7.06.2012

Comer 40% menos pode significar mais 20 anos de vida


Médicos britânicos desenvolvem tratamento para combater o envelhecimento através da alimentação

Pesquisadores da University College London estão estudando fatores ligados à genética e ao estilo de vida, particularmente alimentação, para desenvolver tratamentos para combater o envelhecimento. Os resultados até agora indicam que os tratamentos podem ter sucesso em humanos, inclusive para combater doenças cardiovasculares, câncer e degenerações neurológicas no futuro, mas ainda não se sabe quando poderia ser usado.
— Se descobrirmos os genes envolvidos no envelhecimento, poderemos retardá-lo — disse Matthew Piper, um dos coordenadores do estudo, que usa alimentação e medicamentos para aumentar a expectativa de vida de camundongos e moscas de frutas. Segundo Piper, estas moscas agem de um jeito muito similar ao dos humanos: — É muito fácil identificar a reação de moscas mais velhas: elas caem muito, não andam tão rápido, comem menos e sua memória diminui tanto quanto sua movimentação para o sexo. Todos estes fatores estão associados ao envelhecimento humano — acredita.
No estudo, os pesquisadores conseguiram prolongar a vida de organismos no laboratório através da mutação de genes únicos e mostraram como diminuir os efeitos da mutação que pode causar Alzheimer. Outra maneira de aumentar a expectativa de vida é através da dieta, reduzindo em 40% a ingestão para viver de 20% a 30% mais.
— Estamos falando de 20 anos de vida humana, já que isso se mostrou em todas as formas de organismos — explica o pesquisador.


Nenhum comentário: