3.14.2014

Você sabe o que é pré-diabetes? Quanto antes diagnosticar, melhor!

por Dra. Ana Escobar
Exame glicemia diabetes
Pré-diabetes é uma situação clínica que antecede o aparecimento do diabetes tipo 2, que é aquele que acomete principalmente adultos. 
Estima-se que no Brasil haja atualmente 13 milhões de diabéticos. Pré-diabetes não necessariamente significa diabetes. Principalmente se detectado em tempo. Vamos entender.
 
No pré-diabetes a glicose sanguínea está um pouco elevada, mas não o suficiente para diagnosticar e caracterizar o diabetes propriamente dito. Ninguém percebe pois o pré-diabetes pode ser totalmente assintomático, isto é, não apresenta nenhum sintoma clínico. O grande problema, porém, é que essa “pequena” elevação nos níveis de açúcar no sangue vai silenciosamente lesando e comprometendo alguns órgãos importantes. Por isso é que antes do diagnóstico de diabetes algumas pessoas já podem apresentar complicações típicas da doença, como lesão na retina com perda de visão, insuficiência renal ou obstrução de artérias que podem levar ao acidente vascular cerebral (AVC).
 
Como saber se você está pré-diabético?
Muito simples. Dois exames de sangue podem indicar: a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada.
 
A glicemia de jejum, como o próprio nome já diz, dosa a quantidade de açúcar circulando no sangue. Deve ser colhida após um período de pelo menos 8 horas sem ingerir nenhum alimento. Isso é importante para que o resultado do exame seja o mais fidedigno possível. Já a hemoglobina glicada dosa a concentração de glicose que está ligada à hemoglobina - que é o glóbulo vermelho que também transporta o oxigênio. Qual é a diferença entre os dois? A glicemia funciona como uma fotografia instantânea, que mostra a quantidade de açúcar no sangue no minuto da coleta. E a hemoglobina glicada seria um "filme" que apresenta a concentração média de açúcar no sangue nos últimos 3 meses. Os dois exames juntos são importantes para o diagnóstico.
 
Colheu? Veja como é simples interpretar os resultados:
 
NORMAL : glicemia de jejum MENOR que 100 mg/dL e hemoglobina glicada MENOR que 5,7%;
PRÉ-DIABETES: glicemia de jejum ENTRE 100 – 125 mg/dL OU hemoglobina glicada entre 5,7% e 6,4%;
- DIABETES: glicemia de jejum MAIOR OU IGUAL a 126 mg/dL OU hemoglobina glicada MAIOR OU IGUAL a que 6,5%.
 
Pré-diabetes NÃO significa diabetes. Esse é o momento de começar a se tratar. Há UMA ATITUDE  importante que você pode tomar e que pode reverter o pré-diabetes trazendo seus exames de volta para níveis normais: PERDER PESO. Isso mesmo. Mesmo que seja pouco, já pode fazer uma grande diferença, pois estudos demonstram que perder 7% do peso pode diminuir em mais de 50% o risco de diabetes. Isso significa, por exemplo, que quem pesa 90kg deve perder mais ou menos 6 kg. Não é difícil. Para isso:
 
1. Mude seus hábitos alimentares. Coma menos gorduras, frituras ou doces. Consuma mais frutas, legumes, verduras e peixes, por exemplo. Não passe mais que 3 horas em jejum. Faça saudavelmente as três principais refeições e coma frutas nos intervalos e de sobremesa.
 
2. Pratique uma atividade física. Vale andar 30 minutos, pelo menos 5 vezes por semana.
 
Lembre-se que são pequenas atitudes que podem fazer uma grande diferença na sua vida.
Pré-diabetes valendo



















Nenhum comentário: