4.26.2008

Comprimido que elimina a menstruação pode ser aprovado pelo FDA

Comprimido que acaba com menstruação gera polêmica

Para muitas mulheres, uma pílula anticoncepcional que eliminasse a menstruação mensal poderia parecer uma ótima novidade. Mas há também grande número de mulheres que consideram que os períodos são símbolos fundamentais de fertilidade e saúde, constataram pesquisadores. Em lugar de sentirem aversão pela menstruação, as mulheres ao que parece têm uma complicada relação de amor e ódio com ela.

Essa ambivalência é um dos motivos para que uma decisão que a Food and Drug Administration (FDA, a agência federal norte-americana que regulamenta e fiscaliza alimentos e remédios), deve tomar no mês que vem venha causando controvérsias.

A FDA deve aprovar a primeira pílula anticoncepcional que tem por objetivo adicional eliminar a menstruação, enquanto a mulher continuar a usá-la. Os médicos dizem que essa forma de medicação não acarreta riscos adicionais, mas algumas mulheres se sentem inseguras com relação à idéia.

"Minha preocupação é que o ciclo menstrual serve como um sinal externo de algo que acontece no corpo em termos hormonais", disse Christine L. Hitchcock, pesquisadora na Universidade da Colúmbia Britânica, Canadá. Ela se preocupa "com a idéia de que uma pessoa possa ligar e desligar o corpo como uma torneira".

Esse ponto de vista aparentemente é um dos motivos para que algumas pílulas anticoncepcionais já disponíveis, cujo uso permitiria que uma mulher tivesse apenas quatro períodos por ano, não tenham capturado porção maior do mercado de contraceptivos de uso oral.

"Não é uma decisão fácil, para uma mulher, abandonar a menstruação mensal", disse Ronny Gal, analista do setor farmacêutico na corretora Sanford C. Bernstein.

Mas se o novo medicamento, chamado Lybrel, for aprovado, Gal prevê que haverá forte campanha publicitária tentando convencer as mulheres a fazer exatamente isso. A Wyeth, fabricante do medicamento, disse na quinta-feira que estava esperando a aprovação da FDA para maio, mas preferiu não discutir seus planos de marketing.

As pesquisas da empresa demonstram que quase dois terços das mulheres entrevistadas expressaram interesse em eliminar a menstruação. Isso se enquadra nas conclusões de uma pesquisa semelhante conduzida por Linda C. Andrist, professora do Instituto MGH das Profissões de Saúde, em Boston. "Não queremos mais confrontar nossas funções corpóreas", disse Andrist. "Estamos ocupadas demais".

Os médicos dizem não conhecer motivos médicos para que uma mulher que está usando anticoncepcionais precise ter menstruação. O sangramento mensal que as mulheres que usam anticoncepcionais enfrentam não é de fato uma verdadeira menstruação. E estudos constataram que não existem riscos adicionais de saúde associados à pílula que suspende a menstruação, ainda que alguns médicos acautelem que não foram conduzidas muitas pesquisas quanto a seus efeitos de longo prazo.

O tópico, no entanto, resultou em um documentário de uma hora de duração sobre o possível fim da menstruação, dirigido por Giovanna Chesler e em exibição no momento no circuito universitário e em eventos organizados por grupos feministas.

Chesler, que é professora de cinedocumentário na Universidade da Califórnia em San Diego, diz que começou a se preocupar com os esforços de eliminação da menstruação quando primeiro ouviu sobre o assunto, anos atrás. "As mulheres não estão doentes", diz. "Não precisam controlar seus períodos por 30 ou 40 anos".

O assunto também gerou debate na Sociedade de Pesquisa do Ciclo Menstrual, organização científica que estuda os aspectos médicos e sociais da menstruação.

Em 2003, o grupo divulgou um comunicado de posicionamento no qual afirma que mais pesquisas eram necessárias antes que as mulheres pudessem realizar uma escolha informada sobre o uso de pílulas para suprimir a menstruação. O comunicado pode ser revisado na reunião que o grupo conduzirá em Vancouver, Canadá, em junho.

Hitchcock, uma das diretoras da organização, disse que embora algumas pesquisas ofereçam indicações reconfortantes, ela continuava preocupada por a ciência médica não compreender plenamente as implicações de longo prazo da interrupção dos períodos femininos. Os mesmos hormônios que atuam no ciclo menstrual atuam no cérebro, nos ossos e na pele, ela disse.

"Seria preciso pensar na possibilidade de conseqüência que desconhecemos, para todo o corpo", afirmou Hitchcock.

Houve também reação adversa entre grupos que celebram a menstruação como processo natural ou espiritual, como a Red Web Foundation ( http://www.redwebfoundation.org ), da Califórnia,. "O foco do nosso grupo é criar atitude positiva quanto ao ciclo menstrual; suprimi-lo não seria positivo", disse Anna C. Yang, enfermeira holística e diretora executiva da organização.

Nos últimos anos, os fabricantes de medicamentos desenvolveram novas pílulas que alteram o ciclo de 28 dias, elevando o número de pílula de hormônios e criando um período mais curto de sangramento.

O laboratório farmacêutico Bar causou sensação em 2003 ao introduzir o Seasonale, um tratamento anticoncepcional que envolvia 84 pílulas de hormônios e sete de placebos. As usuários do método só ficam menstruadas uma vez por trimestre.

Carol Cox, porta-voz da Barr, disse que o Seasonale registrou vendas de US$ 120 milhões nos 12 meses até junho de 2006, antes que um equivalente genérico, produzido pela Watson, chegasse ao mercado. Mas mesmo nesse período de pico, o Seasonale respondeu por um segmento classificado por Gal como "pequeno" do mercado norte-americano de contraceptivos orais, que movimenta US$ 1,7 bilhão ao ano.

Para algumas mulheres que consideram a menstruação como a ordem natural das coisas, as preocupações quanto a esse tipo de médico não são apenas médicas.

"Acredito que exista uma razão para que tenhamos menstruação todos os meses", disse Aviva Bergman, 22 anos, universitária em Maryland, que afirmou que não pretende usar produtos que suprimam a menstruação.

Dicas sobre medicamentos para emagrecer

Quais são os medicamentos para emagrecer mais conhecidos?
Anorexígenos: a Dietilpropiona, Femproporex e Mazindol são medicamentos com efeitos parecidos com o das anfetaminas. Eles agem no sistema nervoso central, inibindo a fome, e podem levar à dependência física e psicológica. “Possuem diversos efeitos secundários decorrentes do estímulo de sistema nervoso central, como insônia, irritabilidade, agitação, taquicardia e depressão em pacientes susceptíveis. Em casos extremos, podem levar até mesmo à psicose, dependendo das doses prescritas. Cada um deles apresenta uma dose máxima de segurança, que, infelizmente, nem sempre é levada em conta, principalmente quando ele é tomado sem uma prescrição médica”.

Sacietógenos: existem dois mais conhecidos, a Sibutramina e o Ribonabanto.
O primeiro é um medicamento que também atua de maneira semelhante às anfetaminas, agindo no sistema nervoso central. “A Sibutramina leva à perda de peso por aumentar a saciedade e a queima calórica. Pode levar ao aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial. Os efeitos colaterais mais observados são boca seca, insônia, cefaléia e constipação intestinal”.

O Rimonabanto, conhecido como pílula antibarriga, é o mais novo medicamento emagrecedor desenvolvido. “Este medicamento tem ação central no sistema endocanabinóide, um sistema de recompensa envolvido em alguns padrões alimentares, como impulsividade e desejo de comer, mesmo sem fome. Tem também ação na gordura visceral.
É um medicamento indicado para pacientes com excesso de gordura abdominal, com complicações metabólicas, como aumento de colesterol e triglicérides e outras alterações metabólicas. É totalmente contra-indicado para pequenas perdas de peso”, ressalta a especialista. Os possíveis efeitos colaterais do uso deste medicamento são irritação e sintomas depressivos. Como todos os outros medicamentos, exige acompanhamento médico durante todo o tratamento.

Inibidores da absorção de gordura: o Orlistate é uma droga que diminui 30% da absorção de gordura pelo intestino, levando a uma perda de peso gradual. A vantagem deste medicamento é que, diferente dos outros, ele não age no sistema nervoso central, age somente no intestino, sendo quase totalmente excretado pelo organismo. Os efeitos colaterais dependem basicamente da alimentação. Se houver exagero no consumo de alimentos gordurosos, o intestino pode ficar solto demais. “Este medicamento ajuda muito na mudança de estilo de vida, pois ensina o indivíduo a identificar mais facilmente alimentos com excesso de gordura”.
Pode ser usada em indivíduos que apresentam contra-indicação ao uso de drogas com efeito no sistema nervoso central, como pacientes com doenças psiquiátricas ou com hipertensão grave.

Qualquer pessoa pode tomar estes medicamentos?
A resposta é não. Apesar de muita gente comprar estes remédios no mercado negro, o consumo sem orientação médica é perigoso. É importante ressaltar que somente um médico pode dizer se uma pessoa está ou não apta a tomar este tipo de medicamento. “Um bom profissional sabe que não é com o uso deste artifício que as pessoas devem emagrecer, mas sim com uma dieta balanceada e exercícios físicos. Os remédios têm a função de ajudar a aumentar a aderência de pacientes a mudanças nutricionais e comportamentais. Entenda por pacientes, pessoas em que o excesso de gordura corporal já ocasiona outros problemas de saúde”.

É preciso fazer dieta quando tomamos remédios para emagrecer?
“Com certeza. Se o indivíduo tem uma alimentação totalmente irregular, tanto do ponto de vista de qualidade como de quantidade, e não se propõe a ter uma vida alimentar mais regrada, o tratamento estará fadado ao fracasso”,

Estes remédios podem causar dependência?
Os anorexígenos e os sacietógenos, medicamentos que agem no sistema nervoso central, podem causar dependência física e psicológica.

Por quanto tempo pode-se tomar um remédio para emagrecer?
Não existe um tempo certo para tomar este tipo de medicamento. Depende do grau de obesidade da pessoa e da adesão ao tratamento.

Eu quero muito tomar. Como posso conseguir?
Somente um médico está apto a dizer se uma pessoa deve ou não fazer uso de inibidores de apetite. Apesar disso, muita gente compra as pílulas mágicas no mercado negro. “É muito importante que deixemos claro a diferença de perda de peso “cosmética”, isto é, perdas pequenas de peso em que não é necessário o uso de medicamentos, e grandes perdas de peso, em que o excesso já acarreta problemas à saúde do paciente”.

Existem outros medicamentos que podem ajudar no emagrecimento?
Quando o padrão alimentar está associado a alterações psicológicas que podem levar a compulsão alimentar, os medicamentos antidepressivos podem ser de grande ajuda para o tratamento da obesidade.

Quando paramos de tomar, os quilos extras voltam?
A verdade é que, se não ocorrerem mudanças nos hábitos, não há dieta ou medicamento que faça com que uma pessoa perca e mantenha o peso em longo prazo. “Quem usa de medidas radicais para perder peso corre o risco de recuperar não só o que perdeu, como também, ganhar alguns quilos extras, e o pior, não raro, ganhar problemas de saúde”.
Com a proximidade do verão, muita gente resolve fazer loucuras para entrar no biquíni. Vale apelar para dietas de fome, jejum, jornadas e mais jornadas na academia e, até mesmo, remédios “milagrosos” , os chamados inibidores de apetite. Você é desta turma? Então chegou a hora de você entender como agem e quais os riscos destas pílulas nada milagrosas.

Quais são os remédios para emagrecer mais conhecidos?
Existem três categorias de remédios para emagrecer, baseadas na maneira de agir dos componentes da fórmula.


Qualquer pessoa pode tomar estes medicamentos?
A resposta é não. Apesar de muita gente comprar estes remédios no mercado negro, o consumo sem orientação médica é perigoso. É importante ressaltar que somente um médico pode dizer se uma pessoa está ou não apta a tomar este tipo de medicamento. “Um bom profissional sabe que não é com o uso deste artifício que as pessoas devem emagrecer, mas sim com uma dieta balanceada e exercícios físicos. Os remédios têm a função de ajudar a aumentar a aderência de pacientes a mudanças nutricionais e comportamentais. Entenda por pacientes, pessoas em que o excesso de gordura corporal já ocasiona outros problemas de saúde”.

É preciso fazer dieta quando tomamos remédios para emagrecer?
“Com certeza. Se o indivíduo tem uma alimentação totalmente irregular, tanto do ponto de vista de qualidade como de quantidade, e não se propõe a ter uma vida alimentar mais regrada, o tratamento estará fadado ao fracasso”.

Por quanto tempo pode-se tomar um remédio para emagrecer?
Não existe um tempo certo para tomar este tipo de medicamento. Depende do grau de obesidade da pessoa e da adesão ao tratamento.

Depoimento sobre uso da SIBUTRAMINA:

Gente, lembrem-se que o remédio é recomendado para quem tem compulsão alimentar comprovada e não consegue perder peso com dieta e exercícios.
É muito mais fácil perder 20kg do que 10kg, por isso o efeito do remédio é mais eficaz para quem tem que perder mais de 20kg, e a média de peso eliminado por semana é maior.
Acho desnecessário uma pessoa que quer perder 6, 9kg recorrer á remédios, com certeza com dieta e exercícios dá resultado. O grande problema é que geralmente quem quer perder até 10kg quer que seja em uma semana, 10 dias, e por isso toma o remédio achando que terá um efeito milagroso, principalmente ao ver pessoas falando que perderam 12kg em 10 dias, por exemplo.
Sendo que quem perde 12kg em 10 dias geralmente tem mais uns 10 a perder e isso pode levar mais tempo pra acontecer.
Emagrecimento saudável e duradouro é a longo prazo!! Parece que pouquíssimas pessoas que recorrem á medicação realmente estão se importando em ter uma vida mais saudável, o que vejo muito aqui nos comentários é gente desesperada que quer ir pelo caminho mais fácil.
Só que esse caminho mais fácil é perigoso, qualquer remédio pra emagrecer é perigoso pois mexe principalmente com funções do cérebro, por isso deve ser utilizado em último caso, qdo todas as tentativas falham.
E quando falo tentativas não é fazer a dieta da lua, da sopa ou aquela q apareceu na revista q fulana perdeu 10kg em uma semana pra ir numa festa. To falando de fazer dieta balanceada feita por um endocrinologista, nutricionista ou nutrólogo, fazer exercícios regularmentes e até tratamento pra alguma disfunção hormonal que muitas vezes impede o emagrecimento.
Os resultados negativos mais profundos de se encher de remédios e fórmulas no desespero de querer emagrecer não aparecerão imediatamente após parar de tomar o remédio, mas sim qdo a pessoa tiver uns 40, 50 anos. Não estou falando do efeito sanfona de quando pára de tomar o remédio, estou falando de disfunções hormonais e glandulares que acontecem por causa da associação de várias substâncias que prejudicam muito o cérebro qdo utilizadas incorretamente.
Então, mais uma vez, façam uso consciente e correto de remédios, e sempre, obviamente, com acompanhamento médico.
Fonte: Emagracer (compartilhando esperiências)




Endocrinologista Zuleika Halpern

VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DOS QUIMIOTERÁPICOS ANTINEOPLÁSICOS

VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DOS QUIMIOTERÁPICOS ANTINEOPLÁSICOS
Os quimioterápicos antineoplásicos podem ser administrados pelas vias: oral,
intramuscular, subcutânea, endovenosa, intrarterial, intrapleural, intravesical, intra-retal,
intratecal e intraperitoneal.

Via oral
Vantagens
· As mesmas de outra medicação administrada por essa via
Desvantagens
· As mesmas de outra medicação administrada por essa via
Potenciais complicações
· Complicações específicas de cada agente
Cuidados de enfermagem na via oral
 Manusear os quimioterápicos com luvas de procedimentos .
 Orientar e assistir o cliente com relação aos efeitos colaterais.
 Diluir a droga em água e administrá-la logo em seguida.
 Comunicar com o médico imediatamente, se o cliente vomitar.
 Administrar antiemético prescrito, se presença de vômitos persistentes.
 Fazer anotações de enfermagem descritiva.

Via intramuscular
Vantagens
· As mesmas de outra medicação administrada por essa via.
Desvantagens
· As mesmas de outra medicação administrada por essa via.
Potenciais complicações
· Lipodistrofias e abcessos.
Cuidados de enfermagem na via intramuscular
 Diluir os fármacos em pequena quantidade de diluentes.
 Fazer anti-sepsia rigorosa no local de aplicação.
 Administrar o quimioterápico em até 5 ml para cada aplicação em adulto e 3ml para
criança.
 Utilizar uma agulha de menor calibre.
 Fazer rodízios dos locais de aplicação.
 Orientar e assistir o cliente com relação aos efeitos colaterais.
 Fazer anotações de enfermagem descritiva.

Via arterial
Vantagens
· Aumento da dose para tumores com diminuição dos efeitos colaterais sistêmicos
Desvantagens
· Requer procedimento cirúrgico para colocação do cateter
Potencias complicações
· Sangramento e embolia
Cuidados de enfermagem na aplicação por via arterial
 Observar posicionamento e fixação do cateter.
 Retirar o cateter fazendo compressão por 5 minutos ou mais.
 Fazer curativo após a retirada do cateter.
 Orientar e assistir o cliente com relação aos efeitos colaterais.
 Fazer anotações de enfermagem descritiva.

Via intratecal
Vantagens
· Maiores níveis séricos da antineoplásico no liquido cérebro-espinhal
Desvantagens
· Requer punção lombar ou colocação cirúrgica do reservatório ou um cateter
implantável para a administração da droga
Potenciais complicações
· Cefaléia; confusão; letargia; náuseas e vômitos; convulsões
Cuidados de enfermagem na aplicação por via intratecal
 Posicionar adequadamente o cliente em decúbito lateral, para favorecer a punção.
 Manter o cliente em repouso pelo menos por duas horas após receber a quimioterapia
para prevenir cefaléia.
 Orientar e assistir o cliente com relação aos efeitos colaterais.
 Fazer anotações de enfermagem descritiva.

Via intrapleural
Vantagens
· Esclerose da parede da pleura para prevenir a recidiva de derrame pleural
Desvantagens
· Requer inserção do dreno de tórax
Potenciais complicações
· Dor; infecção

Cuidados de enfermagem na aplicação por via intrapleural
 Auxiliar o médico durante a drenagem pleural.
 Posicionar o cliente em decúbito lateral ou sentado com o dorso livre e os braços
amparados para o médico fazer a aplicação do quimioterápico antineoplásico.
 Ocluir o cateter ou dreno e manter a medicação no espaço intrapleural entre 20 minutos a 2 horas, conforme prescrição médica.
 Fazer mudança de decúbito a cada 15 minutos.
 Manipular o cateter utilizando técnica asséptica.
 Orientar e assistir o cliente com relação aos efeitos colaterais.
 Fazer anotações de enfermagem descritiva.

Via intravesical
Vantagens
· Exposição direta da superfície da bexiga à droga
Desvantagens
· Requer inserção do cateter de Folley
Potenciais complicações
· Infecções do trato urinário, cistite, contratura da bexiga, urgência urinária, reações alérgicas à droga
Cuidados de enfermagem na aplicação por via intravesical
 Orientar o cliente a fazer restrição hídrica por 8 a 12 horas antes da sondagem.
 Fazer o cateterismo vesical com sonda vesical de demora e se for retirá-la após a
infusão fazer com a sonda de alívio.
 Aplicar o quimioterápico antineoplásico.
 Fazer mudança de decúbito de 15 em 15 minutos.
 Orientar que a quimioterapia deverá ficar retida por maior tempo possível.
 Drenar o quimioterápico e retirar a sonda
 Assegurar técnica asséptica.
 Orientar e assistir o cliente com relação aos efeitos colaterais.
 Fazer anotações de enfermagem descritiva.

Via endovenosa
Vantagens
· Efeito imediato e completa disponibilidade da medicação.
Desvantagens
· Esclerose venosa, hiperpigmentação da pele.
Potencias complicações
· Infecção, flebite, formação de vesículas ou necrose quando extravasado o
antineoplásico.
Cuidados de enfermagem na aplicação por via endovenosa
 Puncionar veia calibrosa.
 Escolher a veia periférica mais distal dos membros superiores e de maior calibre acima
das áreas de flexão.
 Fixar o dispositivo de uma maneira que facilite a visualização do local da inserção do
cateter para a avaliação de extravasamento.
 Certificar se o acesso venoso está pérvio com soro fisiológico ou água destilada antes
de iniciar a quimioterapia.
 Usar three way para facilitar na manipulação medicamentosa.
 Administrar o quimioterápico antineoplásico em bolus, infusão rápida e lenta ou
contínua, conforme prescrição médica.
 Não administrar quimioterápicos vesicantes sob infusão contínua através de um acesso venoso periférico.
 Interromper a infusão quando houver: edema, hiperemia, diminuição ou parada do
retorno venoso e dor no local da punção.
 Seguir protocolo da instituição em caso de extravasamento do quimioterápico.
 Lavar a veia puncionada com SF 0,9% antes de retirar o dispositivo da punção
 Fazer compressão local por 3 minutos após a retirada do dispositivo para evitar o
refluxo do quimioterápico e sangue.
 Observar presença de complicações locais associados à administração dos
quimioterápicos por veia periférica: flebite, urticária, vasoespasmo, dor, eritema,
descoloração, hiperpigmentação venosa e necrose tecidual secundária ao
extravasamento.
 Assistir e orientar o cliente com relação aos efeitos colaterais.
 Fazer anotações de enfermagem descritiva.
3.8 Via retal
Vantagens
· As mesmas de outra medicação administrada por essa via
Desvantagens
· As mesmas de outra medicação administrada por essa via
Cuidados de enfermagem na aplicação por via intra retal
 Fazer lavagem intestinal, conforme prescrição médica.
 Aplicar o medicamento evitando extravazamento.
 Orientar o cliente a manter o quimioterápico por maior tempo possível e mudar de
decúbito sempre que possível.
 Orientar e assistir o cliente com relação aos efeitos colaterais.
 Fazer anotações de enfermagem descritiva.

Procedimento para administração de quimioterápicos
 Verificar a identificação do cliente, medicamento, dose, via e tempo de administraçãona prescrição médica.
 Rever o histórico de alergia à medicamentos com o cliente e no prontuário.
 Antecipar e planejar possíveis efeitos colaterais e toxicidade sistêmica importante.
 Rever os dados laboratoriais e outros testes adequados.
 Escolher os equipamentos e dispositivos adequados.
 Explicar o procedimento ao cliente e ao acompanhante.
 Informar que os quimioterápicos são lesivos para as células normais e que as medidas
de proteção usadas pela equipe minimizam sua exposição ao medicamento.
 Administrar antieméticos ou outras medicações prescritas.
 Administrar o quimioterápico.
 Monitorar o cliente em intervalos programados durante todo o período de administração de medicamentos.
 Não descartar qualquer dispositivo utilizado em qualquer procedimento na área de
cuidado do cliente.
Intervenções de enfermagem frente ao tratamento com os quimioterápicos
antineoplásicos
 Avaliar cavidade oral quanto à presença de mucosites e gengivites.
 Fazer a higienização dos dentes com cautela, nos clientes que apresentarem
hemorragias gengivais.
 Incentivar o cliente a fazer a higiene oral com escova macia ou com o dedo enrolado na gaze com soro fisiológico e solução alcalina (bicarbonato de sódio) na ausência de hemorragia.
 Incentivar o cliente a fazer bochecho com solução de nistatina 30 minutos após a
higiene oral, mantendo-a na boca por 2 minutos e deglutindo após, conforme prescrição
média.
 Liberar a dieta após 20 minutos do bochecho com solução de nistatina.
 Avaliar a aceitação alimentar e documentar.
 Oferecer alimentação leve 2h antes do início da quimioterapia.
 Evitar frituras para minimizar a possibilidade de vômitos para o cliente.
 Administrar antiemético antes da quimioterapia, se prescrito.
 Avaliar a eficácia do antiemético.
 Evitar líquidos durante as refeições .
 Estimular ingestão hídrica 2 litros/dia ou mais.
 Evitar odores desagradáveis na enfermaria.
 Investigar, medicar e proporcionar o conforto na ocorrência de dor.
 Manter os lábios do cliente lubrificados.
 Registrar o peso diariamente e fazer balança hídrico rigoroso.
 Estimular a deambulação, quando possível.
 Observar, comunicar e registrar presença de reações adversas

HEPARINA PODE TER MATADO 81 PESSOAS NOS EUA

Medicamento chinês contaminado mata 81 pessoas nos Estados Unidos
Matéria-prima foi exportada para 11 países.
Governo chinês nega acusação de maus procedimentos.

O FDA, orgão regulador de medicamentos e alimentos do governo norte-americano, conseguiu estabelecer a ligação entre a matéria-prima vinda da China e a as mortes causadas pelo remédio heparina, industrializado nos Estados Unidos.

Foram identificadas 12 fábricas chinesas que enviaram matéria-prima para heparina para 11 países diferentes, entre eles, Nova Zelândia, França, Alemanha, Itália e Japão. O material para a produção de heparina é obtido no processamento de intestinos de suínos que muitas vezes vêm de criações familiares, com práticas sanitárias não controladas.

Os embarques contaminados começaram em 2006 e os problemas clínicos atingiram o auge de novembro a fevereiro. Na Alemanha, um grupo de pacientes que estava em programas de diálise desenvolveu uma séria de complicações por causa da heparina contaminada.

As exportações de produtos manufaturados na China vêm sofrendo com a descoberta de produtos contaminados ou mesmo grosseiramente falsificados. De pasta de dentes a comida para animais de estimação, sem esquecermos os brinquedos pintados com tinta tóxica, a lista parece interminavél.

Os oficiais da vigilância sanitária visitaram fábricas na China e emitiram um alerta contra as práticas de produção chinesas, que não seguem os padrões ocidentais estabelecidos. Os tanques de mistura de matéria prima , por exemplo, não estavam adequadamente limpos.

O governo chinês reagiu negando as acusações, questionando o fato de que os problemas somente ocorreram nos Estados Unidos, apesar dos relatos vindo da Alemanha.

O problema dos medicamentos falsificados ou abaixo do padrão se tornou universal e levou a Organização Mundial de Saúde a criar em 2006 a primeira aliança global contra a falsificação de medicamentos, batizada de IMPACT, envolvendo os 193 estados membros da OMS.
As estimativas são de que 1% das vendas de medicamentos nos países desenvolvidos sejam de origem duvidosa; nos países em desenvolvimento essa proporção chega a 10%. O volume de recursos movimentado deve chegar a US$ 75 bilhões em 2010.

A estratégia da OMS para combater a falsificação de medicamentos é criar estruturas de comunicação e alertar para monitorar o tráfico dessas drogas e seus efeitos adversos. A ação individual começa no ato de não comprar medicamentos sem orientação médica ou de fontes desconhecidas.

NOTÍCIA E INFORMES RELACIONAD0S:

Informes Técnicos

Informe SNVS/Anvisa/GFARM nº 2, de 19 de fevereiro de 2008

Heparina da Baxter retirada nos Estados Unidos não foi comercializada no Brasil

O MEDICAMENTO FOI RETIRADO POR ESTAR RELACIONADO A REAÇÕES ALÉRGICAS

A Baxter Healthcare Corporation anunciou, em 11 de fevereiro, a suspensão temporária da fabricação de frascos multi-doses do medicamento anticoagulante, heparina injetável, devido a notificações de reações alérgicas graves e hipotensão em pacientes que receberam altas doses do medicamento in bolus nos Estados Unidos, não envolvendo o Brasil.

A heparina sódica é derivada de intestinos de suínos e é comercializada nos Estados Unidos desde os anos 30. Milhões de pacientes são beneficiados a cada ano pela administração endovenosa deste medicamento, com o fim de evitar coágulos sanguíneos com risco de vida, nas veias, artérias e pulmões.

As reações graves notificadas nos Estados Unidos incluíram: dificuldade respiratória, náusea, vômito, suor excessivo, e diminuição rápida da pressão sanguínea podendo levar a choque com risco de vida. Quatro pessoas morreram após receber a heparina, apesar de a relação com o medicamento não estar clara.

O FDA concordou com a decisão da Baxter de interromper a fabricação de frascos multi-doses da heparina, e conduz uma investigação rigorosa para determinar a causa destas reações adversas graves associadas com o uso da heparina produzida pela Baxter.

No Brasil, a Anvisa foi notificada pela Baxter de que os lotes envolvidos nos casos americanos não foram distribuídos ou comercializados no país. As ações de recolhimento do medicamento foram restritas aos Estados Unidos e a Porto Rico.
Sendo assim, os pacientes ou profissionais de saúde que utilizam o medicamento não devem se preocupar com a segurança do mesmo, e seu uso pode ser continuado sem problemas.

A heparina é normalmente utilizada antes de algumas cirurgias, incluindo cirurgia de ponte da artéria coronariana, e em pacientes com comprometimento renal antes de se submeterem à diálise. Em algumas situações, o tratamento com a heparina é iniciado com altas doses in bolus, administradas diretamente na corrente sanguínea, por um curto período de tempo, normalmente menos de uma hora. As reações adversas notificadas ocorreram em pacientes que receberam a heparina com este tipo de administração. Existem muitos outros usos da heparina que envolvem doses menores, ou uma administração por um longo período de tempo, os eventos adversos não foram observados nestes casos.

No FDA foram recebidas, desde o final do ano passado, notificações de cerca de 350 eventos adversos associados com o uso desse produto, sendo que em 2007 houve menos de 100 notificações. A maioria dos eventos ocorreu em centros de hemodiálise e quase todos os pacientes receberam a dose in bolus.

No Brasil, o banco de dados da Gerência de Farmacovigilância acumulou um total 40 de notificações suspeita de reações adversas relacionadas com o uso de heparina, no período de 2000 a 2008, nenhuma delas era referente à heparina produzida pela Baxter. As notificações acumuladas pela Gerência de Farmacovigilância não sugeriram um sinal que demandasse uma ação sanitária.

Na busca pela promoção do uso correto e seguro dos medicamentos, a Gerência de Farmacovigilância divulga essa informação e solicita aos profissionais de saúde que notifiquem a suspeita de reações adversas similares a estas (e todas as suspeitas de reações adversas graves a qualquer medicamento ou aquelas que não estejam descritas na bula) por meio do sistema Notivisa.

QUAIS OS MALES QUE HEPARINA PODE CAUSAR?

A tolerância geral e local de HERIN (Heparina Sódica) é, em geral, boa. Ocasionalmente podem ocorrer hemorragias durante o tratamento com heparina , por exemplo, hematúria, hematomas subcutâneos nos pontos de injeção. De acordo com a extensão, podem ocorrer, às vezes, lesões. Por este motivo, antes de cada injeção de HERIN (Heparina Sódica), é preciso pesquisar cuidadosamente o eventual aparecimento de sangramentos na região da cirurgia, ao nível das lojas renais e no local de aplicação, bem como a presença de hematomas nos pontos de pressão (nádegas, costas). Para evitar hemorragias, não convém administrar sempre que possível, injeções IM durante o tratamento anticoagulante. Em compensação não há objeções a outras medicações por injeção subcutânea e ainda menos por via intravenosa. Sangramentos insignificantes, em especial pequenos hematomas, não constituem motivo obrigatório de interrupção do tratamento pela heparina . Conforme o caso, pode-se admitir a redução da dose. Diante de hemorragias de importância média, recomenda-se cessar a administração da heparina e esperar que o efeito se esgote. Em casos excepcionais, suspende-se o tratamento e neutraliza-se o efeito da heparina ainda circulante pela administração do cloridrato de protamina 1.000. Em casos muito raros, observaram-se reações de hipersensibilidade. A alopecia que pode surgir depois do tratamento pela heparina , é espontaneamente reversível. Algumas vezes observou-se uma ligeira diminuição passageira do número de plaquetas, que carece de importância para a hemostasia. Em raras ocasiões produziu-se trombocitopenias importantes ao fim de uma a três semanas de tratamento com tendência paradoxal a tromboses arteriais. Neste caso, o tratamento com heparina deve ser imediatamente interrompido. Com a suspensão do tratamento o número de plaquetas retorna à normalidade. Em casos raros, trombocitopenia clinicamente significante associada com trombose (a chamada "síndrome do trombo branco"), com complicações tromboembólicas sérias podem ocorrer 1 - 3 semanas após o início do tratamento. Se eventualmente ocorrer tal complicação, a heparina deverá ser interrompida imediatamente. A terapia trombolítica deve ser considerada. Após tratamento de vários meses com heparina , observaram-se casos isolados de osteoporose .

FONTE: GLOBO.COM / ANVISA

Adolescente morre após cirurgia para aumentar o "Bum Bum"

Adolescente morre após cirurgia para aumentar o "Bum Bum"
Uma jovem colombiana de 17 anos, que recebeu cola para próteses dentais em um tratamento para aumentar o volume de suas nádegas, na região do Guaviare (sul da Colômbia), morreu em uma clínica de Bogotá, informaram hoje fontes médicas. A adolescente, que ficou desde o dia 11 de abril na unidade de terapia intensiva do Hospital de Kennedy, no sul da capital colombiana, e cujo nome não foi divulgado, morreu na quinta-feira à noite de uma parada cardíaca, assinalou um porta-voz do centro médico.
A paciente se submeteu a um tratamento de estética no final de março passado em um centro de San José do Guaviare, capital do departamento do Guaviare (a 400 km ao sul de Bogotá). Segundo os médicos, a paciente sofreu complicações hepáticas e pulmonares por causa da espécie de gel que lhe foi injetado.

Os médicos do Hospital de Kennedy declararam na semana passada que a paciente estava em tratamento de diálises devido a uma infecção grave nos rins. Eles tentavam se comunicar com a esteticista para saber que tipo de química foi injetada no corpo da vítima. Os médicos pedem ao público para buscar somente profissionais qualificados.

Fonte: Terra

4.24.2008

Estágios e empregos

23/04/2008
ENGENHEIRO QUÍMICO SENIOR

Recrutamos para importante Petroleira: ENGENHEIRO QUÍMICO SENIOR - inglês fluente, com experiência mínima de 5 anos em produção e processos a bordo de FPSO. Informar pretensão salarial. Importante: Garantimos sigilo absoluto dos currículuns encaminhados. Currículum, URGENTE, para PSICÓLOGOS ASSOCIADOS LTDA - E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br. Favor encaminhar este e-mail para um colega que possa estar interessado.



EMPREGOS NA AUSTRÁLIA

PROFISSIONAIS COM AS SEGUINTES QUALIFICAÇÕES: SÓ SERÃO ACEITOS CURRICULOS EM INGLÊS. MÉDICA: Anestesista, Especialista em dentes, Dentista, Dermatologista, Clínico Geral Médico, Farmacêutico (hospital), Radiografo, Obstétrico e Ginecologista, Oftalmologista, Pediatra, Patologista, Fisioterapeuta, Pedicuro, Psiquiatra, Radiologista, Enfermeira, Parteira, Farmacêutico, Patologista, Cirurgião. Nós somos recrutadores, os quais trabalham para empresas e candidatos. Nós damos ao candidato a oportunidade de escolher a carreira de acordo com o seu perfil. REQUERIMENTOS: Uma qualificação reconhecida. No mínimo 2 anos de experiência na área. É necessário ter inglês intermediário - avançado. Nós temos múltiplos locais e empregos chegando na primavera (Agosto 2008 - Março 2009). BENEFÍCIOS: Vôos de ida e volta para o Brasil. Contrato de 4 anos (podendo ser estendido). Treinamento incluso. Assistência de hospedagem. Plano de saúde. Processo do visto. Por favor, tome nota que esses empregos começarão em agosto. O processo do visto levará no máximo 12 semanas, então se organize para a próxima experiência de vida, onde você será recompensado pelo seus esforços e BOA SORTE! Envie seu currículo "EM INGLÊS" para: michonicolas@gmail.com


ESTÁGIARIO(A) FARMACIA

Local: Rio de Janeiro-RJ. Pró-ativo(a), dinâmico(a), atencioso(a), concentrado(a), determinado(a) e saiba trabalhar em grupo. Pré-requisitos (diferenciais na análise dos currículos): Cursando Farmácia do 4º ao 7º período (obrigatório); Experiência anterior em Controle de Qualidade (desejavél); Validação de Metodologia Analítica (diferencial); Qualificação de Equipamentos (diferencial); Conhecimentos de microinformática (diferencial). Suporte as seguintes atividades: Rotina de Controle de Qualidade de Insumos e Medicamentos; Validação de Metodologia Analítica; Suporte a Qualificação de Equipamentos; Controle de Documentação Técnica; Uso da microinformática. Horário: á combinar (mas deve possuir diponibilidade de 8 h diárias das 8 as 17h de segunda a sexta-feria). Bolsa Auxílio: depende da carga horária. Benefícios: vale transporte e alimentação. Enviar currículos para: cqmiller2008@yahoo.com.br. Obs: Currículos de candidatos fora do perfil solicitado não serão analisados.



COORDENADOR DE OPERAÇÕES

HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: Coordenador de Operações para o RJ. Esse profissional coordenará todas as operações relacionadas a questões que envolvam projetos (e propostas) e reportará ao Gerente de Projetos. Requisitos: Inglês Fluente. Nível Superior - Engenharia de Produção ou Logística. Mínimo de 5 anos na área de Oleo e Gás. Atividades: Coordenação entre equipe de Projetos e departamentos locais. Assegurar que todas as questões relacionadas aos navios são endereçadas para projeto inter regional. Identificar necessidade de pessoal terceirizado (navios), logística, material e outros tipos de pessoal operacional. Monitorar com Suply Chain a seleção de subcontratados sobre questões operacionais. Preparar e iniciar plano completo de logística para os projetos em cooperação com o Coordenador ou Gerente de Projeto. Organizar a aprovação "folha de liberação do tripulante" pelo cliente. Organizar e coordenar "folha de liberação do tripulante" no país e outras formalidades administrativas. Coordenar logística local para o pessoal do projeto, material e equipamento com o Gerente do Projeto. De acordo com o Gerente de Projeto acompanhar as questões de controle de custos relacionados a Operação do Projeto. Monitorar o correto uso do gerenciamento de processo de mudança durante a fase de execução do trabalho. Apoio ao Gerente de Projetos para ligação com cliente sobre assuntos operacionais. Coordenar com projetos, gerar documentos GR-OPSF-029, "Project Debrief " , e arquivar todas a revisões do Close-Out do Projeto e comentar implementação de procedimentos para o projeto. Selecionar e aconselhar se presença do Gerente Offshore é requerida para Projeto de Avaliação de Riscos. Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês para hroil@hroil.com.br até o Dia 25 de Abril - informando a pretensão salarial e o cargo que está se candidatando no título do e-mail. Caso não esteja no Perfil, porém deseja deixar seu Curriculum conosco, cadastre-se no Site - www.hroil.com.br - não panflete seu CV, é ruim para você, acredite!


COORDENADOR DE LOGÍSTICA

HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: Coordenador de Logística para o RJ. Requisitos: Nível Superior - Engenharia Mecânica. Inglês Fluente. Mínimo de 5 anos de experiência na Indústria de Óleo e Gás - Gerenciamento de operações. Conhecimento de Dutos: Rígido e Revestimento. Habilidade para Liderar no mínimo 10 pessoas. Disponibilidade para viagens. Conhecimento e Experiência na área de Logística; Atividades: Suprir o departamento comercial com as informações apropriadas, de modo a capacitá-lo na elaboração de novas propostas. Alocar os recursos necessários para correta execução da atividade de acordo com o escopo de trabalho; Assegurar que a tripulação offshore esteja treinada de acordo com os requisitos do navio, do projeto e da companhia como um todo. Revisar e comentar procedimentos (inclusive da engenharia), assegurando que as informações estejam disponíveis no sistema e devidamente atualizadas. Fomentar o correto fluxo de informações e maximizar a sinergia entre o time do projeto, tripulação do navio e as diversas áreas funcionais da empresa. Suprir o departamento de operações com as informações corretas, de modo a manter o cronograma do navio devidamente atualizado. Realizar follow up e estabelecer fóruns de reuniões regulares de modo a assegurar que as atividades serão planejadas e executadas de acordo com os requisitos, no prazo e no orçamento pré-estabelecido. Monitorar e garantir os recursos, consumíveis e equipamentos necessários para operação adequada do navio. Certificar que o navio está operando de acordos com as normas e requisitos de segurança e meio ambiente, através da revisão de procedimentos e auditorias. Verificar adequação entre os requisitos dos projetos e o barco de forma a sempre ter uma operação segura e dentro das especificações do projeto. Realizar auditorias regulares no navio, de modo a identificar possíveis não-conformidades, além de identificar possíveis melhorias e otimização de recursos e equipamentos. Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês para hroil@hroil.com.br até o Dia 25 de Abril - informando a pretensão salarial e o cargo que está se candidatando no título do e-mail. Caso não esteja no Perfil, porém deseja deixar seu Curriculum conosco, cadastre-se no Site - www.hroil.com.br - não panflete seu CV, é ruim para você, acredite!




GERENTE DE PESQUISA CLÍNICA

Experiência em Pesquisa clínica, bom relacionamento com centros de pesquisa, capacidade para gerenciar projetos simultâneos, Candidatos considerados potenciais que estejam como CRA seniores serão avaliados, Inglês fluente, Para atuar no Rio de Janeiro. A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br. Seguem algumas vagas em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br, colocar no assunto o título da vaga. Atenção para os requisitos, que são exigidos pelos nossos clientes.



ANALISTA DE FARMACOECONOMIA

Excelente capacidade analítica no mapeamento dos processos necessários para inclusão de produtos na esfera Federal / Estadual / Municipal; Experiência na interface e negociação com outras áreas da indústria farmacêutica (regulatório / médica / logística / legal / MKT); Experiência na discussão dos modelos Farmacoeconomicos a serem empregados para cada produto / segmento; Para atuar no Rio de Janeiro. A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais do ramo farmacêutico. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br. Seguem algumas vagas em aberto, interessados enviar o currículo para: rh@captativa.com.br, colocar no assunto o título da vaga. Atenção para os requisitos, que são exigidos pelos nossos clientes.


ESTÁGIO

O INSTITUTO CAPACITARE, CONSULTORIA ESPECIALIZADA EM PROGRAMAS DE ESTÁGIO ESTÁ COM DIVERSAS VAGAS EM ABERTO E COM OPORTUNIDADES EM GRANDES EMPRESAS DE DESTAQUE NO MERCADO DE TRABALHO. VENHA FAZER PARTE DE NOSSA REDE DE ESTUDANTES! FAÇA JÁ O SEU CADASTRO PELO SITE WWW.INSTITUTOCAPACITARE.COM.BR E TENHA ACESSO ÀS NOSSAS VAGAS.




ESTÁGIO FARMÁCIA

Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá / RJ contrata 01 estagiário de Farmácia para atuar no Almoxarifado. Atividades: Realização e manutenção dos balanços de Substâncias Controladas e relação mensal de venda de medicamentos; Monitoramento e registro de temperatura e umidade dos almoxarifados; Elaboração de relatórios gerenciais visando gerar informações sobre o estoque; Revisão de procedimentos operacionais. Desejável conhecimento Livro de Controlados, normas GMP, RDC 210 e Portaria 344/98. Inglês intermediário. A empresa oferece bolsa R$825,00 (30h/semanais) + pacote de benefícios. Os interessados deverão enviar currículo para priscila.valentim@abbott.com

4.23.2008

CELULAS TRONCOS: DOENÇAS CARDÍACAS E A CURA DO CÂNCER

Célula-tronco gera tecido que bate como um coração
Técnica recuperou danos cardíacos em camundongos no laboratório.
Tecido cardíaco 'faz tudo' gera todos os tipos de células do coração.
Uma boa notícia para quem aguarda a revolução das células-tronco na medicina: cientistas canadenses conseguiram criar uma espécie de “célula cardíaca faz tudo” a partir de células-tronco embrionárias. A nova estrutura é capaz de se transformar em qualquer uma das células que compõem um coração funcional e até bate como um.

A experiência até agora só foi feita em camundongos e é muito cedo para afirmar se a técnica será capaz de tratar seres humanos. Mas um passo importante foi dado: a célula obtida em laboratório conseguiu recuperar danos no coração das cobaias.

As células-tronco embrionárias guardam promessas por teoricamente serem capazes de se transformar em qualquer tecido do corpo humano. Obter um coração, no entanto, era algo considerado difícil, porque ele é feito de três tecidos diferentes: músculos que bombeiam o sangue, que formam os vasos e células que cobrem os vasos coronarianos.

Para conseguir o feito foi alterada a “receita” usada para fazer um dos tecidos, acrescentando algumas proteínas. A pequena mudança acabou gerando os três tipos. As células batem como pequenos corações nas placas de Petri.
O próximo passo da pesquisa será tentar fazer a mesma coisa com as chamadas células “induzidas” -– células da pele que são reprogramadas para se comportarem como células-tronco embrionárias.

Tumores possuem células que garantem seu ressurgimento e invasão de outros tecidos.
Atacá-las com precisão seria maneira de eliminar a doença em definitivo.
A chave para evitar que o câncer volte a atacar pessoas aparentemente curadas e se espalhe por todo o organismo pode estar num tipo assustador e ainda pouco conhecido de células-tronco, afirmam cientistas. Essas entidades, que aparentemente funcionam de forma muito semelhante às células-tronco "normais" que montam ou reparam órgãos, seriam responsáveis pela sobrevivência dos tumores diante de tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia.
Trata-se de um novo conceito, que está sendo abordado cada vez mais em publicações científicas no mundo todo, e o grande interesse por trás disso é encontrar novos alvos para medicamentos contra o câncer.

As primeiras pistas de que existiam células-tronco cancerígenas vieram do estudo de doenças como a leucemia, que é uma espécie de câncer do sangue -- nessa doença, surge uma enorme quantidade de células sangüíneas aberrantes. Mais tarde, porém, começaram a aparecer indícios parecidos em tumores sólidos, como os de mama. O consenso que está emergindo é que quase todo tumor abriga análogos dessas células, em proporções -- subpopulações celulares -- muito pequenas.

Por que elas são chamadas de células-tronco? Para começar, a analogia é funcional. As células-tronco são caracterizadas por duas capacidades principais: conseguem renovar a si mesmas, produzindo novas células-tronco; e também podem dar origem a outros tipos de célula ou tecido, através da chamada diferenciação, ou especialização celular. Ambas as características estão presentes nas células-tronco tumorais.


Semelhanças entre os genes ativos no DNA das células-tronco tumorais e no DNA das células-tronco hematopoiéticas as que dão origem aos vários tipos de células do sangue.
Aparentemente, a diferença é que as células-tronco tumorais são um exemplo descontrolado das mesmas propriedades das células-tronco de tecidos normais, que "sabem quando parar", multiplicando-se e diferenciando-se apenas na medida demandada pelo organismo saudável.

Quanto a origem dessas células-tronco malignas, ainda não se sabe. Pode ser que, no começo, elas sejam apenas células do tecido que desenvolveu o câncer as quais, por algum motivo, sofreram uma "desdiferenciação" -- ou seja, voltaram ao estado menos especializado que é típico das células-tronco. Por outro lado, também poderiam ser células-tronco o tempo todo -- até sofrerem mutações que lhes dariam propriedades cancerosas.

As células-tronco cancerígenas representam talvez o principal desafio às tentativas de curar a doença, porque é muito difícil extirpá-las. "A recidiva [o retorno do tumor após sua retirada inicial] é freqüente porque seria preciso matar todas as células-tronco tumorais. Mas basta que uma centena delas sobreviva para gerar um novo tumor. Se tratamentos como cirurgia, radioterapia e quimioterapia eliminarem todas as células cancerosas normais, mas deixarem para trás as células-tronco, o problema pode recomeçar.

"E as células-tronco cancerígenas têm características que as ajudam a resistir ao tratamento. Elas possuem mais canais de íons, estruturas que lhes permitem bombear para fora da célula os medicamentos. E conseguem reparar seu DNA com mais facilidade. Já que a radioterapia mata as células do tumor causando danos ao seu DNA, isso dá mais uma vantagem às células-tronco", elas parecem ter facilidade para circular de um tecido para o outro, causando a chamada metástase, o espalhamento do câncer para regiões do corpo diferentes do local onde ele se originou.

O que os cientistas estão fazendo nesse momento é estudar em detalhes os traços definidores desse tipo de célula-tronco. "É difícil, porque elas são pouco numerosas e complicadas de obter". Por enquanto, não há testes em humanos de drogas visando especificamente as células-tronco tumorais, mas achar uma maneira de destruí-las pode significar maiores chances de cura do câncer, com riscos muito mais baixos de recidiva ou metástase.

Fonte:Globo.com

4.20.2008

Qualidade de vida é uma opção pessoal

Qualidade de vida é uma opção pessoal.
Só que, para tomar uma decisão consciente, as pessoas precisam de informações. É por isso que digo que qualidade de vida tem a ver com escolhas de bem-estar, claro que elas estão limitadas pelos padrões de convivência social. A idéia de associar exercícios físicos a qualidade de vida, por exemplo, nasceu nos Estados Unidos na década de 70. Para algumas pessoas realmente funciona assim, mas tem gente que abomina fazer ginástica. Essas pessoas podem optar por levar uma vida sedentária, mesmo sabendo dos prejuízos que isso acarreta para a saúde. Por mais estranho que possa parecer, tal atitude não deixa de ser uma escolha de bem-estar, uma vez que essas pessoas têm consciência da decisão que tomaram e não estão atrapalhando ninguém. Embora haja algumas linhas mestras, não dá para padronizar a qualidade de vida. Senão, vamos cair numa ditadura -- exatamente como a que impera no campo da estética corporal.
Para implantar um programa desse tipo, é preciso levar em conta o que os funcionários querem e o que a empresa deseja ou pode oferecer. Senão, vira aquela história de dar um presente inútil para alguém de quem você gosta muito. O diretor de uma empresa contou que certa vez gastou meio milhão de reais na festa de fim de ano. Esse, segundo ele, foi o programa de qualidade de vida deles. Acontece que os funcionários queriam financiamento para comprar a casa própria. Também não adianta criar um modelo e nunca mais mexer nele. As pessoas mudam, e o que elas querem para si mesmas também. Por isso qualidade de vida não deve ser encarada como uma ação global, mas como um conjunto de ações.

A s pessoas tem medo de mexer em questões que provavelmente estão represadas há muito tempo. É como rebentar um dique: pode ser que você perca o controle do processo. Por outro lado, existe um certo oportunismo da parte de quem é beneficiado pelos programas de qualidade de vida. Há funcionários que querem que a empresa adote medidas desse tipo, mas não se comprometem com absolutamente nada.
Acontece que o gasto que se tem com um programa assim muitas vezes é menor do que se imagina. Quer um exemplo? O custo de um tratamento fonoaudiológico pode ser de apenas 10 centavos/hora por funcionário. Sei também de casos em que a contratação de uma nutricionista saía mais barato que muitos dos equipamentos que a empresa comprou. E, depois, muitas medidas que se relacionam com qualidade de vida na empresa são cobradas pela própria legislação. Na minha opinião, o que os gestores têm a fazer é usar essa ferramenta com um conceito mais amplo.
Embora o departamento de RH muitas vezes coordene o processo, um programa desses tem espaço para a atuação de vários profissionais, do nutricionista ao psicólogo, passando pelo professor de educação física. Aliás, acredito que temos um ótimo nicho se formando no mercado. Tanto que já existem profissionais mandando imprimir "especialista em qualidade de vida" em seu cartão de visita.
Embora muitas já estejam trilhando esse caminho, acho que essas atitudes têm bem mais a ver com o perfil do fundador e com os produtos que eles fabricam. Na minha opinião, qualidade de vida ainda não faz parte da cultura corporativa. Mesmo assim, acredito que teremos mudanças significativas nos próximos cinco anos como reflexo de uma nova realidade social: aumento da expectativa de vida e do período de trabalho, mais consciência do direito à saúde, além do apelo a novos hábitos e estilos comportamentais.

Texto extraido da Internet


--------------------------------------------------------------------------------

AUTO CONHECIMENTO / COMPROMISSO COM A QUALIDADE/.ASCENSÃO PROFISSIONAL / PROFISSIONAL ENGAJADO / COLHENDO O QUE SE PLANTA

Por: Simone Castillo

AUTO CONHECIMENTO

Conhecer a si mesmo é uma poderosa ferramenta para a motivação e o sucesso. Diz um ditado chinês: " Não há vento favorável para quem não sabe para onde está indo. "
Você sabe o que quer? Muitos respondem: eu quero ser bem sucedido. Sim, mas em quê? Como posso alcançar algo que não sei ao certo?
Em primeiro lugar aprenda a se conhecer. Aquilo que te realiza, que te dá satisfação, aquilo que te deprime, que te oprime. Além disto é preciso sempre rever os conceitos, as opiniões, aceitar o que não tem jeito, capacitar-se a lidar com as mudanças que ocorrem de forma cada vez mais rápida e constante em nossa vida. Outra coisa importante: livre-se dos preconceitos, pois eles te limitam, te cegam para o que realmente importa.
Devemos mudar nosso interior e abrir a cabeça para novos tempos, novas realidades e conhecer a si mesmo é ponto fundamental para planejar o futuro.
Transformar uma vida comum em uma vida de êxitos começa com a mudança dentro de nós, de dentro para fora, isto nos fará fortes, capazes de enfrentar qualquer adversidade, qualquer obstáculo, nos dará a motivação e a perseverança necessárias para seguir em frente, sem esmorecer.
Então, comece a reavaliar seus conceitos, conhecer suas necessidades e limitações e prepare seu espírito para novos desafios, lance-se nesta aventura, certamente você ganhará muito com isso.

COMPROMISSO COM A QUALIDADE.

Não importa qual seja o cargo ou a posição exercida dentro da empresa, temos que estar comprometidos com a qualidade de nosso trabalho. Fazer bem nossas tarefas, buscar formas de melhorar os processos, aperfeiçoar sempre a maneira de executar o que somos designados são compromissos com a qualidade.
Você pode estar pensando que tudo isto é muito interessante teoricamente mas que mas que na prática nem sempre o reconhecimento vem. É verdade. Muitas vezes o reconhecimento ou a forma como achamos que deveríamos ser reconhecidos não acontece mas isso não é motivo para não fazermos as coisas da melhor maneira.
Ter qualidade em nosso trabalho é algo que devemos buscar para obtermos crescimento e motivação. Deve fazer parte de nossa personalidade e estilo de vida. Habituar-se a dar o melhor de si, a ajudar sempre que possível, a ser persistente na realização de nossos objetivos devem ser os lastros que marquem nossa trajetória profissional e pessoal.
Portanto, não se ligue em um primeiro momento somente nas compensações financeiras. Elas virão com o tempo e ao longo de uma carreira bem construida, pautada por atitudes de grandeza e qualidade. Dê o primeiro passo. Comprometa-se consigo mesmo a só fazer tudo com qualidade, tudo de primeira. Desta forma você se compromete a ter uma vida de realizações e compensações, a ser valorizado e apreciado no mercado.




O QUE ATRAPALHA NA ASCENSÃO PROFISSIONAL
Alguns comportamentos ou vícios prejudicam os profissionais e muitas vezes impedem promoções e oportunidades. Por mais bobos que pareçam são pontos que são analisados e levados muito em conta por chefes e responsáveis por indicações dentro das empresas. Preste atenção e faça uma auto análise. Se você se considera competente em sua função mas injustiçado na carreira, talvez esteja cometendo algum deslize que está obscurecendo suas chances de melhorar de posição:

* Chegar constantemente atrasado.
* Falar uma coisa e fazer outra.
* Não dar retorno aos clientes e aos colegas de trabalho.
* Nunca se posicionar em situações de crise.
* Estar sempre desleixado, descuidado com a aparência.
* Ligar para casa, várias vezes ao dia.
* Ir ao banheiro, várias vezes ao dia.
* Fazer parte de fofocas no ambiente de trabalho.
* Não dar atenção a colegas de nível hierárquico inferior.
* Ter sempre uma desculpa quando comete um erro.
O PROFISSIONAL ENGAJADO

Faça uma auto análise. Você sabe quais são suas chances reais de progredir na carreira?
A maioria das pessoas não sabe avaliar em que pé estão rumo ao sucesso, elas simplesmente vivem o momento sem se preocupar com o que se espera delas e principalmente com o que elas têm a oferecer e estão oferecendo para a empresa em que trabalham.
Quando falamos em carreiras, promoções, sucesso... nada mais estamos do que decifrando se o que as empresas querem é o que temos condições de oferecer; obviamente o oposto também porque todos queremos ser reconhecidos e recompensados por nosso trabalho mas neste meio ambiente quem dita as regras são as organizações e o que elas querem nada mais é do que profissionais engajados.
O que é ser um profissional engajado?
Um profissional engajado é aquele que aponta os problemas e mostra as soluções. Apontar falhas é até fácil, já identificar e mostrar soluções nem tanto. Aí está o ponto de diferenciação; o ponto exato aonde se pode decolar para patamares mais elevados ou permanecer na mesma situação durante anos e anos ou até que a empresa opte por mudanças.
As organizações querem pessoas com perfil de "engajadores", pessoas que assumam as dificuldades e consigam ultrapassá-las, profissionais ativos, que procurem a melhoria do seu trabalho e da empresa, que diminuam gastos e maximizem o lucro, que honrem e levantem o nome da empresa.
Profissionais assim têm o sucesso garantido em qualquer área que atuem. Estas características independem de estudo ou formação, elas existem em estado bruto dentro do indivíduo, é latente embora muitas pessoas não percebam que as possuam por falta de oportunidade de demonstrar, por timidez, por receio dos colegas e chefes, por mil outras razões.
Se entendermos que é isso que as empresas querem e conseguirmos atuar de forma engajada, teremos mais oportunidades e mais êxito em nossas carreiras.

COLHENDO O QUE SE PLANTA
O egocentrismo tomou conta dos profissionais de hoje. Tenho percebido cada vez mais que os interesses individuais falam mais alto no trabalho. As pessoas estão cada vez mais egoístas e parecem se importar cada vez menos com o seu entorno.
Os ambientes no trabalho,muitas vezes refletem climas hostis, de rivalidade, de individualismo e disputa. Por mais que falemos em equipes, metas, o que existe na realidade são os pensamentos e as atitudes particulares que insistem em sobreporem-se.
Da nossa parte, precisamos entender que devemos dosar nossos interesses com os objetivos que nos são impostos e que devem ser alcançados coletivamente, por um grupo-nossos colegas de trabalho.
Um profissional que trabalha visando somente a realização de seus objetivos pessoais, nunca será um profissional de sucesso. Para atingirmos nossos objetivos, dependemos de outras pessoas, de situações e circunstâncias alheias às nossas vontades. Por isso é fundamental termos um bom relacionamento com todas as pessoas. O sucesso não é individualizado e quanto mais êxito temos, mais nítido fica que dependemos de outras pessoas que também tenham sucesso.
Pensar somente em si mesmo é um erro .Em tudo que fazemos precisamos de alguma forma ou em algum momento de alguém.
Com quem poderei contar se ninguém pode contar comigo? Não se esqueça do ditado: agente colhe o que planta. Não espere colher compreensão, se você planta intolerância. Não espere colher simpatia, se você planta agressão. Não espere colher grandes resultados, se você planta individualismo .Tenha por seus colegas: respeito, companheirismo, tolerância, dedicação, disposição em ser útil... e você receberá de volta,desta forma, os atributos que necessita para alcançar seus interesses e objetivos.

OS VALORES DE HOJE

DESABAFO DE HERBERT VIANA SOBRE OS VALORES DE HOJE!

> *Cirurgia de lipoaspiração?*
>
> Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém,
nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem
acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que
todaessa busca insana pela estética ideal é muito menos
lipo-as e muito mais piração?Uma coisa é saúde outra é
obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu.Hoje, Deus é a
auto-imagem.Religião, é dieta.Fé, só na estética.Ritual é
malhação.Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é
ridículo, sentimento é bobagemGordura é pecado mortal.Ruga
é contravenção.Roubar pode, envelhecer, não.Estria é caso de
polícia.Celulite é falta de educação.Filho da puta bem
sucedido é exemplo de sucesso.A máxima moderna é uma só:
pagando bem, que mal tem?A sociedade consumidora, a que tem
dinheiro, a que produz, não Pensa em mais nada além da
imagem, imagem, imagem.Imagem, estética, medidas, beleza.
Nada mais importa.Não importam os sentimentos, não importa a
cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda,
nada mais importa.Não importa o outro, o coletivo. Jovens
não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política.Adultos
perdem o senso em busca da juventude fabricada.Ok, eu também
quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar
legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma
aparência legal, mas...Uma sociedade de adolescentes
anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados,
turbinados, aos vinte anos não é natural. Não é, não pode
ser.Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde.
Que o mundo mude.Que eu me acalme. Que o amor
sobreviva.'Cuide bem do seu amor, seja ele quem for'
>
>
> * Herbert Viana