3.12.2014

MAQUIAGEM VENCIDA É PREJUDICIAL À SAÚDE

Maquiagem vencida é prejudicial à saúde
Você tem costume de olhar o prazo de validade das maquiagens que usa? Descubra por que isso é tão importante.

As mulheres geralmente se preocupam tanto com a boa aparência, que alguns detalhes simples acabam fugindo de seus cuidados. A maioria das mulheres não costuma, por exemplo, verificar a data de validade de seus produtos de maquiagem.
Uma pesquisa realizada pelo College of Optometrists, na Grã-Bretanha, revelou que nove em cada dez mulheres usam maquiagem vencida. No Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a média de vida útil de um produto fechado é de 24 meses. Normas do órgão determinam que a data venha impressa na embalagem, mas grande parte das empresas ainda não disponibiliza a validade no frasco, somente na caixa ou no lacre plástico que é jogado fora assim que se abre o produto.
De acordo com a gerente e bioquímica do LANAC — Laboratório de Análises Clínicas, Talita Sabedotti, produtos usados após o vencimento podem trazer irritação cutânea com danos graves, pois a chance desse produto proliferar fungos e bactérias depois de aberto é bem grande. E mesmo aqueles que não têm a data de validade impressa na embalagem podem ser facilmente identificados, quando fora do prazo.
"Ao crescerem, muitas bactérias produzem um cheiro ruim ou formam colônias. Nesses casos, é fácil perceber que o produto passou do ponto. Às vezes, até mesmo ainda dentro do prazo de validade, nota-se mudança na cor, na consistência ou no cheiro dos cosméticos", afirma a farmacêutica. A dica é descartar cremes e maquiagens em caso de qualquer alteração, por menor que seja, tanto no produto quanto na pele.
Além do prazo de validade estar em dia, é preciso ter cuidado na hora do armazenamento. Embora na maioria das vezes os cosméticos e maquiagens fiquem guardados no banheiro, Talita aconselha que o lugar não é o mais indicado para isso, pois a mudança de temperatura constante, pouca ventilação e muita umidade criam o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias.
“O ideal é manter os produtos em ambientes frescos e secos, longe do calor e da luz excessivos, e não se esquecer de fechar bem os recipientes e limpar regularmente pincéis e esponjas”, conclui.

Saiba como evitar alergias provocadas por cosméticos na pele



Lembrados por boa parte das mulheres para dar uma realçada na beleza natural ou retardar a chegada das marcas de expressão e deixar a pele do corpo mais hidratada, os cosméticos nem sempre oferecem o resultado esperado e acabam surpreendendo o público feminino ao provocar alergias.  


Causadas até mesmo por produtos dermatologicamente testados, as reações alérgicas geralmente são leves, desencadeando apenas coceiras e vermelhidões no local atingido. No entanto, também podem ser graves, chegando a se transformar em um angioedema - inchaço proveniente das camadas mais profundas da derme que pode afetar a mucosa da boca e da garganta, a ponto de promover um bloqueio das vias aéreas superiores.


Por essa razão, é fundamental investir em prevenção, sobretudo na hora de comprar os itens que farão parte da sua prateleira, com algumas dicas especiais. Confira.

Considere a marca
Para não errar na escolha, vale lembrar-se de levar em consideração a marca do produto de beleza desejado. “É importante dar preferência para as empresas mais consagradas, que tenham o compromisso de se  responsabilizar por qualquer possível dano causado à pele do usuário. No mercado, a maioria das grandes marcas faz isso”, recomenda Valcinir Bedin, dermatologista e diretor do Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento (CIPE) de São Paulo.



Atenta ao rótulo
Durante o processo de compra, também convém ficar de olho nas embalagens dos cosméticos para averiguar se há informações sobre substâncias químicas, como parabenos, formaldeído, toluenos, parafenilenodiamina, triclosano e ftalatos, que devem ser evitadas por oferecerem riscos à saúde da pele, além de checar, é claro, o prazo de validade de todos os artigos adquiridos.


“Existem inúmeros componentes químicos que podem causar reações alérgicas. Elas, por sua vez, podem variar de acordo com o tipo de componente utilizado na fórmula do item e a sensibilidade individual de cada pessoa”, ressalta Renata Marques, dermatologista da Clínica Dicorp, do Rio de Janeiro.




Prefira cosméticos hipoalergênicos
Ideais para quem tem a pele sensível, por afastar ao máximo o risco de alergias, os cosméticos hipoalergênicos - testados por laboratórios e médicos alergologistas - são uma boa escolha, já que contam com o menor número possível de materiais potencialmente alergênicos.



Teste do toque
Após a compra, independentemente do tipo de solução de beleza escolhida, vale a pena fazer a famosa prova do toque, no qual se aplica um pouco da substância (creme, sérum, gel, maquiagem, etc.) numa pequena região do corpo, seguindo rigorosamente as instruções do fabricante para observar a reação que o produto irá causar na derme
.
Agência Hélice


Nenhum comentário: