5.07.2012

Carne vermelha engorda?

Saiba os benefícios e os malefícios do alimento para a dieta

Carne vermelha é fonte de vitamina B12, mas deve ser consumida com moderação
Carne vermelha é fonte de vitamina B12, mas deve ser consumida com moderação Foto: Divulgação
Esther Medina

Você é do tipo que se preocupa em manter a forma, mas não consegue abrir mão de um bife suculento ou do churrascão no final de semana? Saiba que a carne vermelha não é a maior vilã das dietas (como é alardeado), mas, de fato, deve ser consumida com moderação. Segundo a nutricionista Karen Levy Delmaschio a carne vermelha possui nutrientes importantes, mas por ser gordurosa, deve ser consumida, no máximo, duas vezes por semana:
- A carne vermelha possui gordura na parte exterior e também entre suas fibras. Então, se for consumida todos os dias e em grande quantidade, realmente ajuda a aumentar o peso. O ideal é ingerí-la de uma a duas vezes por semana. Além de ser fonte de proteína, a carne vermelha é riquíssima em vitamina B12, que ajuda na produção de glóbulos vermelhos e combate a anemia - explica a especialista, que, no entanto, alerta para o consumo excessivo dessa proteína:
- Além de ter uma digestão demorada, a carne vermelha possui uma toxicidade maior que os outros tipos de carne. Ela tem ácido araquidônico, uma substância pró-inflamatória, que sobrecarrega os rins e aumenta a inflamação do organismo. Mas, assim como qualquer tipo de alimento, se for consumida com moderação, em pequena quantidade e dentro de uma alimentação balanceada, não há o menor problema.
E quais são os tipos de corte mais saudáveis e os que causam o maior impacto nas dietas?
- O filé mignon e a alcatra são boas opções, porque têm menos gordura. A picanha e o cupim são os piores cortes, já que são extremamente gordurosos e podem aumentar o colesterol ruim. Não recomendo para ninguém.
 http://extra.globo.com/mulher/corpo/carne-vermelha-engorda-saiba-os-beneficios-os-maleficios-do-alimento-para-dieta-4812161.html#ixzz1uBU9vvsL

Nenhum comentário: