Você adora cabelo longo, mas é obrigada a cortar de tempos em tempos e não consegue manter o comprimento como gostaria? Consultamos dois especialistas para ajudá-la nessa missão que parece impossível - mas não é - de exibir fios longos e saudáveis.
Por Melissa Vaz
Imagem 1 de 10
1. Dilua o xampu
"Os xampus têm pH alto e provocam ressecamento se aplicados diretamente no fio. Além disso, a aplicação direta e recorrente na mesma região do couro cabeludo pode provocar caspa e seborreia", explica Cris Dios, cosmétologa do Laces and Hair, em São Paulo. "Coloque uma parte de xampu para duas de água em um copo e aplique a mistura apenas na raiz, nunca no comprimento. A espuma que escorre para as pontas já é suficiente para limpar", diz Cris.
Foto: Bruna Marquezine // Divulgação Globo
2. Capriche na aplicação do condicionador
O condicionador segue o processo inverso: deve ser aplicado sempre no comprimento, nunca na raiz, e pode agir por alguns minutos. "Enluve e massageie os fios para que os nutrientes do produto penetrem no fio", indica Cris.
Foto: Tainá Müller // Divulgação Globo
No banho, depois de retirar todo o xampu, enxágue os fios com água morna para ajudar a abrir as cutículas e facilitar a penetração dos nutrientes. "Aplique o produto no comprimento e deixe agir de 3 a 5 minutos para máscaras e de 1 a 2 minutos para ampolas", explica Wilson Eliodorio. Retire o produto, aplique o condicionador e finalize com um enxágue de água fria.
3. Hidrate sempre
"Quanto mais distante do couro cabeludo, menos hidratação e oleosidade natural o cabelo tem", esclarece Cris Dios. Fios muito fragilizados pedem hidratação frequente, cerca de 2 vezes por semana; oleosos, uma vez por semana ou a cada quinze dias.No banho, depois de retirar todo o xampu, enxágue os fios com água morna para ajudar a abrir as cutículas e facilitar a penetração dos nutrientes. "Aplique o produto no comprimento e deixe agir de 3 a 5 minutos para máscaras e de 1 a 2 minutos para ampolas", explica Wilson Eliodorio. Retire o produto, aplique o condicionador e finalize com um enxágue de água fria.
Foto: Amanda Seyfried // Getty Images
4. Use os dedos para desembaraçar
Wilson Eliodorio, do Wilson Eliodorio Studio, em São Paulo, aconselha que o desembarace seja feito com os dedos. "Você sente a textura dos fios e reforça o condicionamento nas regiões mais ressecadas, além de desfazer os nós com menos força", explica o expert. Se você não dispensa a ajuda de uma ferramenta, invista em um pente de dentes largos.
Foto: Kate Middleton // Getty Images
Outra técnica indicada é a "Velaterapia": as mechas são torcidas para que as pontas sensibilizadas fiquem em destaque e o profissional passa a chama de uma vela pelos fios. A técnica parece perigosa, mas Cris esclarece que o fogo age selando as pontas e o cabelo fica mais encorpado. Uma máscara de vitaminas finaliza.
Foto: Lea Michele // Getty Image
10 Cabelos
alisados ou com progressiva
5. Abandone o silicone
"O produto age formando uma película quase impenetrável sobre o cabelo e barra os nutrientes vindos de outros cosméticos", conta Cris Dios. O efeito é o contrário do desejado: ressecamento e fios fragilizados. Aposte em óleos nutritivos e use um leave-in com proteção solar e térmica.6. Evite penteados repuxados e elásticos desencapados
Eles favorecem a quebra e dificultam o crescimento do cabelo. "Evite penteados muito desfiados ao máximo e escolha elásticos forrados de seda ou com ganchinhos", indica Eliodorio.
Foto: Selena Gomez // Getty Images
Foto: Alessandra Ambrósio // Getty Image7. Corte a cada 2 ou 3 meses
A manutenção do corte deve ser feita com frequência. A ideia, claro, não é diminuir o comprimento - peça a um cabeleireiro de confiança que corte cerca de 1 ou 2 centímetros. De nada adianta demorar meses a fio para renovar o corte: as pontas duplas provocam a quebra de todo o comprimento do fio.8. Aposte nas técnicas que eliminam pontas duplas sem diminuir o comprimento
Wilson Eliodorio indica a "Faxina". O profissional corta os fios normalmente e faz uma escova. Com o cabelo já seco, retira cerca de um milímetro e meio das pontas. A técnica é similar ao "Bordado" de Cris Dios. Nesse procedimento, o expert corta todas as pontas duplas e fragilizadas, inclusive os fios mais curtos da franja e do repicado.Outra técnica indicada é a "Velaterapia": as mechas são torcidas para que as pontas sensibilizadas fiquem em destaque e o profissional passa a chama de uma vela pelos fios. A técnica parece perigosa, mas Cris esclarece que o fogo age selando as pontas e o cabelo fica mais encorpado. Uma máscara de vitaminas finaliza.
9. Escolha produtos com pH baixo se tiver coloração
"Use os xampus coloridos, como os roxos indicados para loiros, uma vez a cada quinze dias e deixe agir nos fios por no máximo 3 minutos", aconselha Cris. O pH alto do xampu, somado aos corantes do produto, ressecam os fios. Uma saída é apelar para as máscaras coloridas, que podem agir por mais tempo - graças ao pH baixo - e ainda hidratam.Foto: Lea Michele // Getty Image
pedem reposição da massa perdida no
procedimento químico. Hidratação, dessa forma, é imprescindível.
Escolhas produtos que contenham aminoácidos, proteínas e queratina para
garantir fios mais encorpados.
Foto: Sandra Bullock // Getty Images
Nenhum comentário:
Postar um comentário