6.26.2010

PRECIOSIDADE DO TOM




Vem... cá, me dá tua mão
Lua,
Espada nua
Boia no céu imensa e amarela
Tão redonda a lua
Como flutua
Vem navegando o azul do firmamento
E no silêncio lento
Um trovador, cheio de estrelas
Escuta agora a canção que eu fiz
Pra te esquecer Luiza
Eu sou apenas um pobre amador
Apaixonado
Um aprendiz do teu amor
Acorda amor
Que eu sei que embaixo desta neve mora um coração
Vem cá, Luiza
Me dá tua mão
O teu desejo é sempre o meu desejo
Vem, me exorciza
Me dá tua boca
E a rosa louca
Vem me dar um beijo
E um raio de sol
Nos teus cabelos
Como um brilhante que partindo a luz
Explode em sete cores
Revelando então os sete mil amores
Que eu guardei somente pra te dar Luiza
Vem cá, Luiza
Me dá tua mão
O teu desejo é sempre o meu desejo
Vem, me exorciza
Me dá tua boca
E a rosa louca
Vem me dar um beijo
E um raio de sol
Nos teus cabelos
Como um brilhante que partindo a luz
Explode em sete cores
Revelando então os sete mil amores
Que eu guardei somente pra te dar Luiza
( Tom Jobin)

"TENTE MOVER O MUNDO COMEÇANDO POR POR VOCE"



ALGUNS PENSAMENTOS DE PLATÃO


"Uma vida não questionada não merece ser vivida.
Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa.
O livro é um mestre que fala mas que não responde.
O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê.
O bom juiz não deve ser jovem, mas ancião, alguém que aprendeu tarde o que é a injustiça, sem tê-la sentido como experiência pessoal e ínsita na sua alma; mas por tê-la estudado, como uma qualidade alheia, nas almas alheias.
No imposto profissional o justo paga mais e o injusto menos, sobre o mesmo rendimento.
Calarei os maldizentes continuando a viver bem; eis o melhor uso que podemos fazer da maledicência.
É possível descobrir mais sobre uma pessoa numa hora de brincadeira do que num ano de conversa.
Os olhos do espírito só começam a ser penetrantes quando os do corpo principiam a enfraquecer.
São muitos os que usam a régua, mas poucos os inspirados.
Onde não há igualdade, a amizade não perdura.
A paz do coração é o paraíso dos homens.
Os filhos dos homens, dentre todos os animais jovens, são os mais difíceis de serem tratados.Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele.
Tudo quanto vive provém daquilo que morreu.
Todo homem é poeta quando está apaixonado."

Fonte: A Arte Dos Livres Pensadores

O sentido do trabalho e a construção da subjetividade

Há décadas, pesquisadores de todo o mundo se voltam para a compreensão sobre o sentido que o trabalho possui na vida das pessoas.
Que ele é indiscutivelmente fonte de subsistência, isso já se sabe.
Porém, seu sentido vai além da questão econômica e difere de indivíduo para indivíduo, de sociedade para sociedade, de cultura para cultura, ocupando o lugar de eixo central da vida e da construção do sujeito.
O trabalho precisa fazer sentido para o próprio sujeito, assim como para com os seus pares e para a sociedade.
Um mesmo trabalho pode ser portador de distintos sentidos para diferentes sujeitos e representar fonte geradora de prazer e sofrimento.
Ao destacarmos o trabalho como possível fonte de prazer ou, ainda, de sofrimento deve-se considerar não somente a atividade realizada a que chamamos de trabalho ou tarefa, mas, do mesmo modo, incluir os demais aspectos que estão diretamente associados a uma simples tarefa. Para tanto, do ponto de vista da saúde do trabalhador, se buscamos compreender o sentido do trabalho e sua relação com os processos de saúde/doença, nossas indagações devem estar para além daquilo que podemos ver e medir.
Assim, é fundamental contemplar o “O que se faz?
O que não se faz?
Como? Por quê? Quando? Com quem? Onde? Para que?”.
Da mesma forma, a história de vida do trabalhador e as relações que ele estabelece com o seu meio necessitam ser consideradas já que "não é possível quantificar a vivência, que é em primeiro lugar qualitativa" (Dejours, C. 1994, p. 22).
Essas reflexões coletivas são cruciais, pois transformam aquilo que no dia-a-dia apresenta-se como mera reprodução automática e robotizada tanto de movimentos, de comportamentos e de falas, em novas formas de agir no trabalho, geradoras de novos sentidos.
Nenhum trabalho se resume à realização de uma tarefa. Há uma correlação de fatos, de forças, de formas e que imprime no sujeito uma identidade pessoal e social a partir da qual derivam inúmeros sentidos.
A própria identidade do sujeito muitas vezes se confunde com o seu trabalho, já que ela é também efeito do encontro de seu corpo com sua atividade laboral.
Considerando que o processo de trabalho e seus resultados ajudam o indivíduo a formar sua identidade, podemos descrever o trabalho como o lugar de construção de subjetividade e de modos de existencialização envolvendo percepções, valores, dimensões, sentimentos, diferenças e renormatizações.
A subjetividade é entendida aqui como uma dimensão própria a cada indivíduo e que se produz no seu encontro com o mundo.
Nesse encontro com o mundo é que se inventam os modos de ser, sentir, viver e agir sempre peculiares, singulares.
Esses diferentes modos expressam as várias possibilidades de existência no mundo social. Nesta direção, a subjetividade é de natureza mutável, dinâmica, plástica e, por isso, porta a capacidade de se transformar a partir dos encontros e experiências tecidas na relação com o mundo, criando um processo contínuo de ressingularização do sujeito. (Guattari. F, 1991)
Portanto, torna-se urgente avaliarmos como vêm sendo produzidas essas subjetividades no âmbito do trabalho, na contemporaneidade.
Isto porque as relações de poder, as formas de produção, as transformações tecnológicas atuais modelam os modos de ser, pensar, sentir, agir, as formas de vida e de trabalho. Isso também é pensar saúde, no seu sentido mais amplo.
Liamara Nunes Carvalho
Nota boaspraticasfarmaceuticas:
Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do indivíduo (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações.
A psicologia social utiliza freqüentemente esse conceito de subjetividade e seus derivados como formação da subjetividade ou subjetivação.
A subjetividade é o mundo interno de todo e qualquer ser humano. Este mundo interno é composto por emoções, sentimentos e pensamentos.
Através da nossa subjetividade construímos um espaço relacional, ou seja, nos relacionamos com o "outro".
Wikipedia

BARES PARA FUMANTES


Projeto que altera a lei antifumo e cria bares para fumantes:

O vereador tucano Professor Galdino protocolou na última quarta-feira (10), na Câmara Municipal de Curitiba, projeto de lei que Pretende Criar em Curitiba bares exclusivos para fumantes.

A ideia do parlamentar é que os bares que permitirem o fumo em seu Estabelecimento Sejam cadastrados na Prefeitura visível e afixem em local na porta do Estabelecimento o aviso “Bar para Fumantes”.

A lei antifumo, sancionada no ano passado pelo prefeito de Curititba, Beto Richa, permitia uma degustação de charutos, cigarros e cachimbos em Tabacarias.

O que Galdino quer é transformar os bares, Exceder Devem QUE NÃO 100 metros quadrados, ou seja, pequenos locais, em barras do charuto, Como Ocorre nos Estados Unidos.De acordo com o Professor Galdino, o cigarro é uma droga lícita ea Proibição Afeta constitucionalmente parte da população da cidade.

A cidade de Curitiba é a segunda capital brasileira em número de consumidores regulares de cigarro. Cerca de 378 mil (ou 21,8%) dos curitibanos fumam diariamente.Para Evitar o fumo passivo, Galdino sugere que os garçons contratados e até o dono ou gerente do bar Sejam fumantes.“Não podemos esquecer que o cigarro tem o consumo legalizado pelas Autoridades e que, sendo assim, deve-se Respeitar a liberdade de quem o utiliza. Ha dado outro, o cigarro gera altos tributos ao governo federal. Mais de 80% do preço de Cada carteira de cigarro é destinada aos cofres públicos.Em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”, recentemente, o diretor jurídico da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Percival Maricato, defendeu o mesmo ponto de vista. Segundo ele, “a escolha de ser ou não um fumante é legítima. Assim como é legítimo por parte dos Estabelecimentos Determinar se ele vai ou não aceitar fumantes. OPTAR Se o mercado pudesse, certamente você teria Centenas De Milhares de bares para fumantes e um menor percentual para não-fumantes em cada cidade. E aí ficaria a cargo do cliente escolher. “É justo. É democrático.

O Professor Galdino, que é um não-fumante, diz que considera um antifumo Lei, criada pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), um dos maiores avanços na área de Saúde dos últimos tempos, Juntamente com uma quebra da patente dos Remédios anti-Aids. No entanto, não pode ficar alheio ao reclamo de parte da sociedade tem que o hábito de fumar e reivindicar espaços Próprios para o consumo do cigarro.“Acredito que o cigarro DEVE ser combatido pelos malefícios que causa à saúde das pessoas. Porém, acima disso, se encontra uma liberdade do indivíduo sem uso de uma droga lícita. Contanto que a liberdade de fumar não interfira na saúde alheia, é uma opção legítima das pessoas em como fumar e freqüentar locais Próprios para isso, como barras e os Tabacarias do charuto.Acesse o projeto para saber mais:http://profgaldino.ning.com/group/baresparafumantes


Comentario :
Sou totalmente A FAVOR!

A atual histeria antifumo agride o Princípio fundamental da Igualdade. Cidadãos que fumam passaram a ser discriminados publica e abertamente, apontados como um "perigosos agentes contaminadores" - transformados do dia para noite em "ameaças" à saúde pública. Tal agressão patrocinada por políticos inescrupulosos e apoiada incondicionalmente pela mídia é baseada na fantasiosa interpretação de dados "científicos" - que na verdade não passam de interpretações tendenciosas pela parte dos próprios antitabagistas - com a finalidade óbvia de tirar "conclusões" convenientes sobre dados inconclusivos.Quero lembrar que o simples ato de fumar não pode servir de pretexto para a eliminação dos direitos de Igualdade de cidadãos que consomem um produto legalmente vendido, sobre o qual o própio governo abocanha impostos altíssimos.Se querem tanto uma separação entre fumantes e não fumantes, que se criem áreas exclusivas para tais.Como eu já disse, pretender eliminar direitos de cidadania de um grupo em detrimento de outro é uma agressão ap princípio de Igualdade. NÃO EXISTEM CIDADÂOS DISCRIMINÁVEIS ou CIDADÃOS De SEGUNDA CLASSE - IGUALDADE JÀ!

GRUPO EMS LANÇA SIMILAR DO VIAGRA (Ah-Zul)

Cópia do Viagra se chamará Ah-Zul (não muda nem a cor azul)
O grupo EMS, um dos maiores laboratórios farmacêuticos do País, escolheu os nomes das cópias do Viagra que colocará no mercado na próxima semana assim que acabar a patente do medicamento da americana Pfizer.
A cor não muda na famosa pílula azul do medicamento contra impotência sexual
Um dos remédios contra impotência sexual do único fabricante até agora habilitado a lançar versões idênticas ao Viagra será comercializado com a marca Ah-Zul.
O nome faz uma alusão não só a cor pela qual pílula original é conhecida como também traz uma interjeição com inúmeros significados. Segundo o dicionário Houaiss, a palavra “ah” exprime alegria, surpresa, ironia e decepção.
Demais marcas
A marca Ah-Zul fará parte da linha Legrand do grupo EMS, cujo foco é destinado ao público de menor renda.
O grupo EMS é o único laboratório apto a colocar cópias do Viagra no mercado brasileiro. O grupo, que trabalha com inúmeras linhas de produtos, obteve oito registros de versões do Viagra na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – quatro delas para o lançamento de medicamentos genéricos e outras quatro para remédios similares.
Além do nome Ah-Zul, o grupo EMS obteve o registro de três outras versões similares do Viagra. Na linha própria do EMS, uma das marcas registrada é Sollevare, que em italiano significa “levantar”.

A outra, de propriedade da linha Sigma Pharma, chama-se Suvvia, que, também do italiano, significa “venha”. A marca que será comercializada pela linha Germed chamará Vasifil.
Propaganda proibida
Em um mercado onde a propaganda ao grande público não é permitida, os laboratórios buscam formas criativas de atingir os pacientes. A Cristália, laboratório brasileiro que detém a patente de um medicamento contra impotência sexual, lançou em 2008 o Helleva. A marca pode indicar tanto o significado fonético de ascensão como suscitar uma contração entre as palavras “Hell” (inferno, do inglês) e “Eva” (mulher).

No Brasil, os laboratórios não podem fazer comerciais de medicamentos vendidos apenas sob receita médica ao grande público para evitar a automedicação. A propaganda tem de ser dirigida exclusivamente ao médico, que diagnostica o problema e receita o medicamento, segundo a legislação brasileira.

Desde 2003, a Anvisa proibiu também a propaganda da categoria de medicamentos para o tratamento da disfunção erétil numa época em que foram lançado os primeiros concorrentes do Viagra como o Cialis, da Eli Lilly, e o Levitra, da Bayer, ambos protegidos por patente.
Na ocasião, Pelé, o rei do futebol, era o garoto-propaganda do Viagra, mas dizia, nos comerciais, não utilizar o remedinho azul. Mas faria uma exceção caso precisasse.
IG.COM

DILMA & LULA (Tudo haver)


Associação com Lula impulsiona avanço de Dilma com vitória já no primeiro turno
A intenção de voto na petista subiu 20 pontos porcentuais em 3 meses entre os que se dizem dispostos a eleger um candidato apoiado pelo presidente
A última pesquisa CNI/Ibope mostra que, em três meses, a intenção de voto na petista Dilma Rousseff subiu 20 pontos porcentuais no eleitorado "lulista" - formado pelos que se dizem dispostos a eleger um candidato apoiado pelo presidente.
Os lulistas são aproximadamente metade da população - 53% em março e 48% em junho, segundo o Ibope. Nesse contingente, Dilma tinha 50% das intenções de voto há três meses, e agora concentra 70%.
O avanço ajuda a explicar o crescimento da preferência pela petista no eleitorado total. Desde março, ela subiu 7 pontos porcentuais, para 40%, e ultrapassou o tucano José Serra, que tem 35%.
A candidata ainda tem a explorar um "filão" de 30% de lulistas que demonstram preferência por outros candidatos ou não sabem em quem votar, por desinformação ou incoerência. Esse grupo forma cerca de 11% do eleitorado total.
O grau de desinformação ou incoerência cai à medida que sobe a escolaridade. Apenas 9% dos lulistas com curso superior não se definiram por Dilma. Entre os que estudaram até a quarta série do ensino fundamental, o índice chega a 37%.
Oposição. Assim como Serra tem eleitores entre os simpatizantes do presidente, Dilma tem eleitores nos segmentos não-lulistas da população, mas neles perde por larga margem para o candidato do PSDB.
Como era de se esperar, o tucano lidera entre os que preferem votar em um candidato de oposição a Lula, com 75%. Dilma aparece com apenas 3%, atrás da candidata do PV, Marina Silva, com 15%. Esse grupo, porém, representa apenas 10% do eleitorado total.
Um contingente mais expressivo, de 37% da população, é o que afirma que não levará em conta a posição do presidente na hora de votar. Nesse grupo, Serra vence Dilma por 54% a 14%. Marina aparece com o mesmo porcentual da petista.
Regiões. Os lulistas se distribuem de forma desigual pelo País. Na Região Nordeste, eles são 67% da população. No Sul, apenas 31%. As duas regiões são, respectivamente, os principais redutos eleitorais de Dilma e Serra.
A petista tem 17 pontos de vantagem entre os nordestinos (47% a 30%). É no Nordeste que ela tem também sua menor taxa de rejeição (16%). Entre os sulistas, o tucano lidera por 42% a 34%. Apenas 22% dos moradores do Sul dizem que não votariam de jeito nenhum no tucano.
Na divisão do eleitorado por renda, há mais brasileiros que se dizem influenciados por Lula entre os mais pobres. Eles são 62% dos que têm renda familiar de até um salário mínimo e 56% dos que ganham de um a dois salários.
Os lulistas na faixa de renda mais baixa são também os mais desinformados a respeito da opção do presidente na eleição: 40% deles não sabem que Dilma é apoiada por ele.
Diferenças de gênero também aparecem ao se analisar a composição do eleitorado que pretende seguir a orientação de Lula nas urnas. Entre os lulistas homens, 76% já se definiram por Dilma; entre as mulheres, o índice baixa para 65%.
Avaliação do governo. Dilma tem 49% das intenções de voto entre os eleitores que consideram o governo Lula ótimo ou bom e apenas 4% entre os que avaliam a administração como péssima. Já Serra tem 31% e 50% nos dois segmentos, respectivamente.
Tomando-se como universo apenas os eleitores da candidata do PT à Presidência, a aprovação ao governo é de 93%. Entre os que pretendem votar em Serra, 66% consideram o governo ótimo ou bom.
Do total da população, 75% têm avaliação positiva sobre a gestão e 85% aprovam o desempenho pessoal do presidente. No Nordeste, a aprovação a Lula chega a 90%. No Sul, esse índice é de 80%. Com este crescimento acelerado da Dilma provavelmente não haverá segundo turno para eleição presidencial.

PETROBRAS DOBRA A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

Petrobras aumenta capacidade do Comperj
Atividade do Complexo Petroquímico vai mais do que dobrar em relação à previsão inicial
A Petrobras anunciou ontem mudanças no projeto básico do Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj). Com a revisão, a capacidade de refino da unidade vai mais do que dobrar em relação à previsão inicial e a produção de matéria- prima para a indústria de plástico ficará para uma segunda etapa.
A prioridade será dada aos combustíveis, principalmente o diesel. As alterações estão em plano de investimentos no valor total de US$ 224 bilhões (R$ 397 bilhões) até 2014, que será executado pela estatal no País e no exterior.Segundo o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, a demanda crescente por combustíveis, tanto internamente quanto no exterior, justifica a projeção de aumento da produção. Só no Comperj, serão refinados 165 mil barris de petróleo por dia, contra uma previsão de 150 mil anteriormente.
Apenas após 2014, o complexo passará a produzir produtos pretroquímicos, atingindo uma capacidade total de refino de 330 mil barris por dia.“Não vislumbramos nenhum risco de inexistência de mercado para a produção crescente de petróleo. Ao contrário, haverá um desafio de crescer a produção para atender à demanda”, afirmou Gabrielli, que prevê maior procura por parte da China e da Índia no mercado internacional.


REFINARIA PREMIUMAlém do Comperj, nos próximos anos, entram em operação refinarias da Petrobras no Maranhão (Premium I) e em Pernambuco (Abreu e Lima). Com a reformulação, a do Comperj passa a ser considerada Premium.
Toda a etapa de refino, transporte e comercialização de derivados receberá 30% dos investimentos até 2014. Segundo a estatal, além do aumento na capacidade, haverá aplicação em melhoria de qualidade. A empresa quer reduzir o nível de enxofre presente nos produtos, com o objetivo de baixar danos ao meio ambiente e à saúde.
A segunda etapa do Comperj está em negociação com a Braskem, parceira da Petrobras no empreendimento. Segundo especialistas, o custo menor da produção por meio do gás dificulta o acordo.
Extração terá prioridade nos investimentos

A maior parte dos investimentos da Petrobras nos próximos anos será destinada à exploração e produção de petróleo. Para atingir suas metas, serão gastos US$ 118,8 bilhões (R$ 210 bilhões) nessa atividade. Do total, US$ 75 bilhões (R$ 133 bilhões) serão para extração no pós-sal, reservatórios mais próximos da costa e em menor profundidade do que os da camada do pré-sal.
José Sérgio Gabrielli ressaltou que no plano não estão incluídos gastos com a exploração em áreas ainda não licitadas. Por essas projeções, em 2014, a extração no pré-sal chegaria a 241 mil barris por dia e, em 2020, a cerca de 1 milhão.

No total, no País, seriam produzidos cerca 3 milhões daqui a quatro anos e quase 4 milhões daqui a 10 anos. Os números serão elevados com os novos contratos, após a votação no Congresso.Para aumentar a produção, a Petrobras vai comprar 26 sondas de perfuração, 465 barcos de apoio 53 plataformas, com participação de 67% da indústria nacional.

O Dia

Doenças Cardiovasculares

As doenças cardiovasculares ceifaram 869724 vidas nos EUA em 2004 (36,3% de todas as mortes). O total de 148000 pessoas foi de amerivanos abaixo de 65 anos. De acordo com estimativas para o ano seguinte da American Heart Association, 80700000 de cidadãos dos EUA sofrem de uma ou mais formas de doenças cardiovasculares.
1) Pressão sanguínea alta – 73 milhões
A pressão alta provoca um esforço redobrado nas paredes arteriais, o que, ao longo do tempo, danifica as artérias, tornando-as mais vulneráveis à formação de placas associada à arteroesclerose.
2) Doença Cardíaca Coronariana (causada pela arteroesclerose, o estreitamento das artérias coronárias devido a agregados gordurosos de placas que bloqueiam o fluxo de sangue ao músculo cardíaco, deixando dessa forma, o coração desprovido de oxigênio. É a causa maior de dores no peito e/ou ataques cardíacos) – 16 milhões
Enfarte do miocárdio (ataques cardíacos agudos ocorrem quando um entupimento ou espasmo bloqueia uma artéria coronária já estreita , restringindo o oxigênio a uma parte do músculo cardíaco resultando num mal permanente) - 8,1 milhões
Angina Pectoris (dor no peito ou desconforto causado por suprimento reduzido de sangue ao músculo cardíaco) - 9,1 milhões
Estima-se que 1,2 milhões de norte-americanos terão um novo ou recorrente ataque cardíaco este ano, e cerca de 31 mil morrerão como resultado.
3) Derrame (ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro é bloqueado ou estoura) - 5,8 milhões Sem o sangue e o oxigênio levado por ele, parte do cérebro começa a morrer e a parte do corpo controlada pela área danificada não funcionará apropriadamente.
Danos ao cérebro podem começar com um derrame que dure minutos.
4) Insuficiência cardíaca (o coração não bombeia tão bem quanto deveria) - 5,3 milhões
Por ano, cerca de 550mil pessoas são diagnosticadas com insuficiência cardíaca.
É a causa principal de hospitalização em pessoas acima de 65 anos.
5) Arritmia (ritmo anormal do coração) – mais de 850mil norte-americanos são hospitalizados com arritmia todos os anos. Pode ser provocado por inúmeros fatores incluindo:
Doença cardíaca coronariana
Desequilíbrio eletrolítico no sangue (como o sódio ou o potássio)
Alterações no músculo cardíaco
Machucados originados de um ataque cardíaco
Processo de recuperação pós-cirurgia cardíaca
6) Aneurisma da aorta (inchaço em uma parte da aorta, que pode chegar a estourar, casando um sangramento grave, que mata dentro de minutos) – cerca de 176mil norte-americanos são afetados anualmente, sendo a causa de 15 mil mortes por ano.
Problemas médicos como pressão alta e arterosclerose, enfraquecendo as paredes da artéria bem como o desgaste que ocorre com o envelhecimento podem resultar em um inchaço externo da parede da aorta.
O fluxo mais lento do sangue na área inchada pode ensejar a formação de entupimentos. Se uma interrupção do sangue ocorrer na área do peito, ela pode mudar-se para o cérebro, provocando um derrame. Se acontecer na área da barriga, pode bloquear o fluxo de sangue para essa área do corpo ou para as pernas.
Fatores de RiscoNo ano de 2006, estimava-se que 51% dos homens e 40% das mulheres com 50 anos de idade nos EUA poderiam desenvolver alguma doença cardiovascular durante a vida. Os principais determinantes de risco são:
Fumar – O risco de os fumantes desenvolverem doença coronariana é de 2 a 4 vezes maior do que o do não-fumantes. Fumar cigarros também age com outros fatores de risco para a doença cardíaca coronariana.
Colesterol Alto – Na mesma medida em que o colesterol no sangue aumenta, aumenta o risco de doença cardíaca coronariana. Quando outros fatores de risco se fazem presentes (como pressão arterial alta e tabagismo), essa possibilidade é ainda maior. O nível de colesterol de uma pessoa é definido também pela idade, sexo, fatores hereditários e dieta.
Pressão Sanguínea Alta -- A pressão arterial alta sobrecarrega o coração, levando esse órgão a espessar e tornar-se mais rígido. Também amplia o risco a derrame, ataque cardíaco, insuficiência renal e no coração. Ao coexistir com obesidade, fumo, níveis elevados de colesterol no sangue ou diabete, a pressão alta aumenta em muitas vezes o risco de ataque cardíaco e derrame.
Sedentarismo – Um estilo de vida inativo é um fator de risco para a doença cardíaca coronariana. A atividade física regular e de moderada a vigorosa ajuda a prevenir doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos. Quanto maior o esforço utilizado na atividade, tanto maiores os benefícios. Contudo, mesmo as atividades de intensidade moderada só auxiliam se realizadas regularmente e a longo prazo.
A atividade física pode ajudar no controle do colesterol no sangue, do diabete e da obesidade, bem como prestar um auxílio na manutenção de uma pressão arterial mais baixa.

Obesidade / Excesso de Peso – Pessoas com gordura no corpo em excesso (principalmente se concentrada na cintura) têm uma maior predisposição a desenvolverem doença cardíaca e derrame mesmo que inexistam outros fatores de risco.
Excesso de peso sobrecarrega o coração. Isso também eleva a pressão arterial, os níveis de colesterol e os triglicerídeos, além de abaixar os do colesterol LDL ("bom") Também aumenta a predisposição ao diabete. Mesmo perdendo tão pouco quanto 4,5 kg, é possível reduzir o risco de doença cardíaca.
Diabetes Mellitus – O diabete aumenta seriamente o risco de desenvolver doença cardíaca. Mesmo se os níveis de glicose (açúcar no sangue) estiverem sob controle, o diabete aumenta o risco de doença cardíaca e derrame. Os riscos são ainda maiores se o açúcar no sangue não estiver bem controlado. Quase 67% dos homens e 57% das mulheres que sofrem de diabete aos 50 anos, terão doenças cardiovasculares por volta dos 75. Aproximadamente 75% dos diabéticos morrem de alguma forma de doença cardíaca ou dos vasos sanguíneos. Se você é diabético, é extremamente importante um trabalho conjunto com seu médico para geri-la e controlar outros fatores de risco que você possa controlar.
Estresse – A resposta individual ao estresse pode ser um fator que contribua ao desenvolvimento de doenças. Alguns cientistas observaram uma relação entre risco a uma doença cardíaca coronariana e estresse na vida de uma pessoa, seu comportamento diante da saúde e situação socioeconômica. Tais fatores podem afetar os de risco. Por exemplo, alguém estressado tende a comer demais, fumar demais e aumentar o consumo de álcool.
Álcool – Beber muito pode aumentar a pressão arterial, provocar insuficiência cardíaca e levar ao derrame. Ele consegue contribuir para o alto nível de triglicerídeos, câncer e outras doenças, além de produzir batimentos cardíacos irregulares. Contribui na obesidade, alcoolismo, suicídio, além de causar acidentes. Contudo, o risco de doenças cardíacas em pessoas que bebem quantidades moderadas de álcool (média de um drinque para as mulheres e de dois para os homens diariamente) é menor do que em abstêmios. Define-se um drinque como tendo 50ml de bebidas com teor alcoólico de 40% (por exemplo,bourbon, uísque, vodca, gim, etc.), 30ml de bebidas com teor de 40%, 110ml de vinho e de cerveja. Não é recomendável que abstêmios comecem a beber e nem que bebedores aumentem a quantidade tomada para reduzir o risco de doença cardiovascular.
Se você atingir os 50 anos sem nenhum dos fatores de risco acima, o risco de doença cardiovascular é de apenas 5% para homens e 8% para mulheres. Existe uma boa chance de você viver até os 90.
Se, entretanto, aos 50 anos você tiver um ou mais fatores de risco, então a possibilidade de ter uma doença cardiovascular salta para 69% para os homens e 50% para as mulheres. A taxa de sobrevivência média para homens e mulheres com dois fatores de risco é uma década de vida menor do que para aqueles que não têm nenhum.
SintomasOs seguintes sintomas são indicativos de diversas doenças cardiovasculares:
"Pés gelados" ou um dedo do pé dolorido e preto ou azul – Aneurisma Abdominal da Aorta
Sensação pulsante no abdômen -- Aneurisma Abdominal da Aorta
Dor nas costas – Aneurisma Torácico da Aorta
Sangue na urina – Pressão alta
Tosse ou falta de ar -- Aneurisma Torácico da Aorta
Tosse com catarro branco – Insuficiência cardíaca
Dor no peito latejante ou profunda - Aneurisma Torácico da Aorta
Dificuldade ou dor ao engolir - Aneurisma Torácico da Aorta
Desconforto nos ombros, braços, pescoço, garganta, maxilares ou nas costas - Angina
Desconforto que irradia para as costas, maxilares, garganta ou braços – Ataque cardíaco
Sensação de desconforto, peso, pressão, queimação, fastio, aperto ou dor no peito (pode ser confundida por engano com indigestão ou azia) -- Angina, ataque cardíaco, arritmias, insuficiência cardíaca, pressão alta
Queda repentina na pressão arterial -- Aneurisma da Aorta
Batimentos acelerados – Ataque cardíaco
Fadiga ou confusão – Pressão alta, derrame
Febre ou perda de peso -- Aneurisma Torácico ou Abdominal da Aorta
Pigarro -- Aneurisma Torácico da Aorta
Formigamento, fraqueza ou paralisia facial, nos braços ,nas pernas, geralmente num lado do corpo – derrame
Dor no peito, no abdômen ou na região de baixo das costas,possivelmente se espalhando para virilha, nádegas ou pernas -- Aneurisma Torácico ou Abdominal da Aorta
Palpitações (batimentos irregulares do coração, batimentos faltantes ou sensação de queimação no peito, ou a sensação de que o coração está falhando) -- ataque cardíaco, arritmias, pressão alta
Peso no peito-- arritmias
Ganho rápido de peso (por exemplo, 1 ou 2 kg em um só dia) – Insuficiência cardíaca
Dor grave de cabeça – Pressão arterial alta, derrame
Falta de ar ao deitar de barriga para cima na cama – Insuficiência cardíaca
Fala enrolada ou pastosa -- Derrame
Dor repentina e severa -- Aneurisma explosivo da aorta
Suores, nausea, vômitos ou tonturas – Ataque cardíaco, Insuficiência cardíaca
Inchaço nos tornozelos, nas pernas e no abdômen – Insuficiência cardíaca
Problemas para caminhar, tontura, desequilíbrio e descoordenação motora -- Derrame
Problemas de visão – pressão alta, derrame
Fraqueza, tontura, ansiedade, falta de ar – Ataque cardíaco, Arritmias, Insuficiência cardíaca, Pressão alta
Os sintomas relacionados à pressão arterial alta são para casos extremamente altos. Em geral, a pressão alta não tem sintomas.

Fonte: Cardiofy

Saiba Mais:
Condições médicas que são fatores de risco para doenças cardiovasculares
Níveis altos de colesterol ruim no sangueO colesterol é uma substância produzida pelo fígado ou consumida em certos alimentos. Colesterol é necessário ao organismo e o fígado produz quantidades necessárias para as necessidades do corpo. O colesterol é geralmente classificado como "bom" ou "ruim". Alto nível de colesterol HDL, o considerado bom, é benéfico e dá alguma proteção contra doenças cardíacas. Já altos níveis de LDL, o colesterol ruim, pode ocasionar doenças cardiovasculares. O perfil de lipoproteínas pode ser feito medindo as diferentes formas de colesterol, assim como triglicérides (outro tipo de gordura) no sangue. Quando há muito colesterol LDL no corpo -- devido à dieta e taxa na qual o colesterol é processado -- ele pode ser depositado nas artérias. Isso pode ocasionar o estreitamento das artérias, doença cardiovascular e outras complicações.
Pressão altaA pressão sanguínea alta é outro importante fator de risco para doenças cardiovasculares. Essa é uma condição na qual a pressão do sangue nas artérias é muito alta. Geralmente não há sintomas para sinalizar a pressão alta. Abaixar a pressão ao fazer mudanças no estilo de vida ou por medicação pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares e ataque cardíaco.Diabetes Mellitus
A diabetes também eleva o risco da pessoa ter doença cardiovascular. Com diabetes o corpo ou não consegue produzir insulina suficiente, ou não consegue usar a insulina que produz como deveria, ou ambos. Isso ocasiona o acúmulo de açúcares no sangue. Em torno de 3/4 das pessoas com diabetes morrem em decorrência de alguma forma de doença cardiovascular. Para pessoas com diabetes, é importante trabalhar com o médico formas de ajudar a administrar e controlar os fatores de risco.

Fatores de estilo de vida como risco para doenças cardiovascularesFumoO fumo eleva o risco de doenças cardiovasculares. Fumar cigarros promove arteriosclerose e eleva os níveis de fatores coagulantes do sangue, como fibrinogênio. A nicotina eleva a pressão sanguínea e o monóxido de carbono reduz a quantidade de oxigênio que o sangue pode transportar. Exposição prolongada à fumaça do fumo de outras pessoas também pode elevar o risco de doenças cardiovasculares em não-fumantes.
DietaVários aspectos dos padrões de dieta têm sido relacionados a doenças cardiovasculares e condições relacionadas. Esses aspectos da dieta incluem ingestão alta de gordura saturada e colesterol, o que eleva o colesterol no sangue e promove arteriosclerose. Muito sal ou sódio na dieta pode ocasionar elevação na pressão sanguínea.
SedentarismoO sedentarismo está relacionado ao desenvolvimento de doenças cardíacas. Sedentarismo também pode ter impacto em outros fatores de risco, como obesidade, pressão alta, triglicérides altos, baixos níveis do (bom) colesterol HDL, e diabetes. Atividade física regular pode melhorar esses fatores de risco.
ObesidadeA obesidade está relacionada a altos níveis do colesterol (ruim) LDL e triglicérides, baixos níveis do colesterol (bom) HDL, pressão alta e diabetes.
ÁlcoolO consumo excessivo de álcool ocasionar elevação na pressão sanguínea e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Ingerir muito álcool também eleva o nível de triglicérides, o que contribui para arteriosclerose.
Fatores hereditários de risco para doenças cardiovascularesDoenças cardiovasculares podem ser hereditárias. Fatores genéticos provavelmente desempenham algum papel na pressão alta, doença cardíaca e outras condições vasculares. Entretanto, é provável que pessoas com o histórico familiar de doenças cardiovasculares também compartilhem o mesmo ambiente e fatores de risco.
Prevenção de doenças cardiovascularesA princípio todas as pessoas podem tomar medidas de prevenção para diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como:
Controlar o colesterol no sangueNível alto de colesterol no sangue é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Prevenir e tratar o colesterol alto inclue ter uma dieta com pouca gordura saturada e colesterol e com muitas fibras, manter um peso saudável, e praticar exercícios físicos regularmente. Todos os adultos devem testar os níveis de colesterol pelo menos a cada 5 anos. Se os níveis de colesterol forem muito altos, o médico pode receitar remédios para diminuí-los.
Prevenir e controlar a pressão altaEstilo de vida saudável, como ter uma dieta saudável, praticar atividade física regularmente, não fumar, e ter um peso saudável ajudam a ter um nível de pressão sanguínea normal. Adultos devem ter a pressão checada regularmente. Se a pressão sanguínea for alta, a pessoa deve ver com seu médico como tratar e trazê-la a níveis normais. A pressão alta geralmente pode ser controlada com mudanças no estilo de vida e medicamentos quando necessários.
Prevenir e controlar o diabetesPessoas com diabetes têm risco maior de doenças cardiovasculares, porém podem diminuí-lo. Também pode-se diminuir o risco para diabetes em primeiro lugar, através da perda de peso e atividade física regular.Não fumarO fumo eleva o risco de pressão alta, doenças cardiovasculares e derrame. Nunca fumar é uma das melhores coisas que a pessoa pode fazer para diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Largar o cigarro também ajudará a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. O risco de pessoa ter ataque cardíaco diminui logo depois de parar de fumar. O médico pode ajudar a pessoa a parar de fumar.Moderar a ingestão de álcoolO consumo excessivo de álcool eleva o risco de pressão alta, ataque cardíaco e derrame. Pessoas que bebem devem fazer isso com moderação e responsabilidade.
Manter um peso saudávelO peso saudável em adultos é geralmente indicado pela altura e peso usando-se o índice de massa corporal (IMC), que é obtido pela fórmula: IMC = peso / (altura)2. Assim, uma pessoa com 1,80m e 85 kg tem um IMC de 26,23 ( 85 / (1,8)2). Um adulto com IMC de 30 para cima é considerado obeso. Pessoas com IMC entre 25 e 29,9 estão com sobrepeso. O peso normal é representado pelo IMC entre 18 e 24,9. Dieta apropriada e atividade física regular podem ajudar a manter um peso saudável.Praticar atividade física regularmenteAdultos devem praticar atividades físicas de intensidade moderada pelo menos por 30 minutos na maioria dos dias da semana.Ter uma dieta saudávelJuntamente com peso saudável e atividade física regular, uma dieta de modo geral saudável pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea e colesterol, assim como prevenir obesidade, diabetes, doença cardíaca e derrame. Ter uma dieta saudável inclui comer muitas frutas e vegetais frescos, diminuir a ingestão de sal e sódio, e comer menos gordura saturada e colesterol.

6.25.2010

Artrite Idiopática Juvenil Poliarticular é tratada com sucesso com medicamento para câncer (Metotrexato injetável)

Menina volta a levar uma vida normal após tratar artrite rara com remédio para câncer
Criança de seis anos sofre com inchaços em quase todas as articulações de seu corpo
Londres - Lottie Lafferty só tinha três anos quando descobriu que sofria de artrite, uma doença que geralmente afeta pessoas de mais idade. O simples ato de se sentar no chão era um "filme terror" e suas articulações sempre inchadas a impossibilitavam de praticar qualquer esporte.
Lottie Lafferty
Seus pais chegaram a definir a menina como "uma criança com um corpo de uma idosa de 80 anos". Porém, após de três de tratamento com um remédio usado para pacientes com câncer, a menina pode enfim levar uma vida quase normal.
A doença de Lottie foi descoberta pelos seus professores de Educação Física em sua primeira aula de ginástica na escola.
A menina foi levada a um especialista que deu o diagnóstico: a menina sofria de artrite idiopática juvenil poliarticular.
Embora seja uma doença que afeta uma em cada 1000 crianças no mundo, o caso de Lottie era extremamente raro. A maioria das pessoas são afetadas em até cinco juntas em todo o corpo, mas a menina de seis anos sofria de inchaço e rigidez em todas as articulações - principalmente nos joelhos, cotovelos, pulsos e braços.
Segundo seus pais, os médicos disseram que o sistema imunológico de Lottie pode ter passado a atacar as articulações da menina depois que ela teria contraído um vírus. Eles então recomendaram que ela passasse a tomar injeções de Metotrexato - um remédio usado em pacientes com câncer, mas que tinha se apresentado eficaz em pessoas com artrite. Lottie toma injeções semanais combinadas com esteroides para aliviar suas dores e poder se movimentar.
Neil, pai de Lottie, é o responsável por injetar o remédio na perna da menina, enquanto sua irmã, Molly, põe gesso na região logo após a injeção.
"Antes de descobrir a doença, Lottie tinha muita dificuldade para se movimentar. Agora ela está se mexendo bastante e estamos muito orgulhosos por ela", comemorou Neil.
Sua mãe, Denise, acrescentou: "Na escola falavam que ela ficava quieta no seu cantinho, sempre lendo um livrinho.
Antes dela, jamais tinha ouvido falar de artrite juvenil."
Ainda de acordo com Denise, antes de começar a tomar as injeções a menina precisou ir até um hospital para drenar o líquido presente em suas articulações.
"As infiltrações fazem com que seu sistema imunológico pare de atacar as suas articulações, tornando a ação de se mover muito menos dolorosa.
Esse remédio teve um efeito incrível na vida de Lottie", disse Denise.
A menina continua tomando as injeções semanalmente e precisa ir ao Hospital Infantil de Great North duas vezes ao ano para que os médicos injetem doses de esteroides direto em suas articulações.
A Artrite Idiopática Juvenil Poliarticular, é uma forma da artrite que afeta cinco ou mais articulações do nosso corpo. Pacientes com a doença podem sofrer com dores, febre e erupções ao longo de toda a pele.
O Dia

Profissional Farmaceutico receitará medicamentos

Farmacêutico receitará analgésico e remédio antigripal


Farmacêuticos poderão ainda este ano prescrever medicamentos, como analgésicos e antigripais.
A medida está prevista em resolução prestes a ser votada pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia).
Se for aprovada, a resolução vai estabelecer que os profissionais receitem "tratamento de um transtorno menor", "não grave", sem relação com outras doenças ou uso de outros medicamentos.
A aprovação é "quase certa", diz o presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, e a medida passaria a valer imediatamente após publicação no "Diário Oficial da União".
A prescrição conteria dados do paciente, orientações sobre efeitos adversos, sobre o uso dos remédios e interações com alimentos e outras drogas.
Ainda segundo o presidente do conselho, o consumidor não será obrigado a pedir a prescrição.
A proposta do CFF deve ser questionada na Justiça pelos médicos.
No entendimento dos médicos, ela fere a legislação que estabelece a atribuição de diagnosticar e prescrever como exclusiva de sua profissão.
O vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, afirma que a iniciativa do CFF pode trazer riscos à saúde dos pacientes.
"Para prescrever, é preciso fazer um diagnóstico, e isso os outros profissionais de saúde [não médicos] não têm capacitação para fazer", diz.
Ele questiona também o fato de a proposta estabelecer que o farmacêutico pode receitar em caso de "transtorno menor". "Não se pode ter tamanha subjetividade em uma norma", critica.
O representante dos farmacêuticos nega querer invadir a função dos médicos.
Santos diz que a "prescrição farmacêutica" tem dois objetivos. O primeiro é proteger o farmacêutico contra ações na Justiça: com o documento em mãos, ele poderia se defender de pacientes que reclamam terem sido orientados de maneira errada.
O outro objetivo, afirma, é dar mais segurança ao paciente, que receberia informações por escrito.
De acordo com Santos, não está prevista a cobrança por esse serviço, mas isso poderia acontecer no futuro.
O presidente do Conselho Federal de Farmácia também nega que o novo serviço possa encarecer os remédios.
Folha de São Paulo

Nota de boaspraticasfarmaceuticas: Esta medida já acontece em outros paises, onde também os enfermeiros prescrevem medicamentos nas clínicas dos hospitais, quando o profissional médico não está presente. Os farmaceutico é o profissional do medicamento, para isso estuda farmacologia, farmacodinamia, quimica farmacêutica entre outras materias afins. O diagnóstico médico é de exclusividade do médico.

PULMÃO ARTIFICIAL

"'pulmão artificial'
Tecido pulmonar foi desenvolvido fora do corpo e implantado em ratos.
Outra experiência combinou materiais sintéticos com células humanas.

Duas equipes dos EUA obtiveram grandes avanços na criação de um tecido pulmonar artificial, que poderá ser usado em futuros transplantes ou no teste de novas drogas.
Em um dos estudos, de um grupo da Universidade Yale, de Connecticut, um tecido pulmonar criado em laboratório e implantado em ratos funcionou como o tecido natural, permitindo que os animais respirassem e transferissem oxigênio para as células.
Tecido pulmonar criado em laboratório (emvermelho vivo) foi implantado em ratos e funcionoucomo o tecido natural. (Foto: Science/Divulgação)
O outro grupo, da Universidade Harvard, de Massachusetts, desenvolveu um pequeno dispositivo pulmonar a partir de tecido humano e de materiais sintéticos, a fim de testar o efeito de toxinas ambientais e o funcionamento de novas drogas.
Os dois estudos, ambos publicados nesta quinta-feira (24), salientam os avanços no desenvolvimento de tecidos artificiais, que combinam materiais sintéticos e células humanas para funcionarem como órgãos naturais.
"Este é um primeiro passo na regeneração de pulmões inteiros para animais maiores e, eventualmente, para humanos," disse Laura Niklason, de Yale, cujo estudo saiu na revista Science.
Células-troncoA equipe de Niklason retirou do pulmão do rato as células que poderiam causar rejeição, e usaram a "casca" remanescente como ponto de partida. Injetaram células-tronco específica dos pulmões nesse tecido, e colocaram o material em um biorreator --espécie de incubadora que imita as condições de uma gestação.
saiba mais
Cientistas comprovam eficácia do transplante de células-tronco no olho
"O que descobrimos, para nossa grande surpresa, foi que as células em geral pousaram na sua localização anatômica correta. Achamos que isso significa que a matriz descelularizada tem CEP," disse Niklason por telefone.
Implantando em ratos, o pulmão funcionou praticamente como um pulmão normal por até duas horas, disse Niklason. De início, "estava bem próximo do perfeito," afirmou ela.
Mas, após um tempo, coágulos começaram a se formar, sugerindo que algumas das células que recobrem os vasos sanguíneos estavam pegajosas. A cientista disse que há planos para redefinir no processo.
MicrochipJá a outra equipe, liderada por Donald Ingber, escolheu uma abordagem totalmente diferente. O dispositivo que esses cientistas inventaram, do tamanho de uma ervilha, funciona como os alvéolos (sacos de ar do pulmão, que transferem oxigênio para o sangue por meio de uma membrana).
O dispositivo tem três partes --células pulmonares, membrana permeável e um pequeno vaso sanguíneo ou células capilares. Tudo fica montado num microchip.
Em um teste, o grupo colocou uma bactéria no alvéolo, e provou que células sanguíneas poderiam invadi-lo para combater a infecção, como numa reação imunológica normal, disse Ingber por telefone.
A equipe ainda não conseguiu promover trocas gasosas, função essencial dos alvéolos e do pulmão como um todo.

G1.com

UM DIA SEM GLOBO É FANTÁSTICO


Em 2002 também foi assim com o Felipão.


O técnico da seleção brasileira abriu fogo contra a Rede Globo.Dunga deu na canela do comentarista Alex Escobar, da Globo. Poucas horas depois, um dos apresentadores do programa Fantástico, Tadeu Schmidt, da África leu um editorial da emissora detonando Dunga. Tudo tem um porque, antes do ataque ao Dunga no Fantástico, o Jornal O Globo já havia descido a lenha na seleção e principalmente no seu treinador.
Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento ?
Vamos aos fatos :
Segunda feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra a Coréia do Norte, por volta de 11 horas da manhã, hora local na África do Sul.
Eis que de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil, dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação etc.
Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a esposa do poderoso William Bonner sentenciou :
“ Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores...”
Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação:“ Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de “REPORTAGEM EXCLUSIVA” para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma...”
Brilhante !!! Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro peitava publicamente a Vênus Platinada !!!
“ Mas... - prosseguiu dona Fátima - esse acordo foi feito ontem entre o Renato ( Maurício Prado, chefe de redação de esportes de O Globo ) e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a matéria”.
Dunga: - “ Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo ( Teixeira ) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!”
O treinador então virou as costas para a supra sumo do pedantismo e saiu sem ao menos se despedir.
Dunga pode até perder a classificação, a Copa , seu time pode até tomar uma goleada, qualquer fiasqueira na África, mas sua atitude passa à história como um exemplo de coragem e independência frente a uma das instituições privadas mais poderosas no País e que tem por hábito impor suas vontades, eis que é líder de audiência e por isso se acha acima do bem e do mal.
Em linguagem popular, o Dunga simplesmente mijou na Vênus Platinada ! Sugiro uma estátua para ele!!! Após a poderosa Globo a mesma que levou o Collorido ao poder e depois o detonou por seus interesses, agora difama o Dunga, tá certo que o cara é meio Ogro, mas não teve o direito de se defender dos ataques em momento algum.

Falar mal do cara é liberdade de imprensa Ouvir o cara não pode? A reação do povo foi imediata.

O editorial lido no programa "Fantástico", da Rede Globo, deu repercussão no mundo virtual.

E pela primeira vez na história o Brasil inteiro apóia o técnico da Seleção. Só a Globo para conseguir isso... Dentre os assuntos mais comentados no Twitter nesta segunda-feira (21), a frase "Cala boca, Tadeu Schmidt" era líder absoluta --superou até a antecessora "Cala Boca, Galvão", que liderou por dias seguidos os Trending Topics.

E não parou por ai.

Em apoio ao técnico da seleção brasileira, os twiteiros lançaram o "DiaSemGlobo", que será nessa sexta-feira, quando o Brasil vai jogar com a seleção de Portugal, no encerramento da primeira fase da copa. Todo mundo na Band, ou em outra emissora, não vamos sintonizar a Globo na sexta-feira, temos que começar a deixar de ser gado manso, mostrar que não somos trouxas manipuláveis


INTERNETE

LAVAR ALIMENTO PODE SER INÚTIL PARA RETIRADA DE AGROTÓXICOS


Defensivos agrícolas podem ficar dentro dos alimentos.
Instituto pede regras mais rígidas para controlar venenos.

Deixar vegetais de molho no vinagre antes de levá-los à mesa pode ser ótimo para matar micróbios, mas nem sempre vai funcionar quando se quer tirar agrotóxicos de frutas e verduras,
A preocupação com resíduos tóxicos na comida ganhou força nesta quarta-feira (24), quando um relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontou alta presença de agrotóxicos nos alimentos brasileiros.

De 3.130 amostras coletadas pela agência, 29% apresentaram algum tipo de irregularidade.
Lavar vegetais funciona bem apenas nos casos em que não há penetração das substâncias tóxicas no alimento, afirma especialista do Ceatox.

Segundo Anthony Wong, diretor médico do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) da Faculdade de Medicina da USP, “se o agrotóxico for de superfície, de aplicação limitada à parte externa do alimento, elimina-se o risco na maioria das vezes lavando bem”, diz.
Os casos do morango e do tomate, por exemplo, poderiam ser “facilmente resolvidos” assim.

saiba mais

A dificuldade cresce nas situações em que há penetração da substância. “Nesse quadro, a fervura pode inativá-la, mas há agrotóxicos à base de zinco ou estanho, à base de metais, que são chamados estáveis”, afirma Wong. “Quando isso ocorre, o aquecimento não inativa, logo não reduz o perigo.”
O médico Wanderlei Pignati, professor de Saúde Ambiental na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é mais cético em relação à água. "[Lavar os alimentos] não resolve praticamente nada. Vai eliminar o agrotóxico que tem na casca, mas o grande problema está dentro", afirma.
Laboratórios

Em 15 de 20 culturas analisadas pela Anvisa foram encontrados ingredientes ativos em processo de reavaliação toxicológica junto à agência, como o endossulfan em pepino e pimentão; acefato em cebola e cenoura; e metamidofós em pimentão, tomate, alface e cebola.
Já existe no Brasil uma “indicação de banimento” para as três substâncias.
Dirceu Barbano, diretor da Anvisa, afirmou na quarta-feira (23) que esses ingredientes causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer.
De acordo com Pignati, a estatísticas não mostram essas doenças relacionadas a agrotóxicos porque é difícil fazer exames para identificar substâncias tóxicas no organismo. "Aqui em Mato Grosso, se eu quiser fazer uma análise de suspeita de resíduos de agrotóxicos no sangue ou na urina, tenho que mandar a amostra para o Rio de Janeiro ou São Paulo".
Consumidor impotenteSegundo Wong, do Ceatox, a total eliminação de situações de risco depende do governo. “Aí, só fiscalização mesmo. Não tem como eliminar por lavagem ou fervura.”
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) defende regras mais rígidas para agrotóxicos. "Dentre as medidas necessárias está a reavaliação toxicológica das substâncias pela Anvisa, uma vez que vários agrotóxicos utilizados no Brasil já foram proibidos em outros países, diante das evidências de seus riscos".

Dentro dos padrões
Para o engenheiro de alimentos Carlos Eduardo Sassano, professor da Universidade de Guarulhos, o problema seria resolvido se os agrotóxicos fossem utilizados da maneira correta. "Se fossem usados dentro dos padrões permitidos, não teria problema", defende.
Segundo ele, o consumo de alimentos orgânicos poderia ser uma boa alternativa, mas é difícil haver produção suficiente. "Estamos falando de uma sociedade moderna, onde a produtividade tem que ser alta. Por isso a gente não vislumbra agricultura sem agrotóxico."

Voz dissidente
O médico Angelo Trapé, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), discorda da opinião dos colegas. Segundo ele, as irregularidades encontradas pela Anvisa não mostram que haja perigo ao consumidor, pois a quantidade de agrotóxicos nos alimentos é muito pequena. "A população pode ingerir alimentos de maneira segura que não vai causar nenhum dano à sua saúde."
Os fabricantes de defensivos agrícolas, por meio da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), defendem que os produtores rurais estão cada vez mais preocupados em aplicar corretamente os agrotóxicos.
"A Andef considera fundamental tranqüilizar a população quanto à segurança dos alimentos tratados com defensivos aplicados de acordo com as recomendações agronômicas e oficialmente registrados", afirmou a instituição em nota divulgada à imprensa.
G1.com

6.24.2010

DULERA: NOVO MEDICAMENTO PARA ASMA É APROVADO PELO FDA


Autorizado nos EUA novo medicamento da Merck contra a asma
O laboratório farmacêutico americano Merck anunciou esta quinta-feira que a FDA, agência de controle de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, aprovou a comercialização de um novo tratamento para a asma de doses fixas para adolescentes e adultos.
"O controle de asma é uma importante meta de tratamento e o Dulera (em aerosol) representa uma nova opção aos médicos para ajudá-los a controlar esta doença crônica nos pacientes", disse o professor de pediatria da Universidade do Tennessee, Michael Blaiss, citado em um comunicado do laboratório.
O Dulera não é indicado para crises agudas, mas para o tratamento de pacientes cuja asma não é suficientemente controlada pelos corticóides em inaladores.
Saiba mais:
Dulera como um novo tratamento em dose fixa da combinação para pacientes com idade entre 12 e mais anos com asma persistente. The product combines the inhaled corticosteroid (ICS) mometasone furoate with the long-acting beta2-agonist (LABA) formoterol O produto combina os corticosteróides inalados (ICS) furoato de mometasona com o long-acting de beta2-agonista (LABA) formoterol

Médico que operou Faustão é proibido de fazer cirurgia de redução de estômago


Segundo juiz, médico deve submeter técnica para avaliação.

Em caso de descumprimento, ele pode ser multado em R$ 100 mil.
A Justiça Federal de Goiás proibiu, na quarta-feira (27), o médico Áureo Ludovico de Paula de realizar uma cirurgia de redução de estômago que promete manter o diabetes sob controle. A decisão é do Juiz Urbano Leal Berquo Neto, da 8ª Vara. Cabe recurso.

O médico fez a cirurgia no apresentador Faustão, em agosto de 2009.

Na operação, considerada experimental, além do grampeamento para reduzir o volume do estômago, Ludovico de Paula faz um reposicionamento da porção final do intestino delgado – chamada de íleo.

Segundo o juiz, Ludovico de Paulo deve submeter a técnica que ele inventou para a avaliação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Nacional de Saúde e Comissão de Ética e Pesquisa (Conep).

Ainda e acordo com a decisão, o médico está proibido de realizar a cirurgia, a não ser em casos de risco de morte ou se o paciente não puder mais ser submetido à operação no futuro.

Cada caso será avaliado por uma câmara composta por três médicos do CFM, que vai determinar se a operação é mesmo imprescindível.

A decisão prevê uma multa de R$ 100 mil por operação em caso de descumprimento.Recurso O médico Áureo Ludovico de Paula disse ao G1 que ainda não teve acesso à decisão da Justiça. Ele afirmou que vai acatar as ordens do juiz federal, mas pretende recorrer da decisão.

G1.com


PRESERVATIVO INTESTINAL PARA CASOS DE OBESIDADE

USP testa 'preservativo intestinal' para tratar casos graves de obesidade
Manga endoscópica, colocada pela boca, limita absorção do alimento.Em um ano, pacientes conseguiram emagrecer em média 30%.


Uma prótese semelhante a uma camisinha, instalada no intestino sem a necessidade de cirurgia, está ajudando pacientes que sofrem de obesidade a emagrecer.
O equipamento tem 62 cm de comprimento e impede cerca de 20% da absorção do alimento depois que a comida passa pelo estômago.

O produto foi testado pelo Hospital das Clínicas da USP em 78 pessoas. "Tivemos uma média de perda de 30% do excesso de peso nos pacientes", conta o médico Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura, diretor do serviço de endoscopia gastrointestinal do hospital.

Além de emagrecer, 90% das pessoas que tinham diabetes tipo 2 conseguiram controlar a doença. Isso ocorre, segundo o pesquisador, porque a prótese estimula a produção de insulina e diminuiu a resistência do corpo a essa substância.

O teste foi realizado com pacientes que já tinham indicação de cirurgia do estômago, mas que não podiam fazê-la por causa das más condições de saúde causadas pela obesidade. Participaram da pesquisa pessoas que tinham obesidade mórbida (com índice de massa corporal, IMC, maior que 40) ou obesidade grave (IMC entre 35 e 39,9) com diabetes ou hipertensão.

Segundo Eduardo de Moura, a colocação da prótese não substitui a cirurgia, mas pode ser uma boa alternativa para pacientes que são obesos, mas o caso não é grave o suficiente para exigir a retirada de parte do estômago.

Sem cortes
Para a colocação da manga endoscópica, como é chamada tecnicamente, é necessária a aplicação de anestesia geral. Como o aparelho entra pela boca com a ajuda de cabos e câmeras, nenhum corte é feito no paciente, o que acelera a recuperação.
Por enquanto, é possível ficar com o "preservativo intestinal" por no máximo um ano. De acordo com o médico do Hospital das Clínicas, mais pesquisas são necessárias para saber se o dispositivo pode causar prejuízos à saúde se ficar por mais tempo.
Dentro do intestino, o tubo plástico pode causar alguma irritação. "Eu tive uma reação nos primeiros 40 dias, quando ainda era necessário ingerir apenas líquidos. Quando eu andava de carro, começava a vomitar", conta o consultor financeiro Jose Correa Garcia Junior, de 57 anos, que retirou a prótese em março.
Por causa da menor absorção de nutrientes, quem usa o aparelho pode ter que tomar suplementos alimentares. "É necessário repor ferro, cálcio e vitaminas",

O que diz quem já usou
Jose Correa já pesou 240 quilos.
Jose Correa Garcia Junior, 57 anosPeso antes do procedimento: 194 kgPeso após o procedimento: 139 kg
"Sou criador de cavalos 'mini-horse'. Como eu não conseguia me pesar em balanças comuns, media meu peso em balanças de cavalo. Cheguei pesar 240 quilos e usar roupa número 80. Hoje tenho 147 quilos e como um quinto do que comia antes. Pena que [a prótese] ficou só um ano."
Ederson perdeu 30 kg em 4 meses.

Ederson Fleming, 32 anosPeso antes do procedimento: 207 kgPeso após o procedimento: 177 kg
"Fiquei menos de quatro meses [com a prótese] porque soltou um grampo. Nesse período, emagreci 30 quilos, e a diabetes acabou. Foi um aparelho que, quando tirei, chorei muito. No anos passado, em julho, fiz a cirurgia [no estômago]. Fui para a cirurgia com taxa de glicose de uma pessoa normal."
Paulo Tarso, 57 anosPeso antes do procedimento: 116 kgPeso após o procedimento: 92 kg
"Eu não era um paciente de obesidade mórbida, mas estava com diabetes. Minha pressão sempre foi alta, em torno de 20 por 12, mas chegou a 12 por 6 [com a prótese]. Antigamente eu era um cara que comia muito, e comida muito gordurosa. Hoje eu penso para comer. Agora o que falta é arrumar um tempo para fazer atividades físicas.

Volta à normalidade
A remoção do aparelho também é realizada pela boca, sem cirurgia. Sem o equipamento, o corpo volta a absorver os alimentos normalmente, exigindo disciplina dos pacientes para manter o peso.
"Você não pode deixar de ser acompanhado pelo endocrinologista, cirurgião de obesidade, nutricionista, e não vai deixar de ter sua atividade física, seu apoio emocional", alerta Eduardo de Moura.
Chegada ao mercadoA pesquisa estimulou a procura pela instalação da manga endoscópica, mas o produto pode demorar a chegar aos hospitais, pois a empresa que o produz ainda não tem capacidade para fabricá-lo de forma comercial.
G1.com

Sobre balão gástrico

BALÃO INTRAGÁSTRICO PODE AUXILIAR NO COMBATE AO FUMO
A implantação de Balão Intragástrico é uma técnica alternativa na perda de peso indicada a pessoas que estão no sobrepeso, na obesidade leve ou obesidade moderada.

Procedimento minimamente invasivo, ele tem como princípio diminuir a cavidade gástrica, ocupando lugar no estômago e transmitindo à pessoa sensação de saciedade, o que leva o paciente a uma menor ingestão de alimentos e, acarretando, finalmente, na perda de peso.
Introduzido por via endoscópica e sem a necessidade de intervenção cirúrgica, o Balão pode permanecer no estômago por até seis meses.
Além da ajuda na perda de peso e consequente benefício para a saúde, outro fator positivo é a possibilidade de o Balão auxiliar o paciente a parar de fumar. “Para chegar a essa conclusão, é preciso entender o funcionamento de nossa digestão e da relação cerebral entre comer e fumar.
A ação do tabaco mimetiza a liberação de substâncias que geram prazer ao organismo; a presença do balão no estômago gera efeito de saciedade, que também libera tais substâncias prazerosas no corpo e é aí que o tratamento se interpõe ao fumo, pois ambos acabam gerando uma fonte alternativa de prazer e saciedade.
Segundo Dr. Matz, de cada 10 pacientes que se submeteram à colocação do Balão Intragástico com ele, seis afirmam que o procedimento possui um bom efeito antitabagismo, dois dizem que perderam completamente a vontade de fumar, enquanto os outros dois não perceberam nenhum efeito relacionado. “Muitos já me disseram que a vontade e a procura pelo fumo diminuíram drasticamente. É claro que, para parar de fumar de forma definitiva, o paciente precisa de muita motivação e força de vontade, já que ainda não foi descoberta uma maneira para cessar com o tabagismo sem a necessidade de grande esforço por parte do fumante”.
Quando questionado sobre a possibilidade de o paciente substituir o cigarro por alguma outra compulsão, o médico é bastante direto.
“A sensação de plenitude gástrica e de prazer do tabagismo geram a mesma linguagem no organismo.
E esse prazer desenvolvido no corpo pode não ser contido e virar um transtorno compulsivo. Qualquer pessoa portadora de uma compulsão pode substituí-la com grande facilidade.
É por esse motivo que o tratamento deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, incluindo o acompanhamento psicológico, já que o paciente passará por transformações marcantes e deverá adquirir novos hábitos para que não haja perda no resultado do tratamento a longo prazo”, finaliza Dr. Matz.

Fonte: Endodiagnostic

Economia bombando: Deflação em junho

Índices de preços ao consumidor registram deflação na terceira semana de junho

Quatro entre sete capitais avaliadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) verificaram deflação na terceira medição de junho.
Entre elas, está São Paulo, onde o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) diminuiu 0,50%, depois de ceder 0,34% na segunda prévia do mês.
Faz parte do grupo também Porto Alegre, onde o IPC-S caiu 0,20%, vindo de decréscimo de 0,14%.
Encaixam-se ainda na mesma situação Recife (-0,12%) e Rio de Janeiro (-0,05%). Ambas localidades registraram elevação no indicador na segunda leitura de junho, de 0,17% e 0,10%, respectivamente.
Em Belo Horizonte, o IPC-S saiu de 0,37% para 0,26% de elevação, ao contrário de Brasília, onde o índice de preços subiu de 0,22% para 0,28%. Em Salvador, houve incremento de 0,20%, menos acentuado do que o 0,39% da pesquisa anterior.
O IPC-S geral apresentou deflação de 0,19% na terceira apuração de junho, seguindo declínio de 0,04%.
Deflação também no IPC da Fipe
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo caiu 0,08% na terceira quadrissemana de junho, após alta de 0,03% na segunda, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta quinta-feira.
Os custos do grupo Alimentação recuaram 1,21% nesta leitura, ante declínio anterior de 0,83%.
Os preços de Habitação desaceleraram a alta para 0,17% na terceira quadrissemana, após dado de 0,25% na segunda.
Os de Saúde subiram 0,69% nesta leitura, abaixo da alta anterior de 0,94%.
Os custos de Vestuário também amenizaram o avanço, para 0,54% por agora, contra 0,73%.
Já os preços de Transportes caíram menos, em 0,12% na terceira quadrissemana, ante recuo de 0,18%.
O Globo

A dieta dos fenilcetonúricos

Fenilalanina em alimentos

Informações sobre a quantidade de fenilalanina, proteína e umidade presentes nos alimentos deverão estar disponíveis no portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e nos sites ou serviços de atendimento ao consumidor (SACs) das empresas produtoras de alimentos. É o que determina a Resolução RDC 19/2010, publicada pela Agência, nesta quinta-feira (6).
A medida é valida para alimentos que possuem teores de proteína entre 0,10% e 5,00% como: molhos de tomate, creme de leite, arroz, balas, bombons, entre outros. “Essas informações serão essenciais para os nutricionistas elaborarem, com segurança, a dieta dos quase 1,5 mil brasileiros fenilcetonúricos”.
A fenilcetonúria é um erro inato no metabolismo humano que resulta da dificuldade do organismo em converter a substância fenilanina em tirosina (um dos componentes essenciais das proteínas dos seres vivos).
Essa deficiência aumenta a quantidade de fenilalanina no sangue e tecidos e gera problemas, como: atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, hiperatividade, convulsões, comportamento agressivo ou tipo autista e retardo no crescimento.
O tratamento dessa doença se dá por meio de uma dieta com alimentos de baixo teor em fenilalanina.
Por outro lado, por se tratar de uma substância essencial aos seres humanos, essa dieta deve conter quantidade suficiente de fenilalanina, de forma a evitar uma síndrome por carência da substância.
Em geral, frutas, hortaliças e outros alimentos com baixo teor de proteína são mantidos na dieta dos pacientes e oferecidos quantitativamente de acordo com a tolerância individual. “Com elaboração de uma tabela sobre o conteúdo de fenilalanina em alimentos, essas pessoas poderão ter acesso controlado a uma série de alimentos que antes não faziam parte do seu dia a dia”, explica a diretora da Anvisa.
Classificação
A norma da Anvisa classifica os alimentos em cinco categorias prioritárias. As empresas terão prazos específicos (entre agosto de 2010 e julho de 2012) para apresentar os laudos sobre o teor dessas substâncias para a Agência e disponibilizar essas informações para a população. “Essas categorias foram estabelecidas de acordo com as necessidades nutricionais prioritárias dos fenilcetonúricos, com base em informações apresentadas por profissionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde”, complementa Maria Cecília. Esse programa acompanha os fenilcetonúricos desde a coleta da amostra (teste do pezinho nos recém nascidos), tratamento e seguimento dos pacientes por equipe multidisciplinar.
A Anvisa já oferece na internet, desde 2009, informações sobre teores de proteína e fenilalanina nos alimentos in natura.
ANVISA

Saiba mais:

Esclarecimentos sobre a Fenilcetonúria
1. Introdução

A fenilcetonúria é um erro inato no metabolismo de herança autossômica recessiva, que resulta da deficiência da enzima hepática fenilalanina hidroxilase. Esta enzima catalisa a conversão da fenilalanina em tirosina, que tem papel importante na produção dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina.
A deficiência enzimática causa aumento de fenilalanina (FAL) no sangue e tecidos, levando a um quadro clínico específico. Este quadro caracteriza-se por atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, hiperatividade, convulsões, alterações cutâneas, tais como eczema e distúrbios da pigmentação, comportamento agressivo ou tipo autista, hipotonicidade muscular, tremores, microcefalia, descalcificação de ossos longos, retardo de crescimento, odor característico na urina e suor.O diagnóstico precoce é realizado por triagem neonatal, “teste do pezinho”, que é obrigatório em todo território nacional e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). É recomendado que o sangue seja colhido após 48 horas do nascimento, para garantir que o recém nascido tenha sido alimentado, evitando assim resultados falso-negativos.
As hiperfenilalaninemias são definidas por níveis plasmáticos de fenilalanina acima de 4mg/dl de sangue.
Elas podem ser classificadas em: Fenilcetonúria clássica: níveis plasmáticos de fenilalanina superiores a 20mg/dl e atividade enzimática residual menor que 1%. Fenilcetonúria leve: níveis plasmáticos de fenilalanina entre 10 e 20 mg/dl e atividade enzimática residual de 1 a 3%. Hiperfenilalaninemia: níveis de fenilalanina entre 4 e 10mg/dl e atividade residual maior que 5%.
Deficiência de Tetrahidrobiopterina (BH4): determinada pela deficiência do co-fator BH4 necessário para a ativação da fenilalanina hidroxilase.
A fenilcetonúria clássica tem uma incidência internacional média de um caso positivo para cada onze mil nascidos vivos triados (1: 11.000). No Brasil tem sido constatada uma incidência ao redor de um caso positivo para vinte e dois mil nascidos vivos triados (1: 22.000)As meninas com fenilcetonúria ou hiperfenilalaninemia, devem receber uma atenção especial, pois na gestação, valores de FAL aumentados, acima de 4mg/dl, estão associados a anomalias no feto como: baixo peso ao nascimento, microcefalia, retardo mental, retardo de crescimento pós-natal e cardiopatia congênita de complexidade variável entre outras.
Assim é recomendado que estas pacientes mantenham níveis de fenilalanina abaixo de 4 mg/dl, 3 meses antes da concepção, bem como durante toda a gestação.
2. Tratamento
O tratamento consiste em uma dieta que ofereça alimentos com baixo teor em fenilalanina, porém esta deve estar em quantidade suficiente, de forma a evitar uma síndrome carencial, por se tratar de um aminoácido essencial.
Retira-se da dieta alimentos ricos em proteína de origem vegetal e animal.
Frutas, hortaliças e outros alimentos com baixo teor de proteína são mantidos e oferecidos quantitativamente de acordo com a tolerância individual.
A recomendação protéica não pode ser atingida com alimentos convencionais sem que haja uma ingestão excessiva de fenilalanina.
A dieta deve ser suplementada, com produtos especiais “fórmulas para dietas com restrição de fenilalanina”, que consistem em uma mistura de aminoácidos isentos de fenilalanina, utilizados para suprir aproximadamente 75% da proteína da dieta, sendo a principal fonte de aminoácidos.
A fórmula deve suprir a recomendação de tirosina em 100 a 120 mg/kg/dia e o total de aminoácidos deve ser no mínimo de 3 g/kg/dia em crianças menores de 2 anos e deve se manter em 2 g/kg/dia em crianças acima de dois anos.
A recomendação de proteína é maior quando os aminoácidos livres, presentes nas fórmulas, são a principal fonte protéica.
Desta forma na dieta para fenilcetonúricos a recomendação protéica excede as IDR (Ingestão Diária Recomendada).
Deficiência de proteína leva a déficit de crescimento em crianças e perda de peso em adultos, osteopenia, diminuição na concentração de pré-albumina, perda de cabelo, diminuição da tolerância de fenilalanina.
As “fórmulas para dietas com restrição de fenilalanina”, substitutas de proteínas, podem ter diferentes composições:
1) fórmulas de aminoácidos isentas de fenilalanina, enriquecidas com vitaminas e minerais;
2) fórmulas de aminoácidos isentas de fenilalanina, mais carboidrato, gordura, enriquecida de vitaminas e minerais;
3) tabletes ou cápsulas de aminoácidos sem carboidrato, vitaminas e minerais;
4) barra de aminoácidos; e outros.
As fórmulas são divididas e utilizadas de acordo com a faixa etária, sendo importante utilizar o produto que melhor atenda as necessidades do paciente.As “fórmulas para dietas com restrição de fenilalanina” com mistura de aminoácidos enriquecidas com carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais são normalmente utilizadas no início do tratamento associadas a fórmulas infantis, ou leite materno que fornecem as necessidades mínimas toleradas de FAL ao paciente.
O bebê com fenilcetonúria pode ser amamentado sob rigorosa orientação de nutricionista e acompanhamento médico.
Existem vários métodos para oferecer leite materno à criança. A “fórmula para dietas com restrição de fenilalanina” deve ser oferecida em pequenas quantidades durante o dia, para que não ocorra maior oxidação e perda de nitrogênio pela urina, alterações rápidas nos níveis séricos de fenilalanina, até mesmo sintomas gastrointestinais, como vômito e diarréia relatados em crianças que tomam a fórmula 1 ou 2 vezes ao dia.
A recomendação de FAL é individualizada, variando de paciente para paciente. Depende da atividade enzimática, idade, velocidade de crescimento e estado de saúde.
A recomendação varia de acordo com a faixa etária, sendo maior nos primeiros meses de vida (20 a 50 mg/kg/dia), declinando posteriormente com a diminuição da velocidade de crescimento.
Nos primeiros seis meses podem ser necessários ajustes semanais baseados no crescimento, desenvolvimento e níveis plasmáticos de fenilalanina. A deficiência de fenilalanina pode levar a algumas conseqüências como deficiência de crescimento em crianças, perda de peso em adultos, retardo mental a longo prazo, diminuição ou elevação dos níveis plasmáticos de FAL.
Dependendo do estágio da deficiência de FAL: queda de cabelo, alterações nos precursores de células vermelhas com anemia, hipoproteinemia com aminoacidúria generalizada e redução dos níveis plasmáticos de pré albumina.
Os níveis séricos de FAL devem ser mantidos o mais próximo do nível considerado normal de até 4mg/dl, porém existem diferentes recomendações na literatura. Alguns autores sugerem níveis de até 6 mg/dl na infância e início da adolescência e após, 10mg/dl até a vida adulta.
O tratamento deve ser mantido por toda a vida.
A dieta ideal para fenilcetonúricos deve ser nutricionalmente completa, de fácil preparo, de agradável palatabilidade, adaptada ao estilo de vida de cada paciente, possibilitando assim, manter níveis de FAL sanguíneos aceitáveis e proporcionar crescimento e desenvolvimento dentro da normalidade.3. Programa Nacional de Triagem NeonatalO Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) foi uma iniciativa do Ministério da Saúde, com o objetivo de implementar e regulamentar a Triagem Neonatal no Brasil.
A Portaria GM/MS nº 822, de 06 de junho de 2001, desencadeou este processo transformando o exame de Triagem Neonatal (TN) em um PROGRAMA com destaque para todas as etapas, desde a coleta da amostra, tratamento e seguimento dos pacientes por equipe multidisciplinar.
O PNTN deu uma nova perspectiva para a TN no sistema público de saúde:o Reforçou a triagem obrigatória para Fenilcetonúria (PKU) e Hipotiroidismo Congênito (HC), e incluiu a Triagem para Doenças Falciformes (DF) / outras Hemoglobinopatias e para Fibrose Cística (FC);
o Credenciou unidades de gerenciamento e assistência em cada estado, os Serviços de Referência em Triagem Neonatal (SRTN).
Disponibilizou os medicamentos essenciais ao tratamento dos pacientes detectados no programa, incluindo a fórmula de aminoácidos para fenilcetonúricos;
Disponibilizou dados oficiais importantes podendo ser considerado um programa de saúde pública de sucesso.
Em sete anos o PNTN realizou triagem em mais de 20 milhões de recém nascidos nas 27 Unidades da Federação e nos 34 SRTNs, alcançando uma taxa de cobertura de cerca de 80% dos nascidos vivos brasileiros.

4. Referências Bibliográficas:Acosta PB, Yannicelli S, Singh M et al. Nutrient intakes and physical growth of children with phenylketonuria undergoing nutrition therapy.J M Diet Assoc 2003; 103: 1167-1173.Acosta, P. B. Recommendations for protein and energy intakes by patients with phenylketonuria. Eur J Pediatr (1996) 155 [suppl 1]: s121-s124.Acosta,P.B. ;Yannicelli, S et al. Nutrient intake and growth of infants with phenylketonuria undergoing therapy. Journal of pediatric gastroenterology and nutrition 27:287-291. 1998.Acosta PB, Yannicelli S, Steiner R et al. Protein status of infants with phenyketonuria undergoing nutrition management. J Am Col Nutrition 1999; 18 (2): 102-107.Armstrong, M.D. & Tyler, F.H . Studies on phenylketonuria. Restricted phenylalanine intake in phenylketonuria. J. clin. Invest, 34:565-80,1955.Andria G, Fowler B, Sebastio G. “The hyperpheylalaninaemias”. In: Fernandes S, Saudubray JM, Van den Berghe G (eds.).Inborn metabolic disease, diagnosis and treatment. Berlim Springer-Verlag, 2000; pp. 171-183.Bremer. H.J. ;Anninos, A. et al. Amino acid composition of food products used in the treatment of pacients with disorders of the amino acid and metabolism. Eur J Pediatr (1996) 155 [suppl 1]: s108-s114.Carvalho, TM.; Santos, HP.; Santos, ICGP.; Vargas, PR. and Pedrosa, J. A national public health programme in Brazil. Journal of Inherited Metabolic Disease, August 2007, Volume 30, Number 4, p. 615. ISSN: 0141-8955 (Print) 1573-2665 (Online)Cockburn, F. Clark, B.J.; Recomendations for protein and acid intake in phenylketonuric patients. Eur J Pediatr (1996) 155 [suppl 1]: s125 -9Elsas,LJ and Acosta,PB. Nutritional Support of Inherited Metabolic Disease. In Shils,ME;Olson J A et al. Modern Nutrition in Health and Disease 9th ed.1999.Franóis, B. ; Ponzone, Dietary control and blood phenyl levels. In: Romano, V – Phenylketonuria: from Biochemistry to treatment – Proceedings of a roundtable organized by OASI Institute (I.R.C.C.S.) Troina, Italy May 12-14, 1997.J Inher Metab Dis,21(suppl 3).pp 21-26,1998.Herrmann, M. E. ; Brösicke H. G. et al. Dependence of the utilization of a phenylalanine- free amino acid on different amounts of single doseingested. A case report. Eur J Pediatr (1996) 153: 501-503.Krauch, G.; Müller.; et al. Comparison of the protein quality of dietetically treated phenylketonuria patients with the recommendations of the who Expert Consulation. Eur J Pediatr (1996) 155 [suppl 1]: s153-s157.Martins, AM; Frangipani, BJ; Micheletti, C e Oliveira, RB. Protocolo Brasileiro de Dietas Erros Inatos do Metabolismo. Segmento Farma Ed. 2006, (1): 17-29. Medical Research Council Working Party on Phenylketonuria (1993) .Recomendations on the dietary management of Phenylketonuria Arch Dis Child: 68 426-427.Phenylcetonuria: screening and management - Nacional Institutes of Health Consensus Development Conference Statement. October 16-18, 2000.Rupp, A. burgard, P. Comparison of different indices of dietary control in phenylketonuria. Acta Paediatr 84: 521-7 1995.Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas: Medicamentos Excepcionais – Fenilcetonúria. Ministério da Saúde (2002). 385-395. Schweitzer-Krantz, S. , Burgard, P. Survey of national guidelines for the treatment of phenylketonuria. Eur J Pediatr (2000) 159 [suppl 2]: s70-s73MacDonald A, Diet and compliance in Phenylketonuria. Eur J Pediatr (2000) 159 [suppl 2]: S 136-S 141.Motzfeldt K, Lilje R and Nylander D.Breastfeeding in phenylketonuria Acta Paediatr Suppl 432: 25-7. 1999.Duncan LL, Elder SB. Breastfeeding the infant with PKU. J Hum Lact 1997 Sep;13(3):231-5.Greve, LC; Wheeler MD. Green- Burgeson, DK; at al; Breastfeeding inthe management of the newborn with phenylketonuria : A pratical approach to dietary therapy. JADA 1994; 94: 305-9.Scriver CR, Kaufman S. “Hyperfenylalaninemia: phenylalanine hydroxylase deficiency” In: Scriver CR. The metabolic and molecular bases of inherited disease. Nova York:McGraw Hill, 2001; pp. 1666-1724.

OS EFEITOS DO CRACK NO ORANISMO


Forma menos pura da cocaína, o crack tem um poder infinitamente maior de gerar dependência, pois a fumaça chega ao cérebro com velocidade e potência extremas.
Ao prazer intenso e efêmero, segue-se a urgência da repetição.
Além de se tornarem alvo de doenças pulmonares e circulatórias que podem levar à morte, os usuários se expõem à violência e a situações de perigo que também podem matá-lo.

Consequências para a saúde

Intoxicação pelo metal
O usuário aquece a lata de refrigerante para inalar o crack.
Além do vapor da droga, ele aspira o alumínio, que se desprende com facilidade da lata aquecida. O metal se espalha pela corrente sanguínea e provoca danos ao cérebro, aos pulmões, rins e ossos.
Fome e sono
O organismo passa a funcionar em função da droga. O dependente quase não come ou dorme. Ocorre um processo rápido de emagrecimento. Os casos de desnutrição são comuns.
A dependência também se reflete em ausência de hábitos básicos de higiene e cuidados com a aparência.
Pulmões
A fumaça do crack gera lesão nos pulmões, levando a disfunções.
Como já há um processo de emagrecimento, os dependentes ficam vulneráveis a doenças como pneumonia e tuberculose. Também há evidências de que o crack causa problemas respiratórios agudos, incluindo tosse, falta de ar e dores fortes no peito
Coração
A liberação de dopamina faz o usuário de crack ficar mais agitado, o que leva a aumento da presença de adrenalina no organismo. A consequência é o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Problemas cardiovasculares, como infarto, podem ocorrer
Ossos e músculos
O uso crônico da droga pode levar à degeneração irreversível dos músculos esqueléticos, chamada rabdomiólise.
Sistema neurológico
Oscilações de humor: o crack provoca lesões no cérebro, causando perda de função de neurônios. Isso resulta em deficiências de memória e de concentração, oscilações de humor, baixo limite para frustração e dificuldade de ter relacionamentos afetivos.
O tratamento permite reverter parte dos danos, mas às vezes o quadro é irreversível Prejuízo cognitivo: pode ser grave e rápido.
Há casos de pacientes com seis meses de dependência que apresentavam QI equivalente a 100, dentro da média. Num teste refeito um ano depois, o QI havia baixado para 80 Doenças psiquiátricas: em razão da ação no cérebro, quadros psiquiátricos mais graves também podem ocorrer, com psicoses, paranoia, alucinações e delírios
Sexo
O desejo sexual diminui. Os homens têm dificuldade para conseguir ereção. Há pesquisas que associam o uso do crack à maior suscetibilidade a doenças sexualmente transmissíveis, em razão do comportamento promíscuo que os usuários adotam
Morte Pacientes podem morrer de doenças cardiovasculares (derrame e infarto) e relacionadas ao enfraquecimento do organismo (tuberculose).
A causa mais comum de óbito é a exposição à violência e a situações de perigo, por causa do envolvimento com traficantes, por exemplo.

Você sabia? -
66% dos adolescentes dependentes químicos (drogas e ácool) têm outra doença associada, como depressão ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) - Há 4 anos, não havia nenhum usuário de crack hospitalizado no Hospital Mãe de Deus, na Capital. Hoje, eles ocupam 40% dos leitos - Em um ano, 52% dos meninos viciados em crack que vivem nas ruas de São Paulo entrevistados pela Unifesp morreram.

Não dê o start nesse jogo:
Start Poucos começam no crack sem ter antes experimentado outras drogas, como maconha ou cocaína. Quem fuma um baseado de vez em quando e acha que está tudo bem, que a droga é inofensiva, está enganado. A verdade é que a maconha causa danos no cérebro, como perda de memória e difi culdade de expressão. Antes ainda, o exagero no álcool pode ser o primeiro passo da gurizada no mundo das drogas. A experimentação Para ser considerado dependente químico, o usuário precisa apresentar uma crise de abstinência. Isso pode acontecer a partir da primeira vez, se mais de uma pedra for fumada. Normalmente, a droga é apresentada por amigos e atrai pelo baixo preço (uma pedra custa em torno de R$ 5). Antes do usuário perceber, já está cometendo pequenos delitos, em casa e nas ruas, para sustentar seu vício. O tratamento Apoio familiar e força de vontade do paciente são fundamentais. Após a internação, é feita uma avaliação e tratamento com remédios – pra controlar a fi ssura – e psicoterápico individual ou em grupos, utilizando técnicas que desenvolvem estratégias de enfrentamento em situações de risco, como festas com uso de drogas. Bônus Você pode se tratar corretamente, tomando remédios e frequentando grupos de ajuda e seguir sua vida normalmente. Ou passarpara a próxima fase... A recaída Diferentemente dos bonequinhos de videogame, você tem apenas uma vida. Sim, já dissemos isso antes, mas, às vezes, parece que é preciso lembrar. Não existem números oficiais, mas especialistas afirmam que o índice de recuperação é baixo, e as recaídas são frequentes entre os pacientes que deixam as clínicas. Voltar a andar com as mesmas pessoas é uma roubada. Game over Quanto mais o usuário fuma, mais precisa para se satisfazer. Se você chegou aqui, difi cilmente, vai sair... É triste, mas é real. Muita gente morre por causa da droga. Diretamente, pelos danos causados no organismo, ou indiretamente, como em conflitos com a polícia, brigas entre gangues e cobrança de traficantes. A pedra joga o adolescente em um universo de violência do qual é difícil sair vivo.
REPORTAGEM PUBLICADA PELO KZUKA