3.11.2014

Começa vacinação contra o HPV no SUS


Reprodução
Desde esta segunda-feira (10), o SUS (Sistema Único de Saúde) começou a vacinar de graça meninas de 11 a 13 anos (cerca de 5,2 milhões de meninas) contra quatro tipos de vírus do HPV (Papiloma Vírus Humano), transmitidos na relação sexual. São três doses, sendo que a segunda é seis meses depois e a terceira, cinco anos após a primeira. Basta ir aos postos levando documento e a carteirinha de vacinação.
Alguns vírus podem causar câncer no colo do útero, por isso, a prevenção é importante. “É medida muito inteligente e essencial”, aconselha o professor de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC, Rodolfo Strufaldi, que também coordena o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher de São Bernardo. “É a chance de falar também sobre outras doenças sexualmente transmissíveis e a importância de usar camisinha em todas as relações, desde a primeira vez”, completa.
Na rede particular, só uma dose não custa menos de R$ 200, mas é permitido que garotas de 9 a 29 anos de vacinem. Na rede do SUS, a faixa etária deve ser de 10 a 13 anos em 2015 e de 9 a 13 anos em 2016. Acredita-se que a proteção contra os quatro tipos de vírus dure mais de 10 anos.
AINDA TEM ALGUMA DÚVIDA?
Vai rolar, na quarta-feira (19), às 17h30, um encontro com especialistas no A.C Camargo (Rua Professor Antônio Prudente, 211), em São Paulo, para discutir o assunto e esclarecer tudo sobre a vacina, prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer do colo do útero. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no encontro@accamargo.org.br. Quem não conseguir comparecer, pode mandar perguntas para a página do hospital no Facebook.

Nenhum comentário: