1.22.2011

O Carnaval vem aí: entre em forma em 40 dias

Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Especialistas ensinam como emagrecer, evitar lesão muscular e ter bastante fôlego

Rio - Começou a contagem regressiva para o Carnaval. A partir de hoje, são exatos 40 dias até a Festa de Momo. Segundo especialistas, é hora de preparar as pernas e o coração para que lesões e a falta de treino físico não interrompam a folia. Os mais animados podem aproveitar para dar uma caprichada no visual: é possível perder até quatro quilos e chegar no Carnaval com corpinho digno de uma rainha de bateria.

“Em 40 dias dá para emagrecer com saúde. É interessante reduzir o consumo de carboidratos, como pães e massas. E optar por proteínas (carnes) magras — grelhadas ou assadas. Frituras, refrigerantes e doces devem ser cortados”, recomenda a nutróloga Tamara Mazaracki.

Especialista em Avaliação e Controle de Atividade Física Customizada, o professor de Educação Física Rodrigo Baladán lembra que para evitar dores musculares e outros problemas devido ao esforço excessivo é preciso trabalhar a musculatura, principalmente a das pernas.

“Exercícios de fortalecimento, como agachamento, extensão de joelho e panturrilhas aumentam a resistência muscular localizada”, diz Rodrigo, acrescentando que fazer exercícios aeróbicos por pelo menos 250 minutos por semana ajuda a emagrecer.

Mestre-sala da Mangueira, Raphael Rodrigues, 26, vem se preparando para o Carnaval desde novembro. “Corro nos dias que não tem ensaio, bebo bastante água, não como gordura e não bebo refrigerantes e cerveja.”

Caminhe sempre

Os que não têm o mesmo preparo de Raphael podem caminhar. “É uma atividade que melhora o preparo físico. A pessoa começa com 10 minutos e vai aumentando, respeitando seu limite”, explica o presidente da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte, Daniel Kopiler.

Musa da Viradouro, Ana Paula Evangelista, 30, também não abre mão dos exercícios antes do Carnaval. “Intensifico a malhação, para ganhar mais corpo e condicionamento físico. A rotina é malhar ou correr pelo menos quatro vezes por semana”.

Para ajudar a controlar o peso

- No café da manhã, dê preferência a sucos ou frutas. Pode-se consumir também um ovo cozido ou queijo com uma fatia de pão, de preferência integral.

- No almoço, consuma carnes magras, peixe e frango assados ou grelhados. Aproveite o clima quente para comer saladas.

- Uma boa opção para o jantar é um omelete com queijo branco e peito de peru. Evite carboidrato à noite.

- Na sobremesa, prefira frutas ou gelatina.

Atenção ao ritmo cardíaco

Sedentários e hipertensos devem ter atenção com o coração nos dias de folia.

“Qualquer esforço físico esporádico, de intensidade moderada, pode causar repercussões negativas em pessoas sedentárias, como crise hipertensiva, arritmias e até infarto”, diz Marcelo Assed, do Instituto Nacional de Cardiologia.

Médicos recomendam moderação. E, se possível, avaliação médica antes da maratona do Carnaval.

Síndrome rara fez americana ser atacada pela própria mão

Karen Byrne sofreu por 18 anos com síndrome após cirurgia para tratar epilepsia que dividiu seus hemisférios cerebrais.

Da BBC
Síndrome tapa 1 
Síndrome da Mão Alheia faz com que as mãos
atuem de forma aleatória. (Foto: BBC)
Imagine ser atacado por uma de suas próprias mãos, que tenta repetidamente estapear e socar você. Ou então entrar em uma loja e tentar virar à direita e perceber que uma de suas pernas decide que quer ir para a esquerda, fazendo-o andar em círculos. Essa realidade é bem conhecida da americana Karen Byrne, de 55 anos, que sofre de uma condição rara chamada Síndrome da Mão Alheia.
A síndrome de Byrne é fascinante, não somente por ser tão estranha, mas também por ajudar a explicar algo surpreendente sobre como nossos cérebros funcionam. O problema começou após ela passar por uma cirurgia, aos 27 anos, para controlar sua epilepsia, que havia dominado sua vida desde seus 10 anos de idade.
A cirurgia para curar a epilepsia normalmente envolve identificar e depois cortar um pequeno pedaço do cérebro no qual os sinais elétricos anormais se originam. Quando isso não funciona, ou quando a área danificada não pode ser identificada, os pacientes precisam passar por uma solução mais radical.
No caso de Byrne, seu cirurgião cortou seu corpo caloso, um feixe de fibras nervosas que mantém os dois hemisférios do cérebro em permanente contato.
Novo problema
O corte do corpo caloso curou a epilepsia de Byrne, mas a deixou com um problema totalmente diferente. Ela conta que inicialmente tudo parecia bem, mas que então os médicos começaram a notar um comportamento extremamente estranho.
"O médico me disse: 'Karen, o que você está fazendo? Sua mão está te despindo'. Até ele dizer isso eu não tinha percebido que minha mão esquerda estava abrindo os botões da minha camisa", diz. "Então eu comecei a abotoar a camisa novamente com a mão direita, mas assim que eu terminei, a mão esquerda começou a desabotoar de novo. Então o médico fez uma chamada de emergência para um outro médico e disse: 'Mike, você precisa vir aqui imediatamente, temos um problema'."
Síndrome tapa 2 
O caso de Karen Byrne foi tema de documentário
da estatal britânica BBC. (Foto: BBC)
Karen Byrne havia saído da operação com uma mão esquerda que estava fora de controle. "Eu acendia um cigarro, colocava-o no cinzeiro e então minha mão esquerda jogava-o fora. Ela tirava coisas da minha bolsa sem que eu percebesse. Perdi muitas coisas até que eu percebesse o que estava acontecendo", diz.
Em alguns casos, a mão esquerda dela chegava a estapeá-la, sem controle. Ela conta que seu rosto chegava a ficar inchado com tantos golpes.
Luta de poder
O problema de Byrne foi provocado por uma luta por poder dentro de sua cabeça. Um cérebro normal é formado por dois hemisférios que se comunicam entre si por meio do corpo caloso.
O hemisfério esquerdo, que controla o braço e a perna direitos, tende a ser onde residem as habilidades linguísticas. O hemisfério direito, que controla o braço e a perna esquerdos, é mais responsável pela localização espacial e pelo reconhecimento de padrões.
Normalmente o hemisfério esquerdo, mais analítico, domina e tem a palavra final nas ações que desempenhamos. A descoberta do domínio hemisférico tem sua raiz nos anos 1940, quando os cirurgiões decidiram começar a tratar a epilepsia com o corte do corpo caloso.
Após a recuperação, os pacientes pareciam normais. Mas nos círculos psicológicos eles se tornaram lendas. Isso porque esses pacientes revelariam, com o tempo, algo que parece incrível - que as duas metades do nosso cérebro têm cada um uma espécie de consciência separada. Cada hemisfério é capaz de ter sua própria vontade independente.
Experiências
O homem que fez muitas das experiências que primeiro provaram essa tese foi o neurobiólogo Roger Sperry. Em um estudo particularmente notável, que ele filmou, é possível ver um dos pacientes com o cérebro dividido tentando resolver um quebra-cabeças.
saiba mais
O quebra-cabeças exigia o rearranjo de blocos para que eles correspondessem a padrões em uma imagem.
Primeiro o homem tentou resolver o quebra-cabeças com sua mão esquerda (controlada pelo hemisfério direito), com bastante sucesso. Então Sperry pediu ao paciente que usasse sua mão direita (controlada pelo hemisfério esquerdo). Essa mão claramente não tinha nenhuma ideia de como fazê-lo.
A mão esquerda então tentou ajudar, mas a mão direita parecia não querer ajuda, então elas terminaram brigando como se fossem duas crianças.
Experiências como essa levaram Sperry a concluir que 'cada hemisfério é um sistema de consciência isolado, percebendo, pensando, lembrando, raciocinando, querendo e se emocionando'.
Em 1981 Sperry recebeu um prêmio Nobel por seu trabalho. Mas em uma ironia cruel do destino, ele então já sofria com uma doença degenerativa do cérebro, chamada kuru, provavelmente contraída em seus primeiros anos de pesquisas com cérebros.
Medicação
A maioria das pessoas que tiveram seus corpos calosos cortados parecem normais posteriormente. Você poderia cruzar com eles na rua e não saberia que algo havia acontecido.
Karen Byrne teve azar. Após a operação, o lado direito de seu cérebro se recusava a ser dominado pelo lado esquerdo. Ela sofreu com a Síndrome da Mão Alheia por 18 anos, mas felizmente para ela seus médicos encontraram uma medicação que parece ter trazido o lado direito de seu cérebro de volta ao controle.
A história de Byrne foi contada no último programa da série da BBC "The Brain" (O Cérebro), que foi ao ar na Grã-Bretanha na quinta-feira.

Com cirurgia liberada, transexuais têm batalha para trocar 'nome oficial'

Operação é feita pelo SUS, mas Justiça demora para reconhecer novo sexo..

A cirurgia para trocar de sexo é apenas parte da mudança que os transexuais enfrentam para criarem uma nova identidade. Além da operação – que leva pelo menos 24 meses de preparação quando é feita no Sistema Único de Saúde (SUS) – muitos deles passam anos 'brigando' com a justiça para trocar de nome.
Foi o que ocorreu com Cristyane Oliveira, 37, que vive em Porto Alegre. Ela esperou dois anos para fazer a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em 2002. “Depois, ainda levou cinco anos para conseguir retificar meus documentos. Eu tinha um direito conquistado e outro negado. Nos meus documentos, ainda era outra pessoa”, conta.
Ariadna deixou o programa nesta terça 
Ariadna: transexual
Casos como esse ganharam destaque após a participação da cabeleireira Ariadna, de 26 anos, no "Big Brother Brasil 11". Ela evitou declarar publicamente aos colegas que era transexual, e deixou para contar o segredo quando foi eliminada do programa, na última terça-feira (18).
A intimidade sobre a condição sexual, contudo, fica evidente quando o transexual não muda o nome. Com aparência e personalidade de mulher, tem que usar documentos de homem – ou o contrário – e contar ou não contar deixa de ser uma escolha.
“Antes da cirurgia eu havia feito um curso de cabeleireira, mas não pendurava o diploma na parede porque o nome [escrito nele] não era o que eu tinha. É um sofrimento, é uma coisa que traz muitos incômodos”, relata Cristyane, que montou um blog onde conta os desafios que tem que enfrentar como transexual.
Barrada no restaurante
O constrangimento vai além de ter documentos que mostram um sexo diferente. Paula (nome fictício), 29, fez a cirurgia de readequação sexual há quatro meses, e conta que teve problemas ao entrar no restaurante da universidade onde estuda, em São Paulo. “A mulher que cuidava da entrada achou que eu estava usando a carteirinha de outra pessoa. Ela falou alto, gritou comigo”, relata.
A estudante conta que, antes da cirurgia, chegou a entrar na Justiça pedindo que o nome e o sexo em seus documentos fossem mudados, mas não obteve parecer favorável. Agora, com o sexo fisicamente mudado, pretende enfrentar uma nova batalha judicial. “Não quero perder oportunidades por causa do meu nome.”
Carla Amaral 
Carla Amaral conseguiu trocar de nome e de sexo
nos documentos, mas ainda não conseguiu fazer
a cirurgia.
Carla Amaral, 38, de Curitiba, vive o problema oposto. Há três anos, ela entrou ná Justiça e mudou o nome e o sexo em seus documentos, mas ainda não conseguiu fazer a cirurgia pelo SUS. “Eu estou há cinco meses esperando a primeira consulta”, conta ela, que é diretora-presidente de uma ONG que luta pelos direitos de travestis e transexuais.
Apesar de não ter operado, Carla é oficialmente uma mulher, e em seus documentos não há indícios de que ela nasceu com corpo masculino. Ela poderá se aposentar antes dos homens, pagar menos no seguro do carro e se casar de forma comum – sua união com um homem não é considerada um relacionamento homossexual.
Segundo a advogada Maria Berenice Dias, especialista em Direito Homoafetivo, casos como esse têm sido cada vez mais comuns, e representam um avanço na Justiça brasileira. “Nem sempre as pessoas querem fazer a cirurgia. A mudança do feminino para o masculino, por exemplo, não é uma cirurgia bem-sucedida. Além disso, o exercício da sexualidade não tem muito a ver com a genitália”, defende.
Para a advogada, é necessária uma lei que permita aos transexuais trocar de nome e de sexo nos documentos sem a necessidade de entrar na Justiça. Ela admite, porém, que isso poderia trazer problemas inusitados.
“Se a pessoa tiver filhos, quem era pai deixa de ser, passa a ser mãe. Tem gente que sustenta que quem tem filhos não pode trocar de nome. Na minha opinião, tem que trocar, mas o filho tem que ter acesso a essa informação.”
Cirurgias gratuitas
Na área da saúde, os transexuais encontram menos problemas. Sua condição é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como transtorno da personalidade. “Trata-se de um desejo de viver e ser aceito enquanto pessoa do sexo oposto”, define o documento internacional que classifica problemas de saúde.
Cristyane Oliveira 
Cristyane Oliveira fez cirurgia em 2002 e levou 5
anos para trocar o nome.
A cirurgia de mudança de sexo do masculino para o feminino é feita gratuitamente pelo SUS em hospitais universitários de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro em Goiânia. Segundo o Ministério da Saúde, 60 pessoas já fizeram a operação, que foi liberada no sistema público em 2008.
Como a modificação dos órgãos sexuais é irreversível, é exigido que os candidatos passem por um tratamento psicológico ou psiquiátrico de dois anos, para ter certeza da escolha.
Feminino para masculino
No início deste ano, o governo de São Paulo anunciou que começará a realizar gratuitamente a retirada de órgãos femininos de transexuais que se consideram homens. As cirurgias liberadas serão a da retirada de útero e a de mama. A operação de construção do pênis não foi liberada porque só é permitida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em caráter experimental.
“As técnicas para essa cirurgia não são boas ainda. Se alguém quiser fazer, vai ter que ser como pesquisa”, relata o médico Edvar Araujo, relator da resolução do CFM que liberou a operação de retirada do útero, ovário e mama em transexuais.
Contar ou não contar?
Depois da modificação do corpo e dos documentos reconhecidos, os transexuais ganham a opção de manter segredo sobre terem nascido com um sexo diferente.
“Não tenho nenhum problema de falar, mas não acho que seja uma obrigação. Não vou chegar em um coquetel e falar ‘Sou Cristyane Oliveira, uma transexual’.” Paula, que fez a cirurgia há poucos meses, concorda. “Se for uma pessoa importante, eu conto, mas na universidade, não falo. Quem sabe, é por causa dos meus documentos.”
Carla, de Curitiba, diz que durante a adolescência tentou esconder, mas hoje não se preocupa mais com isso. “Se as pessoas querem ser minhas amigas, meu amor, têm que saber quem eu sou, qual é a minha identidade, minha história.”

Bactérias querem ficar vivas', diz Nobel de Química sobre antibióticos

Vencedora do prêmio em 2009, Ada Yonath deu palestra em São Paulo.
Cientista é reconhecida por avanços no estudo de ribossomos.

Ada Yonath 1 
Yonath em evento em SP.)
A israelense Ada Yonath, vencedora do Nobel de Química em 2009, explica com simplicidade porque a batalha contra bactérias é difícil de ser travada. "É até simples entender como as bactérias desenvolvem resistência. Assim como nós, elas querem ficar vivas", brinca a pesquisadora de 71 anos, grande parte deles dedicada à pesquisa sobre ribossomos, estruturas dentro das células dos seres vivos, responsáveis pela construção de proteínas e nas quais antibióticos agem para destruir as bactérias.
Durante sua passagem pelo Brasil, Ada falou a uma plateia lotada no Clube Hebraica, em São Paulo, na noite de quinta-feira (21). Aos 71 anos, a cientista ainda se empolga ao falar sobre as estruturas microscópicas que a acompanharam por toda a vida. "O meu grupo de estudo costuma sempre destacar que 'ribossomos nos fazem felizes'", lembra Ada.
A israelense explicou também como seu trabalho de detetive permitiu conhecer melhor o interior dessas estruturas, tão pequenas que nem mesmo microscópios eletrônicos são capazes de detectá-las. Somente com o emprego de raios-X foi possível mapear toda a arquitetura dos ribossomos.
O trabalho de "detetive" de Ada foi possível por meio de uma técnica conhecida como cristalografia de raios-X. Com uso de baixas temperaturas, a cientista conseguiu cristalizar os ribossomos e definir a posição de cada átomo. Este feito foi o que rendeu à pesquisadora do Instituto Weizmann de Ciência, em Israel, o prêmio máximo da comunidade científica, após mais de 25 anos de pesquisa.
Usinas e alvos de ataque
Ribossomos são verdadeiras “usinas” de proteínas. Para saber como montá-las, eles utilizam a informação contida no DNA da célula, que chega ao ribossomo por meio de um transporte. Esse “trem” genético é o RNA mensageiro, uma fita igual ao DNA, porém sem a famosa dupla hélice.
Com o "manual" genético, os ribossomos conseguem ligar aminoácidos, as unidades básicas das proteínas, em longas cadeias. A eficiência desse trabalho de produção impressiona. A cada um milhão de proteínas criadas, apenas uma apresenta erro.
A velocidade das fábricas também enche os olhos de Ada. "Ribossomos produzem 15 dessas cadeias por segundo. No laboratório, nós conseguimos fazer uma a cada oito horas. Até hoje me impressiono com números como esse”, comenta a israelense.
É uma rapidez comparável a da vida de bactérias. Segundo Ada, os micro-organismos duram de apenas alguns minutos a até seis horas. É o tempo suficiente para a reprodução acontecer. Dentro de apenas um dia, várias gerações de bactérias podem se desenvolver, o que aumenta as chances de versões mais resistentes de bactérias sobreviverem e passar adiante uma herança genética "forte".
Esse é o motivo da necessidade do antibiótico agir rápido e direto ao ponto. “É como uma luta entre Davi e Golias. As bactérias são gigantes e os antibióticos, pequenos, mas atacam exatamente onde é necessário”, diz Ada. Esse calcanhar de Aquiles dos micro-organismos é exatamente o ribossomo.
Muitos antibióticos atuam na defesa do corpo tentando "paralisar" os ribossomos de bactérias. Ao terem bloqueados túneis dos ribossomos, os seres vivos ficam sem um local para produzir uma das substâncias mais fundamentais à vida. A sobrevivência da célula e do organismo como um todo fica inviável.
O problema de garantir que o ataque também não atinja as células humanas é outro motivo para a pesquisa de Ada ser importante. O conhecimento da estrutura do ribossomo abre espaço para o desenvolvimento de antibióticos mais eficazes por parte de uma indústria desconfiada demais para investir em medicamentos caros e usados poucas vezes. “É preciso que as empresas farmacêuticas trabalhem junto aos cientistas para gerar novos medicamentos e até mesmo para deixar, eventualmente, o custo menor”, diz a cientista.

Todo gay nasce gay', diz Ricky Martin

'Amar da forma como amo não é revolucionário, é natural', constata o cantor.
Ex-integrante dos Menudos assumiu sua homossexualidade em 2010.

Da EFE
O cantor Ricky Martin.O cantor Ricky Martin. (Foto: Reuters)
O cantor Ricky Martin, que no ano passado assumiu sua homossexualidade, afirmou que "todo gay nasce gay" e essa é sua "natureza". O cantor lamentou o fato de qie muitas de suas fãs disseram que não vão voltar a escutar sua música.
"Queria que o mundo entendesse que amar da forma como amo não é revolucionário, é algo natural, minha natureza me fez assim. Todo gay nasce gay. A vida social se opõe a essa naturalidade e ali começam os conflitos", declarou Martin em entrevista concedida à revista "Veja".
Na entrevista, o cantor admitiu que "muita gente" no mundo todo disse que não voltará a escutar sua música, depois que ele confessou ser homossexual.
Ricky Martin, de 39 anos, e ex-integrante do grupo Menudo, tem dois filhos, que nasceram em 2008 gerados em uma barriga de aluguel, e foi o "olhar" deles que o motivo para assumir publicamente sua opção sexual.

Catholics Come Home

Continuarei...

Como um mote contínuo...

Continuarei a acreditar, mesmo que todos percam a esperança...
Continuarei a amar, ainda que todos destilem ódio...
Continuarei a construir, ainda que os outros tudo destruam...
Continuarei a falar de Paz, ainda que no meio de muitas guerras...

Continuarei como luz, mesmo que tudo se faça escuridão...
Continuarei a semear, ainda que todos pisem na colheita...
E continuarei a gritar, ainda que todos se calem, para desenhar sorrisos nas faces
marcadas pelas lágrimas da agonia.

E transmitirei alívio, aonde quer que eu veja a dor...
E oferecerei motivos de alegria, mesmo que só existam razões para tristeza...
Convidarei a caminhar todos aqueles que já decidiram sair da caminhada...
E levantarei os braços daqueles que já exaustos da vida que se sentirem...

Continuarei assim...
- Porque sei que no meio da desolação sempre haverá alguém que olhará esperançada, querendo algo de mim...
- Porque sei que no meio de uma tormenta, por algum lado sairá o sol e no meio do deserto, crescerá uma planta forte como o vento e bela como a manhã...
- Porque sei que sempre haverá um pássaro que irá cantar, uma criança que irá sorrir e uma borboleta que brindará a beleza da liberdade com a sua presença...

Porém...
Se algum dia vires que eu já não caminho ou não sorrio mais como antes...
Se algum dia vires que diante das coisas eu simplesmente olho e calo - aproxima-te de mim apenas.
Saber da tua presença fará sorrir a minha alma...
Dá-me um beijo, um abraço e oferece-me um sorriso, isso será o bastante, pois seguramente me terei esquecido de que a vida me acabrunhou e me surpreendeu por um momento.
Mas um gesto teu...
Um gesto teu será suficiente para me levar de volta ao meu caminho...
Disso tu nunca esqueças!
George Arribas

Morrer é Preciso



Ao contrário do que pensou e cantou o poeta Antonio Maria, navegar é preciso - morrer também é preciso.
Nós ligamos a palavra morte apenas a ausência de vida e isso é um grande erro.
Existem outros tipos de morte e para que possamos viver é preciso que muitas mortes ocorram diariamente.
A morte é uma transformação!
Sem a morte da semente é impossível existir a planta.
De igual forma impossível o embrião existir sem a morte do óvulo e do esperma.
E o que dizer da borboleta sem a morte da lagarta?
A morte é o ponto de partida para o início de algo novo - a fronteira definitiva entre duas realidades - passado e futuro.

Quer ter um bom relacionamento?
Mate dentro de você o jovem inseguro, ciumento, crítico, exigente, imaturo, egoísta ou o solteiro solto que pensa que pode fazer planos sozinho, sem ter que dividir espaços, projeto e tempo com mais ninguém.

Que morra a pessoa insatisfeita e descompromissada, que só pensa em si mesmo, aproveite e mate também a vontade de tentar manipular as pessoas de acordo com a sua conveniência.
O processo de evolução existencial exige que à medida do crescimento interior haja o esvaziamento e morte do "eu" passado – foi o que ensinou Jesus de Nazaré – é preciso que o homem esvazie-se de si mesmo.
E qual o risco que se corre agindo diferente?
O risco é imaginar ser possível ‘viver’ duas pessoas simultaneamente.
Muitos ficam estagnados e não evoluem. porque permanecem presos a coisas e fatos passados e não se projetam e não projetam coisas para o que serão ou desejam ser. Muitas pessoas são profundamente infelizes porque vivem algemadas ao calendário, vivem trazendo o passado para o presente inviabilizando o futuro.

Muitos querem uma nova etapa, sem abrir mão da forma como pensavam ou como agiam e então acabam se transformando em projetos inacabados, híbridos, tornam-se adultos profundamente infantilizados.

Existe uma criança dentro de nós e a grande virtude é amadurecer, mantendo as virtudes dessa criança.
Podemos e precisamos agir com a pureza e a docilidade da criança porque são imprescindíveis para a saúde mental; a brincadeira, o sorriso fácil, a vitalidade, a criatividade, a tolerância, a desimportância da razão em relação do ser feliz.
Ser adulto é deixar morrer os arroubos emocionais juvenis, sem arranhar a criança que enche a vida de vida e se manifesta na incandescente alegria dos olhos - janelas d´ alma.
O próprio Deus em Cristo Jesus assegura que se os teus olhos forem bons que grande luz emanará de teu corpo !

Para ser alguém melhor é preciso que muitas mortes aconteçam!
Para ser um melhor pai/ mãe, amigo/amiga, irmão/irmã, mestre, governante, cidadão/cidadã, sacerdote/líder – é preciso que morra o velho egocêntrico egoísta, que maquia e mascara as relações interpessoais.
Nunca somos o que dizemos e nunca dizemos o que somos.
É preciso que morra o impostor que vive em nós, porque o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem.
Assim, seja a nossa ‘língua’ como a pena de um habilidoso escritor e que nossa linguagem seja sim sim e não não – porque o que passa disso vem do maligno!
O renascer em Cristo é isso - encontrá-lo e seguí-lo, deixando morrer o velho homem para o mundo.
Essa é a morte que gera vida em abundância.
Pense sempre que hoje é só o começo de tudo e que o algo errado ainda está em tempo de ser mudado.
O resto de nossas vidas, de certa forma, ainda está em nossas mãos!
George Arribas

Espelho e os sonhos



Dê uma olhada em você no espelho.
Quem você vê te olhando?
É a pessoa que você quer ser?
Ou é alguém que você queria ser?
A pessoa que você deveria ser, mas acabou não sendo?
É alguém dizendo a você que você não pode ou não quer?
Porque você pode.
Acredite que o amor está por aí.
Acredtie que sonhos se realizam todos os dias.
Porque eles se realizam.
Às vezes, a felicidade não vem do dinheiro, da fama ou do poder.
Ás vezes, a felicidade vem dos bons amigos e da família
E da tranquila nobreza de se guiar uma boa vida
Acredite que os sonhos se realizam todos os dias.
Porque eles se realizam.
Então dê uma olhada nesse espelho me lembre-se de ser feliz, porque você merece ser.
Acredite nisso.
E acredite que os sonhos se realizam todos os dias.
Porque eles se realizam.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



"Acredite naquilo que quiser. E, não adianta sonhar, se você não lutar.
O mundo é um espelho. Não veja só o seu reflexo.
Só acreditando num futuro, você conseguirá a paz para alcançar seus sonhos."

"A forma e o reflexo se observam. Tu não és o reflexo, mas o reflexo és tu."

"Sonhos"

Quando os nossos sonhos se acabam, fica um vazio imenso,
Uma vontade de parar, De desistir de tudo...
É um período difícil, em que os dias,
as horas, e até os segundos são longos...
Não conseguimos progredir...
Falta vontade, motivação...
Fechamo-nos para tudo e para todos,
como se nada importasse, nada tivesse algum valor...
Vamos nos destruindo pouco a pouco...
Por que será que muitas coisas em que acreditamos, chegam ao fim?
Acreditamos na felicidade eterna,
e muitas vezes ela não passa de um pequeno tempo...
Tempo suficiente para deixar uma saudade infinita...
Até que um dia...
Um novo sonho começa a dar o ar de sua graça, chegando de mansinho,
tentando abrir os cadeados do nosso coração...
Estamos trancados, com um enorme medo de sofrer de novo.
Mas mesmo assim, o novo sonho vem chegando, trazendo na mala tudo de
novo...
E como todo novo sonho, é regado de novidades que fascinam, mexendo
com emoções adormecidas, trazendo de volta a emoção de viver, amar,
recomeçar!
Nesta hora, quando tudo ressurge,
podemos avaliar melhor a vida...
Temos que transformar cada pequeno instante, em grandes momentos...
Eliminar tudo que maltrata o nosso corpo, o nosso espírito, e dar
lugar somente ao que nos engrandece
como verdadeiro ser humano e filho de Deus!
E se os seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe...
Eles estão no lugar certo.
Construa os alicerces, e SUBA!
Nunca desista de ser feliz!

SONHE, pois o SONHO comanda a vida!!!
Atreve-te a SONHAR e encontra a FELICIDADE 



Autor desconhecido


Ganho e perda de peso faz os seios caírem

O efeito de engordar e emagrecer pode fazer os seios caírem.

O crescimento das mamas repentino na adolescência, gravidez, amamentação e a própria ação da gravidade, todos esses fatores fazem seus seios ficarem com tendência a ficarem caídos.

Qualquer alteração na forma dos seios modificam a estrutura do colágeno e da elastina da pele, dois componentes (proteínas) que deixam a pele firme.

Porém, apesar de as alterações em diversas fases da vida serem fatores desencadeantes, nenhum é pior e poderoso quanto o engorda-emagrece. Perder e ganhar peso com frequência aumentam e muito as chances de seus seios ficarem flácidos e caídos. Quanto maior for o peso que se ganha e rapidamente se perde (ou vice-versa) maior a chance de ter seios caídos.

Fonte: Saúde da Mulher

Nas sociedades industrializadas, os seios são o grande atrativo da mulher e, por isto mesmo, a sua grande fonte de preocupação. Bilhões de dólares são gastos atualmente em procedimentos cosméticos e cirúrgicos para devolver aos seios o sex appeal necessário para o enquadramento nos padrões estéticos contemporâneos, caracterizados cada vez mais pelo culto ao corpo feminino adolescente.
Seios caídos1

1- O que são seios caídos?
Os seios caídos são o resultado do processo natural de envelhecimento, mas não só isto, também pode ser encarado como um sintoma do processo de maturidade sexual, deflagrado na plenitude da idade adulta. O conceito de seios caídos vai desde os bonitos, até os extremamente flácidos, tudo depende do meio em que a mulher vive, do seu tipo de relação com o corpo e da aceitação incondicional dos estereótipos de beleza.

O conceito de seios caídos varia no espaço e no tempo e depende do grau de erotização que uma determinada sociedade humana dá a eles. Entre os indígenas e aborígenes, esta noção não tem qualquer sentido porque o valor erótico que eles dão às mamas é nulo.

Contrariamente, na sociedade de consumo os seios redondos, cheios e empinados adquirem uma importância que extrapola qualquer valor razoável, o que move milhares de mulheres sem qualquer problema de ordem estética às mesas de cirurgia, porque são impulsionadas pela busca compulsiva do corpo perfeito.

2- A amamentação faz o seios caírem?
Estudos recentes realizados na Universidade de Kentucky e chefiados pelo cirurgião plástico Dr. Brian Rinker sugerem que não há correlações diretas ente os episódios de amamentação e a decadência dos seios. O Dr. Rinker encontrou mais relações entre o vício de fumar e a flacidez do que entre a amamentação e seios caídos. O estudo ressalta que em casos de múltiplos filhos a coisa pode mudar de figura.

3- O tabaco deixa os seios flácidos?
Mais uma prova contundente de que o fumo não só mata as pessoas, como as deixa mais feias e velhas. O Dr. Rinker enfatizou a estreita conexão entre seios caídos e o tabagismo, porque o cigarro tem o poder de quebrar uma proteína constituinte da pele chamada elastina, que é o que confere à pele jovem a elasticidade e a bela aparência e, adicionalmente, é um fator que possibilita a sustentação dos seios.

4- O sutiã ajuda a manter os seios firmes?
Sim e não. Se por um lado os ligamentos que mantém a firmeza dos seios precisam ser exercitados diariamente, por outro, estes mesmos ligamentos sofrem rupturas quando o seio é submetido a balanços violentos. O recomendável é que a mulher nem passe a usar sutiã 24 horas por dia e nem deixe de usá-lo. O uso ou não vai depender do tipo de atividade que a mulher está exercendo no momento. Para evitar a atrofia dos tendões responsáveis pela suspensão dos seios, não é recomendável que a mulher use sutiã todo o tempo e muito menos ao dormir.

5- A corrida pode fazer os seios caírem?
Sim. As mulheres que praticam exercícios de corrida e ginástica aeróbica precisam tomar um extremo cuidado com tipo de sutiã a ser usado. Ele deve ser projetado especialmente para exercícios físicos de modo a evitar oscilações muito radicais que vão romper os ligamentos que dão consistência aos seios.

6- O que é a involução dos seios?
Quando as mulheres amamentam, as suas glândulas mamárias se intumescem num processo natural. Quando param de amamentar, algumas mulheres experimentam um “murchamento” dos seus seios, principalmente aquelas que tinham seios pequenos antes da gravidez. A dimensão da involução das glândulas mamárias pode causar o efeito “ovo frito”, ou seja, mamas pequenas, murchas e caídas. Felizmente este efeito terrível não é a regra.

7- Como posso manter os seios firmes através da alimentação?
Quem tem a sua dieta à base de lixo (fast-food), refrigerantes, bebe e fuma, não pode nutrir esperanças de que vai escapar do envelhecimento precoce. Caso você queira mudar o seu padrão alimentar, aqui vão algumas dicas:

Seios saudáveis e bonitos dependem exclusivamente da saúde da pele e dos ligamentos localizados abaixo dela. Então, alimentos ricos em vitamina C são essenciais para a síntese do colágeno, assim como a ingestão de óleos não saturados que vão evitar o ressecamento da pele. Ademais, uma dieta rica em vitaminas é a condição sine qua non para a boa saúde da pele, logo essencial para levar os seios empinados para além dos 40 anos.

8- Os homens perdem a atração sexual por mulheres com seios caídos?
Há duas classes de homens. Os unicamente interessados no corpo vão preferir o usufruto eterno do frescor da juventude. Logo, estes rejeitarão terminantemente qualquer sintoma de envelhecimento. A outra classe masculina, além de se atrair pela mulher como um todo, em seus encantos físicos e psicológicos de mulher madura, não se ressente dos efeitos do tempo sobre as formas femininas.

9- O que posso fazer para retardar o máximo possível o decaimento dos seios?
Algumas coisas são catastróficas para a saúde dos seios: sol em excesso, uso intensivo de sutiãs, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, estresse, etc. Os exercícios devem ser no sentido de manter os músculos peitorais tonificados e um dos melhores para isto é a realização de seqüências de movimentos com os braços como se fosse voar. Com a idade, os condutos lácteos vão sendo substituídos por gordura, o que gera a flacidez. O objetivo dos exercícios peitorais é substituir este superavit gorduroso por músculos.

10- Uma vez caídos, há algum método natural para levantar novamente os seios?
Não, pelo menos se formos levar à risca o conceito estrito de seios caídos, que significa aqueles que perderam muita massa, seja em consequência do efeito sanfona (engorda-emagrece-engorda), seja como resultado da amamentação em mulheres que já tinham seios pequenos. Devolver a forma e a massa que já não existem é uma tarefa que só pode ser realizada pela cirurgia plástica.

Último lembrete: lembre-se, que se você é fumante, o cirurgião plástico vai se recusar a operá-la, pois na situação altamente provável da operação fracassar, você vai tentar processá-lo por erro médico.

Depressão e ansiedade em mulheres tem origem biológica,


 O motivo pelo qual há mais casos de ansiedade e de depressão entre mulheres pode ser biológico, segundo um estudo divulgado por um grupo de neurocientistas do Hospital da Criança na Filadélfia, nos Estados Unidos.

Ao estudar a recepção de situações de estresse em cérebros de ratos, os pesquisadores descobriram que nas fêmeas falta uma proteína capaz de amenizar o efeito do hormônio que desencadeia a resposta ao estresse.

A maior incidência de depressão, de estresse pós-traumático e de problemas de ansiedade entre as mulheres já é reconhecida pela comunidade médica, mas a explicação por mecanismos biológicos nunca havia sido discutida.

A pesquisa liderada por Debra Bangasser achou a resposta no hormônio liberador da corticotropina (CRF, na sigla em inglês), liberado em mamíferos pela hipófise.

Após a exposição ao estresse, os ratos do sexo masculino tiveram uma resposta adaptativa, denominado de internalização, em suas células cerebrais. Suas células reduziram o número de receptores de CRF, e tornou-se menos sensível ao hormônio. Em ratos fêmeas, esta adaptação não ocorre porque uma proteína importante para essa internalização não se liga ao receptor de CRF.

Cuidado com as fórmulas manipuladas

Elas são as mais procuradas por quem quer se livrar rapidamente dos quilos extras. Você pede ao médico, ele prescreve uma receita para emagrecer e pronto – não demora mais de 15 minutos e está resolvido. “Trata-se de um pacto entre médico e paciente. Ele dá o remédio sem pedir nenhum exame e ela, em contrapartida, não se queixa dos efeitos colaterais”, alerta Elisaldo Carlini, diretor do Cebrid. 

Assim como os comprados em farmácias, os medicamentos manipulados têm, sim, o seu valor – quando bem indicados e tomados sob constante supervisão do médico. O perigo das fórmulas emagrecedoras está em associar a anfetamina a qualquer outra substância – uma prática condenada pelo Conselho Federal de Medicina. Mais grave ainda quando o próprio médico vende o remédio no consultório. “É comum colocar no mesmo comprimido laxante, diurético, ansiolítico e hormônios da tiroide – um coquetel extremamente perigoso para a saúde”, censura Elisaldo Carlini. “As fórmulas prontas são uma charlatanice. Dão a impressão que emagrecem por causa do laxante e do diurético. Mas você perde água, desidrata, só que não queima um único grama de gordura. E ainda se arrisca a ter uma disfunção na tiroide”, conclui Alfredo Halpern.

Tesofensina: Parkinson e Alzheimer


Tesofensina : Uma substância desenvolvida originalmente para tratar dos males de Parkinson e Alzheimer - tesofensina (tesofensine) - (fármaco pertencente à classe de inibidores selectivos da recaptação da serotonina e da noradrenalina) - revelou-se, em testes preliminares, mais eficaz no combate à obesidade do que medicamentos disponíveis atualmente.

Testes liderados por uma equipe da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e divulgados em artigo na revista The Lancet, revelaram que pacientes em dietas alimentares que recebiam as doses mais altas perderam até 12,8 quilos em seis meses.

Isto representa o dobro do obtido quando ingeridas drogas como sibutramina (Meridia ou Reductil) e rimonabante.

Sem intenção:
A tesofensina chamou a atenção dos pesquisadores da obesidade quando foi observado que pacientes obesos com males de Parkinson ou Alzheimer tinham perdido peso sem a intenção de fazê-lo.

A droga funciona ao mudar a forma como três substâncias - noradrenalina, dopamina e serotonina - impactam no cérebro. Elas levam a uma redução de apetite, fazendo com que uma pessoa coma refeições menores e tenha menos vontade de beliscar durante as refeições.

O estudo dinamarquês, liderado por Arne Astrup, da Universidade de Copenhagen, dividiu um grupo de 203 pacientes obesos em dois.

Ambos receberam uma pílula diária e submetidos a uma dieta moderada. Metade das pílulas eram de tesofensine, em diferentes doses, e a outra metade, placebo.

Depois de seis meses, todos os participantes do estudo foram pesados de novo e os pesquisadores constataram que o grupo que ingeriu placebo havia perdido uma média de 2,2 quilos enquanto os que haviam tomado tesofensina haviam perdido muito mais peso.

Os que haviam tomado uma dose mais baixa tinham perdido em média 6,7 quilos, os em dose média haviam perdido 11,3 quilos e os participantes com doses mais altas haviam perdido 12,8 quilos.
Este resultado foi, de maneira geral, o dobro do alcançado pelas substâncias para a perda de peso consideradas mais eficazes, e que têm licença para uso na Europa.

Comercialização
Quanto a comercialização da tesofensina para obesidade, Katz disse acreditar que isso deve ocorrer entre 2011 e 2014, caso os próximos testes sejam bem-sucedidos.

Efeitos colaterais:
A tesofensina trouxe efeitos colaterais que iam de boca seca a insônia, náusea e diarréia. A dose mais alta elevou a pressão arterial dos participantes - o que causou preocupação, já que muitos pacientes obesos podem ter problemas cardíacos ou diabete.

Os pesquisadores disseram que a dose intermediária foi mais promissora porque propiciou uma perda de peso quase tão grande quanto no caso da dose mais alta, sem os efeitos colaterais mais graves.
Os pesquisadores esperam que estudos mais amplos confirmem o seu resultado. Não é provável que a droga seja disponibilizada na Europa até que estes testes sejam completados nos próximos dois anos.
Fonte: BBCBrasil.com

Câncer de Pele

Pílula contra câncer de pele será comercializada em 1 ano

Em pesquisa recente cientistas descobriram que o tamanho dos tumores foi significativamente reduzido em 80 por cento (80%) dos testes com a droga, conhecida como RG7204.

A descoberta foi feita após a decodificação completa do DNA humano, que identificou uma falha genética em cerca de metade dos casos de Melanoma - a forma mais agressiva de câncer de pele.

A falha leva as células cancerosas crescerem desordenadamente e se espalharem, mas o RG7204 procura e bloqueia o gene mutante, chamado BRAF, o que faz os tumores encolherem.

Os cientistas do Royal Marsden NHS Trust (Londres), acreditam que a droga terá um efeito - positivamente - dramático sobre o tratamento para aqueles pacientes cujo câncer se deve à mutação do gene BRAF.

O pesquisador chefe, James Larkin disse:
"Esta é uma descoberta muito excitante. Com uma crescente incidência de melanoma em pessoas mais jovens, os resultados deste estudo são muito animadores.

"A droga apresenta um grau significativo da atividade desta doença. Espero que ele se torne disponível para os pacientes o mais rapidamente possível, talvez ainda este ano ou no início de 2012.

"É um câncer muito difícil de tratar, uma vez que se espalhou. - Desde a década de 1970 houve um avanço significativo no melanoma".

Os resultados provisórios de um estudo denominado BRIM2 feito com 700 pacientes no Marsden e de outros centros internacionais ainda não foram divulgados, mas os relatórios anteriores sugeriram pacientes em fases tardias da doença usando a droga podem desfrutaram de até sete meses (média de 6,2 meses) de vida extra.


manchas que indicam melanoma
Mais resultados serão apresentados em uma conferência de câncer este ano. Entretanto, os pacientes que durante o estudo só receberam a quimioterapia sozinha, agora receberão o tratamento com RG7204.

Fabricantes da Roche em breve solicitarão o licenciamento do medicamento nos EUA e Europa.

O professor Richard Marais, que faz parte da equipe que ajudou a ligação do gene ao câncer de pele, disse que as pessoas vivas hoje foram quatro vezes mais propensos do que seus avós a sofrer de melanoma maligno.

Professor Marais, do Institute of Cancer Research, em Londres, disse: "Estes resultados representam uma mudança de paradigma no tratamento do melanoma e vai mudar a forma de abordagem no tratamento desta doença.

Em testes no respeitados Memorial Sloan-Kettering Câncer Center, em Nova York, RG7204 foi encontrado para trabalhar em 80 por cento dos pacientes com câncer de pele devido à pílula. A maioria dos efeitos colaterais, incluindo erupções cutâneas e fotossensibilidade, foram classificadas como leves.

Câncer de pele atinge mais de 10 mil britânicos a cada ano, matando 2.000, e está ligada à exposição ao sol. É o segundo câncer mais comum em 15 a 34-year-olds, afetando duas vezes mais mulheres do que homens.

PARA SABER MAIS DETALHES SOBRE O ESTUDO (fonte: Release Roche)

BRIM2 é um braço único, multicêntrico, aberto de fase II do estudo, que envolveu 132 pacientes previamente tratados com melanoma mutação BRAF V600E positivo avançado. estado de mutação foi determinada pelo cobas 4800 BRAF V600 Ensaio de mutação, um Roche Molecular Diagnostics companheiro de teste de diagnóstico a ser co-desenvolvido com RG7204. Os participantes do estudo receberam RG7204 duas vezes por dia até progressão da doença.

O endpoint primário do estudo foi ORR, avaliada por uma comissão de revisão independente. Os objetivos secundários do estudo incluíram a duração da resposta, PFS, ea sobrevida global. Dos 132 pacientes que receberam RG7204, os resultados mostraram:

52 por cento dos pacientes tinham tumores diminuem de tamanho em 30 por cento ou mais por pelo menos dois exames consecutivos, avaliadas por um Comitê de Revisão Independente.
82 por cento dos pacientes tiveram uma resposta ou doença estável (52 por cento responderam mais 30 por cento de doença estável)

Pessoas que participaram do julgamento viveram uma média de 6,2 meses, sem que a doença piore (sobrevida livre de progressão mediana ou PFS).

A duração mediana da resposta foi de 6,8 meses. Mediana de sobrevida global ainda não foi alcançada.

O perfil de segurança foi geralmente consistente com anteriores RG7204 estudos clínicos. No estudo, o mais grave (de grau 3 ou maior) eventos adversos foram de função hepática anormais (14%), dor nas articulações / artrite (11%) e gastrintestinais (disfagia / pancreatite) (10%). Os eventos adversos mais comuns foram prurido, fotossensibilidade, perda de cabelo, e dores articulares.

Também foi relatado Grau 3 carcinoma de células escamosas cutâneo (CSCC), um tipo de câncer de pele em 26 por cento (34/132) por cento dos pacientes. Nos casos de CSCC, as lesões foram extirpadas e os pacientes continuaram com o tratamento. A incidência de CSCC foi consistente com o observado em um estudo prévio de RG7204.

Sobre o melanoma avançado e BRAF

Melanoma avançado é a forma mais agressiva e letal de câncer de pele. Uma pessoa com melanoma avançado normalmente tem uma curta expectativa de vida, que é medido em meses. Menos de um em cada quatro pessoas são esperadas para estar a viver um ano após o diagnóstico ea cada ano há uma estimativa de 40.000 mortes a nível mundial da doença. i O número de pessoas com melanoma em países desenvolvidos, está prevista para dobrar na próxima década a partir de 138.000 novos casos por ano para 227 mil novos casos em 2019. ii Até recentemente, não houve grande avanço no tratamento por 30 anos e doentes com melanoma avançado tiveram opções de tratamento muito poucos.

A proteína BRAF é um componente chave da via RAS-RAF envolvidos no crescimento celular normal e sobrevivência. Ativando mutações no gene BRAF causar esse caminho a ser hiperativo, o que pode levar ao crescimento excessivo e câncer. As mutações na proteína V600 BRAF são encontrados em cerca de 50 por cento dos melanomas e estima-se que cerca de oito por cento de todos os tumores sólidos contêm mutações BRAF V600.

Sobre RG7204

RG7204 é uma investigação, molécula pequena oral que foi projetado para inibir seletivamente uma forma de câncer que causam mutação da proteína BRAF. RG7204 está sendo co-desenvolvido sob uma licença de 2006 e acordo de colaboração entre a Roche ea Plexxikon. Um companheiro de reação em cadeia da polimerase baseada em diagnósticos, o Cobas ® 4800 V600 Ensaio de mutação BRAF, está sendo co-desenvolvido pela Roche Molecular Diagnostics e Plexxikon em paralelo para identificar as pessoas cujos tumores levar a mutação BRAF V600E.

Um estudo de Fase III (BRIM3) de RG7204 não tratados previamente em pacientes com melanoma metastático cujos tumores teste positivo para a mutação BRAF V600 pelo teste de diagnóstico companheiro está actualmente em curso. Informações adicionais sobre os ensaios clínicos estão disponíveis na Clínica Roche Registro de Ensaios ( http://www.roche-trials.com ).
Sobre SMR2010

A Sociedade para a pesquisa da melanoma (SMR2010) é a conferência de melanoma mais abrangente da década. A combinação de 4 independentemente estruturada e integrada reuniões permitiu a evolução dos programas concisa, cada uma orientada para um público específico, oferecendo grandes oportunidades para a troca de especialidade cruz de conhecimentos e idéias.

O tema geral do Congresso é "Acesso ao Tratamento", que engloba a tradução em curso do nosso conhecimento básico das vias celulares subjacentes ao desenvolvimento de melanoma para a concepção de novas terapias moleculares para o tratamento dessa doença. Um amplo programa interdisciplinar, destaca a evolução do corte de borda em prevenção primária e secundária de melanoma.


Fontes: Daily Mail e Roche

Medicamentos contra o mal de Parkinson, usados para tratar os danos na função motora dos pacientes, afetam também a parte cognitiva do cérebro.


  Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Queen’s, no Canadá.

Segundo Douglas Munoz, da Universidade de Queen’s (Canadá) e um dos autores do estudo, o objetivo da pesquisa é identificar a influência do mal de Parkinson na parte cognitiva do cérebro. Essa região é responsável por questões como memória, aprendizado, conhecimento, dentre outras.

- Geralmente nós pensamos que o mal de Parkinson é uma doença da função motora. Mas o problema é que o mesmo circuito pode afetar funções cognitivas, como o planejamento e a tomada de decisão.


Os pesquisadores canadenses descobriram ainda que os pacientes respondem melhor a tarefas automáticas simples do que as pessoas que não têm a doença. Apesar disso, as pessoas com mal de Parkinson enfrentam mais dificuldades quando a tarefa deixa de ser fácil e se torna difícil.

Os cientistas avaliaram dois grupos de pessoas: um composto por pacientes que têm a doença, e outro pelo grupo de controle (pessoas saudáveis). Quando os pesquisadores pediram para que os avaliados observassem um ponto de luz, os pacientes com o mal de Parkinson deram respostas mais precisas do que os demais.

No entanto, quando os cientistas pediram para que os dois grupos mudassem de comportamento e deixassem de olhar para a luz por um instante, os pacientes tiveram dificuldades para executar a tarefa – também não conseguiram descobrir uma outra forma de se comportar na situação.

De acordo com Ian Cameron, outro autor do estudo, é preciso agora estudar imagens do funcionamento do cérebro para descobrir quais são as áreas afetadas pelos remédios contra Parkinson.

Sucos energeticos para ressacas

No calor escaldante transpiramos demasiadamente. Com a transpiração perdemos água e sais minerais. Considerando-se que aproximadamente 70% da composição do corpo humano é água, com o verão que estamos tendo? Esses sucos são ideais para épocas como o Carnaval, por exemplo, que se gasta muita energia.

Trago aqui alguns
sucos energéticos, e que promovem hidratação, reidratação e desintoxicação. Além disso são deliciosos e refrescantes.

O preparo de qualquer um dos sucos com água mineral ou água-de-coco irá garantir uma hidratação mais eficaz. Adoce-os a gosto. Prefira adoçá-los com açúcar mascavo, demerara ou orgânico. Ou ainda com mel de boa procedência ou adoçantes a base de stévia ou frutose.

Os sucos são ricos em sais minerais (potássio, sódio, cálcio, magnásio, zinco, fósforo,etc.) e vitaminas (C, A, B, betacaroteno,etc.) garantindo o bom funcionamento do organismo e devem ser bebidos assim que termine o preparo para que não sejam perdidas as propriedades nutricionais. São também ricos em fibras para o bom funcionamento do intestino.

:: SUCOS ENERGÉTICOS ( Para antes da folia ) ::

1° suco - Ingredientes:

- 25 ml de suco de uva concentrado
- 1/2 carambola madura
- 25 g de beterraba crua
- 100 ml de água
- 1 colher (chá) de guaraná em pó
- gelo

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva a seguir.
Teor calórico: 46 kcal ,
aprox.

2° suco - Ingredientes:
- 200 ml suco de laranja
- 1/3 de cenoura picada
- 1 polpa de açaí congelada
- 1 colher (chá) de guaraná em pó.

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes e sirva a seguir.
Teor calórico: 213 kcal ,
aprox.


3° suco - Ingredientes:  
 - 1 colher (sopa) cheia de beterraba ralada
- ½ unidade de cenoura ralada
- 200 ml de água de coco
- 150 ml de suco de laranja
- 1 colher (chá) de guaraná em pó
- 1 colher (chá) de semente de linhaça triturada
- gelo

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva a seguir. Se desejar, coe.
Teor calórico: 196,76 kcal , aprox.

:: VITAMINA SUPER ENERGÉTICA ::
(muito nutritiva e calórica, pra quem vai gastar muita energia)

Ingredientes:
- 1 banana grande ou 2 médias picadas
- 1 polpa congelada de açaí
- 1 colher (sopa) de aveia ou quinoa
- 1 colher (chá) de semente de linhaça
- 1 colher (café) de guaraná em pó (opcional)
- 200 ml de leite semi-integral

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e beba a seguir


:: SUCOs REIDRATANTE ( Para durante e depois da folia ) ::

Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) melancia picada
- 1 maçã pequena com casca, picada (bem lavada)
- 200 ml de água de coco gelada

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba a seguir.
Dica: Se for levá-lo para a folia, substitua a água de coco por 100ml de água mineral e outros 100ml completando com gelo. A água de coco sem gelo não é saborosa. Coe e leve num squeeze.
Teor calórico: 87 kcal ,
aprox.

:: SUCOs PARA COMBATER A RESSACA :: (com boldo)

Ingredientes:
- 2 fatias de abacaxi
- 2 colheres (chá) de hortelã picada
- 5 folhas de boldo ou 1 saquinho de chá
- 1 colher (chá) semente de linhaça triturada
- 2 colheres (chá) de extrato de soja (pó)
- 150 ml de água mineral ou de coco
- gelo

Modo de preparo: Ferva a água, apague o fogo e acrescente o boldo tampando em seguida. Deixe por 10 minutos. Retire as folhas e espere esfriar um pouco ainda com a panela tampada.

Coloque os outros ingredientes no liquidificador, acrescente o chá e bata bem. Sirva a seguir. Se desejar, coe.
Teor calórico: 198 kcal, aprox.

Além dos sucos, é importante fazer alimentações leves, porém nutritivas. Procure dormir ao menos 6 horas antes de voltar para a curtição.

Lembre-se: Reidrate-se constantemente durante o carnaval e não abuse de bebidas alcoólicas que também levam à desidratação. Beba até 3 litros de água natural ou mineral por dia e até 1 litro de água de coco e de isotônico.


Observações:
1 - Diabéticos, hipertensos e pessoas com insuficiência renal devem ter cautela ao consumir água de coco e isotônico. Se houver dúvidas, consulte seu médico ou nutricionista.
2 – Se estiver com diarréia só beba água, água de coco, isotônicos ou mesmo soro caseiro (1 litro de água, uma colher de sopa de açúcar e 1 colher de café de sal ) e se a mesma persistir procure atendimento médico. Nesse caso só beba os sucos que contém fibras após o restabelecimento intestinal.

Agrotóxico metamidofós será banido do mercado brasileiro



O agrotóxico metamidofós só poderá ser utilizado, no Brasil, até 30 de junho de 2012. É o que determina a Resolução RDC 01/2011 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada nesta segunda-feira (17/1).
A decisão da Anvisa é fundamentada em estudos toxicológicos que apontam o metamidofós como responsável por prejuízos ao desenvolvimento embriofetal. Além disso, o produto apresenta características neurotóxicas, imunotóxicas e causa toxicidade sobre os sistemas endócrino e reprodutor, conforme referências científicas e avaliação elaborada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
“Ao longo do processo de discussão com os diversos setores da sociedade sobre a retirada do produto do mercado, não foram apresentadas provas de que o produto é  seguro para a saúde das pessoas”, explica o diretor da Anvisa, Agenor Álvares. O metamidofós já teve o uso banido em países como China, Paquistão, Indonésia, Japão, Costa do Marfim,  Samoa e no bloco de países da Comunidade Europeia. O produto também encontra-se em processo de retirada do mercado norte-americano.
Atualmente, o referido inseticida pode ser utilizado para controle de pragas nas culturas de algodão, amendoim, batata, feijão, soja, tomate para uso industrial e trigo.  O metamidofós já havia passado por reavaliação da Anvisa no ano de 2002. Na ocasião, haviam sido excluídas várias culturas agrícolas e o modo de aplicação costal, devido à não segurança do agrotóxico para os agricultores expostos.
Retirada do metamidofós
De acordo com o cronograma de retirada programada do produto do mercado brasileiro, as empresas só poderão produzir agrotóxicos com o ingrediente ativo metamidofós com base nos quantitativos históricos de comercialização de anos anteriores de cada empresa e com base nos estoques já existentes no país de matérias-primas, produtos técnicos e formulados. A comercialização destes produtos só poderá ser feita até 31 de dezembro de 2011 e a utilização, até 30 de junho de 2012. “O procedimento é aplicado para que, neste período,  os agricultores substituam o metamidofós por outros inseticidas”, afirma Álvares.
De imediato, não serão autorizados novos registros de agrotóxicos à base de metamidofós, bem como  não serão autorizadas novas  importações do agrotóxico  pelo Brasil. As deliberações finais e recomendações para retirada do metamidofós foram discutidas na Comissão de Reavaliação da qual também fizeram  parte a Fiocruz,  o Ministério da Agricultura e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
Empresas
Após o cancelamento da comercialização e utilização, as empresas fabricantes do agrotóxico deverão recolher  os estoques remanescentes em distribuidores e em poder dos agricultores, no prazo máximo de 30 dias, a partir do vencimento dos respectivos prazos. Além disso, essas empresas deverão controlar a quantidade de todos os estabelecimentos comerciais e de produtores que adquirirem metamidofós, apresentando semestralmente este controle à Anvisa.
Confira aqui a integra da RDC 01/2011 da Anvisa.
Veja também a nota técnica  que indicou proibição do produto no Brasil
Fonte Anvisa

Veneno da Abelha combate Artrite

Muitos dos medicamentos surgiram a partir de crendices populares. O veneno da picada de abelha é utilizado por alguns apicultores e terapeutas para tratar artrite (uma inflamação reumática aguda das articulações).

Agora, o tratamento está prestes a ganhar respaldo científico e se transformar em medicamento. A alergologista Izabella Rached, da Faculdade de Medicina da USP testou em coelhos o efeito anti-inflamatório do veneno, cuja substância potencialmente com efeitos farmacológicos antiinflamatórios é a apitoxina.


A apitoxina mostrou ser eficaz, tendo seu efeito comprovado quando aplicado nos animais, diminuido a dor em casos de processos inflamatórios. A diminuição da dor está diretamente ligada ao um cortisol glicocorticóide.

O veneno da abelha causa uma inflamação local aumentando o nível do glicocorticóide naturalmente produzido em nosso organismo (endógeno) fazendo com que a artrite perca força.Os resultados são preliminares e ainda não há data para o veneno (remédio popular) virar medicamento aprovado.

Outro estudo com o veneno de abelha já havia sido realizado anteriormente nos Estados Unidos com 108 pacientes com artrite que não respondiam com tratamentos tradicionais. Foram administradas doses do veneno duas vezes por semana durante seis semanas e os pacientes rigorosamente monitorados a fim de se observar quaisquer reações alérgicas que poderiam ser fatais. Muitos desses pacientes apresentaram melhoras significativas. (Beck 1997; Broadman 1997; Lee et all 2004). Os estudos apenas foram realizados com pacientes comprovadamente não alérgicos ao veneno de abelha.

Rotavírus: Vacina em bebês reduz mortes

Pesquisa na Grã-Bretanha demonstra que os países que vacinam bebês contra o rotavírus (vírus que pode causar graves diarreias e matar em poucos dias), reduziram significativamente o número de crianças internadas em hospitais com a doença.

Dados dos Estados Unidos, Austrália, México e El Salvador, onde as vacinas contra o rotavírus recentemente se tornaram parte da rotina de imunizações infantis, mostra rápidas e acentuadas quedas no número de crianças menores de 5 anos que ficam doentes com o vírus, de acordo com estudos publicados em no suplemento para Pediatric Infectious Disease Journal.

Os estudos também mostram grandes reduções na doença por rotavírus entre os idosos, e nas crianças não vacinadas, o que sugere que a vacinação dos bebês também podem limitar o montante global da transmissão do vírus.


Relacionadas com diarreia a infecção por rotavírus mata mais de 500 mil crianças por ano e envia milhões a mais para o hospital. Dr. John Wecker, diretor do acesso à vacina global e programa a entrega no PATH organização sem fins lucrativos, disse que os resultados devem obrigar os decisores políticos e os doadores internacionais para apoiar a introdução de vacinas contra o rotavírus em todos os países o mais rapidamente possível.

Rotavírus: Vacina no Brasil
A vacina contra o rotavírus faz parte do calendário brasileiro desde 2006.

Fonte: NyTimes

1.21.2011

O que é, o que é... Genios não morrem.... Gonzaguinha

Endorfina: aumenta o bem estar e diminui o stress.


Endorfina aumenta o bem estar e diminui o stress


Você já ouviu falar que exercício vicia? Algumas pessoas realmente são viciadas em atividade física.
Esta dependência causada pelo exercício é atribuída às concentrações elevadas de endorfina produzidas por determinados exercícios.

Muitas pessoas se sentem irritadas, ansiosas, depressivas e com péssimo humor quando deixam de fazer exercícios físicos.

ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer. A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo até recomendado no tratamento de depressões leves.

Há pessoas que não gostam tanto do exercício, mas da sensação de bem estar de tê-los feito. Assim sendo, a liberação de endorfina que gera a sensação de bem estar, provoca esse estado de plenitude que experimenta o praticante regular de atividade física.

Mas esta liberação de endorfina depende das características da atividade física que estamos praticando. Entretanto, como se trata de um mecanismo provocado pela adaptação do corpo ao exercício, ela vai sendo liberada gradualmente desde o início da atividade.

Em determinado momento, porém, atinge um limiar de produção que a torna perceptível e surge a sensação de bem-estar que persiste mesmo depois de terminado o exercício.

Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação. Outros estudos observaram aumento das dosagens desse hormônio até 72 horas após o exercício.

A endorfina é produzida na hipófise e liberada para o sangue juntamente com outros hormônios como o GH (hormônio do crescimento) e o ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) que estimula a produção de adrenalina e cortisol.

A intensidade e a duração do exercício parecem ser responsáveis pela concentração de endorfina no sangue.

Após exercícios de intensidade leve a moderada (menor que 60% do VO2max) não foi verificado aumento da taxa de endorfina no sangue.

Um estudo comparativo entre um exercício aeróbio (com cargas crescentes de intensidade) e outro anaeróbio (com duração máxima de 1 minuto) encontrou concentrações plasmáticas aumentadas de endorfina de forma muito semelhante.

No exercício aeróbio esse nível alto de endorfina foi encontrado após ter sido alcançado o limiar anaeróbio (cerca de 75% do VO2 máx). Observou-se também relação direta entre as concentrações
de endorfina e outros hormônios relacionados à atividade física como o ACTH e adrenalina.

Não existe um tempo de exercício pré-determinado a partir do qual a endorfina começa a ser liberada mais intensamente. Estudos, já citados acima, demonstraram que tanto exercícios aeróbios quanto anaeróbios podem provocar um aumento de sua concentração.

Desta forma, se torna importante fazer uma avaliação física antes de iniciar os exercícios, para que você conheça o seu nível de condicionamento físico bem como limiares aeróbio e anaeróbio, e possa trabalhar de forma correta e segura.

Insista nos exercícios aeróbios de 5x a 6x por semana, na musculação de 3x a 5x por semana e nos alongamentos. Sinta este bem estar!

A endorfina é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, e é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. É um hormônio, uma substância química que, transportada pelo sangue, faz comunicação com outras células.
Sua denominação se origina das palavras "endo" (interno) e "morfina" (analgésico).
As endorfinas foram descobertas em 1975. Foram encontradas 20 tipos diferentes de endorfinas no sistema nervoso, sendo a beta-endorfina a mais eficiente pois é a qual dá o efeito mais eufórico ao cérebro. Ela é composta por 31 aminoácidos. A endorfina é produzida em resposta à atividade física, visando relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar.

Efeitos principais das endorfinas:

 Pesquisas recentes 

Atualmente sabemos que a endorfina é produzida na hipófise e liberada para o sangue juntamente com outros hormônios como o GH (hormônio do crescimento) e o ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) que estimula a produção de adrenalina e cortisol.

Nos últimos trinta anos autores como Harber & Sutton, McGowan , Shyiu , Hoffmann e Heitkamp muito contribuíram para o que hoje se conhece sobre endorfina.
Estudos recentes apontam que a endorfina pode ter tanto um efeito sobre áreas cerebrais responsáveis pela modulação da dor, do humor, depressão, ansiedade como pela inibição do sistema nervoso simpático (responsável pela modulação de diversos órgãos como coração, intestino etc...). Elas podem também regular a liberação de outros hormônios. Provavelmente parte da capacidade da acupuntura em aliviar a dor seja devida ao estímulo da liberação de endorfinas. Uma vez estimulados pelas agulhas nos terminais nervosos ("pontos") é gerado um impulso para aumentar a liberação de neurotransmissores no complexo supressor de dor, ou seja, é produzido o efeito analgésico na região cerebral.
O consumo de chocolate e pimenta também estimula a produção de endorfina. A endorfina também é liberada após aproximadamente 30 minutos de exercícios físicos aeróbicos, como por exemplo uma leve corrida.

1.20.2011

Por que Humphrey Bogart leva fumantes a acender o cigarro

Segundo pesquisa americana, ver um personagem da TV ou cinema fumando provoca o desejo de repetir, na vida real, o ato observado na tela

Cigarro: ao ver a cena de um ator fumando, uma área do cérebro, responsável por percepção e coordenação motora, é ativada
Cigarro: ao ver a cena de um ator fumando, uma área do cérebro, responsável por percepção e coordenação motora, é ativada (Thinkstock)
Assistir a um filme em que Humphrey Bogart ou Scarlett Johansson parece se deliciar com os males do tabaco pode provocar o desejo de acender um cigarro na vida real. A conclusão é de estudo publicado na edição de janeiro do periódico The Journal of Neuroscience.
Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Dartmouth College, dos Estados Unidos, mapearam, por meio de ressonância magnética, a atividade cerebral de 17 fumantes e igual número de não-fumantes. O objetivo era determinar quais áreas do cérebro são ativadas ao assistir-se a uma cena de cinema ou TV em que os personagens aparecem fumando.
Segundo os especialistas, a observação da cena ativou uma área do cérebro dos fumantes chamada sulco intraparietal, localizada no lobo parietal, que interpreta as informações sensoriais. Além disso, ativou áreas responsáveis pela percepção e coordenação motora. A ativação provoca o desejo de repetir a cena vista - ou seja, fumar.
"Nossa descoberta colabora com estudos anteriores que mostram que fumantes sentem vontade de acender um cigarro após assistir a um filme com personagens que fumam", disse Dylan Wagner, responsável pela pesquisa. Mais estudos são necessários para determinar se o mecanismo dificulta a tarefa das pessoas que tentam abandonar o vício.
Segundo um outro levantamento realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, o uso de tabaco nos filmes diminuiu nos últimos anos. Porém, metade dos filmes mais populares lançados em 2009 ainda possui imagens de pessoas fumando.

Pílula promete revolucionar o tratamento do câncer de pele

Droga RG7204 é eficiente na redução dos tumores e evita que eles se espalhem

Verão Excesso de exposição ao sol: a nova droga descoberta pela equipe britânica promete revolucionar o tratamento do melanoma 
“Espero que a droga se torne viável aos pacientes o mais rápido possível. Quem sabe até o final deste ano ou no início de 2012”
James Larkin, pesquisador
Com a chegada do verão, alertas sobre os perigos do câncer de pele voltam são cada vez mais necessários. Mas uma nova pesquisa promete revolucionar o tratamento contra a doença. Segundo cientistas da Royal Marsden NHS Trust, de Londres, uma pílula conhecida como RG7204 é capaz de reduzir em até 80% o tamanho dos tumores e melhorar significativamente os casos em que a doença se espalhou.
A descoberta foi feita por meio da decodificação do DNA humano, o que levou à identificação de uma falha genética em cerca de metade dos pacientes com melanoma maligno – a forma mais agressiva do câncer de pele. Essa falha genética, responsável pelo crescimento e pela disseminação do tumor, é que pode ser bloqueada com o uso do RG7204.
“A droga mostra uma queda brusca na atividade da doença. Espero que ela se torne viável aos pacientes o mais rápido possível. Quem sabe até o final deste ano ou no início de 2012”, destaca James Larkin, coordenador do estudo.
Pesquisa – O resultado dos testes feitos com 700 pacientes ainda não foi divulgado, mas relatórios prévios já sugerem que, em estágios tardios da doença, eles tiveram sobrevida de até sete meses. Os efeitos colaterais da droga, que incluem erupções cutâneas e fotossensibilidade, foram considerados leves.

Bebida energética feita com folhas de coca,


Com o apoio do presidente Evo Morales, empresários bolivianos lançaram uma bebida energética elaborada com folhas de coca, em uma nova tentativa de esvaziar a investida do governo dos Estados Unidos para retirar a planta da lista de substâncias entorpecentes. A apresentação da bebida Coca Brynco ocorreu faltando apenas duas semanas para a conclusão do processo de consulta solicitado por Morales junto à Organização das Nações Unidas (ONU) para descriminalizar o uso tradicional da coca.

A planta, que é sagrada para a comunidade indígena boliviana e usada pela população em infusão medicinal, mastigação e cerimônias religiosas andinas, é a principal matéria-prima para a elaboração da cocaína. "Com este produto queremos reafirmar que a folha de coca é saudável e queremos informar no âmbito internacional que esta folha é sagrada e não daninha. Devemos defender que nossa coca não é droga", disse a ministra de Desenvolvimento Rural, Nemesia Achacollo, durante o lançamento, hoje, na Bolívia.

O gerente de produção da empresa que fabrica Coca Brynco, Johnny Vargas, disse que o grupo investiu US$ 1 milhão na nova indústria. A capacidade de produção é de cinco mil litros diários da bebida. "Temos a intenção de ampliar a produção para 40 mil litros diários, dentro de dois anos, e de exportar para os países vizinhos", disse Vargas. Há dois anos, outra empresa boliviana também lançou no mercado uma bebida similar, mas o produto não decolou.

A Bolívia é o terceiro produtor mundial de folhas de coca, depois da Colômbia e do Peru. Praticamente toda a população indígena vive do trabalho nas lavouras. Quando foi eleito presidente, em 2005, Morales assumiu o compromisso de lutar pela descriminalização da planta. Mas a diplomacia norte-americana se opõe e prepara uma apresentação junto à ONU contra a iniciativa de Morales de terminar com a proibição do cultivo e uso das folhas de coca.

O governo dos EUA argumenta que, se o plantio for liberalizado, abriria um precedente para que qualquer outro país tente excluir alguma das 119 substâncias classificadas como narcóticos. A Casa Branca considera que isso seria perigoso e atentaria contra os esforços mundiais de combate ao uso de drogas. As autoridades brasileiras também se preocupam com as plantações de coca na Bolívia. A Polícia Federal estima que 80% da pasta de cocaína que entra no Brasil seja de origem boliviana.