7.07.2012

Mosquito transgênico para combate à dengue


Unidade de Produção de Aedes Transgênico (UPAT) da empresa pública Moscamed Brasil. A fábrica produzirá mosquito transgênico para combate da dengue. | Foto: Erasmo Salomão
O Brasil dará início à produção em larga escala de mosquito transgênico que será utilizado para o combate à dengue. Neste sábado (7), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa na Bahia da inauguração da fábrica com maior capacidade de produção mundial do mosquito da dengue estéril. A unidade funcionará em Juazeiro, na sede da empresa pública Moscamed, especializada na produção de insetos transgênicos para controle biológico de pragas.
Com 720 m2 de área, a unidade fabril vai confeccionar em larga escala do macho do Aedes Aegypt geneticamente modificado. A produção do mosquito transgênico será supervisionada pelo Ministério da Saúde. A intenção do governo federal é utilizar tecnologia inovadora criada nacionalmente como opção de controle da dengue em todo o Brasil. “Nós incentivamos o desenvolvimento deste projeto e vamos monitorar de perto, pois promete ser uma alternativa efetiva de controle da principal epidemia urbana do país”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que esteve presente no evento, ao lado do governador da Bahia, Jacques Wagner, e de outras autoridades públicas.
A unidade fabril é um braço da empresa pública Moscamed, biofábrica criada em 2005 e subsidiada pelo Ministério da Agricultura e pelo governo do estado da Bahia, especializada na produção de insetos transgênicos para controle biológico de pragas. Sua capacidade máxima de produção é 4 milhões de machos do Aedes Aegypt estéreis por semana. Estes mosquitos, liberados no ambiente em quantidade duas vezes maior do que os mosquitos não-estéreis, vão atrair as fêmeas para cópula, mas sua prole não será capaz de atingir a fase adulta, o que deve reduzir a população de Aedes a tal nível que controle a transmissão da dengue. Inicialmente, os insetos serão liberados no município baiano de Jacobina, com 79 mil habitantes, que apresentou 1.647 casos de dengue e dois óbitos pela doença só neste primeiro semestre de 2012. A ação é inédita mundialmente: é a maior liberação de insetos transgênicos de controle urbano do mosquito da dengue. O governo de estado da Bahia está investindo 1,7 milhões no projeto.
Já há resultado bem sucedido de projeto piloto realizado entre 2011 e 2012 em dois bairros de Juazeiro (BA) – Mandacaru e Itaberaba –, ambos com cerca de 3 mil habitantes, e alto índice de proliferação do mosquito. Com o emprego desta técnica, houve redução de 90% população do mosquito em seis meses nestes distritos. Com a experiência em Jacobina, uma cidade de médio porte, será possível mensurar a redução da doença na população. O projeto em Jacobina também vai verificar a melhor maneira de adaptar o mosquito ao ambiente, como transporte e logística adequados. Inicialmente, será transportada a pupa (fase do inseto) em containers, e não o mosquito adulto, pois acredita-se que este morreria após algumas horas de viagem.
A partir dos resultados, o governo poderá expandir a estratégia para todo o país e, dentro de alguns anos, incorporá-la ao Sistema Único de Saúde (SUS) como um dos mecanismos de combate à doença. Os estudos para mensurar o impacto em termos de redução da dengue levam pelo menos 5 anos, de acordo com o National Institute of Health (órgão equivalente ao Ministério da Saúde americano). Para que a tecnologia seja incorporado ao SUS e reproduzida comercialmente por empresas privadas, deve ter a aprovação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), do Ministério da Saúde, da Anvisa, do Ibama e do Ministério da Agricultura.
“Para combater a dengue, é necessário a aliar várias estratégias conjuntamente: além do controle do vetor, é importante o investimento na vacina da dengue e o tratamento de casos graves”, ressaltou Padilha.
PESQUISA – O ministério tem acompanhado a pesquisa com o Aedes Aegypt transgênico desde o seu início, em 2010, que começou com a adaptação do mosquito em laboratório da Universidade de São Paulo (USP). Conhecido como PAT (Projeto Aedes Transgênico), o estudo foi desenvolvido em parceria com a empresa britânica Oxitec, que desenvolveu a primeira linhagem do inseto transgênico. Esta teve de, posteriormente, ser adaptada ao ambiente nacional. Em 2011, a Moscamed entrou na parceria e deu um salto quantitativo na produção do mosquito, com 550 mil mosquitos.
A Moscamed foi criada em 2005, e ganhou notoriedade depois de um case bem sucedido de controle biológico no Brasil da chamada “mosca-do-mediterrâneo”. Esta praga, conhecida como “bicho da goiaba”, também presente em outras frutas, inviabilizam a comercialização delas, causando prejuízos da ordem de US$ 120 milhões por ano para a fruticultura brasileira e mais de US$ 2 bilhões para a fruticultura mundial. Uilizando a “Técnica do Inseto Estéril”, a Moscamed conseguiu reduzir a população deste bicho a níveis abaixo do dano econômico, e ampliou o acesso do Brasil ao mercado internacional de frutas, principalmente para os Estados Unidos, Japão e União Européia. A organização foi escolhida pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para ser a primeira Biofábrica do mundo a utilizar a tecnologia de raios-x para a esterilização de insetos. É reconhecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como entidade de pesquisa.
EPIDEMIA – No primeiro semestre de 2012 (janeiro a junho), já foram registrados 431.194 casos de dengue em todo o País. A Região Sudeste tem o maior número de casos (182.895 casos; 42,4%), seguida da Região Nordeste (168.935 casos; 39,2%), Centro-Oeste (43.228 casos; 10,0%); Norte (31.927 casos; 7,4%), e Sul (4.209 casos; 1,0%). A Bahia apresentou mais de 41 mil casos de dengue em 2012. É o terceiro estado com maior número de notificações, atrás do Rio de Janeiro e Ceará.
Bárbara Semerene / Agência Saúde

TODA GORDINHA É SEXY



Kirstie Mouncey tem 17 anos. Com 168 quilos, a britânica de Hull (Inglaterra) é a candidata mais jovem e mais pesada no concurso Miss Big Beautiful Woman (BBW) International, destinado às mulheres mais fofinhas do planeta.

A jovem diz amar o seu corpo.

"Sempre sonhei vencer um concurso de beleza. Agora, graças ao fato de a beleza das mulheres gordinhas estar sendo reconhecida, posso realizar esse sonho", afirmou Kirstie ao "Sun".

Kirstie contou sofrer bullying, mas revelou uma relação "positiva" com a comida:

"A comida faz com que eu me sinta segura e amada".

Ela só faz uma ressalva: prefere comer as refeições mais gordurosas longe das pessoas.

Nas finais, as candidatas obesas terão que se exibir com modelitos casuais, de praia e vestidos de baile.


Predicados de uma gordinha: 

olhar fatal
curvas bem asentudas
cheia de misterios e malicias
carinha de anjo
dominadoras
charmosas
puro prazer

Kirstie relaxando em casa
Ao lado das adversárias
Com um 'admirador' (adora um negão)

Milhares de computadores ficarão sem acesso à internet na próxima segunda-feira


São Paulo -  Na próxima segunda-feira, o FBI vai desligar os servidores que permitem que computadores infectados pelo vírus DNSChanger acessem a internet. Com isso, quem tem um computador infectado pelo vírus ficará sem acesso à internet e terá que alterar as configurações da máquina.

O virus DNSChanger fazia com que os computadores infectados navegassem na internet por meio de servidores controlados pelos criminosos. Com isso, os criminosos podiam enviar os usuários para versões falsas de sites populares, entre outras ações.

Os criminosos responsáveis pelo vírus foram presos no fim de 2011 pelo FBI e o vírus não está mais ativo. Mas, caso tirasse os servidores do ar, o FBI também cortaria a conexão de cerca de 500 mil computadores. Por isso, o órgão optou por adiar o fechamento do servidores até que os computadores infectados fossem "limpos".

Entretanto, ainda há 360 mil computadores infectados em todo o mundo. Esses computadores ficarão sem conexão à internet  na próxima segunda-feira, e seus donos terão que reconfigurá-los.

Há algumas maneiras de verificar se seu computador está infectado. O FBI criou uma página que detecta se o computador está infectado. A página exibe um fundo verde quando o PC está livre de vírus e um fundo vermelho quando o PC está infectado.

A empresa de segurança Eset também faz a verficação do DNSChanger em sua ferramenta de varredura online.
As informações são do iG

Cardápio para proteger o torcedor

Saiba como escolher os petiscos e prevenir um “colapso” alimentado por tensão e comidas nada saudáveis

São Paulo -  Se o coração já bate em contagem regressiva é bom não descuidar, durante toda a partida, do músculo involuntário mais importante do organismo.

Torcedor não deve descuidar do coração
A mistura de tensão, bebida alcoólica e os petiscos típicos do cardápio em dias de jogos (amendoins, salgadinhos, frituras e churrascos), pode se tornar a principal adversária da torcida, em especial dos cardíacos, diabéticos, estressados e sedentários (mais da metade dos moradores do Brasil, é bom lembrar).
O alerta é tão importante que no País, os corações brasileiros foram monitorados durante toda a Copa do Mundo de Futebol, que aconteceu em 2010. A Sociedade Brasileira de Cardiologia convocou 11 hospitais nacionais – os principais na área de cardiologia – a registrar e catalogar os pacientes que chegaram infartados durante as partidas de futebol e logo após os jogos. Os resultados ainda não foram tabulados
Na Alemanha, na Copa em 2006, um estudo local mostrou que o principal campeonato mundial impulsionou os casos de infarto.
Para evitar que o coração sofra durante o campeonato, o Departamento de Nutrição da Sociedade Paulista de Cardiologia (Socesp) deu dicas de um cardápio saudável, apetitoso e divertido para o jogo. Um só dia pode ser suficiente para o coração não aguentar a pressão.
 
O cardápio para o coração do torcedor
Foto: Reprodução Internet


















O que beber
Bebida alcoólica em doses exageradas sempre pode fazer mal. O vinho pode ser uma opção “mais protetora” ao coração – quando comparado à cerveja – mas não adianta achar que a troca dá passe livre para o “porre”. Uma sugestão bem nutritiva é aproveitar duas frutas da época, a tangerina (mexerica) e a acerola, que rendem sucos coloridos, energéticos e que podem ser servidos para todos, inclusive idosos e crianças.
O que servir de aperitivo
A receita está na ponta da língua: abuse das castanhas (do Pará e de Caju) e das amêndoas. São opções calóricas porém mais saudáveis do que os amendoins e salgadinhos cheios de condimentos. Ss castanhas são ricas em ômega 3 e benéficas ao sistema cardiovascular.
Foto: Reprodução Internet
O prato principal
Churrasco tende ser a principal pedida dos dias de jogos. Além de carnes mais saudáveis, a especialista em nutrição cardíaca lembra de uma opção que pode deixar o menu bem mais precioso à saúde. O salmão, preparado na churrasqueira, é um ótimo amigo do coração. E para dar um toque charmoso, a orientação é agregar a abobrinha e o milho nos preparativos do churrasco. Colocados na grelha eles demoram pouco tempo para ficarem prontos e além disso têm a coloração verde e amarela. 
Outros petiscos
Se a preferência for por lanches os sanduíches feitos com pão integral, queijo branco, peito de peru e, para variar os sabores, altere as verduras verdes – escarola, rúcula, alface e pepino. Outras ideias protetoras do coração para os lanches são as sardinhas e, mais uma vez, o salmão.”
 



























 








Idoso vai estacionar de graça nas vagas do RioRotativo

Rio -  Motoristas com 65 anos ou mais de idade vão poder estacionar de graça em vagas públicas do Rio Rotativo, usando cartão especial. A Lei 329, que garante o benefício a essas pessoas, foi sancionada esta semana pelo prefeito Eduardo Paes. Mas, para começar a valer, é preciso ainda que a Secretaria Municipal de Transportes defina a forma de emissão do documento.
Idosos não deveriam penar para achar vagas em estacionamento | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Idosos não deveriam penar para achar vagas em estacionamento | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
O órgão informou que, apesar da sanção da lei, não estabeleceu onde e como o idoso poderá obter o documento. De acordo com o texto, o cartão deverá ser deixado em local visível dentro do veículo ao estacionar. O documento autoriza o uso do estacionamento do Rio Rotativo sem pagar, mas as vagas não precisam estar demarcadas.
Segundo a lei, o motorista idoso não poderá passar o cartão para outra pessoa, tirar cópia ou usá-lo com danos e rasuras. O prazo de validade será de cinco anos, podendo ser renovada por mais cinco.
Conforme reportagem do ‘Vovô Secreto’ de O DIA antecipou em maio, o Rio era a única capital do País que não contava com documento de identificação para motoristas idosos. De acordo com o autor da lei, o vereador Carlos Eduardo (PSB), a medida visa garantir aos aposentados alívio no orçamento. “Eles já têm despesas demais com remédios e muitos são chefes de família”, diz.

Geneticista prevê que ciência permitirá a nascidos a partir de 1995 chegar aos 120 anos

Rio -  Dados do Censo 2010 divulgados na semana passada pelo IBGE apontam que, desde a década de 1960, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou 25,4%. Se você nasceu na segunda metade da década de 1990, tem motivos ainda mais fortes para comemorar. Segundo o geneticista italiano Edoardo Boncinelli, 70 anos, os membros da chamada “geração Y”, no mundo inteiro, têm 50% de chances de viver mais de 100 anos.
A longevidade com saúde deverá ser ampliada cada vez mais graças a avanços da ciência em todo o mundo | Foto: Banco de imagens
A longevidade com saúde deverá ser ampliada cada vez mais graças a
 avanços da ciência em todo o mundo | Foto: Banco de imagens
A teoria está no livro “Carta a um Menino que Viverá 100 anos – Como a Ciência nos Fará (quase) Imortais. Segundo o italiano, a longevidade tende a crescer ainda mais por causa de progressos como a manipulação genética e os tratamentos para pessoas com mais idade.
A teoria dele é a de que o ser humano está se preparando para o fato de que, depois que passamos da idade reprodutiva, a natureza “se esquece de nós”, pois ela só está preocupada na procriação. “Depois de certa idade, 30 ou 40 anos, nosso corpo se enche de falhas. Envelhecimento é uma acumulação progressiva de grandes e pequenos erros em todas as partes do corpo”, afirma o geneticista .
Boncinelli calcula que a idade limite biológica é de 120 anos. Caso todos tenham acesso aos cuidados necessários, é possível que a maioria possa atingir essa idade.

MEXA-SE. NADA DE RESSENTIMENTOS . RENOVE O SEU ESPÍRITO





Para uma nova edificação, seja ela de pequeno ou grande porte, é fundamental que o terreno seja limpo e os entulhos removidos.

Igualmente para uma plantação, o mato deve ser capinado, as ervas daninhas arrancadas, enfim, é necessário que haja um espaço propício a receber uma nova construção ou novas sementes.

Por acaso você já teve conhecimento de alguma construção feita em cima de entulhos? Igualmente se da em nossas vidas. Por isso, para que aconteçam novas alegrias e novas realizações, é preciso faxinar o terreno da alma.

É preciso arrancar as ervas daninhas representadas pelas magoas, e rancores. Retirar os entulhos do medo, os pedregulhos da incerteza, da insegurança, dos ressentimentos.

Esquecer as amarguras do passado. Viver o presente. O hoje. O agora. Fazer as pazes com quem estamos brigados. Perdoar.Pedir perdão.

Estando o terreno limpo e bem cuidado , não tem como não receber do Universo as flores e frutos de realizações que irão fazer das nossas, vidas risonhas.

Pegue a pá da determinação , o ancinho da força de vontade, o carrinho da esperança e comece a sua faxina...


Uma caravana de camelos atravessava o deserto.

Chegou a hora do descanso e o cameleiro preparava-se como habitualmente para prender os camelos às estacas quando verificou que faltava uma estaca .

Não sabendo como resolver o problema, perguntou ao mestre da caravana:
- Mestre, falta-me uma estaca para um camelo. Como fazer?
- Não tenhas problema. Eles estão tão habituados a ficar presos que se tu fingires que o atas com a corda, ele pensará que está preso e nem sequer tentará sair do sitio.

O cameleiro assim fez e o camelo ali ficou toda a noite.

No dia seguinte quando se preparavam para partir esse camelo simplesmente recusou-se a sair do sítio, mesmo quando o cameleiro o puxava com toda a força. Sem saber que atitude tomar, dirigiu-se de novo ao mestre contando-lhe o sucedido.
- Homem, respondeu-lhe o mestre. Que fizeste ontem? Não fingiste que o ataste à estaca? Então faz o mesmo hoje. Finge que o desamarras. O camelo, mal o cameleiro fingiu que o desatava da estaca imaginária, recomeçou a caminhada.

Moral da história:
Muitas vezes não avançamos devido às nossas "estacas mentais".

É o desconforto da acomodação.




Quantas e quantas vezes a melhor solução é sair do lugar, da posição que se ocupa, e ir ao encontro dos outros.
Se não nos amam, vamos procurar amar e muita coisa vai mudar. Não esperar que sempre venham atrás da gente, que nos tratem bem.

Não se deixe enferrujar pela vida! Renove seu espírito! Redescubra novos ideais! Alimente outros objetivos!

E a sua vida não se estagnará, mas terá nova dinâmica. Depende muito de você!

O fim de uma pessoa começa quando ela pensa que já chegou onde queria, que já realizou o que desejava, que já esgotou seus sonhos.

Quando não se aspira a mais nada, quando não se tem mais nenhum objetivo a alcançar ou algo a fazer, a vida realmente torna-se um peso, envolve-se de tédio e vai acabando com a pessoa em pouco tempo.

É lamentável chegar ao fim da vida sem sequer saber por que se viveu.

Saber viver é administrar as escolhas


Nanofibras com medicamentos têm aplicações em cosmética e odontologia

Nanofibras com medicamentos têm aplicações em cosmética e odontologia


Nanofibras com medicamentos têm aplicações em cosmética e odontologia
Micrografia das nanofibras, que estão entre os materiais mais promissores da nanotecnologia. Nanomedicamentos
Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo estão utilizando nanofibras em duas áreas farmacêuticas promissoras: cosmética e odontológica.
As nanofibras estão entre os materiais mais promissores da nanotecnologia - são fibras com dimensões na faixa dos nanômetros, daí o nome nanofibras.
O fármaco de interesse é incorporado às nanofibras no momento de sua produção, por meio de uma técnica chamada microfluídica, que manipula líquidos em quantidades minúsculas, no interior de biochips.
O processo recobre e protege o medicamento, que pode então ser aplicado a diversos tipos de tratamentos.
Aplicação tópica e transdérmica
As nanofibras são usadas para tecer uma espécie de folha de papel, repleta de fibras de material polimérico sobrepostas umas às outras.
Com o fármaco de interesse incorporado entre as nanofibras, o material pode ser utilizado para liberação tópica - quando as substâncias agem diretamente na pele ou em ferimentos, penetrando na epiderme - ou transdérmica - quando a substância é aplicada na pele para ser absorvida pela circulação, atingindo a corrente sanguínea.
O processo funciona para que os medicamentos consigam agir em determinadas regiões do corpo para tratamento de doenças ou estética.
"A nanofibra exerce a função de um veículo para transportar um fármaco a um alvo determinado", explica a pesquisadora Maria Helena Ambrósio Zanin.
Escalonamento
Para assegurar a funcionalidade do tratamento foi preciso o desenvolvimento de técnicas que garantem a permanência do fármaco dentro da nanofibra, sem que haja alterações de compatibilidade e, principalmente, garantem a consolidação de sua permeação na pele.
Segundo a pesquisadora, a nanofibra está sendo estudada no mundo todo, mas o IPT já possui conhecimento nos dois lados dessa tecnologia, no processo de produção e caracterização do material.
Além de trabalhar com fármacos que possibilitarão a progressão nas áreas cosmética e odontológica, a pesquisadora está trabalhando no escalonamento do processo - passar a técnica da escala de laboratório para a escala industrial.


Jovem perde 106 kg, tem melhora na saúde e na vida social


'Não vivi até meus 27 anos. Minha meta é ser feliz', diz Rodrigo dos Santos.
Ele teve problemas sérios de saúde provocados pela obesidade.

Mariana Palma Do G1, em São Paulo
27 comentários
Rodrigo Salustiano dos Santos, de 29 anos, teve a maior parte de sua vida prejudicada por causa da obesidade. Atualmente com 1,97m de altura e 108 kg, 106 kg a menos do que ele tinha em 2010, ele lembra da infância e da adolescência, época em que o excesso de peso era motivo de bullying entre os colegas.
“Não tive infância e adolescência normais. Sempre era o maior entre as crianças e sofria discriminação, ouvia brincadeiras. Fiquei revoltado com tudo e tive que me tratar com um psicólogo”, lembra o paulista, de Espírito Santo do Pinhal.
Criado em uma “família de gordinhos”, ele cresceu comendo de tudo. “Sempre comi muito, fora do normal. Não tinha horário nem limites na hora de comer. Gostava de massas e pratos grandes”, conta.
Rodrigo VC no Bem Estar (Foto: Arquivo pessoal)Rodrigo, antes com excesso de peso, e depois de mudar a alimentação e adotar os exercícios físicos (Foto: Arquivo pessoal)
Praticar esportes e fazer coisas simples que crianças fazem, como pular um muro, eram impossíveis para o paulista, que passou a adolescência isolado e “armado até os dentes esperando qualquer comentário”, como ele mesmo diz.
Por causa da obesidade, Rodrigo diz que nunca criou expectativas para a vida. Com vergonha, ele evitava sair de casa e sua principal fonte de diversão era o videogame.
“Quando pegava ônibus, tinha que entrar pela porta de trás porque não passava na catraca. Era uma situação vergonhosa”, lembra.
Em 2009, um médico disse que Rodrigo estava a ponto de ter um derrame. Ele estava com problemas de saúde, como pressão alta e diabetes, e sofria com dores musculares e nas articulações. “Tive que mudar por questão de sobrevivência e saúde. A estética foi uma conseqüência”, relata.
Tive que mudar por questão de sobrevivência e saúde. A estética foi uma conseqüência"
Rodrigo Salustiano dos Santos
Um ano depois, em 2010, a opinião de outro médico assustou. “O endocrinologista disse que eu estava morrendo. Minha vida estava um inferno”, avalia Rodrigo, que resolveu tomar uma atitude em maio do mesmo ano, quando estava com 214 kg.
“Todo obeso é especialista em nutrição, sabe a dieta, mas não faz. Resolvi mudar radicalmente a alimentação. Comia quase 3 kg de comida por dia e, de repente, mudei tudo. Cortei gordura, açúcar, massa e outros alimentos pesados”, conta.
Rodrigo VC no Bem Estar (Foto: Arquivo pessoal)Rodrigo começou com exercícios leves e depois entrou na academia (Foto: Arquivo pessoal)
Com o novo cardápio e exercícios leves, como caminhada, ele perdeu 30 kg e, em novembro, estava com 184 kg. “Todo mundo começou a falar que eu tinha emagrecido e eu resolvi encarar a balança. Foi impressionante”, diz Rodrigo, feliz. Foi o incentivo que ele precisava para continuar.
Não me sentia em casa na academia, não me sentia bem, não me sentia à vontade, mas eu sabia que eu tinha que fazer aquilo"
Rodrigo Salustiano dos Santos
Influenciado por um colega de trabalho, ele deu o passo seguinte -- entrar na academia -- em dezembro de 2010.
“O começo foi muito difícil até as pessoas se acostumarem com a minha presença e eu me acostumar também. Não me sentia em casa lá, não me sentia bem, não me sentia à vontade, mas eu sabia que eu tinha que fazer aquilo”, lembra o jovem que, desde então, vai de segunda a sexta na academia, sem faltar.
Fora isso, ele trocou o transporte público por andar a pé. “Bati de frente com o sedentarismo e acabei gostando de andar e correr”, diz Rodrigo, que hoje se considera um esportista. “O esporte hoje é minha paixão. Participo de corridas e jogo basquete”, conta.
Rodrigo VC no Bem Estar (Foto: Arquivo pessoal)"O esporte hoje é minha paixão", diz o esportista
(Foto: Arquivo pessoal)
Ele resolveu voltar aos mesmos médicos após dois anos e assumiu um compromisso consigo mesmo. “Hoje eu não tenho colesterol, não tenho diabetes, não tenho hipertensão. Eu renasci, me sinto vivo. Tirei uma metade minha que não me faz falta”, avalia.
A vida social também melhorou: Rodrigo conseguiu uma oportunidade melhor no emprego e melhorou sua relação com a família e com o mundo. “Consegui fazer coisas simples que antes eu não conseguia e essas foram minhas vitórias. Perdi muito peso e ganhei muito mais na vida: alegria, satisfação e amigos”, conta.
Com 108 kg, ele diz que não tem um peso ideal a ser atingido, mas que vai continuar com a sua rotina. “Eu não vivi até meus 27 anos. Hoje eu vivo e minha meta é ser feliz”.

Pesquisa da USP cria técnica que reduz enxaqueca com massagem

Fisioterapia na região do pescoço ajuda a amenizar sintomas da doença.
Foco são mulheres com restrições a remédios, como gestantes.

Adriano Oliveira e Rodolfo Tiengo Do G1
Grupo testa massagem que pode curar dores de cabeça (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)Grupo testa massagem que pode curar dores de cabeça (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)
Um grupo de pesquisadores da USP de Ribeirão Preto (SP) tem obtido evidências positivas com uma nova técnica que promete amenizar as dores da cefaleia, ou enxaqueca, por meio de massagens em pontos estratégicos do corpo. O foco do estudo são mulheres com restrições para tomar remédios, como gestantes.
Trabalhos de respiração e de circulação sanguínea na região do pescoço já se mostram eficientes na redução de sintomas como náuseas e rigidez muscular, segundo a coordenadora do projeto, Débora Bevilaqua Grossi, que dirige os testes a voluntárias de 18 a 55 anos dentro do Centro de Reabilitação do Hospital das Clínicas (CER-HC).
Alguns medicamentos são ministrados, de acordo com a pesquisadora, como forma de ajudar as respostas do organismo. "As pacientes precisam tomar remédio, porque o tratamento multidisciplinar é mais efetivo do que uma abordagem única", afirmou Débora, ressaltando que o estudo ainda não foi concluído.
Tratamento contra enxaqueca consiste em sessões de 40 minutos realizadas duas vezes por semana. (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)Tratamento contra enxaqueca consiste em sessões
de 40 minutos. (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)
Depois de serem avaliadas, as pacientes são submetidas a um tratamento com duração de oito semanas, processo em que a pessoa vai aliviar as tensões musculares principalmente em volta do pescoço. "A fisioterapia não vai curar a enxaqueca, mas quer diminuir as sensações dolorosas que podem aumentar a dor de cabeça que elas sentem", disse Débora.
Cada sessão dura em média 40 minutos e é prescrevida duas vezes por semana. O trabalho inclui 15 minutos de respiração, cinco minutos de liberação mio facial – uma massagem suave sobre a pele -, seguida de dez minutos da chamada "massagem clássica", na região cervical e no músculo temporal – na lateral dos olhos.
Outros cinco minutos são dedicados à técnica denominada "digito compressão", em que a fisioterapeuta pressiona o dedo sobre o ponto que mais concentra dor até que a paciente se sinta aliviada. Por fim, a pessoa em tratamento é convidada a fazer alongamento.
Abandono dos remédiosA fisioterapeuta Maria Cláudia Gonçalves, que executa a massagem em caráter experimental, observa nas pacientes os primeiros resultados positivos a partir da segunda semana de tratamento.
Respostas do organismo que gradativamente evoluem de modo que quem sofra de cefaleia chegue a dispensar a ingestão de remédios que tomaria normalmente se não estivesse fazendo a terapia.
Além disso, as ocorrências de enxaqueca têm diminuído de três para um dia por semana, segundo Maria Cláudia. "O tratamento reduziu a frequência, a intensidade e a duração da dor", disse Maria Cláudia.
Mulheres são submetidas a massagens na região do pescoço e cabeça, além de técnicas de respiração. (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)Mulheres são submetidas a massagens na região do pescoço e cabeça, além de técnicas de respiração. (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)
tópicos:

BOLO SONHO DE VALSA


.4 ovos
.1 xícara (chá) de açúcar
.1 xícara (chá) de leite quente
.2 xícaras (chá) de farinha de trigo
.1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:
.1 lata de leite condensado
.2 gemas
.500 ml de leite
.2 colheres (sopa) de amido de milho
.1/2 xícara (chá) de creme de leite

Calda:
.1 xícara (chá) de leite
.3 colheres (sopa) de chocolate em pó
Cobertura:
.300 g de chocolate ao leite derretido em banho-maria
.1 xícara (chá) de doce de leite pastoso
.12 bombons Sonho de Valsa picados

Para decorar:
.6 bombons Sonho de Valsa picados

Modo de preparo:
Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve, junte as gemas e o açúcar e continue batendo. Acrescente o leite quente e bata até a mistura ficar cremosa. Retire da batedeira e adicione a farinha de trigo e o fermento em pó e misture. Coloque em forma de 23 cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno a 180ºC por cerca de 25 minutos. Deixe esfriar.

Recheio: Misture o leite condensado, as gemas, o leite e o amido, leve ao fogo brando, mexendo até engrossar. Retire do fogo, acrescente o creme de leite, misture e deixe esfriar.

Calda: Aqueça o leite e dissolva o chocolate em pó. Reserve.
Cobertura: Misture o chocolate derretido e o doce de leite, leve à geladeira por uma hora. Bata na batedeira por três minutos e misture os bombons picados.

Montagem: Corte o bolo em três partes. Forre a mesma assadeira com papel-alumínio, ponha uma parte do bolo, umedeça com a calda e espalhe o recheio. Repita com todas as camadas de bolo. Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por duas horas. Decore com bombom picado antes de servir.
Dica: Se preferir, use o bombom de chocolate branco recheado com o escuro.

/mdemulher.
 

7.06.2012

Você e o seu trabalho

 A mulher e o trabalho

Como é sua relação com o trabalho

Como está a sua satisfação em relação ao seu trabalho? Você está Feliz?

Venho percebendo, através de artigos em jornais e revistas a tendência cada vez maior de acrescentar mais peso aos ombros dos profissionais. Não bastasse a relação de atributos e qualidades que o profissional deve ter, aparentar e fazer para ser reconhecido como um “profissional bem sucedido”, ainda é vendida a idéia tirânica de que a pessoa deve sentir-se feliz e realizado com o seu trabalho.
            A satisfação em relação ao trabalho está muito mais relacionada ao autoconceito da pessoa. O autoconceito envolve três esferas de percepção, ou seja, como a pessoa se percebe, como os outros a percebem e a reconhecem e pela maneira que ela gostaria de ser, o seu ideal, além do grau de proximidade dos seus valores em relação à atividade que desempenha. Esses fatores exercem tanto ou mais influencia na percepção de satisfação profissional do que a remuneração, cargo ou empresa em que se trabalha.
Proponho refletir sobre algumas questões que poderiam levar as pessoas a terem maior grau de satisfação naquilo que escolhem fazer. Saber O QUE e COMO ESCOLHER é a chave. Alguns questionamentos que costumo fazer junto aos clientes são:
  • Como você faz a suas escolhas?
  • Quais são seus valores?
  • O que representa o seu trabalho?
  • O que te norteia?
  • Quais são os seus talentos?
  • O que você gosta de fazer?
  • O que você faz com tanta facilidade que nem percebe o tempo passar?
  • Como você poderia aplicar essa competência em alguma atividade profissional?
  • Quais qualidades as pessoas normalmente apreciam em você?
  • Quais são as suas melhores qualidades?

Pode auxiliar na sua escolha responder a estas perguntas com muita sinceridade. Isto não é um teste que dará uma pontuação com uma alternativa no final. Será preciso investir algum tempo para conseguir identificar as verdadeiras respostas. Não estarão em nenhum manual, você terá que identificá-las. Escreva, tenha paciência porque, apesar de serem perguntas breves, as respostas levarão tempo para serem elaboradas sem precipitação. Talvez, precise revê-las algumas vezes até tirar o verniz do “socialmente correto”, que todos carregamos para chegar na essência.
As respostas a estas perguntas poderão ser úteis também na prospecção de novas oportunidades. Ainda que seja difícil deixar um “bom emprego” é preciso correr o risco, pois passar uma vida trabalhando em algo que o faça infeliz pode ser um cenário ainda pior. Há uma vasta literatura sobre o sofrimento no trabalho e suas conseqüências físicas e psíquicas.
Conhecer melhor a si mesmo é muito importante, senão fundamental, mas também se deve pesquisar bem o futuro empregador, coisa que muita gente, ainda hoje, apesar da facilidade de acesso a informações, negligencia. É importante saber quais são os valores da organização, a cultura e a política. Tente conversar com funcionários e ex-funcionários, conheça o seu superior imediato, entenda bem o que os contratantes querem que você faça, não fique com dúvidas.  “Achar” que entendeu pode ser o atalho para fazer o que não gosta e conseqüentemente sentir-se insatisfeito na relação profissional.
A entrevista é uma via de mão dupla, você também escolhe, não é apenas escolhido. Pode ocorrer, como já presencie quando headhunter, casos em que o candidato não gostava da empresa, do negócio, da atitude dos entrevistadores, mesmo tendo uma boa remuneração. Entretanto, a segurança para declinar a um convite como esse, só é possível quando se sabe o que está procurando e o que não interessa, nem pagando bem.
Caso você se sinta insatisfeito no seu trabalho atual, vale a pena identificar também o que gosta e o que não gosta de fazer na atividade que desenvolve e mais do que isso tente saber o por que. Não basta só dizer do que gosta ou não, mas saber o por que gosta de algumas atividades e não gosta de outras; o que há nessas atividades que você gostaria de não repetir. Qual é o significado dessa atividade para você e para a sociedade? Representa algum valor para você o que você faz? Pode melhorar? O que o mantém no emprego é só o salário no final do mês?
Também essa reflexão ajudará na prospecção de uma nova atividade e aliada as perguntas anteriores, poderão levá-lo a ter uma relação mais satisfatória com o trabalho. Não há uma atividade profissional que seja 100% satisfatória o tempo todo. É tirano exigir que qualquer pessoa seja sempre feliz no trabalho. Por mais que se goste do que faz, haverá dias em que se desejará não fazer aquilo, mesmo fazendo o que se gosta, aproveitando o melhor das suas qualificações e habilidades. Sugiro que a análise não seja feita em números absolutos, mas na percepção que se tem daquilo que se faz e na identificação, mais sincera possível, dos pontos acima relacionados.

1. Qual a sua idade?

2. Você tem diploma universitário?
3. Caso tenha formação, trabalha na área para qual estudou?
4. Você está...
5. Se pudesse, o que mudaria em seu trabalho?

Quitutes, makes, modas e etc.... Divirta-se

  • Lasanha a bolognesa
    A lasanha à bolognesa tem recheio caprichado. Renda-se
  • Bolo de cenoura
    O bolo de cenoura com chocolate light é tentação na medida
  • Torta folhada de frango
    23 opções de tortas
    de frango
    . Escolha a
    sua preferida
  • Cupcakes
    Guloseimas fofas: 32 receitas de cupcakes. Experimente já
  • Picanha do avesso
    Não vai sobrar nem um pedaço desta picanha do avesso
  • Gelatina bicolor
    A gelatina bicolor é daquelas sobremesas vapt-vupt
  • Arroz ao vinho
    Arroz ao vinho, um bom acompanhamento para a carne assada
  • Doce de leite caseiro
    Para fazer esse doce de leite é muito simples: açúcar e leite

As mais clicadas

  • Luciana Gimenez
    Luciana Gimenez e mais 62 estrelas flagradas sem make
  • Botas para o inverno
    Pegada fashion: 30 modelos de botas
    para arrasar no look
  • Nicole Kidman
    38 penteados de festa adotados por deusas como Nicole Kidman
  • Apartamentos pequenos
    Soluções para a falta
    de espaço
    em apartamentos
  • Esmaltes
    Manicure: confira as últimas novidades
    em esmaltes
  • Rafaella Justus
    Poses que os famosos repetem para sair bem na foto
  • Makes para o inverno
    Tendência da estação: makes coloridos.
    Veja tutorial
  • Casal na cama
    Para testar na cama:
    14 pontos
    inusitados
    do prazer