3.29.2013

Bebês recebem alimentos industriais antes da hora


Estudo mostra que muitas mães americanas oferecem produtos sólidos aos seus filhos antes dos 4 meses. Hábito eleva o risco de obesidade, diabetes e alergias

Rio -  O leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê até o sexto mês de vida, dizem os pediatras. Mas, na prática, 40% das mães ignoram essa orientação e oferecem a bebês de quatro meses de vida sopinhas, produtos prontos e outros sólidos, conclui um estudo americano. Resultado desse hábito: menor período de amamentação, crianças obesas, doentes dos intestinos, diabéticas e alérgicas.
Claro que as mães não querem isso. As entrevistadas dizem que oferecem alimentos sólidos precocemente porque acreditam que o bebê tem idade suficiente; que ele sente muita fome e quer comer o mesmo que os pais. Outras acham que só leite materno é insuficiente e que o bebê mais alimentado dorme melhor. E há quem afirme que foi o pediatra quem mandou.
A única verdade é que o sistema digestivo do bebê não está pronto para dieta sólida antes dos quatro meses de vida, diz a autora do estudo, Kelley Scanlon, que pesquisou 1.300 mães com bebês. “Os pediatras devem passar informação mais clara a essas mães. Nem sempre que o bebê chora ele tem fome”, comenta a especialista.
A pediatra americana Ruby Roy lembra que a idade de seis meses não é regra absoluta para começar a comer alimentos sólidos. “Os bebês não estão prontos para dieta sólida até que possam sentar-se sozinhos com a ajuda de um bom apoio. Se a mãe tenta dar alimentos sólidos ao seu bebê com uma colher e ele tira a comida com a língua, ainda não está pronto”.

Nenhum comentário: