6.21.2010

Alivie a Congestão Nasal

Alivie a Congestão Nasal
A combinação de clima frio e baixa umidade deixa o organismo mais vulnerável a gripes, resfriados, alergias e outras doenças que atingem direto o sistema respiratório. Só para ter uma idéia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as epidemias anuais de gripe contaminam de 5% a 15% da população mundial. Ou seja, boa parte das pessoas sofre dos males típicos do inverno.

Além da febre, dor de garganta e no corpo, um dos sintomas mais incômodos é a congestão nasal, que deixa o nariz obstruído, a respiração prejudicada e a cabeça dolorida por causa do muco estagnado. Algumas pessoas nem conseguem dormir ou realizar tarefas do dia-a-dia por causa desses problemas das doenças de inverno e, por isso, enchem o organismo com medicamentos e tratamentos fortes que muitas vezes são apenas paliativos.

O Yoga é uma alternativa para ajudar no tratamento dos problemas respiratórios. Por trabalhar muito com a respiração, a prática ajuda a purificar as vias aéreas e aliviar a congestão. “A prática libera correntes de energia que melhoram o sistema respiratório”. Mas é preciso ter atenção redobrada, pois alguns pranayamas e asanas não são indicados para quem sofre desses problemas. “Tome cuidado com as posturas invertidas, porque elas podem piorar o problema já que aumentam a pressão na área do rosto”, comentou a professora Maria Helena Wegner, diretora da Casa de Yoga Shanti Om, em Joinville. O mais indicado é realizar uma prática bem suave.

Cláudia comenta que alguns pranayamas são bons para a congestão. “O nadi sodhana é muito bom para equilibrar a energia e descongestionar. Mas se a obstrução for muito grande, a pessoa não vai conseguir fazer”, disse.

Algumas outras técnicas yogis também podem aliviar o aparelho respiratório em uma crise. “Uma das mais indicadas para a melhora do congestionamento é o neti kriya que é uma técnica de purificação”, disse Maria Helena. O neti kriya envolve a limpeza das vias nasais com água morna um pouco salgada. Esse ritual de purificação vai limpar as vias aéreas e aliviar o peso da congestão.

O praticante também pode aplicar uma técnica usada por alguns professores para desobstruir o nariz. “Pratique o padadhirasana, que é variação do vajrasana”, orientou a professora de São Paulo. Mas não adianta praticar apenas uma vez quando estiver com o problema. Como tudo no Yoga, é necessário ter disciplina. “Para o tratamento ser completo, é preciso praticar três vezes por semana, por pelo menos três meses”, finalizou Cláudia.

Veja como realizar as técnicas indicadas:

Padadhirasana - Sente em vajrasana. Coloque as mãos cruzadas embaixo das axilas. Respire e fique nesta posição por alguns minutos. Se estiver apenas com a narina direita congestionada, coloque a mão direita ou um objeto cilíndrico embaixo da axila esquerda, se a narina esquerda estiver obstruída, faça o contrário. Depois de alguns minutos, você vai sentir um alívio nas vias respiratórias”

Neti kriya -Encha uma tigela com água morna e acrescente uma pequena colher de chá de sal na água. É aconselhável que a água seja fervida e filtrada para eliminar os riscos de infecções. Coloque as narinas na água e inspire a água bem devagar, com um leve movimento de bomba com a glote.Tente evitar que o ar entre ao mesmo tempo que a água. Depois da aspiração, espere alguns segundos e deixe a água escorrer do nariz. Repita a operação algumas vezes. Depois faça algumas expirações forçadas, para que o restante da água saia do nariz.

Nadi sodhana (Respiração Alternada) - Comprima suavemente a narina direita com o polegar, exalando pela narina esquerda. Inale gentilmente pela narina esquerda, enchendo os pulmões de ar; feche a narina esquerda com o dedo indicador, exalando leve e lentamente pela narina direita, repetindo o processo de alterar as narinas durante cinco minutos.

Nenhum comentário: