5.18.2013

Refrigerante o grande vilão

Refrigerantes aumentam o risco de pedras nos rins

Pesquisa aponta que consumo diário de refrigerantes e outras bebidas adocicadas pode aumentar em até 33% os riscos de pedras nos rins

Refrigerantes
Bebidas adoçadas: consumo diário de refrigerantes aumenta riscos de pedras nos rins (Thinkstock)
Consumir refrigerantes, ou outras bebidas adocicadas (como o ponche), pode aumentar de 23% a 33% os riscos de formação de pedras no rim. De acordo com um estudo publicado no periódico Clinical Journal of the American Society of Nephrology, apesar da ingestão alta e diária de líquidos ser um importante aliado na prevenção das pedras, alguns tipos de bebida acabam facilitando o problema — e podem resultar em  casos de reincidência.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Soda and Other Beverages and the Risk of Kidney Stones

Onde foi divulgada: periódico Clinical Journal of the American Society of Nephrology

Quem fez: Pietro Manuel Ferraro, Eric N. Taylor, Giovanni Gambaro e Gary C. Curhan

Instituição: Brigham and Women's Hospital, nos Estados Unidos

Dados de amostragem: 194.095 voluntários, acompanhados por oito anos

Resultado: O consumo diário de refrigerantes e outras bebidas adoçadas pode aumentar em até 23% os riscos de desenvolver pedras nos rins, quando comparado àquelas pessoas que consumem a bebida apenas uma vez por semana.
Para o estudo, foram analisados dados de 194.095 voluntários, em um período de mais de oito anos. Todos responderam a questionários a cada dois anos, com informações contendo histórico médico, estilo de vida e ingestão de medicamentos. Questões sobre a dieta eram atualizadas a cada quatro anos.
Resultados — Descobriu-se que os participantes que consumiam uma ou mais doses de refrigerantes por dia tinham 23% mais riscos de ter pedras no rim, quando comparados àqueles que consumiam menos de uma dose por semana. A maior incidência ficava entre aqueles que consumiam diariamente refrigerantes que não são à base de cola — o aumento era de 33%. Por outro lado, algumas bebidas, como café, chá e suco de laranja, estavam associadas a um baixo risco de formação de pedra nos rins.
“Algumas bebidas estão relacionadas a um menor risco de formação de pedra nos rins, enquanto outras com um risco maior”, diz Pietro Manuel Ferraro, coautor do estudo. “Embora o total de líquido ingerido reduza os riscos de pedras nos rins, essa informação sobre cada tipo de bebida pode ser útil para a implementação de estratégias que reduzam o problema nos pacientes.”

Refrigerantes estão ligados a 180.000 mortes por ano

Estudo de Harvard relacionou consumo de bebidas açucaradas a mortes causadas por doenças cardiovasculares, diabetes e câncer

Efeito inverso: a bebida, usada normalmente para evitar o ganho de peso, está relacionada ao aumento no acúmulo de gordura na cintura
Risco: Estudo liga 180.000 mortes que ocorreram em 2010 ao consumo de bebidas açucaradas, como refrigerante, chá e suco (Thinkstock)
Pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, concluíram que o consumo de refrigerantes e outras bebidas industrializadas que contêm adição de açúcar está ligado a 180.000 mortes no mundo em 2010, sendo que a maior parte desses óbitos aconteceu em países de baixa ou média renda. Esses achados foram apresentados nesta terça-feira em Nova Orleans, durante um encontro da Associação Americana do Coração.
Segundo Gitanjali Singh, coordenadora do estudo que levou a essas conclusões, esses dados são surpreendentes, já que “muitas vezes nós associamos o problema do consumo exagerado de refrigerantes somente a países mais ricos”, disse. Para ela, sua pesquisa reforça a necessidade de políticas públicas que busquem reduzir o consumo de bebidas industrializadas açucaradas.
Leia também: Refrigerante aumenta acúmulo de gordura em torno dos órgãos
Justiça - Em Nova York, por exemplo, foi aprovada uma medida que proibiria a venda de bebidas como refrigerantes, chás e energéticos em embalagens acima de 470 mililitros em lojas, bares, cinemas e casas de shows. Porém, antes de entrar em vigor, a decisão foi derrubada por um juiz da Suprema Corte, que considerou a lei arbitrária, já que a proibição valeria apenas para algumas bebidas.
Durante a apresentação de seu estudo, Singh afirmou, porém, que o fato de milhares de mortes estarem associadas ao consumo de bebidas industrializadas açucaradas não significa que os produtos provoquem diretamente esses óbitos. O que existe é uma relação entre o hábito e uma maior prevalência de mortes causadas por doenças como as cardíacas, o diabetes e alguns tipos de câncer. Ou seja, o consumo desses produtos pode vir junto com outros fatores que elevam o risco desses problemas. Mesmo assim, Singh acredita que é possível estimar o número de mortes ligadas às bebidas.
A pesquisa da Harvard levou em consideração levantamentos nutricionais feitos ao redor do mundo e também as características de consumo de refrigerantes e outras bebidas açucaradas em vários países. Os autores concluíram que, em 2010, 180.000 mortes no mundo são atribuíveis ao consumo dessas bebidas, sendo que 130.000 foram causadas pelo diabetes, 45.000 por doenças cardíacas e 4.600 por diferentes tipos de câncer.
Outro lado — Em nota, a Associação Americana de Bebidas (ABA, sigla em inglês) considerou que o estudo "é mais sensacionalista do que científico". "De maneira alguma a pesquisa mostra que consumir bebidas açucaradas provoca doenças como as cardiovasculares, diabetes ou câncer, que foram as verdadeiras causas das mortes dos participantes do estudo. Os pesquisadores deram um grande salto quando eles fizeram, de forma errada e ilógica, esse cálculo."

Beber refrigerante todo dia aumenta o risco de câncer de próstata

Estudo descobriu que consumir açúcar de manhã, além de comer muito arroz e massas, também eleva essa chance

Refrigerante: Consumo diário é fator de risco para câncer de próstata, aponta estudo
Refrigerante: Consumo diário é fator de risco para câncer de próstata, aponta estudo (Thinkstock)
Homens que consomem refrigerante ou outra bebida com adição de açúcar todos os dias têm um risco maior de desenvolver câncer de próstata do que aqueles que não ingerem esse tipo de bebida. Essa é a conclusão de um estudo publicado nesta segunda-feira no periódico American Journal of Clinical Nutrition. A pesquisa também concluiu que outros alimentos, como arroz e massa, também elevam essas chances.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Dietary intakes of carbohydrates in relation to prostate cancer risk: a prospective study in the Malmö Diet and Cancer cohort

Onde foi divulgada: revista American Journal of Clinical Nutrition

Quem fez: Isabel Drake, Emily Sonestedt, Bo Gullberg, Peter Wallström e outros

Instituição: Universidade de Lund, Suécia

Dados de amostragem: 8.128 homens de 45 a 73 anos

Resultado: Beber refrigerante e outras bebidas açucaradas todos os dias aumenta o risco de câncer de próstata avançado em 40%. Comer muito arroz e massas, além de consumir açúcar pela manhã, eleva a chance do câncer de próstata benigno
O estudo, desenvolvido na Universidade de Lund, na Suécia, acompanhou mais de 8.000 homens de 45 a 73 anos de idade durante, em média, 15 anos. Nenhum participante tinha câncer de próstata quando a pesquisa começou e todos foram orientados a anotar minuciosamente os alimentos e bebidas que ingeriram ao longo desse tempo. Segundo os resultados, aqueles que consumiam o equivalente a uma lata de 330 mililitros de refrigerante ou outra bebida com açúcar por dia apresentaram um risco 40% maior de desenvolver câncer de próstata avançado do que aqueles que nunca ingeriam a bebida.
Leia também: Refrigerante aumenta acúmulo de gordura em torno dos órgãos
A pesquisa também encontrou uma associação entre o risco da doença e o consumo de açúcar no café da manhã. O hábito, segundo o estudo, eleva em até 38% as chances de um câncer de próstata benigno. Além disso, segundo os resultados, essa chance foi 31% entre aqueles que seguiam uma alimentação rica em arroz e massas.
Para os autores do estudo, pesquisas como essa podem aprofundar os conhecimentos sobre como a dieta é capaz de influenciar no risco de determinadas doenças. Assim, um médico poderia recomendar hábitos alimentares específicos para cada pessoa de acordo com sua predisposição genética a certas doenças.

Refrigerante aumenta acúmulo de gordura em torno dos órgãos

Esse tipo de bebida não só aumenta gordura no organismo, mas também a concentra em lugares como o fígado, elevando risco de diversos problemas

Refrigerantes com açúcar: consumo de bebida acumula gordura em lugares como fígado e músculos, oferecendo riscos para diabetes e problemas cardíacos (Thinkstock)
Os efeitos negativos do consumo de refrigerantes comuns, com açúcar, vão além do ganho de peso e de gordura. Um estudo feito no Hospital Universitário de Aarhus, na Dinamarca, concluiu que quem consome pelo menos um litro desse tipo de bebida todos os dias acumula maior quantidade de gordura em lugares perigosos, como no fígado, nos músculos e em órgãos localizados no abdome. E, consequentemente, corre maior risco de desenvolver diabetes e doenças cardíacas. A pesquisa foi publicada no periódico American Journal of Clinical Nutrition.

CONHEÇA A PESQUISA
Título: Sucrose-sweetened beverages increase fat storage in the liver, muscle, and visceral fat depot: a 6-mo randomized intervention study

Onde foi divulgada: periódico American Journal of Clinical Nutrition

Quem fez: Maria Maersk, Anita Belza, Hans Stødkilde-Jørgensen, Steffen Ringgaard, Elizaveta Chabanova, Henrik Thomsen, Steen B Pedersen, Arne Astrup, and Bjørn Richelsen

Instituição: Hospital Universitário de Aarhus, Dinamarca

Dados de amostragem: 47 pessos obesas ou com sobrepeso

Resultado: Pessoas que consumiram diariamente, por seis meses, um litro de refrigerante açucarado aumentaram em 25% a gordura em torno dos órgãos e dobraram a gordura acumulada no fígado e nos músculos.
Os pesquisadores acompanharam 47 pessoas que beberam todos os dias, durante seis meses, um litro da bebida de sua escolha: água, leite, refrigerante normal ou refrigerante diet. Todos os participantes escolhidos eram obesos ou tinham sobrepeso, já que, segundo os pesquisadores, pessoas com esse perfil são mais sensíveis a mudanças de dieta do que aquelas que têm peso normal.
Após os seis meses, os participantes que consumiram refrigerante normal foram os que mais acumularam gordura. Ao final do estudo, eles tinham 25% a mais de gordura em torno dos órgãos e cerca de duas vezes mais gordura acumulada no fígado e nos músculos do que quando a pesquisa começou.
A gordura acumulada em regiões onde não deveriam, como no fígado, por exemplo, é chamada de gordura ectópica. Segundo um dos autores do estudo, Bjorn Richelsen, essa gordura é mais perigosa para a saúde de uma pessoa do que a gordura subcutânea, que é aquela que fica sob a pele. A gordura ectópica induz a uma disfunção dos órgãos e pode representar um fator de risco para problemas como diabetes, doenças cardíacas, derrames e problemas no fígado.
De acordo com os pesquisadores, esse estudo fornece informações importantes que podem apoiar recomendações para redução do consumo de bebidas açucaradas.

Jornal "O Globo" apoia explicitamente Aecio Neves: vai dar com os "burros n'água" mais uma vez

Eleito presidente do PSDB, Aécio diz que Brasil estagnou e precisa de reformas estruturais Aécio Neves na Convenção Nacional do PSDB Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo Pré-candidato tucano centrou os ataques no ‘desmonte dos pilares da estabilização econômica e democrática’ 
 
 O  POVO NÃO ESQUECE O DESGOVERNO DO FHC
SUCATEOU AS EMPRESAS ESTATAIS  E PRIVATIZOU 
 Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso

Usuários do Glifage XR! (METIFORMINA) Atenção:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da importação do medicamento Glifage® XR 500 mg, da fabricante Merck, usado por pacientes com diabetes. Fiscais da agência identificaram, numa inspeção feita na fábrica da empresa, na França, que exigências de fabricação não eram cumpridas. De acordo com a Anvisa, se a correção dos problemas for comprovada, a importação poderá ser retomada.
Além do Glifage, que integra a lista do Aqui Tem Farmácia Popular, a Anvisa determinou, pelos mesmos motivos, a suspensão da importação do Glucovance® , nas apresentações de 250 mg/1,25 mg, Glucovance® 500 mg/2,5mg, Glucovance® 500mg/5mg e Glucovance® 1.000mg/5mg, também indicados para controle das taxas de açúcar no sangue. A decisão foi publicada nesta terça-feira, 14, no "Diário Oficial" da União.
O Glifage tem como substância ativa o cloridrato de metformina. Pacientes que usam o medicamento podem consultar o médico e substituí-lo por produtos que levam o mesmo princípio ativo.
A agência recomendou às pessoas que tenham adquirido algum dos produtos suspensos interrompam o uso do produto.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da importação do medicamento Glifage® XR 500 mg, da fabricante Merck, usado por pacientes com diabetes. Fiscais da agência identificaram, numa inspeção feita na fábrica da empresa, na França, que exigências de fabricação não eram cumpridas. De acordo com a Anvisa, se a correção dos problemas for comprovada, a importação poderá ser retomada.
Além do Glifage, que integra a lista do Aqui Tem Farmácia Popular, a Anvisa determinou, pelos mesmos motivos, a suspensão da importação do Glucovance® , nas apresentações de 250 mg/1,25 mg, Glucovance® 500 mg/2,5mg, Glucovance® 500mg/5mg e Glucovance® 1.000mg/5mg, também indicados para controle das taxas de açúcar no sangue. A decisão foi publicada nesta terça-feira, 14de maio, no "Diário Oficial" da União.
O Glifage tem como substância ativa o cloridrato de metformina. Pacientes que usam o medicamento podem consultar o médico e substituí-lo por produtos que levam o mesmo princípio ativo.
A agência recomendou às pessoas que tenham adquirido algum dos produtos suspensos interrompam o uso do produto.


Anvisa suspende importação de remédio para diabetes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da importação do remédio Glifage XR 500 mg, da Merck, usado por pacientes com diabetes. O remédio integra a lista do Aqui Tem Farmácia Popular. Fiscais da agência identificaram, numa inspeção feita na fábrica da empresa, na França, que exigências de boas práticas de fabricação não eram cumpridas. De acordo com a Anvisa, se a correção dos problemas for comprovada, a importação poderá ser retomada.

Além do Glifage, a Anvisa determinou, pelos mesmos motivos, a suspensão da importação do Glucovance, nas apresentações de 250 mg/1,25 mg, Glucovance 500 mg/2,5mg, Glucovance 500mg/5mg e Glucovance 1.000mg/5mg, também indicados para controle das taxas de açúcar no sangue. A decisão foi publicada nesta terça-feira, 14, no "Diário Oficial" da União (DOU).

O Glifage tem como substância ativa o cloridrato de metformina. Pacientes que usam o medicamento podem consultar o médico e substituí-lo por produtos que levam o mesmo princípio ativo. A Anvisa suspendeu ainda a distribuição, comércio e uso de dois lotes do anabolizante Hormotrop (somatropina), pó para suspensão injetável.

De acordo com a agência, o produto é falsificado. Os insumos para a produção de Lamivudina (usada para pacientes em tratamento de aids) e Aciclovir (um antiviral) produzidos pela Blau Farmacêutica S. A. também tiveram a importação suspensa. De acordo com a Anvisa, a empresa não possui registro dos insumos. A Anvisa recomendou às pessoas que tenham adquirido algum dos produtos suspensos ou apreendidos interrompam o uso do produto. (AE)

Com elenco da Globo vetado, série 'Se eu fosse você' recorre a atores da Record

Paloma Duarte e Heitor Martinez serão os protagonistas da série baseada no longa de Daniel Filho

Paloma Duarte e Heitor Martinez foram eleitos os protagonistas da produção, mas, antes do martelo ser batido, alguns problemas e desistências tiraram o sono da equipe do projeto.
Heitor Martinez e Paloma Duarte são os protagonistas da série 'Se eu fosse você', produzida pela Fox
Heitor Martinez e Paloma Duarte são os protagonistas da série 'Se eu fosse você', produzida pela Fox
A princípio, as estrelas da série seriam Camila Morgado e Dan Stulbach, mas, por conta de problemas de agenda, Dan não confirmou sua participação e, sem a companhia do amigo, Camila também desistiu do papel. Assim teve início uma maratona para encontrar os protagonistas. A Fox queria atores bem conhecidos do grande público, mas a Rede Globo não libera seu elenco para canais off-Globosat, como forma de evitar concorrência com o GNT e o Multishow, que costumam fazer intercâmbio de profissionais com a emissora dos Marinho.
A saída foi convocar Paloma e Heitor, que, apesar de terem passagens pela Rede Globo, atuaram em novelas da Record recentemente. Ao lado da dupla, Bianca Rinaldi e Jarbas Homem de Mello completam o elenco principal, interpretando os melhores amigos do casal de protagonistas.
As gravações de 'Se eu fosse você' já estão na metade do caminho, sendo finalizadas, provavelmente, no dia 31 de junho. A estreia está prevista para o início de agosto deste ano.
Colaborou Beatriz Medeiros
colunaheloisatolipan@gmail.com

Fala sério: insetos na dieta

Recomendado pela ONU, consumo de insetos na dieta já ocorre no Brasil

Tanajura é forma mais tradicional; prática não é oficialmente regulamentada.
Criação em MG serve para experiências de chefs e curiosos.

Tadeu Meniconi Do G1, em São Paulo
239 comentários
Pão de queijo recheado com larvas é uma das receitas modernas com o uso de insetos (Foto: Eraldo Costa Neto/Divulgação)Pão de queijo recheado com larvas é uma das receitas modernas com o uso de insetos (Foto: Eraldo Costa Neto/Divulgação)
O consumo de insetos na alimentação humana, recomendado em um relatório publicado nesta semana pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), já existe em algumas espécies que são consumidas no Brasil.
A mais comum é a formiga tanajura, que é um alimento relativamente tradicional em áreas do interior de Minas Gerais e do Nordeste, em forma de farofa. Outro inseto conhecido é a larva do besouro Pachymerus nucleorum, que se instala dentro de frutos, e que por isso também é conhecida como “larva do coquinho”. Seu consumo faz parte de brincadeiras na zona rural e de treinamentos de sobrevivência na selva.
Os órgãos oficiais ainda não dão muita importância ao assunto, apesar da recente recomendação do órgão da ONU. No Guia Alimentar para a População Brasileira, o Ministério da Saúde não faz nenhuma menção ao consumo de insetos. Já a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) entende que esse hábito alimentar não faz parte da cultura brasileira e não tem estudos neste sentido. O Ministério da Agricultura, por sua vez, afirma que não há registro oficial de estabelecimentos que produzam insetos para o consumo humano.
“Eu espero fortemente que o governo brasileiro reconheça os insetos como fonte de alimentos dos brasileiros”, afirmou Eraldo Costa Neto, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA) que pesquisa as relações entre humanos e insetos. “Infelizmente, o governo brasileiro ainda vê insetos como pragas”, completou o especialista, que foi o único brasileiro a participar da convenção da FAO que deu origem ao relatório publicado na segunda.
Torta feita com larvas (Foto: Liza Flores/Grupo Vale Verde/Divulgação)Torta feita com larvas (Foto: Liza Flores/Grupo Vale
Verde/Divulgação)
À espera de reconhecimento
Apesar de o Ministério da Agricultura dizer que nunca registrou nenhum produtor de insetos para consumo humano, uma empresa de Minas Gerais afirma que já entrou com o pedido para obter a licença e que ainda não recebeu resposta.
Na verdade, a Nutrinsecta é especializada na produção de insetos para a alimentação de animais. No entanto, como os animais são tratados em um ambiente limpo e saudável, não há nenhum empecilho para o consumo humano. Isso atrai chefs de cozinha e curiosos, que, esporadicamente, usam esses ingredientes para desenvolver seus pratos.
Com a orientação da FAO, a empresa espera que o mercado cresça e se prepara para atender a uma possível demanda. “Hoje, eu estou muito feliz porque realmente nunca fiz nenhuma gestão para alimentação humana, exatamente pelo preconceito”, afirmou Luiz Otávio Gonçalves, presidente do Grupo Vale Verde, ao qual a Nutrinsecta pertence. “Mas agora eu posso sair do armário”, brincou o empresário.
Grilos produzidos pela Nutrinsecta (Foto: Catarina Uxa/Grupo Vale Verde/Divulgação)Grilos produzidos pela Nutrinsecta (Foto: Catarina
Uxa/Grupo Vale Verde/Divulgação)
Os insetos produzidos no local são os tenébrios -- um tipo de besouro do qual se consome a larva, nos tipos comum e gigante -- grilo preto, barata cinérea, larva de mosca e pupa de mosca.
A criação de insetos nasceu de um hobby de Gonçalves, que mantém um viveiro com aves raras em um parque mantido pela empresa em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ajudando, inclusive, a reproduzir espécies em extinção.
No início, as aves eram alimentadas com sementes, como na natureza. Porém, como gastam menos energia no cativeiro, o excesso de gordura das sementes prejudicava o sistema reprodutivo das aves. O criador pediu ajuda a especialistas e foi instruído a usar insetos como ração. “O nível de reprodução das aves foi de 35% para 70%”, contou.
A partir daí, o grupo começou a criar seus próprios insetos. Hoje, a produção está em uma tonelada por mês, com planos de expansão, mas a ideia principal continua sendo o uso como ração animal.
Alimento Gramas de proteína (em cada 100 gramas do alimento cru)
Barata cinérea 60
Larva de mosca 50
Grilo preto 48
Larva de tenébrio 47
Tanajura 44,6
Larva do coquinho 33
Feijão 21,5
Carne de boi 20,2
Carne de frango 19,7
Carne de porco 18,5
Peixe 16,6
Arroz 7,2
Brócolis 3,3
Couve 1,4
Valores nutricionais
A recomendação da FAO pelo consumo de insetos se dá pela grande quantidade de proteínas encontrada nestes animais. Os números variam muito de acordo com o tipo de inseto, mas as espécies já consumidas no Brasil e as produzidas pela Nutrinsecta têm valores bem acima dos alimentos tradicionais, como mostra a tabela ao lado.
“As proteínas são nutrientes necessários ao organismo para o crescimento, desenvolvimento e reparação dos tecidos corporais. Além de fazerem parte de diversas estruturas do organismo, compõem enzimas, hormônios, fazem transporte de nutrientes e compõem o sistema imunológico”, explicou a nutricionista Lara Natacci, responsável técnica da Dietnet Assessoria Nutricional, de São Paulo.
A orientação dos nutricionistas é que uma pessoa consoma entre 0,8 e 1 grama diária de proteínas para cada quilo de seu peso. Em outras palavras, quem pesa 50 kg deve ingerir entre 40 e 50 gramas de proteínas em um dia.
Embora o relatório tenha sugerido os insetos como uma forma de combate a fome, esse não é o único objetivo da organização. A ideia, em longo prazo, é criar o hábito e incluí-lo no cardápio como um todo. “Inseto não é para gente pobre e desnutrida. Inseto é para ser consumido por todos”, afirmou o especialista Eraldo Costa Neto.
Por serem ricos em proteínas, os insetos conseguiriam suprir a mesma produção de nutrientes do gado gastando menos recursos – água, área e alimentos. Como a tendência é que o preço da carne bovina suba muito ao longo do século, a dieta de insetos tende a ganhar adeptos. “É uma alternativa não só econômica, como também ecológica”, apontou Costa Neto.
Tenébrio (Foto: Catarina Uxa/Grupo Vale Verde/Divulgação)Tenébrios (Foto: Catarina Uxa/Grupo Vale Verde/
Divulgação)
Os insetos também são muito ricos em gordura, mas o tipo de gordura é diferente do encontrado nos bovinos, por exemplo. “Eles têm gorduras poli-insaturadas, que não nos fazem mal, diferentemente da picanha”, indicou o pesquisador. Esse tipo de gordura é semelhante à encontrada em peixes e sementes oleaginosas, comumente indicada por médicos.
Outro ponto a favor dos insetos na tabela nutricional são os minerais – em especial o ferro, essencial para combater a anemia. Em geral, eles têm, no mínimo, a mesma quantidade de ferro presente na carne vermelha – que, por sua vez, já é considerada rica na substância.
Eles têm ainda quantidades significativas de sódio, potássio, zinco, fósforo, manganês, magnésio, cobre e cálcio, e a quantidade varia de espécie para espécie.

