateral acontece com o tempo, tanto para mulheres e homens. A princípio eles vão ter vidas que vão julgar emocionantes, divertidas, excitantes e prazerosas. Com o tempo para continuar com essa “vida” eles precisarão manter seus valores e adquirir novos que irão surgir com o tempo. E isso veremos em O que acontece com a beleza com o tempo.
Eu vou parando por aqui. Não porque não tenha mais o que falar, mas sim porque você precisa pensar.
Pense nisso!

O rosto mais bonito do mundo e o Photoshop

Padrão de beleza?

Florence Colgate, uma estudante britânica de 18 anos,  participou (e ganhou) do concurso de beleza “Lorena: Naked”, uma premiação de “beleza natural” organizado pelo programa de TV Lorraine.
No total, quase 8 mil meninas participaram. Elas não puderam usar maquiagem nem qualquer outro cosmético ou acessório, como brincos e batom. Também não poderiam ter feito alguma cirurgia plástica.
Florence obteve o primeiro lugar do concurso, e  foi contemplada com o título de “rosto mais bonito do mundo” por possuir diversos padrões de beleza entre eles:
- distância entre as orelhas em relação à distância entre as pupilas, e
- distância entre a linha dos cabelos até o queixo.
Cientistas acreditam que essas medidas são as ideais de acordo com características estéticas.
O Fotógrafo Evandro Lopes Malgueiro ao ler sobre o concurso na internet, baixou a foto e  fez leves retoques no rosto mais bonito do planeta para provar que ninguém pode ter uma beleza perfeita.
Fez isso baseados nas ações que faria para uma campanha  de publicidade e gravou o processo de edição nesse vídeo.
Quis provar que  nem mesmo a mulher com os traços mais bonitos do planeta pode escapar de algumas retocadas no Photoshop.
Mesmo com poucas mudanças é possível provar que todos podem passar por leves melhorias no photoshop.
Isso nos leva a questionar a busca das pessoas por um padrão de beleza que pode nem existir pois toda e qualquer fotografia publicitária leva retoques, ou seja, a busca pode ser por uma beleza que não existe.
Procedimentos estéticos como bioplastia, laser, BOTOX® e outros não devem ser usados para buscar a perfeição mas sim para ressaltar características próprias e para o bem estar e a saúde.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nunca vi um texto tão bem escrito! Ainda mais sobre esse tema, parabéns.

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Obrigado pela força e iniciativa do elogio.
Antonio Brandão
boaspraticasfarmaceuticas