2.26.2012

CONJUNTIVITE INFANTIL MERECE ATENÇÃO REDOBRADA

Conjuntivite infantil merece atenção redobrada

As crianças são os alvos mais comuns da conjuntivite. Saiba como evitar essa doença.


Com a volta às aulas, pais e responsáveis precisam abrir os olhos e tomar muito cuidado com a conjuntivite, uma doença contagiosa e de fácil propagação entre as crianças. Para o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares (IMO), em São Paulo, a “única maneira realmente eficiente de evitar que a doença se espalhe entre as crianças é reforçar os bons hábitos de higiene, na escola e em casa”.
Para cuidar e evitar essa doença, é preciso conhecer mais sobre ela. A conjuntivite é o termo usado para caracterizar o inchaço da conjuntiva, fina membrana delgada e transparente que reveste a parede do globo ocular e das pálpebras. Existem três formas de conjuntivite: as virais, as bacterianas e as alérgicas.
“A conjuntivite viral, a forma mais comum da moléstia, é causada pelo mesmo vírus que provoca o resfriado comum. Assim como um resfriado, que se espalha rápido entre as crianças, esta forma de conjuntivite também é muito contagiosa”, explica a oftalmopediatra, Laura Duprat, que também integra o corpo clínico do Instituto de Moléstias Oculares.
Ainda segundo a especialista, a conjuntivite bacteriana é uma forma altamente contagiosa da moléstia, causada por infecções bacterianas. Este tipo de conjuntivite geralmente deixa o olho bem vermelho e com uma grande quantidade de pus. Já a forma alérgica é causada por uma reação do corpo a um alérgeno ou irritante e não é contagiosa. “Este tipo de conjuntivite é geralmente associado com vermelhidão na parte branca do olho ou da pálpebra interna”, explicou.
Para prevenir o aparecimento da conjuntivite entre as crianças é preciso seguir algumas indicações. São elas:
• Nunca reutilize lenços e toalhas ao limpar o rosto e os olhos;
• É preciso lavar as mãos frequentemente;
• Não toque ou fique coçando frequentemente os olhos;
• Não use cosméticos inapropriados para a idade, e / ou compartilhe cosméticos com outras pessoas;
• Limpe as lentes de contato corretamente;
• Use óculos de mergulho para nadar;
• Não nade em piscinas sem cloro ou em lagos.
De acordo com a oftalmopediatra Laura Duprat, “nos casos de conjuntivite viral, os sintomas podem se estender por uma ou duas semanas e depois desaparecem por conta própria”. Nos casos de conjuntivite bacteriana, o oftalmologista normalmente prescreve um colírio para tratar a infecção e, no caso da conjuntivite alérgica, recomenda a aplicação de compressas frias nos olhos e a ingestão de anti-histamínicos.
“Ao suspeitar que uma criança tem conjuntivite, os pais não devem sair por aí comprando remédios indicados por amigos. A indicação de qualquer remédio só pode ser feita por um oftalmologista. Alguns colírios são altamente contra-indicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro de inflamação”, alerta Laura Duprat.
Cuidados domésticos
Uma compressa aplicada às pálpebras fechadas pode aliviar um pouco o desconforto da conjuntivite. “Para fazer uma compressa, basta molhar gaze em água filtrada e fria e aplicá-la sobre os olhos por mais ou menos 20-30 minutos, duas ou três vezes ao dia. Se a criança tem conjuntivite em um olho apenas, não use a mesma gaze em ambos os olhos, a fim de evitar a propagação da infecção de um olho para o outro”, explica a médica.


Nenhum comentário: