1.26.2018

2010: Lula é estadista global em Davos. 2018: ninguém quer sair na foto com Temer

Ouça este conteúdo 0:00 100% Audima

247 - A recente participação do Brasil no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, expôs ao mundo novamente a irrelevância em que se transformou o Brasil no mercado mundial. Oito anos atrás, no entanto, o Brasil tinha protagonismo no encontro. 
No dia 29 de janeiro de 2010, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que hoje sofre uma caçada judicial e midiática sem precedentes no País, participou do Fórum Econômico de Davos e se tornou o primeiro chefe de Estado a receber o prêmio de Estadista Global. 
O prêmio foi uma homenagem pela atuação de Lula em vários setores, como do meio ambiente, erradicação da pobreza, redistribuição de renda e paz mundial , com o objetivo de melhorar a situação do planeta.
Na ocasião, Lula afirmou: "Eu vou lá com orgulho de quem tem o que dizer. A história era que em 2003 eu não conseguiria governar, agora vou dizer que foi um torneiro mecânico que mais criou escolas neste país, vou lá dizer que não devemos mais ao FMI, que eles nos devem US$ 14 bilhões", disse o ex-presidente. O prêmio, no entanto, foi entregue ao chanceler Celso Amorim, que representou Lula na ocasião. 
Oito anos depois, o Brasil sofreu um golpe parlamentar e judicial que retirou a presidente Dilma Rousseff sem comprovação de crime de responsabilidade e tem sua economia e imagem arrasada pela política de Michel Temer, acusado de crimes de corrupção, organização criminosa e obstrução da Justiça. 
Na edição deste ano do Fórum de Davos, Temer discursou praticamente para ninguém. Apenas um terço da lotação do local foi preenchida. Para efeito de comparação, a palestra do premiê indiano, Narendra Mod, estava esgotada. O discurso do presidente da República costuma mobilizar toda a delegação empresarial de um país. Mas no caso de Michel Temer, nenhum empresário ou líder internacional quer sair na foto com ele. 

Luiz Moreira: se o Judiciário pode condenar Lula sem provas, o Judiciário pode tudo

Ouça este conteúdo 0:00 100% Audima

247 - Durante debate na TV 247 após a condenação do ex-presidente Lula pelo TRF4, nesta quarta-feira 24, o jurista Luiz Moreira analisou que "a mensagem que é dada" após a decisão "é que se o Judiciário consegue condenar sem provas, o Judiciário consegue tudo".
"Não é por acaso que Lula foi eleito o grande antagonista do Judiciário. Tinha um propósito, que era atrair para si todo o mando do Estado", afirma. "Acredito que o que teremos pela frente não será apenas a criminalização do PT. A criminalização do PT é óbvia, é o balão de ensaio, porque ela atraía figuras toscas como as que constituem uma nomenclatura para identificar uma parcela da população. Me refiro ao termo petralha", diz ainda.
"Você cria um ambiente achando que aquele aliado ocasional permaneceria legal. Eles não entenderam que o que está sendo jogado no Brasil. O que está em jogo agora é a subordinação das liberdades da sociedade civil a um projeto de Estado corporativo, que é engendrado e articulado pelo Judiciário e pelo Ministério Público", comentou ainda o professor.
Em sua visão, "a condução do Sergio Cabral algemado e acorrentado nos pés denota que há uma profunda rejeição ao homem comum". "Por que o alvo é Lula? Porque é um homem como nós, retirante, trabalhou numa fábrica, fala com dificuldade, não tem diploma, e portanto não pertence à aristocracia brasileira. O homem comum se vê em Lula", afirma.
"Não é à toa que os três desembargadores dedicam especial atenção à contestação, a criminalização do Lula presidente, por representar um projeto político popular. É disso que se trata. É da rejeição pela aristocracia da toga do significado de um homem comum, semi-analfabeto, retirante, que conquista o sucesso que Lula conquistou. É um recado claro: a população brasileira há de permanecer submetida prestando contas aos patrões", ressalta.

247 Brasil


Beto Barata/PR
Ministro da Justiça de Michel Temer, denunciado por corrupção e formação de quadrilha, Torquarto Jardim revelou que ligou para o presidente do TRF-4, Carlos Thompson Flores, para cumprimentá-lo pela atuação “brilhante” dos três desembargadores “ no julgamento que condenou o ex-presidente Lula na Corte; apesar da falta de provas e do nítido favorecimento à acusação; Torquato elogiou o trio de Porto Alegre: "Temos que reconhecer que eles dominaram completamente o processo, sabiam exatamente o que estavam falando”; o ministro, porém, pediu cautela antes de um eventual pedido de prisão do petista, líder absoluto em todas as pesquisas de intenção de voto 

Escandalizado, Geoffrey Robertson denunciará julgamento de Lula à ONU

:
"Na próxima segunda-feira 29, o advogado australiano Geoffrey Robertson apresentará um relatório à ONU denunciando o maniqueísmo, as distorções e as condutas indevidas que a seu ver caracterizam violação do direito do ex-presidente Lula a um julgamento justo", informa a jornalista Tereza Cruvinel; Robertson atua na defesa de Lula desde 2016, quando o caso foi levado à ONU para denunciar os abusos cometidos pelo juiz Sergio Moro, e é "conselheiro da rainha" da Inglaterra; "Foi uma triste experiência ver que normas internacionais sobre o direito a um julgamento justo não parecem ser seguidas no sistema brasileiro", declarou nesta quinta o advogado, que participou do julgamento presencialmente no TRF4

Defesa de Lula vai pedir anulação de julgamento no TRF

: <p>TRF-4</p>
As articulações para reverter a condenação sem provas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no TRF-4 já começaram; um dos pontos a ser explorado pela equipe do petista será o cerceamento da defesa de Lula; o fato de a acusação ter tido mais tempo do que a defesa na sustentação oral será exposto como indício de violação da paridade de armas no julgamento em Porto Alegre, motivo mais do que suficiente para pedir a anulação do julgamento desta semana 

1.25.2018

Dilma protesta contra prisões no RS: caráter repressivo do golpe

Ouça este conteúdo 0:00 100% Audima

247 - A presidente eleita e deposta pelo golpe, Dilma Rousseff, gravou um vídeo em que critica as prisões de 13 mulheres e três jovens militantes do Levante Popular da Juventude em Porto Alegre  e presta "imensa solidariedade" ao grupo.
Dilma afirma que "um golpe de estado reprime, e que o que estamos vivendo é um golpe de Estado repressivo". Para ela, as prisões são "um absurdo" e "simplesmente o caráter repressivo do golpe".
Dilma chama os jovens de "lutadores, que estão construindo com seus gestos de rebeldia, de indignação e, sobretudo seus gestos políticos de afirmação de um país democrático, um futuro para o nosso Brasil".
"Eu também já estive na situação em que vocês estão, e a gente sai mais forte do que entrou", conclui Dilma.

Não aceitaremos de forma nenhuma que Lula seja preso', diz líder do MST



Diego Padgurschi/Folhapress
Ex-presidentes Lula e Dilma e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, durante reunião da executiva do partido, em São Paulo
Lula, Dilma e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, em reunião da executiva do partido, em São Paulo  
O coordenador do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), João Pedro Stedile, disse que os movimentos sociais não aceitarão "de forma nenhuma" a eventual prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A direção nacional do PT se reúne nesta quinta-feira (25) para reafirmar a candidatura de Lula a presidente da República, um dia depois da derrota do petista por unanimidade no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).
"E aqui vai o recado para a dona Polícia Federal e para a Justiça: não pensem que vocês mandam no país. Nós, dos movimentos populares, não aceitaremos de forma nenhuma que o nosso companheiro Lula seja preso", afirmou Stedile.
"O Poder Judiciário nos deu uma prova de que eles são burgueses. Eles foram didáticos de nos explicar como o Poder Judiciário neste país é antidemocrático e tem lado", seguiu o líder do MST.
A reunião da executiva, na sede nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), na região central de São Paulo, conta com a presença de Lula. Ele foi recebido ao som do refrão "olê, olê, olá, Lula, Lula", cantado pelos filiados.
Também no evento, o presidente da CUT, Vagner Freitas, disse que os movimentos vão "enfrentar [a decisão] na rua e desautorizar o TRF-4". Ele prometeu organizar greves em bancos e no setor do agronegócio para protestar contra o que chama de retrocessos cometidos pelos "senhores capitalistas, pais do golpe".
"Quem financiou o golpe no Brasil foi a burguesia brasileira", disse Freitas. Segundo ele, em 19 de fevereiro será convocada "a maior greve geral da nossa história" se os deputados "ousarem votar a reforma da Previdência.
A senadora Gleisi chamou de "histórica" a reunião, que para ela ocorre após "um julgamento de caráter político". "Nós vamos continuar lutando na seara política, que é a nossa seara", afirmou. Segundo ela, o momento pede uma coalizão de centro-esquerda.
'DORES DO MORO'
Eugênio Aragão, advogado e ministro da Justiça do governo Dilma, fez uma análise jurídica em seu discurso, enfatizando que as próximas duas semanas serão "cruciais", com a apresentação de recursos da defesa de Lula e seus desdobramentos.
"Dentro do TRF o ambiente é conflagrado. O tom deixou isso muito claro ontem [quarta]. O relator [João Pedro Gebran Neto] chegou a falar em autodefesa do Judiciário, como se eles se colocassem no lugar de vítima de uma agressão", disse Aragão.
Para o ex-ministro, a corte não se portou como um órgão equidistante e imparcial. "O tribunal assumiu as dores do juiz Moro e muitas vezes nós vimos os magistrados agindo mais como advogados do Moro do que como juízes."
Aragão afirmou ainda que os embargos "muito provavelmente serão rejeitados" e manifestou preocupação com a possibilidade de prisão imediata de Lula.
O desembargador Leandro Paulsen, revisor do processo de Lula no TRF-4, foi claro em seu voto ao dizer que isso ocorrerá logo depois que sejam julgados os embargos do ex-presidente.
Na avaliação do ex-ministro, a defesa pode ir ao STF (Supremo Tribunal Federal) apontar que o TRF-4 adota visão divergente da do Supremo.
O STF considera hoje que a prisão pode ocorrer após o término da tramitação em segunda instância, mas não a coloca como uma decisão obrigatória.

1.24.2018

Revoltada com condenação sem provas, população incendeia Porto Alegre


Rio Grande do Sul 247 - Manifestantes ligados à Frente Brasil Popular reagem à condenação do ex-presidente Lula pelo TRF-4 nesta quarta-feira 24 com fogo nas principais ruas no centro de Porto Alegre.
Um grupo queimou pneus no cruzamento da Avenida Azenha com a Avenida Princesa Isabel. Outro ato acontece na Avenida Azevedo, conforme cobertura do Mídia Nina.
Os atos criticam o voto do desembargador Pedro Gebran Neto, relator do processo do triplex, que trouxe mais convicções do que provas, e a já quase certa condenação de Lula por 3 a 0.
O revisor do caso, Leandro Paulsen, também votou contra Lula. O terceiro e último desembargador que julga o caso, Victor Laus, vota neste momento, tendendo a acompanhar os dois colegas.

Lula, condenado sem provas. TRF4 mantém condenação de Lula; defesa irá recorrer

Maioria dos desembargadores desprezou argumentos da defesa; movimentos e setores da sociedade civil seguem com protestos

Brasil de Fato | São Paulo (SP)
,

vvvv / Fernando Frazão/Divulgação
Por 3 votos a 0, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve sua condenação mantida em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que desprezou os argumentos da defesa que apontavam para a nulidade do processo. A sessão, que teve início por volta das 8h30, foi finalizada às 18h30.
A defesa do ex-presidente argumentou, entre outros elementos, que a ausência de provas que condenem Lula no caso do triplex do Guarujá é marcante na sentença em primeira instância, o que a tornaria nula, pois "não se foi feita a prova de culpa, mas sim a de inocência".
Este foi um dos argumentos refutados pelo relator João Pedro Gebran Neto, o primeiro a votar, que seguiu a tese de Domínio do Fato, isso quer dizer que ainda que não haja provas da acusação, Lula teria cometido crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro devido ao cargo que exercia como presidente da República.
Como foi o julgamento
Mauricio Gerum, da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, representante do Ministério Público Federal (MPF) na segunda instância, manteve sua posição em defesa da condenação. Gerum estabeleceu que a nomeação dos diretores da Petrobras é o indício do envolvimento de Lula em casos de corrupção na estatal. 
"A tentativa de assemelhar a qualquer ótica este julgamento a um julgamento político não é só ignorância de história, é desrespeito", disse o procurador. "O que parecia ser construção de governabilidade nada mais era do que um mecanismo de dilapidação do patrimônio público. No começo para caixa 2, depois para enriquecimento pessoal", afirmou.
Porém, a defesa, a última a falar antes dos votos dos desembargadores, rebateu as teses da Procuradoria. Cristiano Zanin, advogado de Lula, questionou a competência judicial do juiz Sérgio Moro para julgar o ex-presidente, ao lembrar que Moro afirmou não ter apontado uso do dinheiro da Petrobras no caso. "É uma ficção, uma competência que jamais deveria ter existido", disse. A operação Lava Jato, a qual Moro está vinculado, responde por um conjunto de investigações referentes a crimes relacionados à Petrobras.
Outros desvios referentes ao processo e decisão em primeira instância foram mencionados durante a fala de Zanin, como no pedido para apresentação de provas pela defesa.
"O poder do Estado tem limite, e não pode ser utilizado dessa forma. O cerceamento de defesa é claro: várias provas foram pedidas e não deferidas. A defesa não teve oportunidade de produzir as provas que havia requerido", acusou. A defesa de Zanin se focou majoritariamente em aspectos técnicos, argumentando que a "sentença se embasa apenas e unicamente na versão de Léo Pinheiro. Ele é co-réu, não tem obrigação legal com a verdade. As provas dos autos não indicam um pacto de corrupção. As palavras de Léo Pinheiro não servem à condenação de Lula nem de qualquer pessoa", afirmou.
A delação premiada do empresário Léo Pinheiro, um dos sócios da empreiteira OAS, é considerada um elemento-chave da sentença em primeira instância. Condenado a 16 anos de prisão em agosto de 2015 por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, ele prestou uma série de depoimentos ao Ministério Público Federal (MPF) entre março e junho de 2016.
Ao terminar sua fala, Zanin disse que "o que se tem aqui é um processo nulo que gerou uma sentença nula, na qual não se foi feita a prova de culpa, mas sim a de inocência".
A maior parte dos desembargadores, entretanto, não levou em conta a argumentação da defesa de Lula. João Pedro Gebran Neto, relator do caso e primeiro a votar, rechaçou todas as preliminares da defesa, e reforçou a mesma tese do MPF de que "indícios não são provas de menor importância". Em sua fala, o desembargador assumiu a tese de Domínio do Fato, que pressupõe que Lula cometeu crime pelo simples cargo que ele exercia de presidente da República, mesmo que não haja provas contra ele.
No caso da suposta corrupção passiva cometida por Lula, Gebran Neto afirmou que não se exige a participação de Lula em cada contrato da Petrobras, pois o que está em jogo é a atuação dele "nos bastidores" para garantir a manutenção de uma estrutura criminosa. As afirmações do relator do caso foram baseadas fundamentalmente em depoimentos, método contestado pela defesa do ex-presidente.
Gebran também repetiu a postura de Moro, de conceder força de prova a uma hipótese aventada como possível — mas nunca provada — pelo acusador: "Me aparece singular que houve uma segunda visita para verificar a reforma. Esse fato, a meu ver, dá robustez à acusação, tendo em vista que dá corroboração a muito do que foi visto anteriormente". Assim, interpretando os fatos e testemunhos de acordo com uma tese pré-determinada, transforma convicção em prova.
Em um total de 3:30 de leitura de sua decisão, às 13:58, Gebran Neto negou os recursos e manteve o fundamento da sentença. Mantendo a decisão de condenar Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o relator decidiu aumentar o pedido de prisão de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês em regime fechado.
Entrevistado pela Rádio Brasil de Fato, o advogado Gabriel Sampaio avaliou como preocupante o método de não apresentar provas materiais para se basear decisões. "Da parte do relator, nos causa uma preocupação a forma como ele, enquanto relator, usou de argumentos para manter as bases centrais da sentença e aumentar a pena aplicada pelo juiz Sérgio Moro. A necessidade ou não de demonstrar alguma prova em relação ao ato de ofício determinado do ex-presidente nos causa estranheza. A manifestação [do relator] foi tão ou mais grave do que a de primeira instância, por retirar a necessidade de demonstração de provas no crime de corrupção", analisou Sampaio, que também é assessor da liderança do PT no Senado.
Revisores
Leandro Paulsen, revisor do caso e conhecido por ter elaborado seu voto em apenas seis dias após o relator, também se colocou a favor da condenação de Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e votou pelo aumento da pena para 12 anos e um mês. 
Ele iniciou a leitura de seu voto com uma retomada histórica da Operação Lava Jato desde o caso Banestado e lembrou que a Lei da Ficha Limpa, que hoje pode impedir que Lula seja candidato, foi sancionada pelo ex-presidente quando estava no poder.
O desembargador, refutou o argumento de que Moro não teria competência para julgar o chamado Caso Triplex, ressaltando que o juiz de primeira instância era o responsável "natural" do caso. Ele também citou o pedido de mandados de segurança, de suspeição, entre outros recursos impetrados pela defesa, para ressaltar que, formalmente, o caso segue o devido processo legal.
Em seu voto, ele encaminhou para a condenação de Lula pelo crime de corrupção passiva e observou que "o efetivo recebimento da propina ou sua entrega não é um requisito para a condenação" e ressaltou que para o crime de lavagem de dinheiro, "basta a ocultação do produto da ação criminosa".
Com relação à suposta corrupção envolvendo o acervo presidencial, Paulsen manteve o entendimento de Moro e absolveu Lula. Assim, manteve a interpretação de Gebran Neto ao afirmar que houve um e não três crimes de corrupção por parte de Lula.
Assim como Gebran Neto, Paulsen citou várias vezes, durante seu voto, a Ação Penal 470, conhecida como "caso Mensalão" e mencionou o chamado "domínio do fato" para justificar que Lula deve ser condenado mesmo sem provas. Ele segue dizendo que Lula continuava ciente do pagamento de propinas envolvendo a OAS e o PT mesmo após a saída do governo federal.
Segundo o desembargador, Lula foi beneficiário pessoal e direto de parte da propina destinada ao PT, por meio do triplex, desde 2005. E ressaltou que "O triplex jamais esteve colocado à venda, e foi reformado para o ex-presidente".
Após 1h30 lendo seu voto, Paulsen reafirmou que a pena, ou seja, a prisão de Lula, deve ser cumprida após os recursos serem exauridos na 2ª instância.
Victor Luiz dos Santos Laus, último desembargador a votar, iniciou seu voto por volta das 16h40. O revisor dedicou a maior parte do seu tempo para defender a execução da pena após o esgotamento dos recursos em segunda instância.
Conhecido pela fama de "mão pesada", ele votou pela ampliação da pena aplicada por Moro em metade dos casos da Lava Jato que chegaram a Porto Alegre.
Em seu voto proferido nesta quarta, ele afirmou ter eliminado qualquer dúvida após escutar os desembargadores precedentes. "A operação Lava Jato tem algo de singular: a feliz reunião de talento, entusiasmo, interesse, competência e qualificação profissional", disse. Laus também fez questão de cumprimentar o juiz Sérgio Moro em sua declaração.

Edição: Luiz Felipe Albuquerque

Lula: os que me julgam estão com consciência menos tranquila que a minha


Ricardo Stuckert Enquanto o TRF-4 caminha para condená-lo sem provas, o ex-presidente Lula disse nesta quarta-feira 24 estar "extremamente tranquilo"; "As pessoas que me julgam estão com a consciência menos tranquila que a minha", destacou Lula; "Estou extremamente tranquilo e com a consciência tranquila do que está acontecendo Brasil e tenho a certeza absoluta de que não cometi nenhum crime. E é por isso que a única decisão é dizerem, por 3 x 0, que o juiz Moro errou ao dar a sentença", completou Lula no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde acompanha, juntamente com aliados e membros do PT, a sessão do julgamento
24 de Janeiro de 2018 às 12:02 // Inscreva-se na TV 247 Youtube

Lula: seguirei na luta pelo povo brasileiro, qualquer que seja resultado no TRF4

Ouça este conteúdo 0:00 100% Audima

247 - "Qualquer que seja o resultado do julgamento, eu seguirei na luta pela dignidade do povo desse país", disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (23), em um discurso em Porto Alegre  durante um ato de agradecimento à solidariedade de milhares de pessoas que estão acampadas na cidade para acompanhar a sessão no TRF4.
"Só uma coisa vai me tirar das ruas desse país e será no dia que eu morrer. Até lá estarei lutando por uma sociedade mais justa", disse Lula, emocionado. 
Cerca de 70 mil pessoas se aglomeraram nas imediações da chamada Esquina Democrática para ouvir o discurso do ex-presidente, que afirmou que não falaria sobre o processo, e sim sobre o país. "Não vim aqui pra falar do meu processo, primeiro porque tenho advogados competentes que já provaram minha inocência, segundo porque acredito que meus juízes vão se ater aos autos do processo. Eu vim aqui falar de esperança, de sonhos. Vim falar da soberania nacional", disse Lula ao iniciar sua fala.
"As pessoas tem que entender que não estou preocupado comigo. Estou preocupado com o povo brasileiro. Eles estão desmontando o Prouni, o Fies, as escolas técnicas", destacou o ex-presidente, enumerando os retrocessos que sucederam o golpe contra a presidenta eleita Dilma Rousseff, que também acompanhou o ato.
Milhares de apoiadores do ex-presidente começaram a chegar nesta segunda-feira (22) a Porto Alegre. Diversos movimentos sociais como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) marcharam até a cidade para demonstrar solidariedade a Lula e defender seu direito de ser candidato. "Também queria cumprimentar os companheiros da Argentina, do Uruguai, da Itália, de Portugal, da República Dominicana e da Venezuela que estão aqui com a gente", agradeceu Lula.
Caravana
O ex-presidente ressaltou que tem intenção de voltar ao estado do Rio Grande do Sul em fevereiro para mais uma etapa da caravana Lula Pelo Brasil.
Julgamento
Nesta quarta-feira (24), Lula deve acompanhar o julgamento em São Paulo. Mais tarde, ele participa de um ato na Praça da República, às 16h.

1.23.2018

Eleição sem Lula é golpe


Lula Marques/Agência PT | Paulo Pinto/Agência PT

O julgamento recursal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é apenas um divisor de águas para a disputa presidencial de 2018. A decisão a ser proferida pelos desembargadores, até agora contaminada por atropelos e arbitrariedades, terá graves consequências sobre a ordem política fundada em 1988.
Eventual confirmação da sentença exarada pelo juiz Sergio Moro, condenando o líder histórico do PT, buscando tirá-lo do páreo eleitoral, representará o último prego no caixão da 6ª República, da Constituição que lhe deu origem e do regime democrático conquistado há trinta anos.
Trata-se, afinal, de escárnio penal, amplamente refutado pela comunidade jurídica por falta de provas, manipulação de informações e desrespeito às garantias processuais. Mesmo renomadas vozes conservadoras bradam contra os truques da operação Lava Jato para obter, pela via dos tribunais, objetivo político previamente estabelecido.
Opera-se o sistema de justiça como uma arma de guerra assimétrica, recorrendo-se a manobras para derrotar o inimigo interno, substituindo a via militar como resposta das classes dominantes quando as forças progressistas conquistam ou podem conquistar a direção do Estado.
Esse atalho antidemocrático foi vastamente utilizado na condução do golpe parlamentar que derrubou a presidente Dilma Rousseff em 2016. Setores do Poder Judiciário e do aparato repressivo, em aliança com monopólios da mídia, funcionaram como banda de música do impeachment. Promotores, policiais e juízes serviram, direta ou indiretamente, à desestabilização institucional e à sabotagem econômica.
São peças de uma contrarrevolução permanente e preventiva. A consolidação das reformas liberais, motivo fundamental da reação oligárquica, pressupõe a construção de um novo sistema político, possivelmente de caráter parlamentarista, no qual estejam vedados os espaços que permitiram a ascensão do principal partido da classe trabalhadora ao governo nacional.
A base legal sobre a qual se assenta essa escalada contra Lula, por ironia, é uma estrovenga conhecida como Lei da Ficha Limpa, aprovada durante seu segundo governo. Aliás, com o voto de quase todos os parlamentares de esquerda.
Por esse dispositivo, direitos políticos podem ser cassados antes de sentença transitada em julgado, ao arrepio da Constituição, esvaziando a soberania popular e transformando o Judiciário em poder excludente do processo democrático.
A condenação do ex-presidente e sua interdição eleitoral —nesse sentido, mais que injusta decisão— significariam a derradeira ruptura com o pacto da redemocratização, pelo qual todos os grupos e partidos aceitaram condicionar o confronto pelo poder a eleições livres, democráticas e diretas.
Se isso acontecer, o país estará em novo e perigoso cenário, como alertou a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Perante a usurpação da vontade popular, é legítima a desobediência civil, instrumento tradicional do povo contra qualquer forma explícita ou disfarçada de tirania.
Diante de fraude dessa magnitude, estabelece-se o direito de denunciar como farsa, como um assalto contra a democracia, eleições presidenciais distorcidas pelo golpismo togado.
Para além dos autos, lembrem-se os desembargadores de Porto Alegre e os ministros das cortes superiores que, fora do voto soberano, só restam o enfrentamento social e a rebelião dos cidadãos, em defesa de seus direitos e da liberdade.

Uma sentença histórica: cenários possíveis e suas consequências




Ricardo Stuckert

Em menos de 48 horas o Brasil irá parar para acompanhar o julgamento mais importante da história do judiciário. Nunca uma decisão teve o poder de interferir tanto na vida nacional. Os magistrados tomaram um caminho sem volta. Seja qual for o resultado, a imagem do poder judiciário será abalada, infelizmente.
3 x 0 CONTRA LULA – Seria uma vitória dos radicais, da Aliança do Coliseu, formada pela Globo com setores antinacionais da burocracia estatal. A fragilidade técnica da acusação é enorme. A condenação está sustentada apenas na delação de Léo Pinheiro, réu no mesmo processo e, portanto, desobrigado de falar a verdade em seu depoimento.
Juristas do mundo inteiro têm criticado a fragilidade da sentença. Não há ato de ofício que sustente a acusação de corrupção. Dificilmente prosperará nas instâncias superiores, mas cumprirá o objetivo de tentar tirar Lula das eleições. O povo não é idiota. Como o judiciário explicará que Aécio, Temer e outros, com mala de dinheiro e até filmagem estão soltos e podem ser candidatos?
Ao hastear uma bandeira ideológica o judiciário abalará sua confiança de forma irreversível no imaginário popular, uma aventura de consequências institucionais imprevisíveis.
Neste caso, caberá à defesa do ex-presidente apenas a apresentação de embargos de declaração sobre a dosimetria e aspectos técnicos. O STF ficará exposto. Determinou a prisão a partir da segunda instância, mas no caso Lula o TRF-4 já disse que não irá executar (medo? covardia?).
O PT vai lançar Lula no dia 25 e irá registrá-lo. Caberá ao TSE cassar o registro. Se acontecer, caberão recursos às instâncias superiores. Aumentarão as especulações na esquerda sobre as alternativas. O mesmo ocorrerá no campo conservador. A presença ou eventual ausência de Lula organiza e desorganiza o jogo.
O dia 17 de setembro é o prazo limite para indicação e/ou troca dos candidatos nas urnas. No dia 20 de setembro acontece a inseminação das urnas eletrônicas. Se Lula for cassado depois desta data o PT poderá indicar outro candidato, mas ao digitar 13 é o rosto de Lula que aparecerá na tela.
Se o 13 ganhar, teremos um caso único na história. Um presidente eleito que empossa um correligionário para governar. Uma completa irresponsabilidade comandada pela marcha da insensatez.
2 x 1 CONTRA LULA – Moro e a Lava Jato ficarão expostos pelo voto divergente. Caberão embragos infringentes que levarão à realização de um novo julgamento, incorporando 4 novos desembargadores. O tribunal leva em média 7 meses para marcar estes novos julgamentos, que ocorreria provavelmente no final de agosto, em plena campanha presidencial.
Com um novo julgamento marcado, Lula ganhará 7 meses de campanha tranquilo. Se entrar agosto, faltando menos de 60 dias para o pleito, e for condenado, estaremos diante de uma grave crise institucional.
A perseguição será amplificada pelo horário eleitoral gratuito. Lembremos que até aqui as TV´s "falam sozinhas", pelas bocas de seus donos. Com o horário eleitoral isso mudará. A esquerda terá vez na telinha. Lula será mais candidato do que nunca.
O espaço para surgimento de alternativas na esquerda será drasticamente reduzido, e é bem provável que ocorra uma rearrumação de forças na direita visando enfrentá-lo. Será uma eleição radicalizada com dois blocos de forças numa disputa "sangrenta".
LULA É ABSOLVIDO – É o cenário menos provável, considerando a lógica do golpe. Será o fim da Lava jato com sua narrativa salvacionista, uma derrota acachapante e surpreendente da Aliança do Coliseu. Moro e a turma de Curitiba seriam desmoralizados.
A parcela reacionária da sociedade atacaria de forma virulenta o judiciário. O ativismo ideológico voluntarista lhe levou para um beco que irá corroer sua autoridade, de uma forma ou de outra.
Com um atestado de idoneidade conferido pela justiça, em meio ao mar de lama construido pela própria reação, o ex-presidente seria um candidato muito difícil de ser batido. Se acontecer, o fato de ter sido julgado em tempo recorde favorecerá o candidato do PT. Todos permaneceriam, sem julgamento, com suspeitas, e ele seria o único ficha limpa de fato.
Na esquerda seria "game over", não haveria mais espaço para ninguém. Na direita, todos passariam a fazer contas, o cenário não estaria mais "tão aberto assim."
O poder catalisador de Lula iria nas alturas. Dificlmente o centro político resistiria à uma aliança com ele.
Seria quase um processo de beatificação, um novo capítulo da epopéia improvável do menino que saiu de casa num pau de arara, enfrentou tudo e todos, e venceu.
Três desembargadores. Três caminhos diferentes. Um só país. O destino de uma das maiores economias do globo estará em jogo no próximo dia 24. Que a democracia e a sensatez saiam vitoriosos. Existe lugar para superar divergências: na urna. O resto é fascismo e retrocesso civilizacional.

Ejaculação precoce

Posições sexuais que retardam a ejaculação


Veja o que é preciso para conseguir esse efeito e prolongar o prazer


Prolongar o prazer da atividade sexual é o desejo de todos os casais. Ejacular representa para os homens o final da relação. Imediatamente após a ejaculação (emissão do sêmen) e o orgasmo (sensação cerebral) a ereção acaba. O pênis fica inclusive um pouco dolorido caso estimulado. É o chamado período refratário, intervalo de tempo necessário entre uma relação e outra. Quanto mais idade tem o homem, maior esse tempo. Por isso é fundamental entender um pouco mais sobre essa questão do controle da ejaculação.

Vale destacar que a penetração tem que ser a "cereja do bolo". Ou seja, prolongar o prazer significa transformar cada segundo do encontro sexual em uma eternidade. Namorar com o corpo todo e estar bem relaxado para dar e receber estímulos prazerosos só é possível para quem se conhece, se gosta, percebe e respeita a parceira (o) e sabe que sexo não se limita ao pênis.

Existem posições sexuais que retardam a ejaculação?

Sim. Mas isso é individual. Não há uma regra ou algo que funcione em todos os casos. É fácil entender que um assunto que envolve sexualidade, prazer e mais de uma pessoa (no caso a parceria ou parceiro) não podem ser abordados com regras rígidas e pré-estabelecidas.

Precisamos considerar a complexidade do tema:

Trata-se de um problema que afeta profundamente a satisfação sexual a ponto de merecer um tratamento completo ou apenas um desejo para um casal onde está indo tudo bem, mas pode melhorar. Cada situação merece uma abordagem distinta.
Tentando selecionar o que funciona em quase todos os casos:

  • Escolha um dia em que ambos estejam tranquilos e relaxados
  • Não fique muito tempo (mais de uma semana) sem ejacular. Mas também não fique obcecado pela quantidade de relações, a ponto de querer transar todos os dias. Preocupe-se com qualidade e menos com quantidade. A masturbação funciona bem como forma de aliviar tensão e ansiedade antes da relação
  • Tente fazer algo que te relaxe e ajude na sua concentração (meditação, música, leitura,...) antes de iniciar a relação. Principalmente para os muito ansiosos e que levam vidas agitadas, essa preparação para o momento de prazer é importante
  • Invista muito nas preliminares e use todo seu corpo para dar e receber prazer. Namore bastante e tente deixar claro para a parceria (o) quais são suas preferências
  • Deixe claro e descubra as suas e as preferências da parceira (ou parceiro)
  • Penetre quando ambos estiverem no mesmo nível de excitação
  • Escolha uma posição em que você mantenha o controle do coito. Significa uma posição onde você pode controlar a frequência, intensidade da penetração. Onde você pode inclusive interrompê-la caso deseje reduzir o nível de excitação para evitar ejacular antes do momento desejado
  • Foque sua atenção e sinta o que acontece com seu corpo e com sua parceira (o). Tente perceber sinais diretos e indiretos que mostrem quando e como fica melhor para ambos. Quando há intimidade suficiente, isso pode ser conversado
  • O orgasmo não deve encerrar as trocas entre os participantes da relação. Relaxem e curtam juntos, demonstrando da melhor forma como foi um momento especial.

Quais posições são essas?

Ficou claro, portanto que cada um deve descobrir a melhor posição para o controle ideal da ejaculação. As características básicas seriam:
  • Estar no controle da penetração
  • Poder aumentar ou diminuir a frequência do coito, inclusive interrompê-lo
  • Permitir o controle da intensidade, ou seja, do vigor da penetração
  • Ser prazerosa para ambos
  • Não causar dor ou outras sensações desagradáveis durante ou após a relação
  • Respeitar o momento ideal para penetrar, lembrando-se de explorar todo ciclo da relação, desde os preâmbulos, preliminares, penetração, orgasmo e resolução.

Quando buscar ajuda médica para problemas com a ejaculação?

Aqui precisamos fazer uma distinção importante entre os que têm ejaculação precoce primária, ou seja, sempre tiveram dificuldade em ejacular, e aqueles que apenas notaram uma redução do tempo de controle nas últimas relações.
Para os portadores de ejaculação precoce o que é recomendado? Procurar um tratamento médico completo que deve envolver medicamentos e terapia. A parte comportamental, que certamente envolve posições sexuais, faz parte das orientações. Mas precisamos individualiza-las na medida em que o que funciona bem em um caso, pode ser inútil em outros.

A conversa com um profissional de saúde capacitado oferece a oportunidade de esclarecer dúvidas, desfazer mitos e corrigir crenças construídas de forma equivocada por experiências passadas.
A preocupação com o controle da ejaculação deve levar em consideração a satisfação sexual do casal. Não existe um tempo pré-definido e uma linha de corte entre o normal e o patológico. Respeitar as diferenças é importante, mas um pré-requisito para isso é o autoconhecimento.
Vivemos uma época pós-medicamentos para ereção onde homens e mulheres se cobram muito em termos de desempenho. Infelizmente essa cobrança interna pode se transformar em algo que denominamos "ansiedade de desempenho". E ansiedade prejudica exatamente o controle da ejaculação.
Portanto, a mensagem principal é relaxe e desfrute da relação da maneira que vocês dois idealizarem. Sem regras, mas com muito prazer!

Ejaculação precoce: sintomas, tratamentos e causas

O que é Ejaculação precoce?

Sinônimos: ejaculação prematura
A ejaculação precoce ocorre quando um homem tem um orgasmo mais cedo do que o esperado durante a relação sexual. Se isso acontecer uma ou outra vez, não há motivo para preocupação. Mas se esse for um problema recorrente, é importante procurar um médico.
Se for o seu caso, não se preocupe: ejaculação precoce é um problema relativamente comum. Estimativas mostram que um em cada três homens apresentam essa condição.

Causas

A causa exata da ejaculação precoce ainda é desconhecida, mas os médicos acreditam que fatores psicológicos e biológicos estejam envolvidos nos motivos que levam à ocorrência desse problema.
Alguns fatores psicológicos que parecem estar envolvidos na ejaculação precoce são:
  • Disfunção erétil
  • Ansiedade
  • Problemas de relacionamento
  • O uso de alguns medicamentos, como psicotrópicos, pode causar ejaculação precoce.
Já os fatores biológicos que podem ser relacionados ao problema são:
  • Níveis hormonais acima do normal
  • Níveis de neurotransmissores acima do normal
  • Atividade anormal do sistema ejaculatório
  • Distúrbios da tireoide
  • Inflamação ou infecção na próstata e na uretra
  • Fatores genéticos
  • Danos no sistema nervoso causados por experiências traumáticas ou cirurgias.

Fatores de risco

Alguns fatores podem facilitar a ocorrência de ejaculação precoce, veja:
  • Disfunção erétil: problemas em ter ou manter uma ereção, bem como o medo de perder uma ereção, podem levar o homem a ejacular antes do tempo
  • Estresse: instabilidade emocional ou mental limitam a habilidade de concentração e relaxamento, podendo levar à ocorrência desse problema. Problemas de saúde, como doenças cardíacas, podem aumentar a ansiedade durante a relação sexual e causar a ejaculação precoce.

Sintomas de Ejaculação precoce

O primeiro sintoma de ejaculação precoce é quando a ejaculação acontece antes do esperado. No entanto, esse problema pode acontecer em qualquer situação sexual, inclusive durante a masturbação.
Os médicos costumam classificar a ejaculação precoce em duas categorias: primária e secundária. A ejaculação precoce primária é caracterizada por problemas identificados durante toda a vida do paciente. Veja:
  • Dificuldade de segurar uma ereção com menos de um minuto de penetração
  • Inabilidade de retardar a ereção durante o ato sexual
  • Estresse, frustração e o ato de evitar intimidade sexual com o parceiro.
Já na ejaculação precoce secundária, o homem manifesta exatamente os mesmos sintomas da ejaculação primária, com a diferença de que os sintomas nem sempre fizeram parte de sua vida sexual. Homens que apresentam esse tipo de ejaculação precoce mantinham relações sexuais satisfatórias no passado e manifestaram o problema por algum motivo.

Diagnóstico e Exames

Se a ejaculação acontecer antes do esperado uma ou outra vez, não há motivo para preocupação. Mas se este for um problema recorrente, talvez seja a hora de procurar por ajuda médica. Não tenha vergonha de admitir o problema. O quanto antes der início ao tratamento, mais rápido você se livrará dele.
Talvez o seu caso nem seja de ejaculação precoce, já pensou nisso? Médicos afirmam que a média do tempo de ejaculação normal é de aproximadamente cinco minutos. A ejaculação precoce acontece geralmente no primeiro minuto de relação sexual e, também, antes mesmo dela ter início.
Durante a consulta, aproveite para sanar todas as suas dúvidas. Descreva todos os seus sintomas e converse com seu médico sobre possíveis opções de tratamento. É normal sentir-se constrangido em falar sobre problemas sexuais com outras pessoas, mas lembre-se que o médico já conversou com muitas outras pessoas com o mesmo problema que o seu. Não se esqueça também que ejaculação precoce é um problema comum e principalmente tratável.
Durante a consulta, o especialista também deverá lhe fazer algumas perguntas, que poderão ajudá-lo a fazer o diagnóstico. Veja alguns exemplos:
  • Há quanto tempo você apresenta ejaculação precoce?
  • Esse é um problema recorrente desde o início de sua vida sexual ou apareceu de repente?
  • Você apresenta ejaculação precoce quando se masturba?
  • Você tem problemas com disfunção erétil?
  • Que tipos de medicamentos você toma?
O médico também poderá fazer algumas perguntas sobre seus relacionamentos, a frequência com que você mantém relações sexuais, o quanto a ejaculação precoce incomoda a você ou à outra pessoa e também sobre suas relações sexuais anteriores.

Diagnóstico de Ejaculação precoce

A conversa com o médico basta para ele realizar o diagnóstico, juntamente com um exame físico completo e uma conversa um pouco mais aprofundada sobre histórico de saúde.
Se o paciente apresentar ejaculação precoce e, ao mesmo tempo, problemas em manter uma ereção, o médico poderá solicitar alguns exames de sangue para checar os níveis de testosterona na corrente sanguínea.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Ejaculação precoce

Entre os tratamentos disponíveis, existem a terapia sexual, o uso de alguns medicamentos e psicoterapia. Para alguns casos, a combinação desses tratamentos pode funcionar melhor.

Terapia sexual

Neste caso, algumas medidas simples bastam, como masturbar-se uma ou duas horas antes da relação sexual para retardar a ereção durante o ato. Evitar a penetração por um tempo e a descoberta de novas fontes de prazer sexual também pode ser uma saída para tirar a pressão da penetração.

Técnica do aperto

A técnica do aperto consiste em estimular sexualmente o homem até que ele reconheça que está quase ejaculando. Nesse momento, aperta-se suavemente a parte final do pênis (onde a glande se encontra com o eixo) por vários segundos. Pare a estimulação sexual por cerca de 30 segundos e comece novamente. A pessoa ou o casal pode repetir esse padrão até que o homem queira ejacular. Na última vez, continue a estimulação até que o homem atinja finalmente o orgasmo.

Método “parar e começar”

O método “parar e começar” é praticamente idêntico à técnica do aperto. Esse método consiste em estimular sexualmente o homem até que ele sinta que está quase atingindo o orgasmo. Pare a estimulação por cerca de 30 segundos e comece novamente. Repita esse padrão até que o homem queira ejacular. Na última vez, continue a estimulação até que o homem atinja o orgasmo. 

Medicamentos

Antidepressivos podem ser úteis porque um de seus efeitos colaterais é prolongar o tempo necessário para chegar à ejaculação. No entanto, esses medicamentos devem ser receitados por especialistas, como urologistas ou psiquiatras.
Você também pode aplicar uma pomada anestésica local no pênis para reduzir o estímulo. A diminuição da sensibilidade no pênis pode retardar a ejaculação. Usar preservativos também pode ter esse efeito em alguns homens.
Se as técnicas de distração causarem dificuldades para manter a ereção, os medicamentos usados para a disfunção erétil podem ajudar.

Procure ajuda médica

Conversar com um profissional sobre o problema também pode ajudar. Algumas sessões de terapia podem ajudar o paciente a reduzir a ansiedade e a encontrar métodos eficientes de evitar o estresse e contornar problemas. Se esses fatores forem solucionados, a atividade sexual do indivíduo pode melhor significativamente.

Medicamentos para Ejaculação precoce

Os medicamentos mais usados para o tratamento de ejaculação precoce são:
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Complicações possíveis

Apesar de a ejaculação precoce não causar problemas mais sérios à saúde, podem levar a complicações na vida pessoal do paciente, como dificuldades em relacionamentos, geralmente relacionadas ao estresse causado pelo problema. Além disso, ejaculação precoce pode causar problemas também de fertilidade.

Expectativas

Tente essas técnicas durante as relações sexuais. Seguir à risca as orientações médicas e praticar os métodos aprendidos são a melhor saída para problemas de ejaculação precoce.
A ejaculação precoce crônica pode ser um sinal de ansiedade ou depressão. Um psiquiatra ou psicólogo pode ajudar a tratar esses problemas.

Prevenção

Uma comunicação aberta entre os parceiros pode ajudar a reduzir os riscos de ejaculação precoce, embora não exista uma forma exata de se prevenir o problema.

Fontes e referências

  • Sociedade Brasileira de Urologia
  • Manual Merck