Cuidados
Os defensores desse tipo de alimentação não sugerem, no entanto, que insetos encontrados em casa sejam incluídos na dieta da noite para o dia. “Não se devem pegar animais a torto e a direito porque eles podem ter contaminantes”, alertou Costa Neto.
Com isso, o especialista não se refere apenas à sujeira que eles podem trazer, mas também a toxinas naturais que podem existir nesses organismos. Existem milhões de espécies de insetos e muitas delas não são comestíveis em hipótese nenhuma.
“Falta ainda muita pesquisa básica – de biologia – para saber que espécies de insetos estariam aptas para o consumo humano”, disse o especialista.
Outro cuidado necessário para quem tiver curiosidade em consumir os insetos tem que ter é em relação às alergias. Os crustáceos, como o camarão e a lagosta, pertencem ao mesmo filo que os insetos, o dos artrópodes. Assim, quem tiver alergia a um grupo possivelmente também terá reação alérgica ao outro.

Estrupos (video jornal Hoje)

Mãe com câncer de mama incentiva filha a mudar hábitos e perder 20 kg


Luana usava a preocupação com a mãe como desculpa para não se cuidar.

Ao atingir quase 100 kg, após uma conversa com a mãe, ela decidiu mudar

Mariana Palma Do G1, em São Paulo
Luana perdeu 20 kg com incentivo da mãe (Foto: Arquivo pessoal)Luana perdeu 20 kg com incentivo da mãe
(Foto: Arquivo pessoal/Luana Fernandes)
Sermão de mãe resolve tudo. Para a publicitária Luana de Godoy Fernandes, o puxão de orelha materno foi fundamental para ajudá-la a sair do quadro de obesidade que enfrentava há cerca de 3 anos.
“Tinha quase 100 kg. Na época, estava num emprego que não gostava, num namoro que não valia a pena e minha mãe foi diagnosticada com câncer de mama, então fiquei deprimida”, lembra a paulista de 25 anos, de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Mesmo com o tratamento e sessões de quimioterapia, a mãe de Luana, Gislayne, continuou a viver sua vida. “Ela não se abalava, fazia aulas de dança e saía. Estava aproveitando a vida enquanto eu, com 25 anos, ficava em casa”, lembra a publicitária. No meio de 2012, vendo a filha naquela situação, Gislayne resolveu chamá-la para conversar. “Minha mãe disse que não aguentava mais me ver daquele jeito, que eu estava usando a desculpa de me preocupar com ela para não me preocupar comigo e isso não estava ajudando em nada. Ela falou que eu não poderia fazer o tratamento por ela, mas poderia fazer algo por mim que a deixaria mais feliz”, conta.
Ela descobriu a paixão pelo patins e acredita que encontrar o prazer em algum esporte é uma dica importante para perder peso; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal)Ela descobriu a paixão pelo patins e acredita que encontrar o prazer em algum esporte é uma dica importante para perder peso; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal/Luana Fernandes)
Luana ouviu o que Gislayne disse, mas não se importou muito naquele momento. Com o passar do tempo, ela começou a pensar cada vez mais na conversa que teve com a mãe e decidiu pesquisar sobre estilo de vida saudável. “Já acompanhava um blog de emagrecimento e fui procurar livros também, queria me conhecer melhor e entender por que eu precisava perder peso, o quanto aquilo era importante para mim”, diz.
A publicitária já tinha tentado emagrecer com remédio, mas o resultado não foi o esperado. “O endocrinologista me passou essa fórmula e perdi 30 kg, mas passava muito mal. Quando parei de tomar, achei que ficaria magra para sempre, mas me tornei compulsiva e engordei tudo de novo”, lembra. Frustrada com a experiência, daquela vez, ela decidiu que emagreceria do jeito saudável.
“No começo, eu era bem radical e falava ‘não’ para tudo, não comia uma bala fora do planejado”, lembra Luana. A paulista, que tinha o hábito de comer fast food e doces, teve que adaptar seu cardápio às refeições da família e, caso a mãe fizesse uma carne assada com batata, ela ia para a cozinha e preparava seu filé de frango grelhado.
"O patins foi a melhor coisa que me aconteceu", avalia Luana (Foto: Arquivo pessoal)"Os patins foram a melhor coisa que me aconteceu",
avalia Luana (Foto:Arquivo pessoal/Luana Fernandes)
“Troquei fritos por grelhados, aprendi a fazer sucos naturais, comecei a comer alimentos integrais e me forcei a gostar de legumes, verduras e salada, que eu não tinha o hábito de comer”, conta. Além disso, ela incluiu frutas no seu dia a dia, passou a beber muita água e a comer de 3 em 3 horas.
Para ajudar, Luana começou a levar a academia mais a sério. “Desde julho, quando comecei a mudar meus hábitos, não parei de malhar. Além disso, comecei a andar de patins com um amigo meu e isso também me ajudou a emagrecer bastante”, conta.
Ela acredita que descobrir um esporte que traga prazer é a principal dica para quem quer se manter na atividade física. “Os patins foram a melhor coisa que me aconteceu, tem que investir no que te faz feliz”, recomenda.
Em relação à alimentação, Luana diz que a principal dica é aprender a dizer ‘não’. “Toda vez que você for comer algo errado, tem que lembrar o quanto aquilo é importante, se vale a pena”, sugere. Hoje em dia, já acostumada com uma dieta saudável, ela avalia todos os benefícios que teve por causa de sua mudança de atitude. “Eu era muito fechada, não conversava com ninguém e, quando me chamavam para sair, não ia porque achava que iam tirar fotos e postar na internet”, lembra.
Minha vida mudou completamente, fiquei mais confiante. Antes, eu achava que dependia dos outros para ser feliz, mas hoje eu vejo que dependo de mim"
Luana de Godoy Fernandes
Com 20 kg a menos, ela mantém um blog onde ajuda outras pessoas a perder peso e diz que conquistou mais amigos e resolveu problemas na sua vida profissional e também amorosa. “Minha vida mudou completamente, fiquei mais confiante. Antes, eu achava que dependia dos outros para ser feliz, mas hoje eu vejo que dependo de mim”, analisa.
Luana reconhece que ainda precisa perder peso, mas conta que seu maior foco agora é a saúde. “Estou com 80 kg e quero chegar aos 75 kg, mas o peso é o que menos me incomoda. Perdi medidas, mas meu peso continuou o mesmo”, diz. "Estou mais feliz, mais disposta e minha mãe está 100% curada", finaliza, satisfeita.
"Estou mais feliz, mais disposta e minha mãe está 100% curada", diz Luana, satisfeita (Foto: Arquivo pessoal)"Estou mais feliz, mais disposta e minha mãe está 100% curada", diz Luana, satisfeita (Foto: Arquivo pessoal/Luana Fernandes)

Cadela amamenta gatinhos

Mãe dos filhotes não produziu leite, diferente da cadela. Uma gata que deu à luz três filhotes não teve leite suficiente para alimentar a cria. Uma cadela, que mora na mesma casa que os gatos, começou a amamentar os três filhotes de gatos e a chamar a atenção da família dona dos animais.

Os proprietários teriam dado leite industrializado aos gatos, mas a vira-lata, que não está grávida, amamentou os animais. Meg, como é chamada, tem nove anos e teria o fenômeno conhecido como gravidez psicológica, um distúrbio hormonal onde o animal acredita que é mãe de outro ou até mesmo de um objeto.
Cadela deitada amamentando os filhotes de gatos
Foto:  Reprodução Internet

PÃO DE DAMASCO



Pão de damasco
Se você nunca imaginou comer um pão de damasco, vai se surpreender com o sabor!




35 porções
110 Kcal

Ingredientes
 3 tabletes de fermento biológico fresco
10 col. (sopa) de adoçante próprio para forno e fogão
4 ovos
½ xíc. (chá) e 1 col. (sopa) de margarina
2 xíc. (chá) de leite
Cerca de 6 xíc. (chá) de farinha de trigo
¼ de xíc. (chá) de damasco seco picado
1 gema para pincelar

Modo de preparo
 Em uma vasilha grande, dissolva o fermento em 3 colheres (sopa) do açúcar e mexa até ficar líquido. Acrescente o restante do açúcar e os ovos, um a um. Depois misture a margarina e o leite. Adicione a farinha de trigo aos poucos, até começar a soltar da tigela. Por último, misture o damasco. Passe a massa para uma bancada enfarinhada e sove-a, amassando com as mãos, até ficar lisa. Devolva a massa para a tigela e cubra-a com filme plástico. Deixe crescer por cerca de 40 minutos, ou até dobrar de volume.

Faça bolinhas com a massa e coloque-as em uma forma untada e enfarinhada, deixando uma distância de 4 cm entre elas. Pincele a gema sobre as bolinhas e deixe crescer mais, até dobrar de volume novamente. Asse em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 25 minutos, ou até dourar.

SANDUÍCHE DE FRUTAS

Sanduíche de frutas
Uma mistura diferente e saborosa.



2 porções
164 Kcal


Ingredientes
 2 pães franceses
1 colher de sopa de manteiga
Algumas folhas de alface lisa
5 unidades de morango
5 colheres de sopa de ricota light
2 unidades de kiwi


Modo de preparo
Corte os pãezinhos ao meio e passe manteiga em ambas as partes. Lave as folhas de alface, deixe escorrer e coloque-as sobre os pães. Lave bem os morangos e o kiwi. Corte as frutas em cubinhos, misture-os à ricota e espalhe sobre as folhas de alface. Cubra com as metades restantes dos pães.

GELÉIA DE LARANJA E TANGERINA

Geléia de laranja e tangerina
Sirva com um pão light ou com uma torradinha integral.


16 porções
23 Kcal
Ingredientes
2 laranja-pêra
2 tangerinas
1 xícara de chá de água
½ xícara de chá de adoçante dietético em pó próprio para forno e fogão
1 colher de chá de pectina em pó
Modo de preparo
Descasque as laranjas e corte a polpa em pedaços, retirando a parte branca e as sementes. Corte a casca em tirinhas e ferva-as em uma panela com água. Jogue a água fora e reserve. Descasque as tangerinas, separe em gomos e retire a película branca. Coloque em uma panela, o adoçante, a água, a pectina, os gomos de tangerina, os pedaços de laranja e as tiras da casca. Deixe no fogo por cerca de 10 minutos. Coloque a geléia em um pote e deixe esfriar. Sirva com biscoito integral.

O clima esfriou e nariz trancou? Saiba como lidar com a obstrução nasal



Fique atento sobre as principais causas desse problema

Respirar é uma função fisiológica tão importante para o ser humano que o mínimo obstáculo que dificulte a passagem do fluxo de ar pelas vias aéreas superiores provoca enorme desconforto. E é isso o que caracteriza a obstrução nasal: uma diminuição da quantidade de ar que consegue passar pelas fossas nasais durante a inspiração. 
 
Dependendo do grau de obstrução, o ar passa a ser inspirado pela boca. “A obstrução pode ser uni ou bilateral – ou seja, afetar um ou os dois canais do nariz -, parcial ou total, constante ou transitória, dependendo da especificamente da sua causa".

Situação que faz com que a obstrução nasal fique ainda mais presente no dia-a-dia da população é quando se aproxima a chegada do inverno, já que nessa época o organismo fica mais suscetível a contrair infecções – como o vírus da gripe -, um dos sintomas que faz com que a obstrução nasal se agrave. Outros sintomas comuns que fazem com que a obstrução nasal seja provocada ou agravada, são a sinusite, o desvio do septo ou a presença de pólipos no nariz. 

Em geral, quando a causa é uma infecção por vírus, o incômodo é passageiro, mas se for provocado por rinites alérgicas, por exemplo, ele pode ser persistente e progressivo se houver uma barreira que impeça a passagem do ar. O especialista lembra que, se uma pessoa apresenta obstrução nasal com frequência, ela deve ser avaliada por um médico para diagnóstico e tratamento específico.
“Adultos com obstrução nasal correm o risco de fazer uso abusivo de descongestionantes e criar dependência desses medicamentos, que podem envolver implicações perigosas por causa da vasoconstrição que eles provocam em todo o organismo, por isso é tão importante procurar um médico caso a obstrução dure mais de uma semana”.
Apesar de extremamente desconfortável, a obstrução nasal decorrente das gripes e resfriados serve para indicar que o organismo está reagindo para eliminar o vírus que ataca a mucosa do nariz. “A questão é que essa reação inflamatória algumas vezes é exagerada e produz coceira, coriza e, às vezes, espirros”.

Normalmente a obstrução nasal pode ser considerada como um efeito colateral inofensivo, porém, dependendo dos casos, ela pode interferir nos padrões de audição, de sono, e precisar ser tratada com remédios mais fortes, como antibióticos – receitados pelo médico. “Em alguns casos, o ideal é que seja realizada a cirurgia corretiva do desvio de septo, em outros a retirada das adenóides... Varia de caso para caso, mas é necessário procurar um especialista se a obstrução durar mais de uma semana e começar a atrapalhar atividades cotidianas”l.  
 Dr. Alexandre Cercal

Obstrução Nasal
 Drauzio Varela entrevista  Shirley Shizue Nagata Pignatari  médica, chefe da Disciplina de Otorrinolaringologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e responsável pelo Setor de Otorrinolaringologia Infantil do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos de São Paulo (SP).

Respirar é uma função fisiológica tão importante que o mínimo obstáculo que dificulte o fluxo do ar pelas vias aéreas superiores provoca enorme desconforto.
A obstrução nasal pode ser provocada por doenças virais, como a gripe, os resfriados e a sinusite, ou por distúrbios estruturais, por exemplo, o desvio do septo ou a presença de pólipos no nariz. Em geral, quando a causa é uma infecção por vírus, o incômodo é passageiro, mas pode ser persistente e progressivo nas rinites alérgicas e se houver uma barreira anatômica que impeça a passagem do ar.
Esse distúrbio pode acometer tanto as crianças quanto os adultos. Na infância, as causas mais frequentes são as rinites crônicas (a mais comum é a rinite alérgica) e a hipertrofia das adenoides. Causas menos comuns são as deformidades congênitas, como a atresia e os desvios de septo.
Adultos com obstrução nasal provocada pelas rinites, alérgicas ou não, correm o risco de fazer uso abusivo de descongestionantes e criar dependência que envolve implicações perigosas, por causa da vasoconstrição que esses medicamentos provocam em todo o organismo.
Por isso, se a pessoa apresenta obstrução nasal com frequência deve ser avaliada por um médico para diagnóstico e tratamento específico.
ANATOMIA DO NARIZ
Drauzio – Você poderia explicar as características anatômicas da região por onde passa o ar que entra pelas narinas?

Shirley Shizue N. Pignatari – As características anatômicas dessa região influenciam, em grande parte, todos os processos de obstrução nasal. Num corte de perfil, a imagem 01 mostra a parede lateral do nariz, que é composta por três estruturas chamadas conchas nasais (turbinates em inglês, talvez porque se pareçam com uma turbina), separadas por três meatos. Essas estruturas são altamente vascularizadas e têm a capacidade de distender-se, o que aumenta a superfície da cavidade e facilita sua limpeza.
Tais particularidades anatômicas do nariz são essenciais para que o ar que entra pelo vestíbulo nasal seja aquecido e umidificado antes de chegar aos pulmões e para barrar a entrada de algum corpo estranho que possa ser nocivo ao organismo.

Drauzio – Se abrirmos bem as narinas, essas estruturas são visíveis no espelho?

Shirley Shizue N.Pignatari – Por curiosidade, muitas pessoas levantam a ponta do nariz na frente do espelho e enxergam duas bolinhas que correspondem à cabeça da concha nasal inferior. Na verdade, essa concha ocupa toda a extensão da cavidade do nariz, mas a pessoa se impressiona com as bolinhas, achando que são sinal da presença de adenoides ou de carne esponjosa.
CAUSAS
Drauzio Por que, às vezes, acordamos com o nariz entupido? O que pode provocar a obstrução nasal?

Shirley Shizue N. Pignatari – A obstrução nasal pode ser provocada por vários mecanismos diferentes. O mais importante deles é a distensão da concha nasal causada por alterações da temperatura, pela presença de algum alérgeno ou, ainda, quando junto com o ar entra alguma impureza que poderia alcançar os pulmões. Nesse caso, a concha se distende numa reação fisiológica para tentar bloquear a passagem do corpo estranho. Ela aumenta de tamanho, incha, para proteger o organismo dessa agressão.
Drauzio –  As infecções virais são causa frequente da obstrução nasal?

Shirley Shizue N. Pignatari – Apesar de extremamente desconfortável, a obstrução nasal decorrente das gripes e resfriados indica que o organismo está reagindo para eliminar o vírus que ataca inicialmente a mucosa do nariz. Só que essa reação inflamatória é exagerada e produz coceira, coriza e, às vezes, espirros.
Drauzio – Além das infecções virais, quais as causas mais frequentes de obstrução nasal?

Shirley Shizue N. Pignatari – Obstruções nasais que compõem quadros infecciosos agudos provocados por vírus são passageiras. O problema aparece quando elas se tornam crônicas, persistentes. Nesse caso, é obrigatório investigar por que estão ocorrendo. As possibilidades não estão restritas à fisiologia do nariz, e o distúrbio pode acometer tanto um bebezinho quanto os adultos. Não há faixa etária em que seja predominante, mas existem situações mais frequentes nas crianças e problemas mais comuns nos adultos.
OBSTRUÇÃO NA INFÂNCIA
Drauzio – Quais são os problemas específicos das crianças?

Shiley Shizue N. Pignatari – A criança pode ter obstrução nasal desde o nascimento. Uma das causas é a atresia, alteração anatômica ocorrida durante o desenvolvimento embrionário, que consiste na persistência de uma membrana que impede o fluxo de ar. Essa ocorrência, porém, não é frequente. Na infância, o que mais provoca obstrução nasal são as rinites crônicas, entre elas, a rinite alérgica. Outra causa muito comum é a hipertrofia das adenoides.
Drauzio – Você poderia explicar o que são as adenoides?
Shirley Shizue N. Pignatari – Muita gente confunde as adenoides com o que é conhecido popularmente como carne esponjosa, assim chamada porque funciona como uma esponja mesmo e, dependendo da situação, aumentam e diminuem de tamanho.
As adenóides propriamente ditas são constituídas por tecido linfoide parecido com o das amídalas e localizam-se na rinofaringe, ou seja, entre a abertura posterior da cavidade nasal e a garganta.  Assim como a das amídalas, sua função é produzir células de defesa.
A diferença básica entre amídalas e adenoides é que as primeiras são órgãos permanentes, enquanto as adenoides, depois de um pico de desenvolvimento aos 4, 5 anos de idade, regridem espontaneamente até a adolescência. Em alguns casos, porém, crescem tanto que chegam a ocupar quase toda a região posterior da cavidade nasal, dificultando a passagem do ar e obrigando a pessoa a respirar pela boca.

A respiração nasal é um reflexo inerente ao ser humano. Quando nasce, a criança só sabe respirar pelo nariz. Entretanto, se um defeito na região posterior do nariz ou uma atresia impedirem o fluxo normal do ar, ela será forçada a respirar pela a boca, o que é extremamente desconfortável.
Drauzio – Uma criança que nasça com uma obstrução que a impeça de respirar pelo nariz, não tem muito tempo para aprender a respirar pela boca…
Shirley Shizue N. Pignatari – Não tem. Por isso, muitas acabam evoluindo mal e podem chegar ao óbito se o neonatologista ou o pediatra não introduzirem as medidas ventilatórias necessárias. Felizmente, a maioria dos bebês consegue respirar pela boca até que o defeito seja corrigido.
OBSTRUÇÃO NOS ADULTOS
Drauzio – Quais são as causas mais frequentes de obstrução nasal nos adultos?
Shiley Shizue N. Pignatari – Eu diria que as causas mais frequentes de obstrução nasal nos adultos são as rinites crônicas, não necessariamente as rinites alérgicas. São causas importantes também os desvios de septo e alguns tumores. Por isso, todo o paciente que procura o otorrino com queixa de obstrução nasal merece investigação cuidadosa.
Drauzio – Teoricamente, o septo nasal deveria estar bem centrado entre as duas fossas nasais, ou seja, deveria  dividir o nariz em duas metades idênticas, mas a maioria das pessoas tem algum tipo de desvio de septo.

Shirley Shizue N. Pignatari – Não me lembro de ter visto, nos últimos anos, um único paciente que tivesse o septo bem centrado, sem nenhum tipo de desvio. Entretanto, nem todo desvio de septo provoca obstrução nasal e exige tratamento ou intervenção cirúrgica. Não é raro uma pessoa descobrir que tinha desvio septal, quando fez, por alguma outra razão, um exame de raios X ou uma tomografia. O interessante é que só a partir desse momento os sintomas aparecem e ela, que antes não sentia nada, começa a ter dificuldade para respirar.
Drauzio – Em que situações está indicada a correção cirúrgica do desvio de septo?

Shirley Shizue N. Pignatari – Não é o tamanho do desvio que vai indicar a necessidade da correção cirúrgica. É o desconforto do paciente e os problemas que esse distúrbio possa eventualmente acarretar. Por exemplo, quando o desvio de septo provoca diminuição do fluxo de ar, a pessoa está mais propensa a desenvolver sinusites, porque os seios paranasais situados ao lado da cavidade nasal dependem do bom desempenho da função respiratória para encher-se de ar.
RINITES
Drauzio – Qual o peso das rinites na obstrução nasal?

Shirley Shizue N. Pignatari -  Basicamente, as rinites são processos inflamatórios da mucosa do nariz. Hoje se fala muito em rinite alérgica. A impressão é que sua incidência tem aumentado muito nos últimos anos, talvez por causa da qualidade do ar que respiramos ou do contato com alérgenos novos.
Nas rinites alérgicas, assim que o alérgeno entra em contato com a mucosa do nariz, a produção de muco aumenta, a concha nasal incha, o nariz fica obstruído e a pessoa começa a espirrar. Essa reação alérgica é um mecanismo fisiológico exacerbado de proteção do organismo.
Drauzio –  De acordo com sua experiência clínica, quais são as substâncias que mais provocam rinite?

Shirley Shizue N.Pignatari – A mais comum é o ácaro doméstico que provoca reação alérgica tanto em crianças quanto em adultos.
TRATAMENTO
Drauzio Como você conduz o tratamento de um paciente com as mucosas nasais inchadas, excesso de secreção e nariz entupido por causa da rinite?

Shirley Shizue N. Pignatari – Rinite alérgica não é uma doença simples de tratar, até porque a capacidade de desenvolver essa reação, muitas vezes, está ligada a componentes genéticos e familiares. Não é quem quer que vai desenvolver uma rinite alérgica: é quem pode. Portanto, não existe tratamento específico para a doença. A orientação geral que se dá aos pacientes é que se mantenham distantes de todos os alérgenos, aqueles que sabidamente provocam a reação alérgica. Se o problema for o contato com a fumaça do cigarro ou com o mofo, é conveniente tentar eliminá-los dos lugares em que a pessoa mais permanece, o seu quarto, a sua casa, por exemplo.
Obviamente, existem medicamentos sob a forma de sprays nasais e anti-histamínicos que ajudam a controlar as crises, mas não promovem a cura definitiva.
Drauzio –  O que deve fazer uma pessoa que tem obstrução nasal frequentemente?

Shirley Shizue N. Pignatari – Ela deve procurar um médico, porque essa situação não é normal. Muitas vezes, principalmente nas crianças, não é por causa da obstrução nasal que elas são levadas ao médico. São as consequências. A mãe leva o bebezinho, porque ele custa a aceitar o seio ou interrompe com frequência a mamada, sem suspeitar que esse comportamento tem como causa a obstrução nasal. Ou então a queixa é que a filha demora muito para comer, está sempre de boca aberta, ronca demais à noite. Embora seja óbvio que para uma criança com obstrução nasal que usa a boca para respirar fique difícil comer depressa, a obstrução nasal não chama a atenção das mães. São os sinais e sintomas indiretos.
Drauzio – Qual a recomendação geral para as pessoas não têm nenhuma barreira mecânica importante, mas têm obstrução nasal com frequência?

Shirley Shizue N. Pignatari – A recomendação geral é cuidar da higiene nasal que pode ser feita com solução fisiológica duas ou três vezes por dia para eliminar os antígenos ou as impurezas que eventualmente estejam na cavidade do nariz estimulando a mucosa. É lógico que isso não vai resolver todas as causas de obstrução nasal, mas não tem contraindicação quaisquer que sejam elas.
DESCONGESTIONANTE NASAL
Drauzio – Há pessoas que não vivem sem o descongestionante nasal. Que consequências isso pode acarretar?

Shirley Shizue N. Pignatari – Esses medicamentos acabam sendo usados abusivamente, porque provocam alívio rápido da congestão nasal. A pessoa coloca umas gotas do remédio no nariz e em alguns minutos volta a respirar livremente, pois eles agem sobre a inflamação da mucosa da concha nasal. Na maioria das vezes, porém, o nariz volta a entupir e principalmente os adultos passam a fazer uso crônico dos descongestionantes. O problema é que, como eles diminuem o calibre dos vasos, sua ação não restringe ao nariz. A vasoconstrição ocorre no organismo inteiro e pode ser a causa de problemas cardíacos e pulmonares.
Gostaria de deixar bem claro ainda que, nas crianças, o uso de descongestionantes é muito perigoso, porque podem provocar depressão do sistema cardiorrespiratório e morte.
Drauzio – Pessoas que se tornam dependentes do uso de descongestionantes, muitas vezes, não conseguem respirar sem pingar algumas gotas no nariz. Como reverter esse processo?

Shirley Shizue N. Pignatari – É preciso muita paciência para reverter o processo e implementar a técnica de desmame do descongestionante nasal. Em geral, utilizamos alguns medicamentos à base de corticoides para diminuir a inflamação do nariz ou descongestionantes de uso sistêmico.
PERGUNTAS ENVIADAS POR E-MAIL
Veridiane Francieli –
Santa Cruz do Sul/RS – Quais são as maiores complicações provocadas pelo desvio do septo nasal?
Shirley Shizue N. Pignatari
– O desvio de septo não causa grandes problemas, desde que não esteja obstruindo o fluxo de ar pelo nariz e isso depende da região em que está localizado.

Luzia Silveira Foz do Iguaçu/PR Tenho um desvio de septo bastante grande. O que posso fazer para melhorar minha qualidade de vida?

Shirley Shizue N. Pignatari – No seu caso, o melhor é fazer a cirurgia para corrigir o desvio de septo, porque não existe medicamento capaz de corrigir essa barreira anatômica.
Gabriela Pontes –Belo Horizonte/MG – Quais as consequências que a retirada das adenoides pode trazer para o organismo?

Shirley Shizue N. Pignatari – Como a adenoide é um órgão de proteção, é  lógico pensar que sua retirada tenha consequências negativas para o organismo. Acontece que, além das amídalas, temos outros tecidos que produzem células de defesa e a hipertrofia das adenoides pode trazer mais problemas do que benefícios.
Jaqueline da Silva Sao Paulo/SP Após a cirurgia das adenoides, há possibilidade de elas voltarem a crescer?

Shirley Shizue N. Pignatari –Tendo em vista que o crescimento das adenoides é fisiológico e vai até os quatro, cinco anos, teoricamente, elas podem voltar a crescer, se forem extraídas quando a criança tem um ano e meio, dois anos, mas é provável que isso não aconteça. De qualquer modo, quanto mais cedo forem retiradas, maior a possibilidade de voltarem a crescer.
Roberto Medeiros – Mairiporã/SP Por que a cirurgia das adenoides deixou de ser um procedimento de rotina como era no passado?

Shirley Shizue N. Pignatari – Não eram as adenoides que eram extraídas de rotina no passado. Eram as amídalas. A justificativa para esse exagero de indicações cirúrgicas era o fato de atribuir-se às amídalas a causa de todos os males que acometiam as crianças. Como estavam situadas muito perto das adenoides, os médicos aproveitavam para retirá-las também. Acredito que a conduta era essa, porque as adenoides são estruturas que crescem facilmente e sua hipertrofia  pode causar grandes problemas.

5.17.2013

MATURIDADE


.
A característica da maturidade está em, justamente, a gente aprender a lidar com a vida que não precisa ser perfeita.
A maturidade chega no nosso coração no dia em que descobrimos que nós temos problemas na vida, mas que ter problemas na vida não significa que a partir de então nós precisaremos ser infelizes por causa disso.
Ter problema na vida não é ter vida infeliz.
Porém, é preciso maturidade 
e para compreende-los

UMA FASE LINDA...
SEM PRECONCEITO DE NADA...FAZENDO UMA LIMONADA BEM DOCE DOS LIMÕES QUE APARECE EM NOSSA VIDA...
ME SINTO BEM...MARAVILHOSA...DE CABEÇA MUITO BOA E EVOLUIDA QUERENDO A CADA DIA APRENDER COISAS NOVA...CONHECIMENTOS...E PESSOAS LINDAS EM MINHA VOLTA...QUE SÓ ME FAZEM BEM...
ESCOLHO HJ QUEM FICA PERTO DE MIM....OQ NÃO VAI ME TRAZER NADA DE BOM...ESTA FORA...
FAÇO MINHAS ESCOLHAS...E SÓ EU DECIDO QUEM FICA E QUEM NÃO FICA MAIS EM MINHA VIDA...
AFINAL MATURIDADE É ASSIM SER FELIZZZZZZZZZ SEMPRE 


 Renatta

"BOAS PRÁTICAS PARA ARMAZENAGEM DE MEDICAMENTOS.”

Boas práticas para estocagem de medicamentos (Clique aqui)

Para saber mais, clique no link abaixo:

manual de boas práticas: transporte, armazenagem e distribuição ...

boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.com/.../manual-de-boas-praticas-trans...
 MANUAL DE BOAS PRÁTICAS: TRANSPORTE, ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS É atribuição do farmacêutico no ...

Mulheres jovens desafiam o rastreamento do câncer

Incidência aumenta mas mamografia só é pedida com histórico familiar
Um estudo na revista especializada "Lancet Oncology" publicado em abril deste ano apontava o aumento de 38,1% em novos casos de câncer até 2020, mais de 500 mil novos casos contra 366 mil casos diagnosticados em 2009. Não há registros de câncer com base populacional no país, por isso não há dados que mostrem o aumento de incidência da doença. A observação de especialistas, no entanto, diz que o câncer de mama aumenta em todas as faixas etárias. A prevalência maior é em mulheres entre 50 e 69 anos, que têm recomendação de fazer mamografia como exame de rotina a cada dois anos. Nas mais jovens, de até 40 anos, a incidência aumenta também, pela exposição a substâncias tóxicas, maternidade tardia, pouco tempo ou nenhuma amamentação entre outros fatores mais ligados ao estilo que ao tempo de vida. Para estas o voo é cego: não há recomendação de exames de rastreamento de rotina, a não ser que haja histórico familiar ou algum sintoma.
- Não se sabe como rastrear essas mulheres, mas a sensação que se tem é que a incidência entre as mais jovens está aumentando sim, vejo em média 15 pacientes de câncer de mama por dia e pelo menos duas têm menos de 40 anos, por exemplo - diz o oncologista Gilberto Amorim, do Centro de Oncologia da Rede D'Or São Luiz e autor do livro "Tudo o que você sempre quis saber sobre câncer de mama'!
- Um câncer nessa faixa etária é mais agressivo e tem uma evolução rápida pela biologia intrínseca do tumor. Quando se descobre, ele já está em fase avançada - explica.
Segundo o epidemiologista Am Migowski, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Ministério da Saúde discute a elaboração de novas diretrizes para o diagnóstico precoce do câncer de mama, mas por enquanto não há consenso.
- Na mulher mais jovem a mama é mais densa, a mamografia pode não detectar o tumor, além disso a prevalência nesses casos é menor.
O médico Ricardo Caponero, do Hospital Israelita Albert Einstein e presidente do Conselho Técnico Científico da Federação Brasileira das Instituições Filantrópicas de Apoio de Saúde da Mama (Femama), acredita que um tumor entre 60 e 70 anos seja visto como mais corriqueiro, enquanto que aos 40 causa mais impacto:
- A gente se espanta mais com esses casos, justamente porque quando a mulher acha alguma coisa já é o tumor.
 Viviane Nogueira