5.07.2012

Extrato de colmeia de abelha impede crescimento de tumor na próstata

Teste foi feito em ratos, mas também mostrou eficácia em células humanas.
Quando tratamento é interrompido, células cancerosas voltam a crescer.

Do G1, em São Paulo

Um remédio natural derivado da colmeia de abelha conseguiu interromper o crescimento do câncer de próstata em camundongos, segundo estudo da Universidade de Medicina de Chicago, divulgado nesta sexta-feira (4) na revista “Cancer Prevention Research”.
O estudo mostrou que as células tumorais dos ratos paravam de se multiplicar a medida que os animais doentes tomavam um extrato feito de um composto encontrado no própolis.
O própolis já é usado há séculos como remédio na cura de dores de garganta, alergias e até de queimaduras. Mas agora os cientistas notaram que ele também tem efeito sobre as células cancerosas. No entanto, quando os camundongos paravam de tomar o extrato, as células cancerosas voltavam a se multiplicar.
“Se você alimentar os camundongos com o extrato, os tumores vão parar o câncer. Depois de várias semanas, se você parar o tratamento, os tumores começam a crescer novamente no seu ritmo original”, afirma Richard Jones, autor do estudo.
“Por isso [o extrato] não mata o câncer, mas basicamente para a proliferação do câncer da próstata por tempo indeterminado”, afirma Jones.
O extrato também se mostrou eficaz em retardar o crescimento de tumores de próstata humanos enxertados nos camundongos.
“Seis semanas de tratamento com o composto diminuiu pela metade o ritmo de crescimento do tumor. Mas ao ser interrompido, o tumor voltou a crescer na mesma velocidade anterior”, conta  Chih-Pin Chuu, do Instituto Nacional de Pesquisa em Taiwan, que também colaborou com a pesquisa.
materias relacionadas:

 

Nenhum comentário: