11.22.2008

Alerta contra a dengue


Ministério da Saúde diz que Rio lidera índice de infestação do mosquito da dengue


BRASÍLIA - Nove municípios do Estado do Rio, incluindo a capital, estão em situação de alerta contra a dengue. A informação é do Ministério da Saúde, que divulgou ontem o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Além do Rio, que registra o maior índice de infestação em todo o Estado (2,9%), Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos, Caxias, Itaboraí, Niterói e São João de Meriti também apresentam índices considerados preocupantes, ou seja, entre 1% e 3,9%.

Apesar de os números gerais no Estado do Rio terem caído em comparação a 2007, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que há disparidade nos índices de infestação de bairro para bairro. Segundo ele, alguns locais em Nova Iguaçu apresentam 0% de infestação, mas outros chegam a 9,8%. A mesma situação ocorre no Rio, onde algumas localidades, como o Jacaré, registram índice de 10,8%. “Nossa orientação é para que todas as equipes de transição dos municípios coloquem a dengue como prioridade”, disse Temporão.

A cidade do Rio, que enfrentou uma epidemia de dengue no início do ano, que matou 105 pessoas, reduziu seu índice de 3,7% para 2,9%. Mesmo assim, continua entre as 14 capitais em estado de alerta contra a doença. “Espera-se que, no Rio, não tenhamos uma situação tão grave em 2009”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna.

Segundo o ministério, 50% dos focos estão nos domicílios, como vasos, lajes e piscinas. Na Baixada, problemas de saneamento e falta de acesso à água encanada, que obriga a população a recorrer a reservatórios caseiros, são os fatores que mais favorecem a proliferação do mosquito.

Jobim mobiliza militares contra Aedes aegypti

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou ontem a criação de uma frente militar de mobilização imediata e com treinamento específico para combater a dengue. O ministro colocou 2.321 militares à disposição do Ministério da Saúde para atuar em ações de combate à doença. Do efetivo destacado, 820 homens (600 do Exército, 120 da Aeronáutica e 100 da Marinha) ficarão à disposição do Estado do Rio. “Vamos manter forças militares capacitadas para a dengue. Em até 24 horas, deslocaremos o conjunto necessário para ações de combate ao mosquito. Antes, a capacitação demorava de 15 a 20 dias. É uma ação terapêutica e não profilática”, explicou Jobim, que, em tom de brincadeira, chamou o ministro da Saúde de “General Temporão”.

11.20.2008

Boas Práticas Farmacêuticas: DIETA ORTOMOLECULAR / TERAPIA ORTOMOLECULAR / EFEITOS DOS MEDICAMENTOS


Boas Práticas Farmacêuticas: DIETA ORTOMOLECULAR / TERAPIA ORTOMOLECULAR / EFEITOS DOS MEDICAMENTOS

Estresse e suas repercussões na saúde:


Estresse no trabalho e repercussões na saúde: resultados do Estudo Pró-Saúde

Nas últimas décadas, houve forte revigoramento, em nível internacional, da pesquisa epidemiológica voltada para a elucidação de determinantes sociais que afetam a saúde e o bem-estar. As primeiras pesquisas sobre estresse com seres humanos envolveram soldados após a Segunda Guerra Mundial, vítimas de catástrofes naturais e também indivíduos que experimentaram situações críticas no âmbito pessoal como, por exemplo, doença grave, morte de um ente querido, falência, desemprego e separação. Nessas diferentes situações, a experiência do estresse ocorreu de forma repentina, originando reação igualmente aguda do organismo.

Recentemente, a pesquisa a respeito dos efeitos do estresse sobre a saúde tem se concentrado prioritariamente nas situações em que o estresse é vivenciado em pequenas doses, cotidianas, como é o caso do ambiente do trabalho. Diante dessa exposição duradoura, outras reações de adaptação do organismo são necessárias.

Nos Estados Unidos, queixas relativas à saúde têm sido mais freqüentemente associadas a problemas no trabalho do que a qualquer outro aspecto da vida, como problemas financeiros ou familiares. Naquele país, um quarto dos trabalhadores percebe sua ocupação como o primeiro agente causador de estresse em suas vidas.

A percepção do estresse no ambiente de trabalho é uma das principais linhas de investigação do Estudo Pró-Saúde, que acompanha cerca de três mil trabalhadores de uma universidade do Rio de Janeiro, desde 1999 (com duas fases de coleta de dados: em 1999 e 2001). Seu objetivo principal é avaliar os mecanismos pelos quais os determinantes sociais da saúde - nível de escolaridade e renda, por exemplo - afetam a saúde física e mental. Especificamente, temos investigado a influência desses fatores na hipertensão arterial, obesidade, transtornos mentais comuns e também nos acidentes de trabalho.

Para avaliar os efeitos do estresse no trabalho sobre a saúde, os pesquisadores envolvidos no Estudo Pró-Saúde procederam à adaptação da escala de medida elaborada por Robert Karasek e Töres Theorell para o português. O produto dessa adaptação, publicado em 2004 (Alves, MGM et al. Revista de Saúde Pública 38(2):164-71), tem sido utilizado por numerosos pesquisadores brasileiros, envolvidos em diversos outros estudos.

De acordo com nossos resultados, o estresse no trabalho não é percebido uniformemente pelos participantes. Por exemplo, as atividades de trabalho de 19% daqueles que têm apenas o ensino fundamental foram classificadas como de "alto desgaste" (maior nível de estresse) comparados a 10% daqueles com grau universitário. A proporção de participantes cujas atividades foram classificadas nessa categoria também foi diferente de acordo com os setores de trabalho, variando entre 4% em institutos de ensino e 25% em departamentos do hospital universitário.

Quanto à associação com desfechos de saúde, os resultados obtidos até o momento sugerem que o estresse no trabalho contribui para a ocorrência dos transtornos mentais comuns definidos como possíveis quadros de depressão e/ou ansiedade que podem ser confirmados ou não por diagnóstico clínico. Participantes do estudo que desempenham atividades de trabalho classificadas como de alto desgaste apresentaram chance 50% maior desse tipo de transtorno do que os participantes classificados nas categorias com menor grau de estresse.

Em relação à prevalência de hipertensão arterial, os resultados sugerem outra conclusão. Não parece existir relação com o grau percebido de estresse no trabalho. Essa conclusão se baseia não somente na análise das respostas dos participantes considerados individualmente, mas está de acordo também com seu agrupamento nos respectivos setores de trabalho.

A coordenação do Estudo Pró-Saúde é composta pela pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) Dóra Chor e três pesquisadores do Instituto de Medicina Social (IMS) da Uerj (Eduardo Faerstein, Claudia S. Lopes e Guilherme L. Werneck). Cerca de 30 alunos dos programas de pós-graduação das duas instituições desenvolveram ou estão desenvolvendo suas teses no âmbito do estudo.

Dóra Chor

Veja como o stress afeta o seu organismo

Descrição

Stress não é uma doença, é uma reação do organismo a uma ou mais sobrecargas.

Trânsito, problemas financeiros, profissionais, familiares, situações de vida, doenças, álcool, drogas, acidentes, correria, insegurança, dificuldades com chefes, colegas, carro quebrado, Marginal parada, etc., fazem nosso corpo produzir excesso de dois hormônios, Adrenalina e Cortisol.

Então começam os sinais de Stress:

Diminuição do rendimento, erros, distrações e faltas na escola ou no trabalho.

Insatisfação, irritabilidade, explosividade, reclamações.

Indecisão, julgamentos errados, atrasados, precipitados, piora na organização, adiamento e atrasos de tarefas, perda de prazos.

Insônia, sono agitado, pesadelos.

Falhas de concentração e memória.

Coisas que davam prazer se tornam uma sobrecarga.

Uso de finais de semana para colocar o serviço em dia, ao invés de relaxar.

Cada vez mais tempo com trabalho e menos com lazer. Parece que o dia normal de trabalho não é mais suficiente para o que tem que ser feito.

Diminuição de entusiasmo e prazer pelas coisas, sensação de monotonia

Que levam aos sintomas do Stress

Cansaço

Ganho ou perda de peso, má digestão, prisão de ventre e diarréia, gases, gastrites, úlceras.

Baixa de resistência, infecções, gripes e outras viroses, por exemplo Herpes.

Pressão Arterial alta, Colesterol alto, Arteriosclerose, Acidente Vascular Cerebral (AVC ou "Derrame"), Infarto, etc.

Dores de cabeça, dores musculares, dores “de coluna”, Fibromialgia.

Bruxismo (significa ranger dentes durante o sono).

Restlesslegs (pernas intranqüilas, principalmente na cama durante a noite).

Acne, pele envelhecida, rugas, olheiras. Seborréia, queda de cabelos, unhas fracas.

Diabetes.

Diminuição de Libido, Impotência Sexual.

Tentativa de relaxar com álcool, nicotina, drogas e excesso de comida, causando outras complicações no organismo.

Doenças psicossomáticas.

Ataques de ansiedade.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Ataques de Pânico [taquicardia, sudorese, falta de ar, tremor, fraqueza nas pernas, ondas de frio ou de calor, tontura, sensação de que o ambiente está estranho, que a pessoa “não está lá” (isso se chama desrealização), de que vai desmaiar, de que vai ter um infarto, de uma pressão na cabeça, de que vai "ficar louco", de que vai engasgar com alimentos, assim como crises noturnas de acordar sobressaltado com o coração disparando e com sudorese intensa].

Depressão.
Importante:

1) Não precisa acontecer uma sobrecarga exagerada para estressar. Às vezes vários pequenos fatores se acumulam e sobrecarregam o organismo.

2) Sobrecargas "boas" também podem estressar. Exemplos: comprar, reformar, construir casa, promoção no trabalho com novos desafios, casamento, ganhar na loteria e ter que investir o dinheiro J.

Com o tempo aprendemos a controlar, administrar e conviver com os problemas que nos sobrecarregam e causam ansiedade. Cada pessoa tem um limite de problemas que ela consegue administrar, isso é individual.

Você não precisa se livrar de todos os seus problemas para melhorar, basta chegar à quantidade que você consegue administrar sem estressar.

O que fazer ?
A solução é óbvia mas difícil de fazer: mudar hábitos.

Deitar mais cedo, dormir mais, fumar e beber menos, alimentação mais saudável, socializar mais com amigos, dançar, fazer esportes, ir ao cinema.

Viajar, tirar férias, curtir a família. Até Deus precisou descansar no sétimo dia !

Massagem, Yoga, meditação.

Condicionamento físico.

Psicoterapia. Conversar com uma pessoa neutra e tecnicamente preparada ajuda a organizar melhor os pensamentos e administrar melhor os problemas.

A medicação acaba com os sintomas físicos e melhora o sono. Com isso a pessoa tem mais “cabeça fria” e energia para procurar soluções.

Se aparece uma Depressão ela irá piorar o Stress e criar um círculo vicioso, portanto deve ser tratada.

Não deixe de se tratar. Sua qualidade de vida só pode melhorar.


OBS (boaspraticasfarmaceuticas: Não a automedicação

11.19.2008

A revolução dos medicamentos biológicos


A revolução dos medicamentos biológicos

O quadro das doenças inflamatórias intestinais está, de fato, mudando a uma elocidade bastante acelerada e os cientistas de centros do mundo todo não se cansam de estudar a fisiopatologia das doenças para obter uma melhor adequação das terapias que são indicadas aos pacientes.



Basta pensar que há cerca de 10 anos os pacientes que sofriam com os sintomas das doenças inflamatórias intestinais não podiam contar com nenhum medicamento que lhes trouxesse alívio para as suas crises de diarréia, febre e dor abdominal, o que se está assistindo hoje no mercado farmacêutico destinado a esses diagnósticos é uma verdadeira festa. Acaba de chegar no Brasil, com a aprovação da ANVISA, a Agência de Vigilância Sanitária, o tão aguardado Humira, o anti-TNF totalmente humanizado, que está indicado para doença de Crohn, nos casos de moderado a severo, e que tem trazido benefícios para alguns portadores desta doença que já faziam uso deste medicamento em virtude de ele ter sido aprovado, anteriormente, para casos de artrite reumatóide. Agora, acabou de uma vez por todas a preocupação desses pacientes que, muitas vezes, tiveram que entrar com mandados judiciais para obter o Humira. Este é o segundo anti-TNF a desembarcar por aqui. O primeiro medicamento biológico anti-TNF aprovado pela Anvisa foi o Infliximabe, ou melhor, o Remicade, que chegou em 1998, trazendo uma grande melhora na qualidade de vida dos pacientes. “O Remicade é uma poderosa alternativa para os casos graves da doença de Crohn ou para aqueles casos que não respondem aos tratamentos convencionais”, afirma o Dr. Flavio Steinwurz, gastroenterologista presidente da ABCD. “O Remicade é capaz de prolongar a remissão de sintomas, ajudando na cicatrização da mucosa intestinal, o que pode evitar a necessidade de cirurgia para a retirada de uma parte do intestino”, complementa o presidente da ABCD.
Vale lembrar que TNF-alfa é uma citocina(ou proteína) que promove a inflamação no intestino e em outros órgãos e tecidos do corpo. Ela tem um papel decisivo na doença de Crohn porque induz à produção de outras citocinas e, para combatê-la, os medicamentos anti-TNF têm papel fundamental. Em geral com o Remicade, o resultado dos tratamentos foi tamanho que, há dois anos, o Infliximabe foi aprovado também para colite ulcerativa e pouco tempo depois, para o uso em crianças. Somente este ano a European Medicines Agency, a EMEA, a agência que regula o setor de medica¬mentos na Europa, aprovou o Remicade para pacientes com a doença de Crohn que não respondem adequadamente às terapias convencionais com o uso de corticóides ou imunossupressores. A chegada do Humira mostra a revolução, no bom sentido, que estes medicamentos biológicos estão fazendo no mercado, mantendo cada vez mais aquecida a indústria farmacêutica, especialmente voltada para as doenças que não têm cura, como é o caso das inflamatórias intestinais. “Se ainda não se conseguiu descobrir o que causa a doença de Crohn, sem dúvida nenhuma, o tratamento para esta doença está se aperfeiçoando de uma forma muito interessante com base no maior conhecimento da fisiopatologia da doença”, diz a Dra. Andréa Vieira, médica-assistente da Clínica de Gastroenterologia do Departamento de Medicina da Santa Casa de São Paulo. “Descobriu-se que o TNF era uma citocina pré-inflamatória importante na gênese da doença e antes sequer sabíamos que existia o TNF. Com o advento dos medicamentos biológicos estão chegando outras drogas e ainda tem muita coisa que provavelmente vai ser lançada”, chama a atenção a médica. Estão confirmados os lançamentos do Tysabri, cujo princípio ativo é o Natalizumabe, que inibe a migração de leucócitos, e do Certolizumabe Pegol, que se chamará Cimzia, mas existem muitos outros que estão sendo estudados, alguns deles que são somente proteínas(veja tabela). “Hoje é valorizado não só o paciente deixar de ter sintomas e seus exames de laboratório estarem normais, como é fundamental que haja cicatrização comprovada pelo exame de endoscopia, como a que os biológicos proporcionam”, diz o Dr. Flavio Steinwurz. “Parece não haver nenhuma dúvida de que os medicamentos biológicos são superiores aos outros convencionais no que se refere à cicatrização endoscópica”, ressalta o médico.
O quadro das doenças inflamatórias intestinais está, de fato, mudando a uma velocidade bastante acelerada e os cientistas de centros do mundo todo não se cansam de estudar a fisiopatologia das doenças para obter uma melhor adequação das terapias que são indicadas aos pacientes. Os estudos já mostraram que há um monte de células envolvidas no processo de inflamação do intestino, como as interleucinas, a interleucina 2, a interleucina 12, a CD3, a CD4 e até o TNF(é um monte mesmo!) e, na proporção de causa e efeito, os médicos conseguem controlar muito mais as doenças inflamatórias intestinais, indicando menos cirurgias do que eles faziam no passado. “Cada vez mais vão aparecer medicações mais aperfeiçoadas, com melhores formas de aplicação e com menos efeitos colaterais”, diz a Dra. Andréa. Esta é a esperança que todos os pacientes têm, até para não ficarem à mercê de uma medicação que tem vida útil curta, levando-se em conta que esses medicamentos, depois de algum tempo de uso, deixam de ter o mesmo efeito do início das aplicações. “O estudo de citocinas e de mediadores inflamatórios tem sido importante tanto para a compreensão dos processos inflamatórios crônicos intestinais quanto para a possibilidade de intervenção terapêutica. A terapia biológica oferece uma vantagem sobre as medicações convencionais empregadas no tratamento das doenças inflamatórias intestinais por apresentar uma atuação mais focada”, avalia a Dra. Cyrla Zaltman, professora adjunta de Gastroenterologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e uma das médicas responsáveis pelo ambulatório de DII do Hospital Universitário HUCFF-UFRJ e também, médica responsável pela filial da ABCD na capital carioca. “Diferente dos corticóides que tendem a suprimir o sistema imune do paciente por inteiro, provocando importantes efeitos colaterais, os agentes biológicos atuam seletivamente contra proteínas que estão em excesso ou que estão deficientes, provocando as doenças inflamatórias intestinais”, conclui a Dra Cyrla. Alguns desses medicamentos, como o Infliximabe e o Natalizumabe já estão no mercado brasileiro; outros, porém, ainda não saíram da fase de estudos e testes clínicos, o que mostra que, nos próximos anos, os pacientes de DII terão muitas opções de tratamento.


Fonte:
http://cvdii.bireme.br/tiki-read_article.php?articleId=234

Captação de dados de receitas médicas levanta debate ético

Captação de dados de receitas médicas levanta debate ético
Laboratórios farmacêuticos admitem que atualmente até 15% das prescrições médicas são captadas pelo setor

Os laboratórios farmacêuticos multinacionais que operam no Brasil admitem que atualmente até 15% das 35 milhões de prescrições médicas feitas por mês no País são captadas pelo setor. Por meio de empresas que realizam pesquisas de mercado, as farmacêuticas recolhem dados das receitas no momento em que são apresentadas nas farmácias. São informações como o nome do médico, o medicamento recomendado e se a compra foi de um remédio de marca ou genérico.

No Brasil, a legislação sanitária obriga a retenção de dados das receitas apenas no caso de medicamentos de uso controlado, como psicotrópicos - isso não implica autorização, também neste caso, para o livre repasse dos dados.

O que para a indústria é um movimento normal de acompanhamento das vendas e da concorrência, para entidades médicas e de farmacêuticos é a prova de um comportamento antiético, em razão da possibilidade de violação do sigilo entre médicos e pacientes e até mesmo de que dados pessoais de doentes possam ser mal utilizados.

Estado de São Paulo

TERAPIA PREVENTIVA CONTRA O VIRUS DA AIDS E REVISÂO ANUAL SOBRE O VIRUS


- Cientistas de diferentes partes do mundo estão testando uma terapia preventiva para diminuir o risco de contaminação pelo vírus HIV, causador da Aids, mesmo quando os pacientes têm relações sexuais sem o uso de preservativos, diz um artigo publicado pela revista New Scientist desta semana.

Segundo a revista, o tratamento preventivo, chamado profilaxia pré-exposição (ou PrEP, na sigla em inglês), prevê que os pacientes tomem apenas uma pílula.

O tratamento ainda não teve sua eficácia comprovada por testes clínicos e é receitado por poucos médicos para um número muito pequeno de pessoas.

A New Scientist afirma que "é provável que o medicamento tenha um efeito modesto - talvez reduzindo o risco (de contaminação) para cerca de dois terços".

De acordo com o artigo, os remédios usados na terapia preventiva são o Tenofovir e o Truvada - que contém o mesmo princípio ativo da primeira droga, o tenofovir, e também um outro medicamento chamado emtricitabina.

Esses medicamentos já são usados como tratamento para o HIV, em um tipo de terapia anti-retroviral. Conforme a New Scientist, isso faz com que já exista muita informação a respeito da segurança no uso desses remédios.

A revista diz que esses medicamentos podem estar prontos para o uso em prevenção bem antes do que qualquer vacina contra a Aids.

A terapia preventiva está passando por vários testes, e os primeiros resultados devem ser divulgados já em 2009, diz a New Scientist.

Segundo o artigo, pesquisas com animais sugerem que as duas drogas bloqueiam a infecção pelo HIV, sendo que o Truvada seria um pouco mais eficaz.

O grau de proteção oferecido pelos dois medicamentos depende de alguns fatores, como a dose administrada, mas em alguns casos, diz a revista, o Truvada bloqueou completamente a transmissão da doença.

África

Remédios antivirais funcionam ao suprimir a replicação do vírus e, com isso, paralisar a progressão da contaminação pelo HIV.

Conforme o artigo, a esperança é que, quando usados de maneira preventiva, os medicamentos consigam inibir tão bem a reprodução do vírus que o sistema imunológico possa eliminar o HIV e evitar que a infecção se instale.

A revista afirma que vários testes da terapia PrEP estão ocorrendo, envolvendo um total de 19 mil pessoas em risco - incluindo usuários de drogas injetáveis, homossexuais e mulheres sexualmente ativas em áreas de alta incidência de HIV - em várias partes do mundo.

O primeiro resultado sobre o uso do Tenofovir deve ser divulgado em 2009, e as informações sobre o uso do Truvada como terapia preventiva, em 2010, diz a New Scientist.

Resultados de testes realizados em animais sugerem que os usuários desta terapia não precisarão nem mesmo tomar um comprimido por dia. Um comprimido duas vezes por semana ou nos períodos em que a pessoa mantiver relações sexuais sem proteção poderia funcionar.

"Isto reduz o preço e a toxicidade dos medicamentos", afirmou Mike Youle, diretor do centro de pesquisa em HIV do Royal Free Hospital de Londres, que foi uma das pessoas a fazer o lobby para a realização dos testes da PrEP. "A maioria das pessoas não tem relações sexuais todos os dias."

Críticas

A revista afirma, porém, que a terapia PrEP também atraiu críticas. A principal preocupação de especialistas é que a PrEP leve as pessoas a um falso senso de segurança, encorajando o sexo sem a proteção de preservativos e, paradoxalmente, espalhando ainda mais o vírus.

Marcus Connant, médico americano que luta pelos direitos dos homossexuais e que já receita as drogas para alguns de seus pacientes, admite que alguns deles provavelmente têm mais relações sexuais sem proteção como resultado da terapia.

"Tenho quase certeza de que alguns têm um comportamento de alto risco por terem acesso aos medicamentos. Mas isto não ocorre com todos os pacientes", afirmou.

Outro problema que poderia ocorrer é a resistência que o HIV pode desenvolver ao medicamento.

Muitos temem que alguns usuários da PrEP não saibam que são portadores do HIV. Como a terapia envolve apenas um ou dois medicamentos, o vírus poderia desenvolver resistência a eles.

A resistência é mais incomum para o Tenofovir e o Truvada do que para muitos dos outros medicamentos anti-retrovirais, mas ocorre. Uma solução seria insistir que as pessoas que se submetam à PrEP façam exames de HIV. BBC Brasil - Todos os direitos reservados.

HIV- revisão atual

O HIV é o vírus causador da Aids, doença fatal que atinge o sistema imunológico a ponto de tornar mortais infecções geralmente corriqueiras.

Pelo menos 28 milhões de pessoas já morreram de Aids no mundo todo.

Mais de 20 anos depois da identificação do HIV, ainda não há vacina contra o vírus, nem cura para a doença. Mas a expectativa de vida dos portadores de HIV cresceu significativamente graças à nova geração de medicamentos usados no combate à Aids.

O vírus HIV

O HIV (Vírus Imunodeficiência Humana, na sigla em inglês) atinge o sistema imunológico, normalmente responsável pela proteção do organismo contra infecções.

O vírus ataca um tipo de glóbulo branco (célula de defesa) chamado CD4. No processo, o HIV aloja seu genes no DNA da célula CD4 atingida e passa a utilizá-la para se multiplicar e, com isso, contaminar novas células.

Durante o processo, as células CD4 acabam morrendo por razões ainda não totalmente conhecidas. Com a redução do número desses glóbulos brancos, o organismo começa a perder a perder a capacidade de combater doenças até atingir o ponto crítico que caracteriza a Aids.

O vírus HIV faz parte dos retrovírus, que, embora mais simples que os vírus comuns, são mais difíceis de ser combatidos. Eles alojam seu DNA nas células atacadas de forma que novas células produzidas por elas passam a também portar o vírus.

Os retrovírus também reproduzem seus genes na célula-alvo com maior margem de erro. Isso, somado à alta taxa de reprodução do HIV, provoca muitas mutações no vírus causador da Aids. E não só. O HIV é protegido por uma camada feita do mesmo material que algumas células humanas, o que dificulta sua identificação pelo sistema imunológico.

Ilustração: Como o HIV se reproduz

1. Ataque: Proteínas do HIV se acoplam a receptores CD4 presentes em glóbulos brancos (células de defesa) do sangue.

2. Cópia dos genes: o HIV faz uma cópia de seu próprio material genético.

3. Replicação: O vírus aloja a cópia de seus genes no DNA da célula hospedeira. Quando essa célula começa a se reproduzir, partes do vírus também são reproduzidas.

4.Novo vírus: As partes do vírus se unem perto da parede celular, originando um novo vírus HIV.
Infecção

O HIV está presente na sangue, fluidos sexuais e leite materno de pessoas infectadas.

O vírus pode ser contraído:


Por relações sexuais sem proteção com uma pessoa contaminada.

Pelo compartilhamento de agulhas e seringas com pessoas infectadas.

Pela transfusão de sangue infectado.

Pelo contato de fluidos contaminados com cortes ou feridas.

Na gravidez, no parto ou por meio do aleitamento materno, quando a mãe é portadora do HIV.

O HIV também está presente na saliva das pessoas infectadas, mas não em quantidade suficiente para transmissão.

Uma vez que os fluidos infectados tenham secado, o risco de transmissão é praticamente zero.

Evitar relações sexuais com pessoas que estejam ou possam estar infectadas pelo vírus e utilizar preservativos de látex são as principais formas de prevenção da Aids.

Os preservativos de látex são impermeáveis a partículas do tamanho do HIV. Se usada corretamente, a camisinha é altamente eficaz na redução do risco de contaminação. Entretanto, nenhum método é 100% seguro, com exceção da abstinência sexual.

Os mitos do HIV

O HIV não é transmitido meio de:

Tosse, espirros ou pelo ar.

Copos e talheres compartilhados com pessoas infectadas.

Privadas.

Picadas de insetos e outros animais.

Piscinas.

Alimentos preparados por um portador do vírus.
Estágios iniciais

Cerca de metade dos portadores do HIV sofre de sintomas parecidos com os de uma gripe entre duas e quatro semanas depois da contaminação. Entre eles, podem estar febre, fatiga, mancha nas peles, dor nas juntas, dor de cabeça e inchaço dos gânglios.

A contagem de CD4 equivale ao número dessas células por milímetro cúbico de sangue. À medida que o vírus progride, essa contagem se reduz e a vulnerabilidade do organismo aumenta.

Um sistema imunológico saudável tem de 600 a 1.200 células CD4 por milímetro cúbico de sangue. Considera-se que o paciente tem Aids quando esse número se torna inferior a 200.

A carga viral é o número de partículas do vírus por milímetro de sangue. Ela atinge seu auge no início da infecção, quando o vírus se replica rapidamente na corrente sangüínea.

Alguns portadores do HIV continuam saudáveis e sem sintomas do vírus por muitos anos e só depois desenvolvem a doença.

Outros, enquanto convivem com o vírus, sofrem de sintomas como perda de peso, febre e suores, infecções freqüentes, manchas na pele e perda de memória.

Testes de HIV

O teste mais comum detecta a presença de anticorpos para o combate ao HIV.

Os anticorpos só começam a ser produzidos passado o período entre seis e 12 semanas a contar da infecção.

Mesmo sem combater o vírus com eficácia, os anticorpos são um indicador confiável da presença do HIV.

Logo que infectado, o portador pode transmitir o vírus a outras pessoas, mesmo que sua presença só possa ser identificada semanas mais tarde.

A evolução da Aids

Na medida em que o sistema imunológico se enfraquece e perde a capacidade de combater doenças, as infecções se tornam potencialmente fatais.

Os portadores do HIV são mais suscetíveis a doenças como tuberculose, malária, pneumonia e herpes. Quanto maior a redução das células CD4, maior também é a vulnerabilidade do paciente.

Os portadores do vírus também são mais vulneráveis a “infecções oportunistas”, causadas por bactérias, fungos ou parasitas. Geralmente combatidos com sucesso por organismos saudáveis, eles podem causar a morte de pessoas com sistemas imunológicos debilitados.

Infecões causadas pelo HIV

Candidíase e herpes
A candidíase é uma infecção fungal que geralmente atinge a boca, garganta ou vagina. O vírus da herpes pode causar feridas tanto na boca quanto nos digitais.

As duas infecções, comuns entre a população em geral, ocorrem com maior freqüência entre os portadores de HIV, mesmo entre aqueles com a contagem de CD4 relativamente alta.

Sintomas: a candidíase causa feridas brancas, deixa a boca seca e provoca dificuldades para engolir. A herpes provoca bolhas dolorosas na área afetada.

Tuberculose

A doença é a maior responsável pela morte de pacientes com Aids no mundo. Muitos países enfrentam uma dupla dose de epidemias: a da Aids e a da tuberculose.

Muitas pessoas são portadoras da bactérias causadora do tuberculose, mas apenas uma parcela desenvolve a doença. Entre os portadores do HIV, porém, o número de casos de tuberculose é 30 vezes maior.

A tuberculose ataca inicialmente os pulmões. Posteriormente pode atingir também os nódulos linfáticos e o cérebro.

Sintomas: tosse severa, muitas vezes com sangue, dor no peito, fatiga, perda de peso, febre e suores noturnos.

Cânceres do Sistema Imunológico
Os portadores do HIV enfrentam maior risco de desenvolver cânceres do sistema imunológico, conhecidos como Linfomas Não-Hodgkin. A doença pode atingir qualquer parte do corpo, incluindo o cérebro e a espinha, e provocar a morte no período de um ano.

O câncer pode surgir com qualquer contagem de CD4 e é geralmente tratado com quimioterapia.

Sintomas: inchaço dos nódulos linfáticos, febre, suores noturnos e perda de peso.

Sarcoma de Kaposi
O Sarcoma de Kaposi é um tipo de câncer comum entre homens portadores do HIV. A doença causa manchas vermelhas ou roxas na pele. Também pode afetar a boca, os nódulos linfáticos, o aparelho gastro-intestinal e os pulmões. Com isso, pode se tornar fatal. O Sarcoma de Kaposi geralmente atinge pacientes com contagem de CD4 inferior a 250, mas tende a ser mais grave quando a contagem é menor.

Sintomas: lesões na pele, falta de ar (caso o pulmão seja atingido), sangramento (se o aparelho gastro-intestinal for afetado).

Pneumonia

A pneumonia é historicamente uma das maiores causas de morte entre os portadores de HIV, mas agora já pode ser tratada e prevenida com medicamentos. A doença costuma atingir o pulmões. Também pode afetar os nódulos linfáticos, o baço, o fígado e a medula. Geralmente ocorre nos casos de contagem de CD4 inferior a 200.

Sintomas: febre, tosse seca e dificuldade em respirar.

Infecções cerebrais
Os pacientes com HIV são vulneráveis a duas infecções que muitas vezes afetam o cérebro. Uma delas é a toxoplasmose, provocada por um parasita encontrado em animais. A outra é causada pelo cryptococcus, uma bactéria encontrada no solo, que causa meningite e pode levar o paciente à coma e à morte. A incidência dos dois casos é mais comum quando a contagem de CD4 é inferior a cem.

Sintomas: dor de cabeça, febre, dificuldades de visão, náusea e vômito, fraqueza em um dos lados do corpo, dificuldade em respirar (toxoplasmose) e rigidez na nuca (meningite).

Infecção no intestino (MAC)
A MAC (Complexo Mycobacterium Avium, na sigla em inglês) é causada por uma bactéria encontrada na água, na poeira, no solo e em fezes de pássaros. Ela atinge o intestino. Pode também se alastrar pelo sangue e afetar outras partes do corpo. A doença costuma atingir pacientes com contagem de CD4 inferior a 75.

Sintomas: cólicas, náusea e vômito, febre, suores noturnos, perda de apetite e de peso, fadiga e diarréia.

Risco de cegueira (Citalomegalovirose)
A citomegalovirose é uma infecção viral da família da herpes. Nos portadores de HIV, costuma causar a morte das células da retina. Essa doença, conhecida como retinite, pode provocar cegueira rapidamente se não tratada. A citomelovirose também pode afetar outras partes do corpo. O quadro pode atingir pessoas com contagem de CD4 inferior a cem, mais é mais comum em números inferiores a 50.

Sintomas (retinite): visão embaçada e prejudicada por pontos negros que se movem e pontos cegos. Medicamentos anti-HIV

Desde o surgimento da Aids, o constante desenvolvimento de novas vem prolongando significativamente a vida dos portadores do HIV ao dificultar a multiplicação do vírus. Os medicamentos adiam o início da doença desacelerando o ritmo da redução das células CD4. Mas, ainda assim, são incapazes de curar a Aids.

Existem quatro principais tipos de drogas, que atuam em diferentes fases do ciclo do HIV:

1. Inibidores de entrada: esses medicamentos impedem o vírus de se alojar e nas células CD4 ao aderir a proteínas que ficam do lado de fora do vírus. Até agora apenas uma droga da categoria, o Fuzeon, chegou ao mercado.

2. Inibidores Nucleosídeos da Transcriptase Reversa: impedem o vírus de fazer cópias de seus próprios genes. Para isso, criam versões defeituosas dos nucleosídeos, unidades básicas dos genes.

3. Inibidores Não-Nucleosídios da Transcriptase Reversa: também afetam o processo de replicação do HIV, ao aderir à enzima que controla o processo, conhecida como transcriptase reversa.

4. Inibidores de Protease: essas drogas atingem outra enzima envolvida no processo de multiplicação do vírus, a protease.

Os medicamentos anti-retrovirais devem ser administrados de forma combinada. Geralmente pelo menos três drogas de duas categorias diferentes são utilizadas simultaneamente.

À medida que o HIV sofre mutações, algumas versões do vírus desenvolvem resistência a certos medicamentos.

Efeitos colaterais comuns:
Náusea, vômito, dor de cabeça, fatiga, manchas na pele, insônia, dormência em torno da boca, dor de estômago.

Outros efeitos colaterais: Problemas no fígado, pâncreas e nervos, feridas na boca, inflamação, mudanças no formato do corpo, anemia, dores musculares e fraqueza.


BBC Brasil

Novas vagas de emprego: confira





GERENTE REGIONAL DE VENDAS

Local de trabalho: A NIVEL NACIONAL MONITORAR REGIÃO COM EQUIPE DE REPRESENTANTANTES Que tenha conhecimento no ramo, experiencia comprovada. Requisitos: dinaminismo, experiência, e capacidade para prospecção de novos negócios, habilidade em negociar. Salários a combinar. Disponibilidade imediata. Enviar curriculos para o e-mail abaixo. Email: amaury@indfarmvitalfarma.com.br



COORDENADOR DE PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando a Mirabela Mineração do Brasil na contratação de executivos e profissionais qualificados, para um novo empreendimento na área de mineração de níquel (Projeto Santa Rita), situado no sudeste da Bahia, no município de Itagibá, aproximadamente 150 km de Ilhéus e com start up previsto para início de 2009. Seguem abaixo algumas vagas que estamos trabalhando no momento. Caso queira saber sobre outras vagas, favor acessar nosso site: www.msarh.com.br. Objetivo: Responsável pelas atividades de planejamento de lavra de longo prazo visando a utilização racional das reservas e a qualidade de lavra no âmbito da Mina Santa Rita. Requisitos e atribuições: Curso: Superior em Engenharia de Minas. Experiência: Gestão/supervisão de atividades de planejamento de mina. Assegurar a melhor utilização dos reservas minerais através da elaboração dos planos de lavra de longo prazo. Assegurar a redução de custos através de melhorias nos processos de planejamento. Aos interessados em alguma posição acima favor enviar currículo atualizado para pedro.freitas@msarh.com.br ou clara.pinheiro@msarh.com.br



COORDENADOR DE PLANEJAMENTO DE CURTO PRAZO

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando a Mirabela Mineração do Brasil na contratação de executivos e profissionais qualificados, para um novo empreendimento na área de mineração de níquel (Projeto Santa Rita), situado no sudeste da Bahia, no município de Itagibá, aproximadamente 150 km de Ilhéus e com start up previsto para início de 2009. Seguem abaixo algumas vagas que estamos trabalhando no momento. Caso queira saber sobre outras vagas, favor acessar nosso site: www.msarh.com.br. Objetivo: Responsável pelas atividades planejamento de lavra de curto prazo visando a utilização racional das reservas e a qualidade de lavra no âmbito da Mina Santa Rita. Requisitos e atribuições: Curso: Superior em Engenharia de Minas. Experiência: Gestão/supervisão de atividades de planejamento de mina. Assegurar a melhor utilização dos reservas minerais através da elaboração dos planos de lavra de curto prazo. Assegurar a redução de custos através de melhorias nos processos de planejamento. Aos interessados em alguma posição acima favor enviar currículo atualizado para pedro.freitas@msarh.com.br ou clara.pinheiro@msarh.com.br




COORDENADOR DE GEOLOGIA E GEOMETALURGIA

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando a Mirabela Mineração do Brasil na contratação de executivos e profissionais qualificados, para um novo empreendimento na área de mineração de níquel (Projeto Santa Rita), situado no sudeste da Bahia, no município de Itagibá, aproximadamente 150 km de Ilhéus e com start up previsto para início de 2009. Seguem abaixo algumas vagas que estamos trabalhando no momento. Caso queira saber sobre outras vagas, favor acessar nosso site: www.msarh.com.br. Objetivo: Responsável pela qualidade das pesquisas e informações geológicas visando a utilização racional das reservas no âmbito da Mina Santa Rita. Requisitos e atribuições: Curso: Superior em Geologia. Experiência: Gestão/supervisão de atividades de geologia. Assegurar informações para a exploração da mina através do cumprimento das metas de sondagem e amostragem. Garantir a qualidade dos estudos referentes à hidrogeologia e geotecnia visando condição de segurança das operações da mina. Aos interessados em alguma posição acima favor enviar currículo atualizado para pedro.freitas@msarh.com.br ou clara.pinheiro@msarh.com.br



SUPERVISOR DE ENERGIA E LENÇOL FREÁTICO

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando a Mirabela Mineração do Brasil na contratação de executivos e profissionais qualificados, para um novo empreendimento na área de mineração de níquel (Projeto Santa Rita), situado no sudeste da Bahia, no município de Itagibá, aproximadamente 150 km de Ilhéus e com start up previsto para início de 2009. Seguem abaixo algumas vagas que estamos trabalhando no momento. Caso queira saber sobre outras vagas, favor acessar nosso site: www.msarh.com.br. Objetivo: Responsável pelo fornecimento e transmissão de energia às instalações da unidade, bem como pela manutenção das condições do lençol freático sob controle visando garantir a operação da mina. Requisitos e atribuições: Curso: Técnico em Eletricidade, Mineração, Edificações ou afim. Experiência: Supervisão de atividades similares em empresa de mineração ou afim. Participar do planejamento das atividades de controle do lençol freático. Assegurar a perfuração e manutenção de poços para rebaixamento do lençol freático de acordo com as especificações e o planejamento técnico. Outros: Registro no Conselho de Classe. Aos interessados em alguma posição acima favor enviar currículo atualizado para pedro.freitas@msarh.com.br ou clara.pinheiro@msarh.com.br



SUPERVISOR DE PERFURAÇÃO E DESMONTE

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando a Mirabela Mineração do Brasil na contratação de executivos e profissionais qualificados, para um novo empreendimento na área de mineração de níquel (Projeto Santa Rita), situado no sudeste da Bahia, no município de Itagibá, aproximadamente 150 km de Ilhéus e com start up previsto para início de 2009. Seguem abaixo algumas vagas que estamos trabalhando no momento. Caso queira saber sobre outras vagas, favor acessar nosso site: www.msarh.com.br . Objetivo: Responsável pelas atividades de perfuração e desmonte visando o cumprimento das metas de produção e qualidade estabelecidas. Requisitos e atribuições: Curso: Técnico em Mineração ou Geologia. Experiência: Supervisão de atividades similares em unidade de mineração. Contribuir para a execução de planos de lavra através de atividades de perfuração e desmonte. Garantir o cumprimento dos programas mensais e anuais de produção através da execução de planos de lavra compreendendo sondagem, amostragem, perfuração e desmonte de minério e estéril. Outros: Registro no Conselho de Classe. Aos interessados em alguma posição acima favor enviar currículo atualizado para pedro.freitas@msarh.com.br ou clara.pinheiro@msarh.com.br



SUPERVISOR DE INFRAESTRUTURA DE MINA

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando a Mirabela Mineração do Brasil na contratação de executivos e profissionais qualificados, para um novo empreendimento na área de mineração de níquel (Projeto Santa Rita), situado no sudeste da Bahia, no município de Itagibá, aproximadamente 150 km de Ilhéus e com start up previsto para início de 2009. Seguem abaixo algumas vagas que estamos trabalhando no momento. Caso queira saber sobre outras vagas, favor acessar nosso site: www.msarh.com.br . Objetivo: Responsável pela infraestrutura da mina visando o cumprimento das metas de produção e qualidade estabelecidas. Requisitos e atribuições: Curso: Técnico em Mineração ou Geologia. Experiência: Supervisão de atividades similares em unidade de mineração. Garantir o cumprimento dos programas mensais e anuais de produção através da execução de planos de lavra, compreendendo sondagem, amostragem, perfuração, desmonte e remoção de minério e estéril. Outros: Registro no Conselho de Classe. Aos interessados em alguma posição acima favor enviar currículo atualizado para pedro.freitas@msarh.com.br ou clara.pinheiro@msarh.com.br


SUPERVISOR DE ESTRADAS

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando a Mirabela Mineração do Brasil na contratação de executivos e profissionais qualificados, para um novo empreendimento na área de mineração de níquel (Projeto Santa Rita), situado no sudeste da Bahia, no município de Itagibá, aproximadamente 150 km de Ilhéus e com start up previsto para início de 2009. Seguem abaixo algumas vagas que estamos trabalhando no momento. Caso queira saber sobre outras vagas, favor acessar nosso site: www.msarh.com.br . Objetivo: Responsável pelo planejamento, construção e manutenção de estradas e vias de acesso visando adequadas condições de tráfego de veículos na Mina de Santa Rita. Requisitos e atribuições: Curso: Técnico em Edificações ou Estradas. Experiência: Supervisão de atividades similares em empresa de mineração ou afim. Participar do planejamento de produção visando detectar as necessidades de manutenção e de abertura de novas vias de acesso. Assegurar a adequada condição das vias de tráfego tanto na mina quanto nas demais áreas do empreendimento através da manutenção das vias existentes e de construção de novas estradas. Outros: Registro no Conselho de Classe. Aos interessados em alguma posição acima favor enviar currículo atualizado para pedro.freitas@msarh.com.br ou clara.pinheiro@msarh.com.br

24/11/2008
ANALISTA DE CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO

NAO SERAO LIDOS ANEXOS!!! Prezados, segue abaixo os requisitos necessários para vaga de analista de Controle de Qualidade Microbiológico no RJ: Escolaridade - Superior em Farmácia ou Biologia . Conhecimentos técnicos necessários - Experiência em toda rotina de laboratório microbiológico como análise de água, teste de endotoxina e dosagem de antibióticos. Tempo mínimo de experiência - 1 ano . Horário de trabalho - 8 as 17 . Disponibilidade para viagens ou horas extras . Idioma e nível - inglës Intermediário . Atividades que serão realizadas pelo funcionário - Análise de água, Amostragem de matéria-prima, monitoramento ambiental, preparo de meio de cultura, Elaboração de procedimento, teste de endotoxina e dosagem de antibióticos. Favor enviar currículo colado na mensagem, com último salário e pretensão para esse e-mail. lfarmaceutico@yahoo.com.br


GERENTE DE PRODUÇÃO

A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br . Segue vaga em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br ou através do site www.captativa.com.br e colocar no assunto o título da vaga. Experiência como Gerente de Produção em Indústria Farmacêutica (produção de sólidos orais); Formação Superior em Farmácia Industrial; Imprescindível Inglês fluente; Local de trabalho Rio de Janeiro (poderá ser de outras regiões desde que o profissional tenha disponibilidade para morar no Rio de Janeiro).

TRAINNE PARA ÁREA COMERCIAL

Estamos assessorando um grande cliente no segmento Químico/Farmacêutico na identificação de um profissional para desenvolvimento em área comercial de produtos químicos e farmacêuticos para indústrias e distribuidores. Será imprescindível que o ocupante deste cargo possua curso superior completo ou cursando, em Química, Farmácia, ou Engenharia e já ter atuado em área comercial, tenha disponibilidade para viagens, CNH atualizada e possuir veículo próprio. A proposta inclui um plano de benefícios que inclui: Assistência médica e odontológica extensiva a dependentes, Plano de Previdência Privada, participação nos lucros e Ticket (R$17,50/dia). Além destes benefícios a empresa oferece, para o desempenho da função: celular, cartão corporativo, notebook e reembolso de combustível. Os interessados, que atenderem ao perfil estabelecido acima, deverão enviar currículo, com pretensão salarial, para o seguinte email: vagas@astem.com.br , especificando no assunto da mensagem o código: TRAINNE.

TÉCNICO DE VALIDAÇÃO TEMPORÁRIO

Estamos selecionando 01 Técnico de Validação, para atuar no projeto de Qualificação Térmica de uma indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ, no período de 6 meses. Requisitos: Técnico em Elétrica, Eletrônica ou Instrumentação. Conhecimentos básicos de inglês. Atribuições: Realizar testes de qualificação, estudos de qualificação térmica, elaboração de protocolos, acompanhar testes e estudos de qualificação térmica, analisar e validar os resultados. A empresa oferece salário + alimentação no local + transporte. Horário de trabalho: 7:30h às 16:30h (2ª a 6ª feira). Os candidatos interessados deverão enviar currículo COM PRETENSÃO SALARIAL para priscila.valentim@abbott.com


ENGENHEIRO DE INFRA-ESTRUTURA

Empresa fornecedora de serviços de Telecom seleciona par a o RIO DE JANEIRO: Pré-Requisitos: Superior Completo, preferencialmente em Engenharia. Sólida experiência em infra-estrutura para Telecom. Conhecimentos em baterias, AC DC, UPS, refrigeração, geradores e cabeamento estruturado. ATENÇÃO: Os candidatos interessados devem enviar cv com pretensão salarial urgente para bclara@grupofoco.com.br


PROGRAMA DE TRAINEE CLARIANT

A Clariant está selecionando candidatos para o seu Programa Trainee 2008. Com sede em Muttenz, na Suíça, a Clariant está presente nos cinco continentes, com mais de 100 unidades, empregando cerca de 20.000 funcionários. As vendas anuais da empresa giram em torno de US$ 7,6 bilhões. Os negócios da Clariant estão organizados em quatro diferentes divisões: Textile, Leather & Paper Chemicals, Pigments & Additives, Masterbatches e Functional Chemicals. Programa de Trainee Clariant. Pré-requisitos: Conclusão da graduação entre julho de 2006 e julho de 2008; Curso: Engenharia Química; Inglês no mínimo avançado; Candidatos com flexibilidade para viagens e disponibilidade para trabalhar em outros países no final do programa; Desejável espanhol e vivência internacional. NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE E SE INSCREA ATRAVÉS DO LINK www.ciadetalentos.com.br/clariant. PARTICIPE! Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone (11)5112-3294 de segunda a sexta-feira das 08h30 às 17h30.


ENGENHEIRO CIVIL

Empresa de Engenharia contrata: Requisitos: Recém formado em Engenharia Civil (Universidade Federal ou Estadual). Prática com acompanhamento, planejamento de obras e projetos. Responsável, dinamismo, desembaraço, esforçado, pró-ativo. Resida próximo a Barra. Atribuições: Acompanhamento de obras. O profissional ficará todo o tempo no local das obras. Gerenciamento de projetos. Planejamento da obra, acompanhamento orçamentário e de projetos. Benefícios: Horário: 2ª a 5ª f. 07h00min às 17h00mins e 6ª f. 07h00min às 16h00min. Salário: R$ 3.735,00. VT. VR: R$ 12,00. Participação nos lucros. INTERESSADOS, enviar currículo para curriculo@grupohumanas.com.br no corpo do e-mail. No assunto colocar o nome da vaga. ATENÇÃO: só serão levados em consideração currículos dentro do perfil. Não serão lidos nem arquivados currículos fora do perfil. FAVOR NÃO INSITIR.


MONITOR DE PESQUISA CLÍNICA PLENO

(CRA II) - 2 VAGAS. Disponibilidade para viagens; Inglês avançado; Experiência anterior no exercício de monitor em indústria ou CRO; Formação completa na área da saúde; Para atuar no Rio de Janeiro. Estamos com as vagas em aberto em CRO internacional e indústria multinacional. A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br . Seguem algumas vagas em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br, colocar no assunto o título da vaga. Atenção para os requisitos, que são exigidos pelos nossos clientes


PROFISSIONAIS NÍVEL SUPERIOR

Empresa de grande no setor de Alimentação contrata: Profissional graduado em qualquer área, com bons conhecimentos do Pacote Office ( Word, Excel, Power Point etc...) para trabalhar em seu setor administrativo/operacional. Desejável conhecimentos de Inglês ou Espanhol. Salário Inicial: R$ 1200,00 + VT + VR + Benefícios. Disponibilidade de horário. Local: Centro. Somente currículos dentro do perfil para baselavoro@yahoo.com.br, com "Profissionais Nível Superior - RJ" no campo assunto.


ANALISTA DE DESENVOLVIMENTO SENIOR

Segue o perfil da vaga de Analista de Desenvolvimento Senior.para o Rio de Janeiro Perfil: Sexo feminino ou masculino; idade: na faixa de 30 anos; Ótima apresentação pessoal; Ótima postura e fluência verbal; Escolaridade: Superior Completo em Farmácia Industrial; Experiência de aproximadamente 3 anos, em desenvolvimento de novos produtos e/ou assistência técnica a produção; Ótimo conhecimento de GMP, com bons conhecimentos da Legislação ANVISA; Profundo conhecimento em GPM, tecnologia Farmacêutica, e operação de equipamentos de desenvolvimento; Vivência em controle físico, químico e microbiológico. Bons conhecimentos em elaboração de procedimentos operacionais e processos produtivos tais como: 1-Sólidos. 2-Líquidos Orais. 3-Semi-Sólidos. 4-Injetáveis. 5-Sólidos Hormonais. 6-Cosméticos e Correlatos. Sal 4000,00 + benefícios. rosana.monteiro@horizonterh.com.br


TÉCNICOS EM QUÍMICA

Procuramos técnicos em química para trabalho de três meses com bolsa de R$1000,00. O trabalho será como auxiliar de laboratório em trabalhos de pesquisa com polissacarídeos. Não necessita ter experiência. O local será no Instituto Nacional de Tecnologia, Rio de Janeiro. Contato pelo e-mail fdantas@int.gov.br.


ORÇAMENTISTA DE PAINÉS ELÉTRICOS

(1 vagas) . código da vaga: 45 . PERFIL TÉCNICO: Sexo masculino. Formação mínima como Eletrotécnico ou Engenharia. Ter experiência com orçamento de painéis elétricos. Saber interpretar diagramas elétricos. Conhecimento de Office. Desejável conhecimento de Autocad. Fácil acesso a Duque de Caxias. PERFIL COMPORTAMENTAL: atividades: Analisar os diagramas, quantificar os componentes, elaborar tudo num sistema próprio de orçamentos já desenvolvido pela empresa e elaborar croquis para determinar as dimensões dos painéis elétricos e, com isso, fazer o orçamento. Às vezes, vai elaborar os croquis no Auto Cad, por isso, desejável conhecimento no Auto Cad. horário: 8 às 18h . local: Duque de Caxias . remuneração: R$ 1500 + benefícios . observações: R$ 1500 + cesta básica (por mês) + vale transporte. Carteira assinada (CLT). Observações: Dependendo do tempo de experiência do candidato, o salário pode chegar a R$ 3000 + refeição. Os interessados deverão encaminhar currículo para luana@rheluz.com.br com o assunto ORÇAMENTISTA.


REPRESENTANTE TÉCNICO COMERCIAL


Estamos assessorando um grande cliente na área Química/Farmacêutica e que tem como objetivo identificar profissional com experiência sólida em venda de produtos químicos e farmacêuticos para indústrias e distribuidores. Será imprescindível que o ocupante deste cargo possua experiência sólida e comprovada em vendas técnicas para indústrias, grande vivência em área comercial e possua curso superior completo em Química, ou Farmácia, ou Engenharia, sendo desejável que possua pós-graduação , ou especialização preferencialmente em Cosmetologia. O futuro ocupante desta posição deverá ter disponibilidade para viagens constantes e possuir habilitação atualizada. A proposta inclui remuneração mínima de R$2.000,00 + premiação e um plano de benefícios que inclui: Assistência médica e odontológica extensiva a dependentes, Plano de Previdência Privada, Participação nos lucros e Ticket (R$17,50/dia). Além destes benefícios a empresa oferece para o desempenho da função celular, cartão corporativo, notebook e carro (após os 3 meses). Os interessados, que atenderem ao perfil estabelecido acima, deverão enviar currículo para o seguinte email: vagas@astem.com.br , especificando no assunto da mensagem o código: RTCOM.


GERENTE DE PRODUTOS

A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br . Segue vaga em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br ou através do site www.captativa.com.br e colocar no assunto o título da vaga. Gerente de Produtos. Experiência como Gerente de Produtos em Indústrias Farmacêuticas; Imprescindível Formação superior em Farmácia ou medicina; Inglês fluente; Local de trabalho Rio de Janeiro (poderá ser de outras regiões desde que o profissional tenha disponibilidade para morar no Rio de Janeiro). OBS: Se o profissional é formado em medicina não é necessário experiência na área de produtos, mas é necessário especialização em: Cardiologia, Endocrinologia, Reumatologia, Psiquiatria ou Neurologia.

07/11/2008


ENGENHEIROS DE PROCESSOS SENIORS (COORDENAÇÃO DE EQUIPE)

Recrutamos para empresa de Engenharia de grande porte, os profissionais abaixo relacionados, com sólida vivência em Projetos Petroquímicos / Químicos / Termoelétricas (Áreas de Energia e Óleo & Gás). Formação em Engenharia Química (CREA ativo), mínimo de 8 anos de experiência em processos industriais de grande porte, sendo 3 anos em projetos do Setor de Energia ou Óleo & Gás. IMPORTANTE: Temos interesse em profissionais aposentados da PETROBRAS, possuidores da experiência acima. Currículum, URGENTE, com pretensão salarial como CLT e/ou como PJ, para PSICÓLOGOS ASSOCIADOS LTDA. E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


ENGENHEIROS DE PROJETOS INDUSTRIAIS SENIORS

Recrutamos para empresa de Engenharia de grande porte, os profissionais abaixo relacionados, com sólida vivência em Projetos Petroquímicos / Químicos / Termoelétricas (Áreas de Energia e Óleo & Gás). - formação completa em Engenharia Química ou Engenharia Mecânica (CREA-ativo), mínimo de 12 anos de experiência em projetos industriais de grande porte, sendo 5 anos em projetos do Setor de Energia ou de Óleo & Gás. IMPORTANTE: Temos interesse em profissionais aposentados da PETROBRAS, possuidores da experiência acima. Currículum, URGENTE, com pretensão salarial como CLT e/ou como PJ, para PSICÓLOGOS ASSOCIADOS LTDA. E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


ENGENHEIROS DE CALDEIRARIA E TUBULAÇÕES SENIORS

Recrutamos para empresa de Engenharia de grande porte, os profissionais abaixo relacionados, com sólida vivência em Projetos Petroquímicos / Químicos / Termoelétricas (Áreas de Energia e Óleo & Gás). - formação em Engenharia Mecânica (CREA ativo), mínimo de 8 anos de experiência em projetos industriais de grande porte, sendo 3 anos de experiência em projetos de Energia ou em Óleo & Gás. IMPORTANTE: Temos interesse em profissionais aposentados da PETROBRAS, possuidores da experiência acima. Currículum, URGENTE, com pretensão salarial como CLT e/ou como PJ, para PSICÓLOGOS ASSOCIADOS LTDA. E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


ENGENHEIROS MECÂNICOS SENIORS

Recrutamos para empresa de Engenharia de grande porte, os profissionais abaixo relacionados, com sólida vivência em Projetos Petroquímicos / Químicos / Termoelétricas (Áreas de Energia e Óleo & Gás).- com CREA ativo, experiência mínima de 8 anos em projetos industriais de grande porte, em especificação de folhas de dados e elaboração de pareceres técnicos sobre propostas de fornecimento de equipamentos dinâmicos e avaliação de projetos de instalação desses equipamentos em plantas industriais. Experiência mínima de 3 anos em projetos no setor de Energia ou Óleo & Gás. IMPORTANTE: Temos interesse em profissionais aposentados da PETROBRAS, possuidores da experiência acima. Currículum, URGENTE, com pretensão salarial como CLT e/ou como PJ, para PSICÓLOGOS ASSOCIADOS LTDA. E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


ENGENHEIROS CIVIS SENIORS

Recrutamos para empresa de Engenharia de grande porte, os profissionais abaixo relacionados, com sólida vivência em Projetos Petroquímicos / Químicos / Termoelétricas (Áreas de Energia e Óleo & Gás).- com CREA ativo, mínimo de 8 anos de experiência em Projetos Industriais de grande porte, sendo 3 anos de experiência em Projetos do Setor de Energia ou Óleo & Gás. IMPORTANTE: Temos interesse em profissionais aposentados da PETROBRAS, possuidores da experiência acima. Currículum, URGENTE, com pretensão salarial como CLT e/ou como PJ, para PSICÓLOGOS ASSOCIADOS LTDA. E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


ENGENHEIROS ELETRICISTAS SENIORS

Recrutamos para empresa de Engenharia de grande porte, os profissionais abaixo relacionados, com sólida vivência em Projetos Petroquímicos / Químicos / Termoelétricas (Áreas de Energia e Óleo & Gás).- com CREA ativo, experiência mínima de 8 anos em projetos industriais de grande porte, sendo, no mínimo 3 anos de experiência em projetos no setor de Energia ou de Óleo e Gás. IMPORTANTE: Temos interesse em profissionais aposentados da PETROBRAS, possuidores da experiência acima. Currículum, URGENTE, com pretensão salarial como CLT e/ou como PJ, para PSICÓLOGOS ASSOCIADOS LTDA. E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


ENGENHEIROS ELETRÔNICOS SENIORS

Recrutamos para empresa de Engenharia de grande porte, os profissionais abaixo relacionados, com sólida vivência em Projetos Petroquímicos / Químicos / Termoelétricas (Áreas de Energia e Óleo & Gás).- com CREA ativo, com no mínimo 8 anos de experiência em projetos industriais de grande porte e de 3 anos em projetos do setor de Energia ou Óleo & Gás. IMPORTANTE: Temos interesse em profissionais aposentados da PETROBRAS, possuidores da experiência acima. Currículum, URGENTE, com pretensão salarial como CLT e/ou como PJ, para PSICÓLOGOS ASSOCIADOS LTDA. E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


SUPERVISOR DE GESTÃO E CONTROLE DA QUALIDADE

Será responsável pelas áreas de controle de qualidade e sistema e de gestão da qualidade. Formação: Superior Completo Engenheiro ou Quimico. Inglês intermediário. Dominio Pacote Office. Experiência em atividades relativas aos testes, metrologia e inspeção de produtos e processos. Coordenação das atividades referentes á manutenção do sistema da qualidade dentro dos requisitos da ISO 9001:2000 e trabalho na interface com as demais áreas da empresa e clientes no que diz respeito aos aspectos de qualidade dos produtos e processos. Atuação anterior em posição similar, preferencialmente em industrias da área de produtos para construção civil, mineração. Salário: R$3.700,00. Benefícios: VT + Ticket Refeição, Seguro de Vida, Plano de Saúde e Odontológico, convênio farmácia, Auxílio graduação. Local: São Gonçalo. Os candidatos no perfil devem encaminhar o currículo para marta@parceriaconsult.com.br assunto Supervisor da Gestão Qualidade.



GERENTE REGIONAL DE VENDAS

Local de trabalho: A NIVEL NACIONAL MONITORAR REGIÃO COM EQUIPE DE REPRESENTANTANTES Que tenha conhecimento no ramo, experiencia comprovada. Requisitos: dinaminismo, experiência, e capacidade para prospecção de novos negócios, habilidade em negociar. Salários a combinar. Disponibilidade imediata. Enviar curriculos para o e-mail abaixo. Email: amaury@indfarmvitalfarma.com.br

06/11/2008

ESTÁGIO EM QUÍMICA

Dermage farmácia de manipulação e indústria de cosméticos contrata: Superior cursando química, a partir do 4º período. Desejável vivência anterior em controle e qualidade, análise físico química. Local de Estágio: Bonsucesso. Carga Horária: 6 horas por dia. Bolsa Auxílio: R$ 650,00 + VT + VR. Carga Horária: 30 horas semanais. OS INTERESSADOS VEVERÃO ENCAMINHAR CVS PARA curriculo@dermage.com.br, FAVOR COLOCAR NO CAMPO ASSUNTO O NOME DA VAGA EM QUESTÃO.


ESTÁGIO DE FARMÁCIA

Empresa fabricante de produtos de Cosméticos situada na Cidade do Rio de Janeiro, oferece estágio para estudante de farmácia. Enviar curriculo para edmundo_martins@oi.com.br


ANALISTA DA GARANTIA DA QUALIDADE JUNIOR


Solicito curriculos para trabalhar no Rio de Janeiro para o e-mail vaga@mappel.com.br para a função de ANALISTA DA GARANTIA DA QUALIDADE JUNIOR com o seguinte perfil: Atenção: Colocar no assunto "ANALISTA DA GARANTIA DA QUALIDADE JR". Oriundo de Industria farmaceutica ou cosméticos. Elaboração de Normas e Procedimentos, métodos de análise e especificações. Realização de auditoria interna e Qualificação de Fornecedores. Treinamento de pessoal operacional e supervisores. Organizar e gerenciar a documentação da Qualidade bem como a execução dos programas de qualidade, adequações e atendimentos. Qualificação de instalações , operação, performance de equipamentos e utilidades. Validação dos Processos e validação de limpeza, assim como protocolos e relatórios. Ingles intermediário. Informática pacote office, internet. Beneficios após a efetivação: VR. VT. CESTA BASICA. ASSISTENCIA MÉDICA


TÉCNICO QUÍMICA

Estamos assessorando um grande cliente que deseja identificar um Técnico Química com experiência comprovada em laboratório de controle de qualidade, de processo e de matéria-prima em indústrias de alimentos, imprescidível possuir registro no CRQ. Os interessados que atendam ao perfil deverão enviar currículo, com pretensão salarial, para o email: recrutamento@astem.com.br colocando como assunto da mensagem o código: TQ ou acessar nosso site: www.astem.com e cadastrar o currículo escolhendo como uma das funções pretendidas: Técnico Químico.


ESTÁGIO TECNICO EM QUÍMICA

Desejamos identificar Estagiário Tecnico em Química para desenvolvimento em uma das unidades industriais de nosso cliente no ramo de indústria de alimentos. Será necessário que o candidato esteja, no mínimo cursando Escola Técnica em Química a nível de formação profissionalizante de longa duração ou tenha concluído a fase teórica do curso ainda no ano de 2008. Os candidatos que preencham o perfil acima deverão enviar curriculo para o email: recrutamento@astem.com.br, mencionando no assunto da mensagem o código: EstágioTQ.


ANALISTA DA GARANTIA DA QUALIDADE SÊNIOR

Segue abaixo divulgação de vaga de emprego para o Rio De Janeiro - Duque de Caxias: A Proativa RH, consultoria de recursos humanos há 14 anos no mercado, em parceria com empresa de grande porte multinacional do segmento farmacêutico contratam profissional para Rio De Janeiro: ANALISTA DA GARANTIA DA QUALIDADE SÊNIOR. Profissional irá atuar em um centro de distribuição, sendo responsável por toda parte de documentação e revisão de lotes, identificando os possíveis desvios nos processos produtivos. Pré Requisitos: Experiência na área da garantia da qualidade; Ensino Superior Completo em Farmácia, Bioquímica ou Engenharia Química; Inglês Fluente; Possuir fácil acesso a região de Duque de Caxias - RJ. Empresa oferece salário fixo mais pacote de benefícios (AM, AO, PPP, VR, Convênio Farmácia, Doação de Medicamentos, SV). Os interessados deverão encaminhar currículo com pretensão salarial para: ana.sel@proativarh.com.br


ASSISTENTE JURÍDICO SÊNIOR

HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: Assistente Jurídico Sênior. Inglês fluente . Desejável Espanhol Fluente, Ensino superior completo em Administração, Direito, Secretariado Executivo. Experiência anterior de pelo menos 5 anos. Suporte aos 3 advogados do departamento jurídico. Preparação e atualização de arquivos físicos e eletrônicos do departamento de acordo com a política da empresa; Gerenciamento de prazos de validade de documentos arquivados pelo jurídico (validade de procurações, contratos, notificações, entre outros); Preparação e atualização de lista de contatos do departamento jurídico; Elaboração e atualização da lista de tarefas do jurídico, incluindo o encaminhamento de documentos, quando necessário; a outros departamentos da empresa, gerenciamento de prazos para entrega e envio pelo jurídico e follow up rigoroso; Consolidação de dados relativos ao departamento, incluindo a elaboração de planilhas e apresentações para tanto; Elaboração de padrões de documentos para o departamento (cartas, memos, atas de reunião, faz, apresentações, etc). Controle de notas fiscais do departamento e consolidação de planilhas com informação de faturamento relativa ao jurídico. Atribuições de secretaria em geral (toda a logística para realizações de reuniões, conference calls, viagens, visitas, atendimento de ligações, controle de recados, encaminhamento de ligações). Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês para hroil@hroil.com.br- informando a pretensão salarial e o cargo (Assistente Jurídico) que está se candidatando no título do e-mail. Por favor, informe em seu CV o nível de inglês e espanhol que possui.


SUPERVISOR DE CONTROLE DE QUALIDADE

Empresa nacional do Ramo odontológico está com processo aberto de seleção para a seguinte vaga: Supervisor de Controle de Qualidade. Local de Trabalho: Jacarepaguá - Rio de Janeiro. Formação necessária: Farmacêutico Industrial (indispensável). Outros Requisitos: Experiência em Controle de Qualidade de Indústria Farmacêutica (não necessariamente em supervisão), inglês tecnico, conhecimentos de informática. Benefícios: Plano de Saúde, Plano Odontológico, Auxílio Transporte, Auxílio Farmácia, Refeição no local. Interessados deverão enviar currículo com pretensão salarial para o e-mail: sgq@dfl.com.br

03/11/2008


FARMACÊUTICO DESENVOLVEDOR SR

REALNET Consultoria em Recursos Humanos seleciona para Indústria Farmacêutica: Perfil: Nível Superior Completo em Farmácia Industrial. Ampla experiência em Indústrias Farmacêuticas, com desenvolvimento de novos produtos, assistência técnica a produção e farmácia Galenica. Bons conhecimentos da Legislação ANVISA. Amplo conhecimento em GPM, tecnologia farmacêutica e operação de equipamentos de desenvolvimento. Vivência em controle físico, químico e microbiológico. Bons conhecimentos em elaboração de procedimentos operacionais e processos produtivos tais como: 1-Sólidos , 2-Líquidos Orais , 3-Semi-Sólidos , 4-Injetáveis , 5-Sólidos Hormonais , 6-Cosméticos e Correlatos. Local de trabalho: Rio de Janeiro. Horário: 2ª a 6ª, das 8:00hs às 17:00hs. A empresa oferece salário + benefícios: assistência médica e odontológica. VT, refeição no local, cesta básica, previdência privada e PPR. Os candidatos que estiverem dentro do perfil devem enviar o currículo com pretensão salarial para luiza@realnetbr.com.br mencionando no campo assunto "Farmacêutico".


ESTÁGIO EM QUÍMICA

Dermage farmácia de manipulação e indústria de cosméticos contrata: Superior cursando química, a partir do 4º período. Desejável vivência anterior em controle e qualidade, análise físico química. Local de Estágio: Bonsucesso. Carga Horária: 6 horas por dia. Bolsa Auxílio: R$ 650,00 + VT + VR. Carga Horária: 30 horas semanais. OS INTERESSADOS VEVERÃO ENCAMINHAR CVS PARA curriculo@dermage.com.br, FAVOR COLOCAR NO CAMPO ASSUNTO O NOME DA VAGA EM QUESTÃO.

31/10/2008

GERENTE DE PRODUTO - FOCO PRECRIÇÃO

FORMAÇÃO: FARMÁCIA/ADMINISTRAÇÃO/MARKETING. SOLIDA EXPERIÊNCIA NA DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS, ANÁLISE DE MERCADO, OBSERVAÇÃO DE TENDÊNCIAS DE PRESCRIÇÃO. CONTATO E CONHECIMENTO DE MÉDICOS FORMADORES DE OPINIÃO, É UM DIFERENCIAL. INGLÊS FLUENTE É IMPRESCINDÍVEL. ENVIAR CV NO CORPO DO EMAIL ATÉ 07/11 PARA PAULO RODRIGUES p.rodrigues@jointbusiness.com.br. EMAILS COM ANEXOS E APÓS ESTA DATA SERÃO DESCARTADOS.


GERENTE DE NEGÓCIOS

FORMAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO/FINANCEIRO. SÓLIDA EXPERIÊNCIA NA PROSPECÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS NA ÁREA DE PRODUTOS HOSPITALARES, GENÉRICOS E DE MARCAS. EXPERIÊNCIA EM FUSÕES E AQUISIÇÕES NO RAMO FARMOQUÍMICO SERÁ UM SÓLIDO DIFERENCIAL. SALÁRIO: R$ 10.000,00 MAIS PACOTE ATRATIVO DE BENEFÍCIOS. ENVIAR CV NO CORPO DO EMAIL ATÉ 07/11 PARA PAULO RODRIGUES p.rodrigues@jointbusiness.com.br. EMAILS COM ANEXOS E APÓS ESTA DATA SERÃO DESCARTADOS.


ESTAGIÁRIO EM QUÍMICA

Dermage farmácia de manipulação e indústria de cosméticos contrata urgente!! Superior cursando química a partir do 4º período. Desejável aguma vovência em CQ, análise físico química de matéria primas e produtos acabados. Local de Estágio: Bonsucesso. Carga Horária: 6 horas por dia. Bolsa Auxílio: R$ 650,00 + VT + VR. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CVS PARA curriculo@dermage.com.br, FAVOR COLOCAR NO CAMPO ASSUNTO O NOME DA VAGA EM QUESTÃO.

28/10/2008


ESTÁGIO SMS - SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA

MULTINACIONAL FRANCESA RECRUTA ESTAGIÁRIO PARA ATUAR NA ÁREA DE SMS (Saúde , Meio Ambiente e Segurança). Cursos: Engenharia Química, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção (a partir do 5º período). Conhecimento: Inglês nível intermediário e conhecimentos do Pacote Office. Horário: 6 horas por dia. Bolsa auxílio de acordo com o mercado. Benefícios: transporte da empresa + refeição + plano de saúde + plano odontológico. Disponibilidade para trabalhar em Xerém. Envie seu currículo para rh@turbomeca.com.br , assunto: Estágio SMS



FARMACÊUTICO TRAINEE

HOSPITAL DE GRANDE PORTE SELECIONA: Farmacêutico trainee(vaga fixa Diferencial): recém formado em farmácia, com experiência de estágio. LOCAL:OLARIA. Horário: 12X36. Sexo: indiferente. Salário: 855,00 + 83,00 = 938,00. Após 6 meses: 1122,00 + 83,00 = 1205,00. Contrato: efetivo. OS INTERESSADOS DEVEM ENCAMINHAR CURRICULO PARA: selecao@diferencialrh.com INFORMANDO NO ASSUNTO - FARMACÊUTICO


ESTAGIÁRIO EM QUÍMICA

Dermage farmácia de manipulação e indústria de cosméticos contrata: Imprescidível, cursar a partir do 4º perído Qu;imica Industrial ou Bacharel. Desejável experiência anterior com Controle de Qualidade, análise físico-química de matérias-primas. Local de Estágio: Bonsucesso. Bolsa Auxílio: R$ 650,00 + VT + VR (9,00). OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CVS PARA curriculo@dermage.com.br, FAVOR COLOCAR NO CAMO ASSUTNO O NOME DA VAGA EM QUESTÃO


PROGRAMA DE ESTÁGIO PETROFLEX

A Petroflex é a maior produtora de borracha sintética da América Latina e está à procura de jovens com vocação para crescer. Petroflex - Programa de Estágio 2009. PERFIL: ALUNOS DOS SEGUINTES CURSOS. Formação Técnica - Cursos Técnicos em: Química, Segurança do Trabalho, Administração, Mecatrônica, Manutenção, Eletrônica e Mecânica. Formação Universitária - Cursos: Administração, Economia, Engenharias, Informática, Contabilidade e Química; Formatura prevista para dez/2010 e 2011(estágio com duração mínima de 1 ano e máxima de 2 anos); Para alunos de nível técnico, estar no último ano em 2009; Bons conhecimentos de informática; Inglês intermediário/avançado (Nível Superior) e Inglês Básico (Nível Técnico); Disponibilidade para estagiar 6 horas por dia. BENEFÍCIOS: Bolsa auxílio compatível com o mercado; Transporte (A empresa oferece transporte próprio saindo de vários pontos do Rio de Janeiro, de Recife e de Porto Alegre); Alimentação no Local; Seguro de vida. LOCAIS DE ESTÁGIO: Duque de Caxias (RJ), Triunfo (RS) e Cabo de Santo Agostinho (PE). INÍCIO DO ESTÁGIO: Janeiro de 2009. SOMENTE SE CANDIDATAR À VAGA MORADORES DE REGIÕES E CIDADES PRÓXIMAS DE UMA DAS UNIDADES DA PETROFLEX LISTADAS ACIMA E QUE ESTEJAM NOS CURSOS SOLICITADOS. CANDIDATOS DENTRO DO PERFIL SERÃO CONVOCADOS PARA A REALIZAÇÃO DE PROVAS ONLINE VIA EMAIL. FAVOR VERIFICAR SUA CAIXA DE EMAIL REGULARMENTE. INSCRIÇÕES SOMENTE PELO SITE: http://www.vagas.com.br/v142093 Inscreva-se agora mesmo!


REPRESENTANTE COMERCIAL - AUTOMAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

Nossa empresa possui 20 anos de atuação no mercado de automação e instrumentação industrial. Fornecemos produtos, serviços e soluções para indústrias de cosméticos, farmacêuticas, bebidas, químicas e alimentos. Atuamos fornecendo projetos de sistemas automatizados (CLP´s, sistemas supervisórios, sistemas de visão, robótica e etc...) e também sobre serviços de calibração, manutenção e gerenciamento de instrumentos. Focamos atividades nas empresas destes segmentos que possuem valor agregado aos seus produtos e tenham posição de lideranção de mercado. Estamos insteressados em representante regional para o Rio de janeiro, Paraná, Goiás, Minas Gerais e Salvador. Informações de nossa empresa poderá ser vista em nosso site: www.bypass.com.br. Fico a disposição de melhores esclarecimentos. Oswaldo Fernandes / diretor (11) 49911989 (ceo@bypass.com.br).

21/10/2008


FARMACÊUTICOS (AS) TÉCNICO RESPONSÁVEL

(30 VAGAS) . REDE DE DROGARIAS DE GRANDE PORTE, EM EXPANSÃO, NO RIO DE JANEIRO ADMITE URGENTE; VAGAS EFETIVAS. PODE SER SEM EXPERIÊNCIA. COM CRF. DISPONIBILIDADE DE HORÁRIOS. EMPRESA OFERECE TREIANAMENTO E PLANO DE CARREIRA SALÁRIO A/C + VT + VALE REFEIÇÃO + PLANO DE SAÚDE + PLANO ODONTOLÓGICO + DESCONTOS EM MEDICAMENTOS ETC. OS INTERESSADOS PODERÃO LIGAR PARA 2613-2713/2717-9402 OU ENVIAR CURRÍCULO PARAhumanas@humanasrh.com.br


TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

(ind. Química). Estamos assessorando uma grande indústria química na cidade do Rio de Janeiro e desejamos identificar um profissional que atenda ao seguinte perfil: Experiência sólida em área de Segurança do Trabalho que já tenha atuado, no mínimo por 3 anos em Indústria Química desenvolvendo as seguintes atividades: Organização de treinamento na área de Segurança do trabalho, controle de EPI's; Elaboração de relatórios de inspeção fabril; Liberação de ATP's; Inspeção e controle de equipamentos de combate; Elaboração/confecção de relatórios e estatísticas de acidentes; Organização e acompanhamento de CIPA e planejamento de SIPAT; Acompanhamento / atualização de PPRA e Mapas de risco. Será necessário que o candidato possua o certificado de Técnico de Segurança do Trabalho com registro e possua no mínimo 2º Grau completo ou possua curso superior em Engª de Segurança ou de Produção. Os candidatos, que atendam ao perfil desta posição, deverão enviar currículo com pretensão salarial, através do email: vagas@astem.com.br e colocar como assunto da mensagem o código: TSTRAB. ou acessem nosso site: www.astem.com.br e façam o cadastro do currículo colocando como uma das funções pretendidas Técnico de Segurança do Trabalho.



ANALISTA DE CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO

Vaga de analista de Controle de Qualidade Microbiológico na zona norte do RJ: NAO SERAO LIDOS ANEXOS!!! Salário oferecido: R$ 1.800,00. Faixa etária - indiferente. Sexo - indiferente. Escolaridade - Superior em Farmácia ou Biologia. Conhecimentos técnicos necessários - Experiência em toda rotina de laboratório microbiológico como análise de água, teste de endotoxina e dosagem de antibióticos. Tempo mínimo de experiência - 1 ano . Horário de trabalho - 8 as 17 . Disponibilidade para viagens ou horas extras . Idioma e nível - inglës Intermediário . Atividades que serão realizadas pelo funcionário - Análise de água, Amostragem de matéria-prima, monitoramento ambiental, preparo de meio de cultura, Elaboração de procedimento, teste de endotoxina e dosagem de antibióticos. Favor enviar currículo colado na mensagem, com último salário e pretensão para lfarmaceutico@yahoo.com.br



PROCUREMENT ENGINEER

HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: Procurement Engineer (Macaé). Gerente de contratos com superior completo. Experiência mínima de 5 anos em gerenciamento de contratos,materiais, logística. esejável oriundo de empresas de óleo e gás. Experiência em negociação. Inglês fluente (será testado). Importantes: Conhecimento de sistemas de gerenciamento de materiais; Experiência em Purchase Orders e Service Orders; Domínio das ferramentas Office. Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em português e inglês para hroil@hroil.com.br - informando a pretensão salarial e o cargo que está se candidatando no título do e-mail.


COORDENADOR DE PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando a Mirabela Mineração do Brasil na contratação de executivos e profissionais qualificados, para um novo empreendimento na área de mineração de níquel (Projeto Santa Rita), situado no sudeste da Bahia, no município de Itagibá, aproximadamente 150 km de Ilhéus e com start up previsto para início de 2009. Seguem abaixo algumas vagas que estamos trabalhando no momento. Caso queira saber sobre outras vagas, favor acessar nosso site: www.msarh.com.br. Objetivo: Responsável pelas atividades de planejamento de lavra de longo prazo visando a utilização racional das reservas e a qualidade de lavra no âmbito da Mina Santa Rita. Requisitos e atribuições: Curso: Superior em Engenharia de Minas. Experiência: Gestão/supervisão de atividades de planejamento de mina. Assegurar a melhor utilização dos reservas minerais através da elaboração dos planos de lavra de longo prazo. Assegurar a redução de custos através de melhorias nos processos de planejamento. Aos interessados em alguma posição acima favor enviar currículo atualizado para pedro.freitas@msarh.com.br ou clara.pinheiro@msarh.com.br


COORDENADOR DE PLANEJAMENTO DE CURTO PRAZO

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando a Mirabela Mineração do Brasil na contratação de executivos e profissionais qualificados, para um novo empreendimento na área de mineração de níquel (Projeto Santa Rita), situado no sudeste da Bahia, no município de Itagibá, aproximadamente 150 km de Ilhéus e com start up previsto para início de 2009. Seguem abaixo algumas vagas que estamos trabalhando no momento. Caso queira saber sobre outras vagas, favor acessar nosso site: www.msarh.com.br. Objetivo: Responsável pelas atividades planejamento de lavra de curto prazo visando a utilização racional das reservas e a qualidade de lavra no âmbito da Mina Santa Rita. Requisitos e atribuições: Curso: Superior em Engenharia de Minas. Experiência: Gestão/supervisão de atividades de planejamento de mina. Assegurar a melhor utilização dos reservas minerais através da elaboração dos planos de lavra de curto prazo. Assegurar a redução de custos através de melhorias nos processos de planejamento. Aos interessados em alguma posição acima favor enviar currículo atualizado para pedro.freitas@msarh.com.br ou clara.pinheiro@msarh.com.br


COORDENADOR DE GEOLOGIA E GEOMETALURGIA

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando a Mirabela Mineração do Brasil na contratação de executivos e profissionais qualificados, para um novo empreendimento na área de mineração de níquel (Projeto Santa Rita), situado no sudeste da Bahia, no município de Itagibá, aproximadamente 150 km de Ilhéus e com start up previsto para início de 2009. Seguem abaixo algumas vagas que estamos trabalhando no momento. Caso queira saber sobre outras vagas, favor acessar nosso site: www.msarh.com.br. Objetivo: Responsável pela qualidade das pesquisas e informações geológicas visando a utilização racional das reservas no âmbito da Mina Santa Rita. Requisitos e atribuições: Curso: Superior em Geologia. Experiência: Gestão/supervisão de atividades de geologia. Assegurar informações para a exploração da mina através do cumprimento das metas de sondagem e amostragem. Garantir a qualidade dos estudos referentes à hidrogeologia e geotecnia visando condição de segurança das operações da mina. Aos interessados em alguma posição acima favor enviar currículo atualizado para pedro.freitas@msarh.com.br ou clara.pinheiro@msarh.com.br



SUPERVISOR DE ENERGIA E LENÇOL FREÁTICO

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando a Mirabela Mineração do Brasil na contratação de executivos e profissionais qualificados, para um novo empreendimento na área de mineração de níquel (Projeto Santa Rita), situado no sudeste da Bahia, no município de Itagibá, aproximadamente 150 km de Ilhéus e com start up previsto para início de 2009. Seguem abaixo algumas vagas que estamos trabalhando no momento. Caso queira saber sobre outras vagas, favor acessar nosso site: www.msarh.com.br. Objetivo: Responsável pelo fornecimento e transmissão de energia às instalações da unidade, bem como pela manutenção das condições do lençol freático sob controle visando garantir a operação da mina. Requisitos e atribuições: Curso: Técnico em Eletricidade, Mineração, Edificações ou afim. Experiência: Supervisão de atividades similares em empresa de mineração ou afim. Participar do planejamento das atividades de controle do lençol freático. Assegurar a perfuração e manutenção de poços para rebaixamento do lençol freático de acordo com as especificações e o planejamento técnico. Outros: Registro no Conselho de Classe. Aos interessados em alguma posição acima favor enviar currículo atualizado para pedro.freitas@msarh.com.br ou clara.pinheiro@msarh.com.br



SUPERVISOR DE PERFURAÇÃO E DESMONTE

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando a Mirabela Mineração do Brasil na contratação de executivos e profissionais qualificados, para um novo empreendimento na área de mineração de níquel (Projeto Santa Rita), situado no sudeste da Bahia, no município de Itagibá, aproximadamente 150 km de Ilhéus e com start up previsto para início de 2009. Seguem abaixo algumas vagas que estamos trabalhando no momento. Caso queira saber sobre outras vagas, favor acessar nosso site: www.msarh.com.br . Objetivo: Responsável pelas atividades de perfuração e desmonte visando o cumprimento das metas de produção e qualidade estabelecidas. Requisitos e atribuições: Curso: Técnico em Mineração ou Geologia. Experiência: Supervisão de atividades similares em unidade de mineração. Contribuir para a execução de planos de lavra através de atividades de perfuração e desmonte. Garantir o cumprimento dos programas mensais e anuais de produção através da execução de planos de lavra compreendendo sondagem, amostragem, perfuração e desmonte de minério e estéril. Outros: Registro no Conselho de Classe. Aos interessados em alguma posição acima favor enviar currículo atualizado para pedro.freitas@msarh.com.br ou clara.pinheiro@msarh.com.br


SUPERVISOR DE INFRAESTRUTURA DE MINA

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando a Mirabela Mineração do Brasil na contratação de executivos e profissionais qualificados, para um novo empreendimento na área de mineração de níquel (Projeto Santa Rita), situado no sudeste da Bahia, no município de Itagibá, aproximadamente 150 km de Ilhéus e com start up previsto para início de 2009. Seguem abaixo algumas vagas que estamos trabalhando no momento. Caso queira saber sobre outras vagas, favor acessar nosso site: www.msarh.com.br . Objetivo: Responsável pela infraestrutura da mina visando o cumprimento das metas de produção e qualidade estabelecidas. Requisitos e atribuições: Curso: Técnico em Mineração ou Geologia. Experiência: Supervisão de atividades similares em unidade de mineração. Garantir o cumprimento dos programas mensais e anuais de produção através da execução de planos de lavra, compreendendo sondagem, amostragem, perfuração, desmonte e remoção de minério e estéril. Outros: Registro no Conselho de Classe. Aos interessados em alguma posição acima favor enviar currículo atualizado para pedro.freitas@msarh.com.br ou clara.pinheiro@msarh.com.br


SUPERVISOR DE ESTRADAS

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando a Mirabela Mineração do Brasil na contratação de executivos e profissionais qualificados, para um novo empreendimento na área de mineração de níquel (Projeto Santa Rita), situado no sudeste da Bahia, no município de Itagibá, aproximadamente 150 km de Ilhéus e com start up previsto para início de 2009. Seguem abaixo algumas vagas que estamos trabalhando no momento. Caso queira saber sobre outras vagas, favor acessar nosso site: www.msarh.com.br . Objetivo: Responsável pelo planejamento, construção e manutenção de estradas e vias de acesso visando adequadas condições de tráfego de veículos na Mina de Santa Rita. Requisitos e atribuições: Curso: Técnico em Edificações ou Estradas. Experiência: Supervisão de atividades similares em empresa de mineração ou afim. Participar do planejamento de produção visando detectar as necessidades de manutenção e de abertura de novas vias de acesso. Assegurar a adequada condição das vias de tráfego tanto na mina quanto nas demais áreas do empreendimento através da manutenção das vias existentes e de construção de novas estradas. Outros: Registro no Conselho de Classe. Aos interessados em alguma posição acima favor enviar currículo atualizado para pedro.freitas@msarh.com.br ou clara.pinheiro@msarh.com.br

11.18.2008

Doenças da Tireóide


esclarecimento sobre doenças de tireóide

A Tireóide é uma glândula localizada no pescoço, que produz dois hormônios – T3 e T4 – de fundamental importância para o nosso organismo. Estes hormônios agem como combustíveis, interferindo no funcionamento adequado de órgãos importantes: cérebro, coração, rins, fígado, pele, além de estarem relacionados ao controle da temperatura, reprodução, padrão de sono e inclusive estado de humor.


Desta forma, doenças da tireóide, levando ao excesso ou falta de hormônios tireoideanos (Hipertireoidismo e Hipotireoidismo, respectivamente), bem como a presença de nódulos na glândula, têm repercussões importantes sobre o nosso organismo, necessitando de tratamento especializado.


O objetivo da campanha é informar sobre a importância da glândula tireóide em todas as fases da vida (da criança ao idoso, gestantes...), bem como alertar para os sintomas relacionados às doenças que ela pode apresentar, para diagnóstico e tratamento endocrinológico precoces.


CONHEÇA MAIS SOBRE A TIREÓIDE


Alguns sintomas do hipotireoidismo:


A causa mais comum do Hipotireoidismo é uma doença auto-imune (em que o próprio corpo produz anticorpos que agridem a tireóide) desenvolvendo um quadro inflamatório conhecido como Tireoidite de Hashimoto; também pode acontecer por retirada cirúrgica da glândula ou tratamento com iodoradioativo. Algumas crianças nascem com hipotireoidismo porque não têm a tireóide ou porque a mesma não funciona bem. O popular teste do Pezinho faz o diagnóstico e a criança deve ser tratada o mais rápido possível. O tratamento é para a vida toda.


A causa mais comum do Hipertireoidismo também é uma doença auto-imune, chamada Doença de Graves, em que a tireóide é estimulada a produzir hormônio em excesso. Outra doença da tireóide chamada Bócio Multinodular Tóxico também pode levar a produção de excesso de hormônios.


Dados Estatísticos

Cerca de 10% das mulheres acima de 40 anos e em torno de 20% das que têm acima de 60 anos manifestam algum problema na tireóide. Porém é importante estar atento, pois todas as pessoas, independente de sexo e idade, estão sujeitas a alterações desta glândula.

Algumas estatísticas demonstram que 1 em cada 5 mulheres que procuram seus ginecologistas para iniciar a terapia de reposição estrogênica na menopausa apresentam problemas tireoidianos.


Tireóide: auto-exame

Os sintomas descritos anteriormente podem ser acompanhados ou não de alterações na forma da tireóide, como aumento de volume ou a presença de nódulos. Estes achados podem ser pesquisados em um auto-exame. Veja como fazê-lo:

- Depressão
- Desaceleração dos batimentos cardíacos
- Intestino preso
- Menstruação irregular
- Diminuição da memória
- Cansaço excessivo
- Dores musculares
- Sonolência excessiva
- Pele seca
- Queda de cabelo
- Ganho de peso
- Aumento do colesterol no sangue


Alguns sintomas de hipertireoidismo:

- Dificuldade de dormir
- Aceleração dos batimentos cardíacos
- Intestino solto
- Agitação
- Muita energia, apesar de muito cansaço
- Queda de cabelos
- Calor e suor exagerado.
- Menstruação irregular
O material necessário: Copo com água e um espelho (se possível, de cabo).

1. Segure o espelho e procure no seu pescoço a região logo abaixo do Pomo de Adão (popularmente conhecido como gogó). Sua tireóide está localizada aí.
2. Estenda a cabeça para trás para que esta região fique mais exposta. Focalize-a pelo espelho.
3. Beba um gole de água e engula.
4. Com o ato de engolir, a tiróide sobe e desce. Observe se há alguma protrusão ou nódulos na sua tiróide. Atenção: Não confunda a tireóide com seu Pomo de Adão. Repita este teste várias vezes até ter certeza.
5. Ao notar protrusões, procure seu Endocrinologista.

Fonte:Far News

Polemica:Urologistas criticam comunicado do Inca que desaconselha exame preventivo do câncer de próstata


Polêmica na saúde do homem

Urologistas criticam comunicado do Inca que desaconselha exame preventivo do câncer de prtata ós

Rio - O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aproveitou o dia de ontem, dedicado ao Combate ao Câncer de Próstata, para anunciar um comunicado polêmico: o de que não existem evidências científicas de que o exame de toque retal ajuda a reduzir a mortalidade causada pela doença. A conclusão foi tirada a partir da análise de dois estudos populacionais — um americano e outro europeu — que investigam o impacto do câncer de próstata na mortalidade masculina.

“Os estudos compararam dois grupos: um de homens que foram submetidos ao rastreamento por toque retal, e outro formado por homens que não foram submetidos ao exame clínico. Embora o exame tenha ajudado a descobrir alguns casos de tumor em estágio precoce, o resultado aponta que não houve impacto na redução da mortalidade.

Ou seja, os benefícios não superam os malefícios causados por tratamentos agressivos, como cirurgia e radioterapia”, afirma Ana Ramalho, gerente da Divisão de Gestão da Rede Oncológica do Inca.

O comunicado do Inca causou mal-estar na Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que preconiza que homens acima dos 45 anos façam exame de toque retal e de dosagem do PSA para detecção do câncer de próstata. “Há muito, o câncer de próstata no Brasil tornou-se questão de saúde pública. Nos últimos 25 anos, houve um aumento de cerca de 95% nos casos de mortalidade causada pela doença. Nos EUA, porém, exames preventivos provocaram uma redução de 4% nos números de óbitos por câncer de próstata na última década”, compara Aguinaldo Nardi, diretor da SBU.

Segundo Aguinaldo, na fase inicial, o câncer de próstata é assintomático. Os primeiros sintomas, como presença de sangue na urina, necessidade freqüente de urinar, e dor ou queimação ao urinar, só começam a surgir num estágio mais avançado. “A SBU tem feito o possível para conscientizar os homens da importância do exame de toque retal. É preciso que eles entendam que, na fase inicial da doença, o tratamento é curativo. Mas, num estágio mais avançado, é apenas paliativo”, pondera.

Na opinião de Ana Ramalho, a melhor providência a ser tomada para evitar uma doença que, só em 2005, matou mais de 10 mil brasileiros, é adotar um estilo de vida saudável. Segundo a especialista, tabagismo, alimentação rica em gordura, vida sedentária e excesso de peso são os principais fatores de risco do câncer de próstata. “Em alguns tipos de câncer, como o de cólo de útero, o rastreamento se mostrou eficaz. Em outros, como o de próstata, por exemplo, não”, salienta Ana Ramalho.

Tumor pode se espalhar pelo corpo

O câncer de próstata surge quando as células da glândula passam a se dividir e a se multiplicar de forma desordenada, o que leva à formação de um tumor. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhar-se para outros órgãos do corpo e, principalmente, levar à morte do paciente. Outros, porém, crescem de forma tão lenta que não chegam a causar sintomas durante a vida do paciente, e sequer ameaçam sua saúde.

Segundo especialistas, os dois únicos fatores associados a um aumento do risco de desenvolvimento do câncer de próstata são a idade e história familiar. A grande maioria dos casos ocorre em homens com idade superior a 50 anos e naqueles com história de pai ou irmão com câncer de próstata. Outros fatores, como a dieta, estão sendo estudados, mas ainda não há confirmação científica.