Veja se você comete erros na maquiagem e descubra como evitar gafes com o make

Reportagem: Caroline Sarmento
sete-pecados-da-maquiagem
Os erros mais comuns das maquiagens estão no excesso de produtos, cores e texturas
Foto: Danilo Borges
Os erros de maquiagem são comuns e algumas vezes, até engraçados.  É natural não saber a quantidade certa de blush, como escolher a base certa, ou aplicar o iluminador. Até as famosas também erram na maquiagem.
Por isso, a Corpo a Corpo listou os sete pecados das maquiagens, erros comuns no look que são cometidos, às vezes, sem perceber. Confira quais são e veja como evitá-los:

1 - Exagerar no blush

O primeiro erro da maquiagem é o exagero do blush. Ele deve ser aplicado como coadjuvante e não, ator principal. Use o pincel para blush, retire o excesso no dorso da mão e aplique-o em movimentos circulares ascendentes”, indica Izumi Ishida, gerente de treinamento e didática da Contém1g Make-Up (SP). Aquela aparência de que levou uma chinelada na cara é over, ok?

2 - Base ou pó mais claros que o tom de pele

Assim como o blush, a base e o pó compacto servem para disfarçar as imperfeições. A tonalidade da base deve estar mais próxima possível do tom natural da pele. Um dos erros de maquiagem é justamente investir em uma tonalidade mais clara que o tom natural, deixando o rosto destacado e pálido.
Outro problema também é a quantidade aplicada. Em excesso, em vez de disfarçar, realça as imperfeições do rosto. Por isso, Adriane indica: “Aplique uma pequena quantidade da base no dorso da mão e com o pincel para base, espalhe-o de dentro para fora, por todo rosto”.

3 - Batom além dos lábios

O batom nos dentes é um erro clássico de maquiagem, mas é até compreensível, pois nem sempre é possível checar o make. Andréa aponta que os lápis de boca podem ser aliados de quem quer lábios maiores. Entretanto, um contorno acentuado pode surtir um efeito exagerado. “Delineie corretamente o contorno dos lábios superiores e inferiores, assim facilitará a aplicação precisa do batom”, indica.

4 - Sombras demarcadas

As misturas de sombras são opções para quem quer chamar atenção para os olhos e alegrar o look. Porém, é preciso saber mesclar as tonalidades. “Um dos erros de maquiagem é investir em sombras marcadas e com as divisões entre as cores”, analisa Adriana. O ideal é que a divisão entre as cores fique esfumada e em degradê.
Se for apostar nos tons coloridos, opte sempre por tonalidades próximas e que se misturem na composição do look. “Outro erro comum da maquiagem é deixar de esfumar adequadamente as sombras. O excesso de produto pode acentuaras cores”, aponta a gerente de treinamento.

5 - Iluminador aplicado nas regiões erradas

Podem acontecer alguns exageros nas doses de iluminador, ressaltando algumas imperfeições do rosto. “Para evitar este efeito, retire o excesso do iluminador com um pincel no dorso da mão, antes de aplicá-lo no rosto. Assim o efeito será natural. Aplique nas áreas que desejar realçar e iluminar, como nas maçãs do rosto, têmporas e canto interno dos olhos”, explica Adriana.

6 – Muitas cores em um make

Lembre-se sempre da tradicional regra: menos é mais. Quando estiver insegura, deixe de investir em tonalidades chamativas e se quiser arriscar em uma cor nos olhos mais forte, ou um batom mais destacado, sempre busque dar atenção para uma região do rosto. “Excesso de produto na maquiagem, às vezes, pode acentuar o problema ao invés de disfarçá-lo. Em relação à maquiagem dos olhos e da boca, sempre é preferível dar ênfase a um dos dois”, reforça a especialista.

7 – Combinação de cores

A combinação de cores também é importante. Uma dica é ficar atenta ao look completo. Não adianta ter um look lindo e uma maquiagem de cores totalmente diferente. Veja quais cores se destacam nas roupas e tente brincar com as cores do make. Como? Com contraste de cores neutras, ou até mesmo com tons derivados do look.