12.18.2011

Vem chegando o verão........

GRÁVIDAS DEVEM TER CUIDADO REDOBRADO NO VERÃO

Grávidas devem ter cuidado redobrado no verão
Grávidas, atenção! O verão está chegando e com ele muito calor. Para ter uma gestação saudável e tranquila, é preciso tomar certos cuidados. Saiba mais!

O verão é uma estação que requer cuidados especiais com relação à alimentação e à saúde. Mas, há um grupo que sofre um pouco mais neste período: as grávidas. Para as futuras mamães os cuidados com as altas temperaturas devem ser redobrados. Segundo a médica Rossana Francisco, docente da Disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da USP e membro da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP), “nesta época do ano é ainda mais importante que as grávidas mantenham uma alimentação saudável e mantenham-se hidratadas”.

Ainda de acordo com a especialista, a alimentação da grávida deve ser equilibrada, com distribuição adequada de carboidratos, proteínas e gorduras. “É muito importante que os alimentos sejam distribuídos em seis refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia”, disse.

Os cuidados com a hidratação são igualmente importantes. O consumo regular de água e de outros líquidos pode prevenir, inclusive, infecções urinárias, que podem ocorrer com maior frequência e em quadros mais graves durante a gestação.
Os exercícios físicos como caminhada e hidroginástica são indicados para evitar os inchaços, especialmente, nos pés. Rossana explica que também é preciso ter atenção ao consumo de sal, que deve ser bastante reduzido. Uma dica boa é deixar os pés elevados durante a noite. “Se ainda assim os inchaços permanecerem, a gestante deve procurar orientação médica. Neste caso, uma avaliação de pressão arterial deve ser feita para descartar a possibilidade de hipertensão arterial ou outras complicações mais sérias” explica.

No verão, a queda da pressão arterial merece atenção especial. “Mais frequente no verão, por causa do calor excessivo, pode ser evitada com os cuidados já destacados com a hidratação e também evitando a permanência ao sol nos períodos mais críticos, das 10 às 15 horas”, explica a doutora.
Um alerta para as grávidas, mas que se aplica a qualquer pessoa, diz respeito ao uso dos protetores solares. Ele é um grande aliado no combate às manchas na pele. “As gestantes apresentam predisposição a esse tipo de alteração na pele, que pode ser agravada em caso de exposição ao sol”, acrescentou a médica.

Nenhum comentário: